Entre vulnerabilidade e resiliência: risco, proteção e subjetividade em adolescentes que vivem em situação de rua em Manaus
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8164 |
Resumo: | A infância e a adolescência são aspectos da humanidade que são construídos em um contexto histórico-cultural e não são características humanas prontas e únicas. Cada pessoa terá a possibilidade de vivê-las e de construir sua identidade social. Crianças e adolescentes que se encontram em situação de vivência nas ruas compõem um quadro no qual uma das principais características é a violação de direitos, o que causa invisibilidade, aumentando os fatores de risco que permeiam esse contexto de vulnerabilidade social, requerendo resiliência para superar as adversidades. Entendendo a resiliência como processo e partindo da ideia de que sua construção se dá necessariamente em um contexto constituinte de subjetividade, o atual projeto objetivou compreender o processo de resiliência de adolescentes que “habitam as ruas” e os fatores de risco e proteção envolvidos nessa situação de vulnerabilidade. Para tanto, utilizamos a Epistemologia Qualitativa, desenvolvida por Gonzalez Rey para a produção de conhecimento científico sobre a subjetividade numa perspectiva histórico-cultural. Os participantes do trabalho foram dois adolescentes, ambos com 12 anos de idade, sendo um de cada sexo. Os mesmos foram abordados por meio de sistemas conversacionais, onde os sujeitos (re) produziram aspectos da sua realidade e de suas práticas sociais, através de suas reflexões e de seus sentidos subjetivos que foram audiogravados durante a conversação e registrados em diário de campo pela pesquisadora. Os dados foram sistematizados e interpretados a partir do modelo de análise construtivo-interpretativo da Teoria da Subjetividade. Os principais achados apontam para a ideia de que a subjetividade dos adolescentes é construída a partir de suas vivências cotidianas, ou seja, da relação estabelecida com as pessoas e o meio, quer as favoreçam, enquanto proteção na comunidade, ou simbolizem riscos. Almejou-se ao término da atividade discutir sobre como fortalecer e promover fatores que contribuem para o desenvolvimento destes, além de minimizar riscos e reduzir o quadro de vulnerabilidades às quais esses sujeitos estão expostos. Palavras-chave: Adolescentes. Resiliência. Subjetividade. |
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Entre vulnerabilidade e resiliência: risco, proteção e subjetividade em adolescentes que vivem em situação de rua em ManausBetween vulnerability and resilience: risk, protection and subjectivity in adolescents living on the streets in ManausVulnerabilidadeMenores de ruaResiliência em adolescentesCrianças e adolescentes - Fatores de riscoIdentidade socialCIÊNCIAS HUMANASAdolescentesResiliênciaSubjetividadeA infância e a adolescência são aspectos da humanidade que são construídos em um contexto histórico-cultural e não são características humanas prontas e únicas. Cada pessoa terá a possibilidade de vivê-las e de construir sua identidade social. Crianças e adolescentes que se encontram em situação de vivência nas ruas compõem um quadro no qual uma das principais características é a violação de direitos, o que causa invisibilidade, aumentando os fatores de risco que permeiam esse contexto de vulnerabilidade social, requerendo resiliência para superar as adversidades. Entendendo a resiliência como processo e partindo da ideia de que sua construção se dá necessariamente em um contexto constituinte de subjetividade, o atual projeto objetivou compreender o processo de resiliência de adolescentes que “habitam as ruas” e os fatores de risco e proteção envolvidos nessa situação de vulnerabilidade. Para tanto, utilizamos a Epistemologia Qualitativa, desenvolvida por Gonzalez Rey para a produção de conhecimento científico sobre a subjetividade numa perspectiva histórico-cultural. Os participantes do trabalho foram dois adolescentes, ambos com 12 anos de idade, sendo um de cada sexo. Os mesmos foram abordados por meio de sistemas conversacionais, onde os sujeitos (re) produziram aspectos da sua realidade e de suas práticas sociais, através de suas reflexões e de seus sentidos subjetivos que foram audiogravados durante a conversação e registrados em diário de campo pela pesquisadora. Os dados foram sistematizados e interpretados a partir do modelo de análise construtivo-interpretativo da Teoria da Subjetividade. Os principais achados apontam para a ideia de que a subjetividade dos adolescentes é construída a partir de suas vivências cotidianas, ou seja, da relação estabelecida com as pessoas e o meio, quer as favoreçam, enquanto proteção na comunidade, ou simbolizem riscos. Almejou-se ao término da atividade discutir sobre como fortalecer e promover fatores que contribuem para o desenvolvimento destes, além de minimizar riscos e reduzir o quadro de vulnerabilidades às quais esses sujeitos estão expostos. Palavras-chave: