Uma abordagem pedagógica baseada em Vigotski com tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Kiandro de Oliveira Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4171697365563353, https://orcid.org/0000-0003-0017-5372
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7801
Resumo: Tendo em mente os desafios presentes no processo de ensino e aprendizagem de Biologia, assim como, na potencialidade das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC para a criação de um novo cenário na educação que atenda às necessidades levantadas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, o objetivo deste estudo foi Avaliar a construção de conhecimentos em Biologia a partir de uma Abordagem Pedagógica, baseada em Vigotski, com a inclusão de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Desta forma, este estudo embasou-se na análise da visão de Vigotski sobre as Zonas de Desenvolvimento, assim, como, no entendimento da educação, das tecnologias e da Biologia na BNCC e na identificação das potencialidades da inclusão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA na educação. Para alcançar o objetivo estipulado elaborou-se um estudo de cunho qualitativo e quantitativo, na modalidade de estudo de caso, com questionários como ferramentas de coleta de dados. O estudo foi desenvolvido em um centro de tempo integral, localizado na Zona Norte da cidade de Manaus/AM, e, atendendo a critérios éticos, escolheu-se 52 alunos e um professor da disciplina de Biologia da terceira série do ensino médio. Identificou-se, neste público, a visão sobre a disciplina de Biologia e o uso de TDIC, assim como a percepção após imersão no AVA e intervenção docente. A partir da aplicação de uma abordagem pedagógica com a identificouse os conhecimentos prévios, sobre relações ecológicas, assim, como, os conhecimentos pós imersão no AVA, com auxílio do Chatbot, e os conhecimentos pós intervenção do professor, tornando-se possível a transposição para as Zonas de Desenvolvimento baseado em Vigotski. Desta forma, com implementação do estudo, observou-se o antagonismo entre a necessidade, por parte dos alunos, da inclusão de TDIC no processo de ensino e aprendizagem de biologia, frente a argumentação contrária do professor, justificando-se na falta de autonomia dos discentes para a utilização destas ferramentas. Assim, como, a visão positiva do público sobre a disciplina e o destaque para a complexidade em determinados conteúdo, levando a necessidade de auxílio oferecido pelas TDIC. A partir da análise das Zonas de Desenvolvimento identificou-se que mais de 80% da turma progrediu no tema, mostrando-se contribuições significativas da abordagem utilizada. Além disso, observou-se, por meio da fala final do professor, a mudança em sua percepção inicial, colocando as TDIC como promovedoras de autonomia e facilitadora na prática docente. O estudo, desta forma, contribuiu significativamente para a dinamização da forma de ensinar e aprender Biologia, mas esbarrouse em alguns desafios, como o despreparo dos alunos para um papel mais ativo na construção de conhecimentos e a limitação tecnológica frente a algumas necessidades da turma. Concluise que a abordagem utilizada foi significativa para a transposição do conteúdo para a realidade e para resolver muitos dos desafios que permeiam o ensino e aprendizagem de Biologia, além de fornecer ao professor uma ferramenta para alcançar as expectativas levantadas na Base Nacional Comum Curricular.
