Questões sociocientíficas e pedagogia da alternância: desafios e possibilidades de uma educação científica humanística no contexto de uma casa familiar rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Leidiene Aparecida Rangel da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30477
Resumo: Partindo da lacuna no campo da Educação Científica de trabalhos voltados às escolas que adotam Pedagogia da Alternância, esta investigação buscou desenvolver uma proposta de ensino que promova formação emancipatória dos sujeitos que acessam as escolas em Alternância, a partir da visão filosófica freireana, dos princípios da Pedagogia da Alternância, da perspectiva educacional da Educação Científica Humanística e do uso de Questões Sociocientíficas (QSC). Considerando as peculiaridades desse sistema de ensino, partimos do pressuposto que a Educação em Ciências deve dialogar com a agenda de lutas dos povos do campo, bem como os princípios que os norteiam. Deste modo, este estudo teve como objetivo investigar quais características uma proposta pedagógica de Educação Científica Humanística, baseada na pedagogia freireana, deve ter para promover formação emancipatória no contexto de uma Casa Familiar Rural. Mais especificamente, objetivamos: a) examinar as potencialidades do uso de QSC como estratégia metodológica para uma Educação Científica Humanística que promova formação emancipatória em escolas que adotam a Pedagogia da Alternância; b) investigar os desafios e possibilidades de uma formação emancipatória na Educação Científica Humanística, em contextos da Pedagogia da Alternância, à luz da experiência de uma Casa Familiar Rural; c) desenvolver princípios de design para propostas pedagógicas baseadas em QSC que promovam formação emancipatória no contexto das escolas que adotam a Pedagogia da Alternância. Esses objetivos contemplam a fase preliminar de uma Pesquisa de Design Educacional, abordagem metodológica adotada nesse estudo, uma vez que construímos uma estrutura conceitual a partir da identificação e análise do problema e das necessidades do contexto específico, além de uma revisão de literatura pertinente, cujos resultados foram sistematizados por meio das respostas aos objetivos específicos a e b. Ademais, construímos os princípios de design para elaboração de propostas pedagógicas baseadas em QSC que promovam formação emancipatória dos/das estudantes, no contexto das escolas que adotam a Pedagogia da Alternância, o que se configura o início da segunda fase da pesquisa em design, na qual são elaborados e testados empiricamente protótipos de inovações educacionais, contemplando o objetivo c. Os resultados da revisão de literatura apontam para as potencialidades das Questões Sociocientíficas como ferramenta pedagógica para promover formação emancipatória dos sujeitos que acessam as escolas em Alternância. O estudo da realidade aponta como desafios dessas escolas a promoção do diálogo entre as atividades desenvolvidas no Tempo-Escola e aquelas desenvolvidas no Tempo-Comunidade, especialmente no contexto da Educação científica, como meio para promover formação emancipatória dos sujeitos. Como produto educacional – um dos resultados esperados em um estudo de design – foi desenvolvida uma QSC com questões orientadoras (e os respectivos objetivos de aprendizagem) para ser aplicado no ensino de ciências em sala de aula de escolas que adotam a Pedagogia da Alternância. Esperamos que este estudo contribua para o ensino de ciências em escolas que adotam a Pedagogia da Alternância, no sentido de promover formação integral e emancipatória dos sujeitos comprometidos com a transformação social positiva no contexto em que estão inseridos.
