O amazônida hinterlandino: uma análise discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Francisco de Assis Coelho e
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6546399639665032
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7213
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do interesse em conhecer como os homens e mulheres que vivem no interior da Amazônia aparecem em produções textuais, como formações discursivas próprias e também geradas em outros discursos, passados e presentes. Definiu-se assim, como objetivo geral da pesquisa, refletir sobre as representações e os efeitos de sentido da produção discursiva sobre o amazônida hinterlandino, na forma como ele aparece nos livros de Therezinha de Jesus Pinto Fraxe* e de Gláucio Campos Gomes de Matos*, ambos professores da Universidade Federal do Amazonas. O problema norteador da pesquisa foi sintetizado na seguinte questão: quais são as representações e efeitos de sentido que podem ser vislumbrados na produção discursiva de Therezinha Fraxe e Gláucio Campos, enquanto relatos de experiência sobre os amazônidas hinterlandinos? No que tange à metodologia empregada para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se pelo emprego do método de abordagem baseado na Análise do Discurso de linha francesa, ancorando-se nos trabalhos teóricos de Moscovici (1988; 2003; 2009; 2013), Plantin (2008), Pêcheux (2009), Jodelet (2001; 2009), Orlandi (2013), Coracini (2007) e Jovchelovitch (2008), além de elementos implícitos de Antropologia Linguística como ramo do conhecimento que se interessa sobre como os homens vivem e o que sentem, bem como interpretam seu próprio saber e o saber-fazer. A análise dos discursos, implícitos ou explícitos nos livros de Therezinha Fraxe (2004) e Glaucio Campos (2015), desvela as marcas ou efeitos de sentido que essa produção discursiva atribui ao amazônida hinterlandino. A pesquisa permitiu concluir que as representações e os efeitos de sentido que podem ser vislumbrados na produção discursiva de Therezinha Fraxe e Gláucio Campos denotam as marcas de uma discursividade exógena, que permeia as falas dos amazônidas hinterlandinos, mas que também deixa antever a sua condição de entes capazes de produzir um contradiscurso, como formação discursiva original, a partir do encontro da memória social com novas possibilidades de ser e de pensar. A transcendência da temporalidade, por meio de uma conexão entre o vivido e o presente, transforma os discursos referenciados por formações discursivas exógenas, em outro modo de expressão, construído a partir da coexistência no mesmo lócus, através de dizeres que evidenciam as marcas de uma memória social continuamente atualizada, porém preservada em sua essência, na forma de efeitos de sentido de referencialidade, afirmatividade, resistência ao já dito ou autenticidade.
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spelling O amazônida hinterlandino: uma análise discursivaThe hinterlandian man of Amazon: a discussion analysisAmazônia - Discurso - Representações sociaisCaboclos - AmazôniaFraxe, Therezinha de Jesus PintoMatos, Gláucio Campos Gomes deCIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA: ANTROPOLOGIA RURALEsta pesquisa foi desenvolvida a partir do interesse em conhecer como os homens e mulheres que vivem no interior da Amazônia aparecem em produções textuais, como formações discursivas próprias e também geradas em outros discursos, passados e presentes. Definiu-se assim, como objetivo geral da pesquisa, refletir sobre as representações e os efeitos de sentido da produção discursiva sobre o amazônida hinterlandino, na forma como ele aparece nos livros de Therezinha de Jesus Pinto Fraxe* e de Gláucio Campos Gomes de Matos*, ambos professores da Universidade Federal do Amazonas. O problema norteador da pesquisa foi sintetizado na seguinte questão: quais são as representações e efeitos de sentido que podem ser vislumbrados na produção discursiva de Therezinha Fraxe e Gláucio Campos, enquanto relatos de experiência sobre os amazônidas hinterlandinos? No que tange à metodologia empregada para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se pelo emprego do método de abordagem baseado na Análise do Discurso de linha francesa, ancorando-se nos trabalhos teóricos de Moscovici (1988; 2003; 2009; 2013), Plantin (2008), Pêcheux (2009), Jodelet (2001; 2009), Orlandi (2013), Coracini (2007) e Jovchelovitch (2008), além de elementos implícitos de Antropologia Linguística como ramo do conhecimento que se interessa sobre como os homens vivem e o que sentem, bem como interpretam seu próprio saber e o saber-fazer. A análise dos discursos, implícitos ou explícitos nos livros de Therezinha Fraxe (2004) e Glaucio Campos (2015), desvela as marcas ou efeitos