O processo comunicativo no ensino aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombo, Macri Elaine
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9019977999069701
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4507
Resumo: A realização do trabalho sob o título “O processo comunicativo no ensino-aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos” se deveu ao fato de as crianças surdas necessitarem dos meios visuais empregados na alfabetização, durante o processo comunicativo na sala de aula. Como referencial teórico, o embasamento foram as abordagens de Vygostky (2000, 2003), por ter sido, senão o primeiro, um dos precursores no interesse em educação dos surdos, além de Fernandes (1990, 2003, 2010), especialista em surdos; Guyton (2002), que trata dos estudos da área médica dos seres humanos como a audição; e Bordenave (1995), por compreender o funcionamento do processo comunicativo. Para esta pesquisa, usou-se o estudo de caso, tendo como auxílio a pesquisa de campo; como técnica, empregou-se a observação direta e a entrevista semiestruturada. Quanto à abordagem metodológica, foi utilizada a qualitativa, visto que a pretensão é descrever os fatos observados e estudados a respeito dos recursos visuais – incluindo a língua de sinais. Assim, foi necessário compreender como os processos comunicativos se utilizam dos meios visuais no ensino-aprendizagem de crianças surdas e analisar essas possíveis relações na escola. Os dados levantados e sistematizados neste estudo tiveram a finalidade de contribuir para o conhecimento científico no que diz respeito à importância da utilização dos meios adequados para que ocorra uma comunicação e concomitantemente um ensino-aprendizado para as crianças surdas.
id UFAM_8533414dddbef877609b42c07958804a
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4507
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O processo comunicativo no ensino aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos SantosProcesso comunicativoEnsino aprendizagemCrianças surdasLibrasBilinguismoCommunicative processDeaf childrenPoundsBilingualismCommunicationCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃOA realização do trabalho sob o título “O processo comunicativo no ensino-aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos” se deveu ao fato de as crianças surdas necessitarem dos meios visuais empregados na alfabetização, durante o processo comunicativo na sala de aula. Como referencial teórico, o embasamento foram as abordagens de Vygostky (2000, 2003), por ter sido, senão o primeiro, um dos precursores no interesse em educação dos surdos, além de Fernandes (1990, 2003, 2010), especialista em surdos; Guyton (2002), que trata dos estudos da área médica dos seres humanos como a audição; e Bordenave (1995), por compreender o funcionamento do processo comunicativo. Para esta pesquisa, usou-se o estudo de caso, tendo como auxílio a pesquisa de campo; como técnica, empregou-se a observação direta e a entrevista semiestruturada. Quanto à abordagem metodológica, foi utilizada a qualitativa, visto que a pretensão é descrever os fatos observados e estudados a respeito dos recursos visuais – incluindo a língua de sinais. Assim, foi necessário compreender como os processos comunicativos se utilizam dos meios visuais no ensino-aprendizagem de crianças surdas e analisar essas possíveis relações na escola. Os dados levantados e sistematizados neste estudo tiveram a finalidade de contribuir para o conhecimento científico no que diz respeito à importância da utilização dos meios adequados para que ocorra uma comunicação e concomitantemente um ensino-aprendizado para as crianças surdas.The completion of work under the title "The communication process in the teaching-learning of deaf children: the case of State School Augusto Carneiro dos Santos" was due to the fact that deaf children need the means employed in visual literacy during the communication process in classroom. As a theoretical framework underlies the approaches of Vygotsky (2000, 2003), because it was, if not the first, but one of the precursors for the interest in deaf education; Fernandes (1990, 2003, 2010), an expert on the deaf; Guyton (2002 ), deals with the medical studies of humans as hearing, and Bordenave (1995), for understanding the functioning of the communicative process. For this research, we used the case study, with the aid of field research, as a technique, we used direct observation and semi-structured interview. Regarding the methodological approach we used qualitative, since the intention is to describe the facts observed and studied about how the visuals - including sign language. Thus, it was necessary to understand how communication processes are used for visual media in teaching and learning of deaf children and analyze these possible relationships in school. The data collected and systematized in this study had the aim of contributing to scientific knowledge regarding the importance of using the appropriate means of communication to succeed and concomitantly a teaching-learning for deaf children.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoGomes, Djalma da Pazhttp://lattes.cnpq.br/9130196057031555Gomes, Djalma da PazPiccolotto, DeniseMonteiro, IerecêColombo, Macri Elainehttp://lattes.cnpq.br/90199779990697012015-07-24T19:40:47Z2012-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOLOMBO, Macri Elaine. O processo comunicativo no ensino aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4507porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-04T12:29:12Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4507Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-04T12:29:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo comunicativo no ensino aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos
title O processo comunicativo no ensino aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos
spellingShingle O processo comunicativo no ensino aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos
Colombo, Macri Elaine
Processo comunicativo
Ensino aprendizagem
Crianças surdas
Libras
Bilinguismo
Communicative process
Deaf children
Pounds
Bilingualism
Communication
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
title_short O processo comunicativo no ensino aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos
title_full O processo comunicativo no ensino aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos
title_fullStr O processo comunicativo no ensino aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos
title_full_unstemmed O processo comunicativo no ensino aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos
title_sort O processo comunicativo no ensino aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos
author Colombo, Macri Elaine
author_facet Colombo, Macri Elaine
http://lattes.cnpq.br/9019977999069701
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/9019977999069701
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Djalma da Paz
http://lattes.cnpq.br/9130196057031555
Gomes, Djalma da Paz
Piccolotto, Denise
Monteiro, Ierecê
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombo, Macri Elaine
http://lattes.cnpq.br/9019977999069701
dc.subject.por.fl_str_mv Processo comunicativo
Ensino aprendizagem
Crianças surdas
Libras
Bilinguismo
Communicative process
Deaf children
Pounds
Bilingualism
Communication
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
topic Processo comunicativo
Ensino aprendizagem
Crianças surdas
Libras
Bilinguismo
Communicative process
Deaf children
Pounds
Bilingualism
Communication
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
description A realização do trabalho sob o título “O processo comunicativo no ensino-aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos” se deveu ao fato de as crianças surdas necessitarem dos meios visuais empregados na alfabetização, durante o processo comunicativo na sala de aula. Como referencial teórico, o embasamento foram as abordagens de Vygostky (2000, 2003), por ter sido, senão o primeiro, um dos precursores no interesse em educação dos surdos, além de Fernandes (1990, 2003, 2010), especialista em surdos; Guyton (2002), que trata dos estudos da área médica dos seres humanos como a audição; e Bordenave (1995), por compreender o funcionamento do processo comunicativo. Para esta pesquisa, usou-se o estudo de caso, tendo como auxílio a pesquisa de campo; como técnica, empregou-se a observação direta e a entrevista semiestruturada. Quanto à abordagem metodológica, foi utilizada a qualitativa, visto que a pretensão é descrever os fatos observados e estudados a respeito dos recursos visuais – incluindo a língua de sinais. Assim, foi necessário compreender como os processos comunicativos se utilizam dos meios visuais no ensino-aprendizagem de crianças surdas e analisar essas possíveis relações na escola. Os dados levantados e sistematizados neste estudo tiveram a finalidade de contribuir para o conhecimento científico no que diz respeito à importância da utilização dos meios adequados para que ocorra uma comunicação e concomitantemente um ensino-aprendizado para as crianças surdas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-19
2015-07-24T19:40:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COLOMBO, Macri Elaine. O processo comunicativo no ensino aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4507
identifier_str_mv COLOMBO, Macri Elaine. O processo comunicativo no ensino aprendizado de crianças surdas: o caso da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732013162233856