Estudo da viabilidade da inserção do resíduo do cal de carbureto em pavimentação asfáltica
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7713 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo geral avaliar o potencial de aproveitamento do resíduo industrial de cal de carbureto em substituição parcial a agregados minerais convencionalmente empregados na pavimentação asfáltica. Dessa forma, fez-se necessário uma caracterização granulométrica do resíduo de cal de carbureto que apresentou um diâmetro médio de 0,0053 mm, que corresponde a uma granulometria fina. A análise da composição química do cal de carbureto foi realizada empregando-se a técnica de fluorescência de raios x, no qual obtivemos a presença dos elementos cálcio (Ca) 96,038%, silício (Si) 1,765%, alumínio (Al) 0,700% e outros elementos, por exemplo, Mg e Fe e a técnica de difratometria de raios x, empregada na determinação das fases cristalinas. A principal fase observada foi a constituída por Ca(OH)2, seguida de uma fase secundária de CaCO3. A análise termogravimétrica (TGA/dTG) do cal de carbureto, mostrou perdas de massa em faixas características. No intervalo de 40,0 °C a 150,0 °C, observou-se três eventos térmicos, sendo o primeiro em 44,21 °C, o segundo em 74,16 °C e o terceiro em 146,0 °C. Este três eventos térmicos apresentam uma perda de massa de 1,798%. No intervalo de 350,0 °C a 550,0 °C, observou- se um evento térmico, sendo o pico máximo em 463,17 °C. Neste evento térmico, ocorreu uma perda de massa de 14,82%. No intervalo de 550, 0 °C a 750,0 °C, observou-se um evento térmico, com pico máximo em 694,30 °C. Neste evento térmico ocorreu uma perda de massa de 9,419%. A análise por calorimetria exploratória (DSC), mostrou quatro picos endotérmicos. O evento térmico que apresentou um pico máximo em 696,71 °C foi devido à transformação da fase Ca(OH)2 em CaO. Os outros três eventos térmicos em 77,84 °C, 149,41 °C e 466,39 °C, estão relacionados à vaporização da água adsorvida e à decomposição de CaCO3 a CaO. Foram desenvolvidas três misturas asfálticas empregando-se 3,0%, 4,0% e 5,0% de resíduo de cal de carbureto, com intuito de avaliar sua propriedade mecânica, por meio da resistência à tração – RT. As misturas asfálticas de 3,0% e 4,0%, apresentaram melhores resultados comparados com cal de carbureto (5%) e o cimento portland (3,0%). Dessa forma, a utilização do cal de carbureto em composições asfálticas (3,0% e 4,0%), pode ser uma alternativa ao tipo de fíler tradicionalmente usado (cimento Portland) para a produção de misturas asfálticas. |
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Estudo da viabilidade da inserção do resíduo do cal de carbureto em pavimentação asfálticaConcreto asfálticoResíduos industriaisMetais - Propriedades mecânicasReaproveitamento de resíduosCal de carburetoENGENHARIAS: ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICACal de carburetoPropriedades mecânicasConcreto asfálticoReaproveitamento de resíduosEste estudo teve como objetivo geral avaliar o potencial de aproveitamento do resíduo industrial de cal de carbureto em substituição parcial a agregados minerais convencionalmente empregados na pavimentação asfáltica. Dessa forma, fez-se necessário uma caracterização granulométrica do resíduo de cal de carbureto que apresentou um diâmetro médio de 0,0053 mm, que corresponde a uma granulometria fina. A análise da composição química do cal de carbureto foi realizada empregando-se a técnica de fluorescência de raios x, no qual obtivemos a presença dos elementos cálcio (Ca) 96,038%, silício (Si) 1,765%, alumínio (Al) 0,700% e outros elementos, por exemplo, Mg e Fe e a técnica de difratometria de raios x, empregada na determinação das fases cristalinas. A principal fase observada foi a constituída por Ca(OH)2, seguida de uma fase secundária de CaCO3. A análise termogravimétrica (TGA/dTG) do cal de carbureto, mostrou perdas de massa em faixas características. No intervalo de 40,0 °C a 150,0 °C, observou-se três eventos térmicos, sendo o primeiro em 44,21 °C, o segundo em 74,16 °C e o terceiro em 146,0 °C. Este três eventos térmicos apresentam uma perda de massa de 1,798%. No intervalo de 350,0 °C a 550,0 °C, observou- se um evento térmico, sendo o pico máximo em 463,17 °C. Neste evento térmico, ocorreu uma perda de massa de 14,82%. No intervalo de 550, 0 °C a 750,0 °C, observou-se um evento térmico, com pico máximo em 694,30 °C. Neste evento térmico ocorreu uma perda de massa de 9,419%. A análise por calorimetria exploratória (DSC), mostrou quatro picos endotérmicos. O evento térmico que apresentou um pico máximo em 696,71 °C foi devido à transformação da fase Ca(OH)2 em CaO. Os outros três eventos térmicos em 77,84 °C, 149,41 °C e 466,39 °C, estão relacionados à vaporização da água adsorvida e à decomposição de CaCO3 a CaO. Foram desenvolvidas três misturas asfálticas empregando-se 3,0%, 4,0% e 5,0% de resíduo de cal de carbureto, com intuito de avaliar sua propriedade mecânica, por meio da resistência à tração – RT. As misturas asfálticas de 3,0% e 4,0%, apresentaram melhores resultados comparados com cal de carbureto (5%) e o cimento portland (3,0%). Dessa forma, a utilização do cal de carbureto em composições asfálticas (3,0% e 4,0%), pode ser uma alternativa ao tipo de fíler tradicionalmente usado (cimento Portland) para a produção de misturas asfálticas.This study had the general objective of evaluating the potential of using the carbide lime industrial residue in partial replacement to