Jornalismo Online: a aplicação dos ecossistemas comunicacionais e a convergência de mídias nos Portais EBC, em Brasília e D24AM, no Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutiérrez Herrera, Hernán
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0099819971037304, https://orcid.org/0000-0002-7131-9364
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7702
Resumo: Ao verificar-se que o jornalismo online, por vezes, tende a ser um campo de comunicação de massa dominado por informações superficiais, identificasse a necessidade de entender os fatores de contribuição, que nesta matéria, a convergência de mídias pode trazer. Ao abrir espaços tecnológicos que permitem um maior aprofundamento dos acontecimentos, observa-se sua capacidade em oferecer um conjunto de informações mais coeso à sociedade, partindo do ponto de vista de que a sociedade tem demanda por informações mais detalhadas sobre certos assuntos do seu interesse. Nesse sentido, buscou-se compreender de que maneira o paradigma da convergência de mídias, aplicado no formato de especiais multimídia na internet, contribuem no processo de formação de uma sociedade melhor informada. Neste sentido, a abordagem metodologia originou uma analises sobre os ecossistemas comunicacionais, suas contribuições e observações diante do fenômeno de mudança de hábitos de consumo da informação que a sociedade contemporânea tem adquirido com o advento da internet. Para tecer este processo, realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem quali-quantitativa, com a intenção de verificar as formas de implementação dos diversos formatos de mídia que prevalecem nos especiais multimídia em dois casos específicos, o Portal EBC, em Brasília e o Portal D24AM, no Amazonas, por meio da análise de conteúdo. Ao mesmo tempo foi analisado o estilo de produção das reportagens, os tipos de reações que a audiência da internet tem sobre esse tipo de conteúdo mais profundo, a viabilidade destas produções mais robustas nos portais supracitados e a procura por este tipo de informações ao longo do tempo. Diante desta análise, entendeu-se que a própria superficialidade em alguns conteúdos faz parte do processo diário da informação das pessoas, enquanto somente escolhem se aprofundar em assuntos cujo interesse é maior. Dessa maneira, os índices de audiência dos especiais multimídia pesquisados, comparativamente aos números dos portais, foram inferiores aos experimentados em conteúdos com menor índice de aprofundamento de informações. Conclui-se, por tanto, que a elaboração de conteúdos no formato de especial multimídia, devido à demanda de profissionais de tempo de produção que pressupõem, somente podem ser realizados em informações que tenham uma maior procura da sociedade. Por outro lado, foi possível verificar que a interação, via de regra, está pautada no ponto de vista da audiência sobre o assunto e não necessariamente sobre característica midiática utilizada, ao mesmo tempo em que também constatou-se que o processo de formação de uma sociedade com melhores hábitos de consumo da informação não depende exclusivamente do esforço da mídia, em oferecer conteúdo mais densos, mas que origina-se, fundamentalmente, de um processo de educação social que conscientize sobre a importância de uma sociedade democrática ter conhecimentos mais profundo s sobre os acontecimentos registrados na mídia.