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Desta forma, este estudo embasou-se na análise da visão de Vigotski sobre as Zonas de Desenvolvimento, assim, como, no entendimento da educação, das tecnologias e da Biologia na BNCC e na identificação das potencialidades da inclusão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA na educação. Para alcançar o objetivo estipulado elaborou-se um estudo de cunho qualitativo e quantitativo, na modalidade de estudo de caso, com questionários como ferramentas de coleta de dados. O estudo foi desenvolvido em um centro de tempo integral, localizado na Zona Norte da cidade de Manaus/AM, e, atendendo a critérios éticos, escolheu-se 52 alunos e um professor da disciplina de Biologia da terceira série do ensino médio. Identificou-se, neste público, a visão sobre a disciplina de Biologia e o uso de TDIC, assim como a percepção após imersão no AVA e intervenção docente. A partir da aplicação de uma abordagem pedagógica com a identificouse os conhecimentos prévios, sobre relações ecológicas, assim, como, os conhecimentos pós imersão no AVA, com auxílio do Chatbot, e os conhecimentos pós intervenção do professor, tornando-se possível a transposição para as Zonas de Desenvolvimento baseado em Vigotski. Desta forma, com implementação do estudo, observou-se o antagonismo entre a necessidade, por parte dos alunos, da inclusão de TDIC no processo de ensino e aprendizagem de biologia, frente a argumentação contrária do professor, justificando-se na falta de autonomia dos discentes para a utilização destas ferramentas. Assim, como, a visão positiva do público sobre a disciplina e o destaque para a complexidade em determinados conteúdo, levando a necessidade de auxílio oferecido pelas TDIC. A partir da análise das Zonas de Desenvolvimento identificou-se que mais de 80% da turma progrediu no tema, mostrando-se contribuições significativas da abordagem utilizada. Além disso, observou-se, por meio da fala final do professor, a mudança em sua percepção inicial, colocando as TDIC como promovedoras de autonomia e facilitadora na prática docente. O estudo, desta forma, contribuiu significativamente para a dinamização da forma de ensinar e aprender Biologia, mas esbarrouse em alguns desafios, como o despreparo dos alunos para um papel mais ativo na construção de conhecimentos e a limitação tecnológica frente a algumas necessidades da turma. Concluise que a abordagem utilizada foi significativa para a transposição do conteúdo para a realidade e para resolver muitos dos desafios que permeiam o ensino e aprendizagem de Biologia, além de fornecer ao professor uma ferramenta para alcançar as expectativas levantadas na Base Nacional Comum Curricular.Bearing in mind the challenges present in the process of teaching and learning Biology, as well as, in the potential of Digital Information and Communication Technologies – Digital ICT for the creation of a new scenario in education that meets the needs raised by the National Common Curriculum Base - CNBC, the objective of this study was to evaluate the construction of knowledge in Biology from a Pedagogical Approach , based on Vigotski, with the inclusion of Digital Information and Communication Technologies. Thus, this study was based on the analysis of Vigotski's view on Development Zones, as well as, in the understanding of education, technologies and biology in the CNBC and on the identification of the potentialities of the inclusion of Virtual Learning Environments - VLE in education. To achieve the stipulated objective, a qualitative and quantitative study was elaborated, in the case study modality, with questionnaires as data collection tools. The study was developed in a full-time center, located in the North Zone of the city of Manaus / AM, and, meeting ethical criteria, we chose 52 students and a teacher of the discipline of Biology of the third grade of high school. In this public, the view on the discipline of Biology and the use of Digital ICT was identified, as well as the perception after immersion in the VLE and teaching intervention. From the application of a pedagogical approach with the identified previous knowledge, about ecological relations, as well as, the post-immersion knowledge in the VLE, with the help of Chatbot, and the knowledge after the teacher's intervention, making it possible to transpose to the Development Zones based on Vigotski. Thus, with the implementation of the study, it was observed the antagonism between the need, on the part of the students, to include Digital ICT in the process of teaching and learning biology, in view of the teacher's contrary argument, justifying the lack of autonomy of the students for the use of these tools. Thus, as, the positive view of the public about the discipline and the emphasis on the complexity in certain content, leading to the need for help offered by the Digital ICT. From the analysis of the Development Zones, it was identified that more than 80% of the class progressed in the theme, showing significant contributions from the approach used. In addition, it was observed, through the final speech of the teacher, the change in their initial perception, placing the Digital ICT as promoters of autonomy and facilitator in the teaching practice. The study, in this way, contributed significantly to the promotion of the way of teaching and learning Biology, but ran into some challenges, such as the unpreparedness of students for a more active role in the construction of knowledge and technological limitation in the face of some needs of the class. It’s concluded that the approach used was significant for the transposition of content into reality and to solve many of the challenges that permeate the teaching and learning of Biology, besides providing the teacher with a tool to achieve the expectations raised in the Common National Curriculum Base.29/05/2020 - 14/09/2021Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaMagalhães Netto, José Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924Pio, José Luiz de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285Maia, Jair Max Furtunatohttp://lattes.cnpq.br/2756083344723640Neves, Kiandro de Oliveira Gomeshttp://lattes.cnpq.br/4171697365563353https://orcid.org/0000-0003-0017-53722020-06-01T14:03:09Z2020-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEVES, Kiandro de Oliveira Gomes. Uma abordagem pedagógica baseada em Vigotski com tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino de Biologia. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7801porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-09-15T05:03:25Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7801Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-09-15T05:03:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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