mineral aggregates conventionally used in asphalt paving. Thus, it was necessary to have a granulometric characterization of the carbide lime residue, which presented an average diameter of 0.0053 mm, which corresponds to a fine particle size. The analysis of the chemical composition of the carbide lime was performed using the x-ray fluorescence technique, in which we obtained the presence of the elements calcium (Ca) 96.038%, 3.195% silicon (Si), 1.126% aluminum (Al) and other elements, for example, Mg and Fe and the x-ray diffraction technique, used in the determination of crystalline phases. The main phase observed was Ca (OH)2, followed by a secondary phase such as CaCO3. The thermogravimetric analysis (TGA / dTG) of the carbide lime identified mass losses in characteristic ranges. In the range of 40.0 °C to 150.0 °C and 146.0 °C, three thermal events were observed, the first at 44.21 °C, the second at 74.16 °C and the third at 146.0 °C. These three thermal events present a loss of mass of 1,798%. In the range of 350, 0 °C to 550.0 °C, a thermal event was observed, with the maximum peak at 463.17 ° C. In this thermal event, a mass loss of 14.82% occurred. In the range of 550, 0 °C to 750.0 ° C, a thermal event was observed, with the maximum peak being 694.30 ° C. In this thermal event, a mass loss of 9.419% occurred. Exploratory calorimetry (DSC) analysis showed four endothermic peaks. The thermal event that showed a maximum peak at 696.71 ° C was due to the transformation of the Ca (OH)2, phase into CaO. The other three thermal events at 77.84 ° C, 149.41 ° C and 466.39 ° C, which are related to the vaporization of adsorbed water and the decomposition of CaCO3 to CaO. Three asphalt mixtures were developed using 3.0%, 4.0% and 5.0% of carbide lime residue, in order to evaluate its mechanical property, through the tensile strength - RT. Asphalt mixtures of 3.0% and 4.0%, showed better results compared to carbide lime (5%) and portland cement (3.0%). Thus, the use of carbide lime in asphalt compositions (3.0% and 4.0%), can be an alternative to the traditional filler type (Portland cement) for the production of asphalt mixtures.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de MateriaisPaula, Marcos Marques da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9465127865782783Paula, Marcoshttp://lattes.cnpq.br/9465127865782783Domínguez, Lianet Aguilerahttp://lattes.cnpq.br/9259625561946047Soeiro Junior, Jaime Casanovahttp://lattes.cnpq.br/7751901892298147Melo, Anderson Souza dehttp://lattes.cnpq.br/01339360896039792020-03-10T20:13:38Z2019-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Anderson Souza de. Estudo da viabilidade da inserção do resíduo do cal de carbureto em pavimentação asfáltica. 2019. 56 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7713porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-03-11T05:03:57Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-03-11T05:03:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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Este estudo teve como objetivo geral avaliar o potencial de aproveitamento do resíduo industrial de cal de carbureto em substituição parcial a agregados minerais convencionalmente empregados na pavimentação asfáltica. Dessa forma, fez-se necessário uma caracterização granulométrica do resíduo de cal de carbureto que apresentou um diâmetro médio de 0,0053 mm, que corresponde a uma granulometria fina. A análise da composição química do cal de carbureto foi realizada empregando-se a técnica de fluorescência de raios x, no qual obtivemos a presença dos elementos cálcio (Ca) 96,038%, silício (Si) 1,765%, alumínio (Al) 0,700% e outros elementos, por exemplo, Mg e Fe e a técnica de difratometria de raios x, empregada na determinação das fases cristalinas. A principal fase observada foi a constituída por Ca(OH)2, seguida de uma fase secundária de CaCO3. A análise termogravimétrica (TGA/dTG) do cal de carbureto, mostrou perdas de massa em faixas características. No intervalo de 40,0 °C a 150,0 °C, observou-se três eventos térmicos, sendo o primeiro em 44,21 °C, o segundo em 74,16 °C e o terceiro em 146,0 °C. Este três eventos térmicos apresentam uma perda de massa de 1,798%. No intervalo de 350,0 °C a 550,0 °C, observou- se um evento térmico, sendo o pico máximo em 463,17 °C. Neste evento térmico, ocorreu uma perda de massa de 14,82%. No intervalo de 550, 0 °C a 750,0 °C, observou-se um evento térmico, com pico máximo em 694,30 °C. Neste evento térmico ocorreu uma perda de massa de 9,419%. A análise por calorimetria exploratória (DSC), mostrou quatro picos endotérmicos. O evento térmico que apresentou um pico máximo em 696,71 °C foi devido à transformação da fase Ca(OH)2 em CaO. Os outros três eventos térmicos em 77,84 °C, 149,41 °C e 466,39 °C, estão relacionados à vaporização da água adsorvida e à decomposição de CaCO3 a CaO. Foram desenvolvidas três misturas asfálticas empregando-se 3,0%, 4,0% e 5,0% de resíduo de cal de carbureto, com intuito de avaliar sua propriedade mecânica, por meio da resistência à tração – RT. As misturas asfálticas de 3,0% e 4,0%, apresentaram melhores resultados comparados com cal de carbureto (5%) e o cimento portland (3,0%). Dessa forma, a utilização do cal de carbureto em composições asfálticas (3,0% e 4,0%), pode ser uma alternativa ao tipo de fíler tradicionalmente usado (cimento Portland) para a produção de misturas asfálticas. |
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