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Nesse sentido, buscou-se compreender de que maneira o paradigma da convergência de mídias, aplicado no formato de especiais multimídia na internet, contribuem no processo de formação de uma sociedade melhor informada. Neste sentido, a abordagem metodologia originou uma analises sobre os ecossistemas comunicacionais, suas contribuições e observações diante do fenômeno de mudança de hábitos de consumo da informação que a sociedade contemporânea tem adquirido com o advento da internet. Para tecer este processo, realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem quali-quantitativa, com a intenção de verificar as formas de implementação dos diversos formatos de mídia que prevalecem nos especiais multimídia em dois casos específicos, o Portal EBC, em Brasília e o Portal D24AM, no Amazonas, por meio da análise de conteúdo. Ao mesmo tempo foi analisado o estilo de produção das reportagens, os tipos de reações que a audiência da internet tem sobre esse tipo de conteúdo mais profundo, a viabilidade destas produções mais robustas nos portais supracitados e a procura por este tipo de informações ao longo do tempo. Diante desta análise, entendeu-se que a própria superficialidade em alguns conteúdos faz parte do processo diário da informação das pessoas, enquanto somente escolhem se aprofundar em assuntos cujo interesse é maior. Dessa maneira, os índices de audiência dos especiais multimídia pesquisados, comparativamente aos números dos portais, foram inferiores aos experimentados em conteúdos com menor índice de aprofundamento de informações. Conclui-se, por tanto, que a elaboração de conteúdos no formato de especial multimídia, devido à demanda de profissionais de tempo de produção que pressupõem, somente podem ser realizados em informações que tenham uma maior procura da sociedade. Por outro lado, foi possível verificar que a interação, via de regra, está pautada no ponto de vista da audiência sobre o assunto e não necessariamente sobre característica midiática utilizada, ao mesmo tempo em que também constatou-se que o processo de formação de uma sociedade com melhores hábitos de consumo da informação não depende exclusivamente do esforço da mídia, em oferecer conteúdo mais densos, mas que origina-se, fundamentalmente, de um processo de educação social que conscientize sobre a importância de uma sociedade democrática ter conhecimentos mais profundo s sobre os acontecimentos registrados na mídia.When verifying that online journalism sometimes tends to be a field of mass communication dominated by superficial information, it identifies the need to understand the contributing factors, which in this matter, the convergence of media can bring. When opening technological spaces that allow a greater depth of events, its capacity to offer a more cohesive set of information to society is observed, starting from the point of view that society has a demand for more detailed information on certain subjects of interest. In this sense, we sought to understand how the media convergence paradigm, applied in the form of special multimedia on the internet, contributes to the process of forming a better informed society. In this sense, the methodology approach originated an analysis of communicational ecosystems, their contributions and observations in the face of the phenomenon of changing information consumption habits that contemporary society has acquired with the advent of the internet. To weave this process, an exploratory-descriptive research with a quali-quantitative approach was carried out, with the intention of verifying the ways of implementing the different media formats that prevail in the multimedia specials in two specific cases, the EBC Portal, in Brasília and the D24AM Portal, in Amazonas through content analysis. At the same time, the production style of the reports was analyzed, the types of reactions that the internet audience has on this type of deeper content, the viability of these more robust productions in the aforementioned portals and the search for this type of information throughout the time. In view of this analysis, it was understood that the superficiality of some contents is part of the daily process of informing people, while they only choose to delve deeper into subjects whose interest is greater. In this way, the ratings of the multimedia specials surveyed, compared to the numbers of the portals, were lower than those experienced in content with a lower index of deepening of information. It is concluded, therefore, that the elaboration of contents in the format of special multimedia, due to the demand of professionals of production time that they presuppose, can only be realized in information that have a greater demand from society. On the other hand, it was possible to verify that the interaction, as a rule, is based on the audience's point of view on the subject and not necessarily on the media characteristic used, at the same time that it was also found that the process of forming a society with better information consumption habits does not depend exclusively on the media effort to offer more dense content, but which originates, fundamentally, from a social education process that raises awareness of the importance of a democratic society having deeper knowledge about the events recorded in the media.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de Informação e ComunicaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoMonteiro, Cláudia Guerrahttp://lattes.cnpq.br/8029800268565461Rodrigues, Renan Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/5718379036623772Ramos, Maria de Nazaré de Limahttp://lattes.cnpq.br/9553415029009048Gutiérrez Herrera, Hernánhttp://lattes.cnpq.br/0099819971037304https://orcid.org/0000-0002-7131-93642020-03-05T12:27:37Z2019-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUTIÉRREZ HERRERA, Hérnan. Jornalismo Online: a aplicação dos ecossistemas comunicacionais e a convergência de mídias nos Portais EBC, em Brasília e D24AM, no Amazonas. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7702porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-03-06T05:03:49Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7702Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-03-06T05:03:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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