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Considerando as peculiaridades desse sistema de ensino, partimos do pressuposto que a Educação em Ciências deve dialogar com a agenda de lutas dos povos do campo, bem como os princípios que os norteiam. Deste modo, este estudo teve como objetivo investigar quais características uma proposta pedagógica de Educação Científica Humanística, baseada na pedagogia freireana, deve ter para promover formação emancipatória no contexto de uma Casa Familiar Rural. Mais especificamente, objetivamos: a) examinar as potencialidades do uso de QSC como estratégia metodológica para uma Educação Científica Humanística que promova formação emancipatória em escolas que adotam a Pedagogia da Alternância; b) investigar os desafios e possibilidades de uma formação emancipatória na Educação Científica Humanística, em contextos da Pedagogia da Alternância, à luz da experiência de uma Casa Familiar Rural; c) desenvolver princípios de design para propostas pedagógicas baseadas em QSC que promovam formação emancipatória no contexto das escolas que adotam a Pedagogia da Alternância. Esses objetivos contemplam a fase preliminar de uma Pesquisa de Design Educacional, abordagem metodológica adotada nesse estudo, uma vez que construímos uma estrutura conceitual a partir da identificação e análise do problema e das necessidades do contexto específico, além de uma revisão de literatura pertinente, cujos resultados foram sistematizados por meio das respostas aos objetivos específicos a e b. Ademais, construímos os princípios de design para elaboração de propostas pedagógicas baseadas em QSC que promovam formação emancipatória dos/das estudantes, no contexto das escolas que adotam a Pedagogia da Alternância, o que se configura o início da segunda fase da pesquisa em design, na qual são elaborados e testados empiricamente protótipos de inovações educacionais, contemplando o objetivo c. Os resultados da revisão de literatura apontam para as potencialidades das Questões Sociocientíficas como ferramenta pedagógica para promover formação emancipatória dos sujeitos que acessam as escolas em Alternância. O estudo da realidade aponta como desafios dessas escolas a promoção do diálogo entre as atividades desenvolvidas no Tempo-Escola e aquelas desenvolvidas no Tempo-Comunidade, especialmente no contexto da Educação científica, como meio para promover formação emancipatória dos sujeitos. Como produto educacional – um dos resultados esperados em um estudo de design – foi desenvolvida uma QSC com questões orientadoras (e os respectivos objetivos de aprendizagem) para ser aplicado no ensino de ciências em sala de aula de escolas que adotam a Pedagogia da Alternância. Esperamos que este estudo contribua para o ensino de ciências em escolas que adotam a Pedagogia da Alternância, no sentido de promover formação integral e emancipatória dos sujeitos comprometidos com a transformação social positiva no contexto em que estão inseridos.Atempped to the gap in the field of Science Education of works directed to the schools that adopt the Pedagogy of Alternance, this investigation sought to develop a teaching proposal that promotes emancipatory formation of the subjects that access such schools, based on Freirean philosophical vision, principles of Pedagogy of Alternance, an educational perspective of Humanistic Scientific Education and the use of Socio-Scientific Issues (QSC). Considering the peculiarities of this system of education, we assume that Science Education should dialogue with the agenda of the struggles of rural people, as well as the principles that guide them. Thus, this study aimed to investigate what characteristics a pedagogical proposal of Humanistic Science Education, based on Freirean pedagogy, should have to promote emancipatory formation in the context of a Maison Familiale Rurale. More specifically, we aim to: a) examine the potential of the use of QSC as a methodological strategy for a Humanistic Science Education that promotes emancipatory formation in schools that adopt the Pedagogy of Alternance; b) investigate the challenges and possibilities of an emancipatory formation in Humanistic Science Education, in contexts of the Pedagogy of Alternance, besed on the experience of a Maison Familiale Rurale; c) develop design principles for QSC-based pedagogical proposals that promote emancipatory formation in the context of schools that adopt Pedagogy of Alternace. These objectives contemplate the preliminary phase of the metodological approach of Educational Design Research, adopted in this study, since we construct a conceptual structure based on the identification and analysis of the problem and the demands of the specific context, as well as a review of literature, whose results were systematized through responses to specific objectives a and b. In addition, we have built the design principles for pedagogical proposals based on QSC that promote the emancipatory formation of the students in the context of the schools that adopt the Pedagogy of Alternance, which is the beginning of the second phase of design research, in which prototypes of educational innovations are elaborated and emppiracaly tested, contemplating objective c. The results of the literature review point to the potential of Socio-Scientific Issues as a pedagogical tool to promote emancipatory training of individuals who access schools in Alternance. The study of reality points out as challenges of these schools the promotion of dialogue between activities developed in school time and those developed in community time, especially in the context of scientific education, as a means to promote emancipatory training of subjects. As an educational product - one of the expected results of a design study - a QSC with guiding questions (and their learning objectives) was developed to be applied in classroons of science teaching in schools adopting Pedagogy of Alternance. We hope that this study contributes to the teaching of science in schools that adopt the Pedagogy of Alternance, in the sense of promoting integral and emancipatory formation of the subjects committed to the positive social transformation in the context in which they are inserted.Submitted by Leidiene Aparecida Rangel da S. Barbosa (rangelbioo@gmail.com) on 2019-08-27T18:52:53Z No. of bitstreams: 1 Texto - Dissertação_Leidiene Rangel-versão final_PPGEFHC.pdf: 5061625 bytes, checksum: ff67e4ff7839599c365c7f9d15876705 (MD5)Approved for entry into archive by Solange Rocha (soluny@gmail.com) on 2019-08-29T20:43:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Texto - Dissertação_Leidiene Rangel-versão final_PPGEFHC.pdf: 5061625 bytes, checksum: ff67e4ff7839599c365c7f9d15876705 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-29T20:43:50Z (GMT). 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