A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6613 |
Resumo: | Ao longo dos tempos a tecnologia teve avanço significante com programas computacionais, computadores, internet e outros. Desencadeando mudanças no estilo de vida de cada indivíduo. Neste contexto, são evidentes máquinas mais fantásticas, tais como os robôs, que outrora eram tecnologias usadas somente nas indústrias com finalidade em aumentar a produção e precisão aperfeiçoando a qualidade. Com o passar dos tempos, os robôs adquirem um papel bem diferente e muito importante na educação. Neste trabalho, nós inserimos como ferramenta de apoio para o ensino da matemática, uma das mais avançadas tecnologias na educação: o robô humanoide NAO, o qual pode ser programado e direcionado ao ensino de crianças, jovens e adultos, o mesmo constitui uma inovação para inclusão dos alunos especiais da escola Professora Regina Vitória Pires Muniz. Foi observado que com a presença do robô os alunos passaram a ser mais assíduos e participativos. |
id |
UFAM_89ab07c999ddcd805b0e5803ffef21fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6613 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológicoRobô NAOEducação especial - Ensino-aprendizagemENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOAo longo dos tempos a tecnologia teve avanço significante com programas computacionais, computadores, internet e outros. Desencadeando mudanças no estilo de vida de cada indivíduo. Neste contexto, são evidentes máquinas mais fantásticas, tais como os robôs, que outrora eram tecnologias usadas somente nas indústrias com finalidade em aumentar a produção e precisão aperfeiçoando a qualidade. Com o passar dos tempos, os robôs adquirem um papel bem diferente e muito importante na educação. Neste trabalho, nós inserimos como ferramenta de apoio para o ensino da matemática, uma das mais avançadas tecnologias na educação: o robô humanoide NAO, o qual pode ser programado e direcionado ao ensino de crianças, jovens e adultos, o mesmo constitui uma inovação para inclusão dos alunos especiais da escola Professora Regina Vitória Pires Muniz. Foi observado que com a presença do robô os alunos passaram a ser mais assíduos e participativos.Over time with technology has made significant progress with computer programs,internet computers and others.Unleashing changes in the lifestyle of each individual.In this context, more fantastic machines are evident,such as robots, which were once technologies used only in industries with a purpose to increase production and accuracy by improving quality. Over time, robots take on a very different and important role in education.In this work, we insert as a support tool for the teaching of mathematics,one of the most advanced technologies in education:the humanoid robot NAO, which can be programmed and directed to the teaching of children,youth and adults, it is an innovation for inclusion of the special students of the school Professor Regina Vitória Pires Muniz. It was observed that with the presence of the robot the students became more assiduous and participative.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoFaria, Marlene Araújo dehttp://lattes.cnpq.br/1906265701265000Silva, Edino Ramos dahttp://lattes.cnpq.br/50216023680140332018-09-18T13:17:06Z2017-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Edino Ramos da. A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico. 2017. 41 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6613porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-10-27T05:03:51Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-10-27T05:03:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico |
title |
A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico |
spellingShingle |
A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico Silva, Edino Ramos da Robô NAO Educação especial - Ensino-aprendizagem ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
title_short |
A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico |
title_full |
A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico |
title_fullStr |
A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico |
title_full_unstemmed |
A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico |
title_sort |
A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico |
author |
Silva, Edino Ramos da |
author_facet |
Silva, Edino Ramos da http://lattes.cnpq.br/5021602368014033 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5021602368014033 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faria, Marlene Araújo de http://lattes.cnpq.br/1906265701265000 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Edino Ramos da http://lattes.cnpq.br/5021602368014033 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robô NAO Educação especial - Ensino-aprendizagem ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
topic |
Robô NAO Educação especial - Ensino-aprendizagem ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
description |
Ao longo dos tempos a tecnologia teve avanço significante com programas computacionais, computadores, internet e outros. Desencadeando mudanças no estilo de vida de cada indivíduo. Neste contexto, são evidentes máquinas mais fantásticas, tais como os robôs, que outrora eram tecnologias usadas somente nas indústrias com finalidade em aumentar a produção e precisão aperfeiçoando a qualidade. Com o passar dos tempos, os robôs adquirem um papel bem diferente e muito importante na educação. Neste trabalho, nós inserimos como ferramenta de apoio para o ensino da matemática, uma das mais avançadas tecnologias na educação: o robô humanoide NAO, o qual pode ser programado e direcionado ao ensino de crianças, jovens e adultos, o mesmo constitui uma inovação para inclusão dos alunos especiais da escola Professora Regina Vitória Pires Muniz. Foi observado que com a presença do robô os alunos passaram a ser mais assíduos e participativos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 2018-09-18T13:17:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Edino Ramos da. A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico. 2017. 41 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6613 |
identifier_str_mv |
SILVA, Edino Ramos da. A incorporação do robô humanoide NAO, no processo de ensino e aprendizagem de matemática para crianças com necessidades especiais: um recurso tecnológico. 2017. 41 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732029416210432 |