Currículo de filosofia no ensino secundário geral do 2º em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Samuel António de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9987173485540385, https://orcid.org/0000-0002-5460-6302
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8113
Resumo: Nesta pesquisa analisamos sobre o currículo de Filosofia no Ensino Médio do 2º ciclo em Moçambique, depois de ter sido excluída de 1975 a 1998. Durante séculos, a Filosofia serviu como instrumento de submissão e dominação dos povos africanos ao sistema colonizador. Em Moçambique a reflexão filosófica podia chamar atenção e provocar revolta ou insurreição. Após a Independência, o ensino de Filosofia foi menosprezado e não incluído no currículo do Ensino Médio do 2º ciclo. O seu regresso aos currículos escolares se deu apenas a partir de 1998. A relevância da pesquisa está em propor a reflexão e o debate em torno do ensino de Filosofia e no seu aprimoramento para formação da consciência crítico-reflexiva, conforme destacam os professores entrevistados ao longo da pesquisa de campo nas três escolas visitadas na região Norte de Moçambique. Dos 08 (oito) professores que trabalham com Filosofia, envolvidos nesta pesquisa, 03 (três) são formados na área, isto é, 37,5%, caracterizando, assim, a necessidade de qualificação de mais profissionais para atuar com o ensino de Filosofia. O objetivo geral dessa pesquisa é analisar se o currículo de Filosofia contempla a formação crítico-reflexiva dos estudantes inseridos no Ensino Secundário Geral do 2º ciclo em Moçambique. Em termos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza como uma questão aberta e realizamos a revisão bibliográfica, com enfoque qualitativo, utilizando a consulta documental descritiva para a obtenção dos dados. Em termos de resultados, a partir da quarta seção, sobre o currículo de Filosofia no Ensino Médio em Moçambique: resultados e análises, conclui-se que, para uma boa formação dos estudantes, conforme os dados colhidos com os professores, os documentos analisados e os conteúdos de ensino de Filosofia, há necessidade de melhorias físicas dos ambientes, qualificação dos professores e investimentos nas infraestruturas. Ressaltamos que esta pesquisa foi possível com colaboração e participação dos professores de Filosofia entrevistados. Apesar das condições não ideais que encontramos para o pleno exercício da docência, esta é a realidade que exige investimentos em políticas públicas como constatamos na pesquisa.
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A relevância da pesquisa está em propor a reflexão e o debate em torno do ensino de Filosofia e no seu aprimoramento para formação da consciência crítico-reflexiva, conforme destacam os professores entrevistados ao longo da pesquisa de campo nas três escolas visitadas na região Norte de Moçambique. Dos 08 (oito) professores que trabalham com Filosofia, envolvidos nesta pesquisa, 03 (três) são formados na área, isto é, 37,5%, caracterizando, assim, a necessidade de qualificação de mais profissionais para atuar com o ensino de Filosofia. O objetivo geral dessa pesquisa é analisar se o currículo de Filosofia contempla a formação crítico-reflexiva dos estudantes inseridos no Ensino Secundário Geral do 2º ciclo em Moçambique. Em termos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza como uma questão aberta e realizamos a revisão bibliográfica, com enfoque qualitativo, utilizando a consulta documental descritiva para a obtenção dos dados. Em termos de resultados, a partir da quarta seção, sobre o currículo de Filosofia no Ensino Médio em Moçambique: resultados e análises, conclui-se que, para uma boa formação dos estudantes, conforme os dados colhidos com os professores, os documentos analisados e os conteúdos de ensino de Filosofia, há necessidade de melhorias físicas dos ambientes, qualificação dos professores e investimentos nas infraestruturas. Ressaltamos que esta pesquisa foi possível com colaboração e participação dos professores de Filosofia entrevistados. Apesar das condições não ideais que encontramos para o pleno exercício da docência, esta é a realidade que exige investimentos em políticas públicas como constatamos na pesquisa.In this research we analyzed the Philosophy curriculum in secondary education in Mozambique, after being excluded from 1975 to 1998. For centuries, Philosophy served as an instrument of submission and domination of African peoples to the colonizing system. In Mozambique, philosophical reflection could attract attention and provoke revolt or insurrection. After Independence, the teaching of philosophy was neglected and not included in the high school curriculum of the 2nd cycle. Its return to school curricula, only started in 1998. The relevance of the research is to propose reflection and debate around the teaching of Philosophy and in its improvement for the formation of critical-reflexive awareness as highlighted by the teachers interviewed during the field research in the three schools visited in the northern region of Mozambique. Of the 08 (eight) teachers who work with Philosophy, involved in this research, only 03 (three) are graduated in the area, that is, 37.5%, thus characterizing the need for the qualification of more professionals to work with the teaching of Philosophy. In methodological terms, this research is characterized as an open question and we carried out the bibliographic review, with a qualitative focus, using the descriptive documentary consultation to obtain the data. The research is divided into sections, with the following division: introduction; section of the historical context of education in Mozambique; in the third section, the methodological design of the research; and in the fourth section the Philosophy curriculum in secondary education in Mozambique: results and analyzes. Finally, the final considerations, the used bibliography and the annexes that constitute important data to complete the research on the Philosophy Curriculum in General Secondary Education of the 2nd cycle in Mozambique. We emphasize that this research was possible with the collaboration and participation of the interviewed Philosophy professors. Despite the non-ideal conditions that we found for the full exercise of teaching, this points out for a reality that requires investments in public policies, as we found in the research.O sistema do TEDE, é muito importante e facilitador. Parabéns.O trabalho de dissertação foi uma pesquisa sobre o currículo de Filosofia em Moçambique, que poderá ficar disponível para a comunidade universitária visando o intercâmbio internacional.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesPinto, Valmir Flôreshttp://lattes.cnpq.br/4130116166946781Barba, Clarides Henrich dehttp://lattes.cnpq.br/4572407003327880Andrade, Aldair Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/4261012017955416Jafar, Jafar Silvestrehttp://lattes.cnpq.br/6940632513102394Sousa, Samuel António dehttp://lattes.cnpq.br/9987173485540385https://orcid.org/0000-0002-5460-63022021-02-10T15:15:20Z2021-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Samuel António de. Currículo de filosofia no ensino secundário geral do 2º em Moçambique. 2021. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-02-11T05:04:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8113Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-02-11T05:04:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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