Adolescentes. Resiliência. Subjetividade.Childhood and adolescence are aspects of humanity that are built in a cultural - historical context and are not ready and unique human characteristics. Each person will have the possibility to live them and to build their social identity. Children and adolescents living in the streets make up a situation in which one of the main characteristics is the violation of rights, which causes invisibility, increasing the risk factors that permeate this context of social vulnerability, requiring resilience to overcome the adversities. Understanding resilience as a process and starting from the idea that its construction takes place necessarily in a context that constitutes subjectivity, the current project aimed to understand the resilience process of adolescents who “inhabit the streets” and the risk and protection factors involved in this situation of vulnerability. For that, we used Qualitative Epistemology, developed by Gonzalez Rey for the production of scientific knowledge about subjectivity in a historical - cultural perspective. The study participants were two adolescents, both 12 years old, one of each gender. They were approached through conversational systems, where the subjects (re) produced aspects of their reality and their social practices, through their reflections and subjective senses that were audio recorded during the conversation and recorded in a field diary by the researcher. The data were systematized and interpreted from the constructive - interpretive analysis model of the Theory of Subjectivity. The main findings point to the idea that the subjectivity of adolescents is built from their daily experiences, that is, from the relationship established with people and the environment, whether they favor them, as protection in the community, or symbolize risks. The aim of the activity was to discuss how to strengthen and promote factors that contribute to the development of such, in addition to minimizing risks and reducing the number of vulnerabilities to which these subjects are exposed. Keywords: Adolescents. Resilience. Subjectivity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaResende, Gisele Cristinahttp://lattes.cnpq.br/0524959272545250Sampaio, Cláudia Regina Brandãohttp://lattes.cnpq.br/9255099700096438Leitão, Consuelena Lopeshttp://lattes.cnpq.br/6269837680965021Souza, Larissa Cristina Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/67565896279808402021-03-16T17:36:25Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Larissa Cristina Nascimento de. Entre vulnerabilidade e resiliência: risco, proteção e subjetividade em adolescentes que vivem em situação de rua em Manaus. 2021. 98 f. 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A infância e a adolescência são aspectos da humanidade que são construídos em um contexto histórico-cultural e não são características humanas prontas e únicas. Cada pessoa terá a possibilidade de vivê-las e de construir sua identidade social. Crianças e adolescentes que se encontram em situação de vivência nas ruas compõem um quadro no qual uma das principais características é a violação de direitos, o que causa invisibilidade, aumentando os fatores de risco que permeiam esse contexto de vulnerabilidade social, requerendo resiliência para superar as adversidades. Entendendo a resiliência como processo e partindo da ideia de que sua construção se dá necessariamente em um contexto constituinte de subjetividade, o atual projeto objetivou compreender o processo de resiliência de adolescentes que “habitam as ruas” e os fatores de risco e proteção envolvidos nessa situação de vulnerabilidade. Para tanto, utilizamos a Epistemologia Qualitativa, desenvolvida por Gonzalez Rey para a produção de conhecimento científico sobre a subjetividade numa perspectiva histórico-cultural. Os participantes do trabalho foram dois adolescentes, ambos com 12 anos de idade, sendo um de cada sexo. Os mesmos foram abordados por meio de sistemas conversacionais, onde os sujeitos (re) produziram aspectos da sua realidade e de suas práticas sociais, através de suas reflexões e de seus sentidos subjetivos que foram audiogravados durante a conversação e registrados em diário de campo pela pesquisadora. Os dados foram sistematizados e interpretados a partir do modelo de análise construtivo-interpretativo da Teoria da Subjetividade. Os principais achados apontam para a ideia de que a subjetividade dos adolescentes é construída a partir de suas vivências cotidianas, ou seja, da relação estabelecida com as pessoas e o meio, quer as favoreçam, enquanto proteção na comunidade, ou simbolizem riscos. Almejou-se ao término da atividade discutir sobre como fortalecer e promover fatores que contribuem para o desenvolvimento destes, além de minimizar riscos e reduzir o quadro de vulnerabilidades às quais esses sujeitos estão expostos. Palavras-chave: Adolescentes. Resiliência. Subjetividade. |
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