de sentido que essa produção discursiva atribui ao amazônida hinterlandino. A pesquisa permitiu concluir que as representações e os efeitos de sentido que podem ser vislumbrados na produção discursiva de Therezinha Fraxe e Gláucio Campos denotam as marcas de uma discursividade exógena, que permeia as falas dos amazônidas hinterlandinos, mas que também deixa antever a sua condição de entes capazes de produzir um contradiscurso, como formação discursiva original, a partir do encontro da memória social com novas possibilidades de ser e de pensar. A transcendência da temporalidade, por meio de uma conexão entre o vivido e o presente, transforma os discursos referenciados por formações discursivas exógenas, em outro modo de expressão, construído a partir da coexistência no mesmo lócus, através de dizeres que evidenciam as marcas de uma memória social continuamente atualizada, porém preservada em sua essência, na forma de efeitos de sentido de referencialidade, afirmatividade, resistência ao já dito ou autenticidade.Cette recherche a été développée à partir de l'intérêt de savoir comment les hommes et les femmes vivant à l'intérieur de l'Amazonie apparaissent dans les productions textuelles, en tant que leurs propres formations discursives et également générés dans d'autres discours, passés et présents. Il a donc été défini comme un objectif général de la recherche de réfléchir aux représentations et aux effets du sens de la production discursive sur l’amazonien qui vit à l’hinterland, tel qu’il apparaît dans les œuvres de Therezinha de Jesus Pinto Fraxe* et de Gláucio Campos Gomes de Matos*, tous deux professeurs de l'Université Fédérale d'Amazonas. La question principale de la recherche a été synthétisée dans la question suivante: quelles sont les représentations et les effets de sens que l'on peut entrevoir dans la production discursive de Therezinha Fraxe et de Gláucio Campos, en tant que récits d'expériences vécues sur les amazoniens vivant à l’hinterland? En ce qui concerne la méthodologie utilisée pour le développement de la recherche, nous avons opté pour l’approche basée sur l’analyse du discours de la ligne française, en s’ancrant dans les travaux théoriques de Moscovici (1988, 2003, 2009, 2013), Plantin 2008), Pêcheux (2009), Jodelet (2001; 2009), Orlandi (2013), Coracini (2007) et Jovchelovitch (2008), ainsi que des éléments implicites de l'anthropologie linguistique en tant que branche du savoir s'intéressant à la vie des hommes en ce qui concerne ce qu'ils ressentent et comment ils interprètent leurs propres connaissances et savoir-faire. L'analyse des discours, implicites ou explicites dans les travaux de Therezinha Fraxe (2004) et de Glaucio Campos (2015), révèle les marques ou les effets de signification que cette production discursive attribue à l’amazonien qui vit à l’hinterland. La recherche nous a permis de conclure que les représentations et les effets du sens qui peuvent être entrevus dans la production discursive de Therezinha Fraxe et Gláucio Campos dénotent les marques d'un discursus exogène qui imprègne les discours des amazoniens vivant à l’hinterland, mais nous permet également de prévoir leur condition d'être capable de produire un contre-discours, en tant que formation discursive originale, de la rencontre de la mémoire sociale avec de nouvelles possibilités d'être et de penser. La transcendance de la temporalité, à travers un lien entre le vécu et le présent, transforme les discours référencés par des formations discursives exogènes, en un autre mode d'expression, construit à partir de la coexistence sur le même lieu, au moyen d'énoncés montrant les marques d'un la mémoire sociale continuellement mise à jour, mais préservée dans son essence, sous la forme d'effets de sens de référentialité, d'affirmativité, de résistance à ce qui est déjà dit ou d'authenticité.Conhecimento do lócus, ethos e habitus do homem que habita a Amazônia hinterlandina (indiodescendente, caboclo, ribeirinho).Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaCosta, Selda Vale dahttp://lattes.cnpq.br/6121537994767311Oliveira, José Alcimar dehttp://lattes.cnpq.br/7437039110629695Ribeiro, Odenei de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3632397138574065Pinho, Francisco de Assis Coelho ehttp://lattes.cnpq.br/65463996396650322019-06-21T12:21:36Z2019-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHO, Francisco de Assis Coelho e. O amazônida hinterlandino: uma análise discursiva. 2019. 242 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7213porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-06-22T05:04:03Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-06-22T05:04:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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