Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Everton de Araújo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6683417599852542
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste em saber se (e como) as metodologias ativas vêm sendo empregadas no ensino de Álgebra Linear. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento do estado da arte. Foi feita uma busca nos repositórios dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (ou denominação equivalente), no Google Acadêmico e em periódicos nacionais e selecionamos trabalhos dos repositórios da PUC/SP, PUC/RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC, UFPE e das revistas REVEMAT, RBECT, SBEMRS no período de 2000 a 2018. Os resultados apresentados demonstram que as metodologias ativas vem sendo mesmo que timidamente utilizadas no ensino de Álgebra Linear, em particular, percebeu-se que o uso dessas metodologias, contribuem para a aproximação entre os estudantes e o professor durante as aulas, o que facilita a mediação docente durante o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina.
id UFAM_8dfab282dbef4d16e05357f4c104ec70
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8272
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arteActive Methodologies in Teaching Linear AlgebraÁlgebra linear - PesquisaMatemática - MetodologiaMatemática - Estudo e ensino - PesquisaCIENCIAS EXATAS E DA TERRAMetodologias ativasÁlgebra linearEstado da arteO objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste em saber se (e como) as metodologias ativas vêm sendo empregadas no ensino de Álgebra Linear. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento do estado da arte. Foi feita uma busca nos repositórios dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (ou denominação equivalente), no Google Acadêmico e em periódicos nacionais e selecionamos trabalhos dos repositórios da PUC/SP, PUC/RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC, UFPE e das revistas REVEMAT, RBECT, SBEMRS no período de 2000 a 2018. Os resultados apresentados demonstram que as metodologias ativas vem sendo mesmo que timidamente utilizadas no ensino de Álgebra Linear, em particular, percebeu-se que o uso dessas metodologias, contribuem para a aproximação entre os estudantes e o professor durante as aulas, o que facilita a mediação docente durante o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina.The object of study of this research work is to know if (and how) the active methodologies have been used in the teaching of Linear Algebra. Therefore, it is a bibliographic research with an outline of the state of the art. A search was made in the repositories of the Graduate Programs in Mathematics Education (or equivalent name), in Google Scholar and in national journals and we selected works from the repositories of PUC / SP, PUC / RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC and REVEMAT, RBECT, SBEMRS magazines. The results presented demonstrate how students use digital resources to study Linear Algebra, and this result is directly related to the teaching methodology adopted by the teacher. In particular, it was noticed that the use of active methodologies contributes to the rapprochement between students and teacher during classes, which facilitates teaching mediation during the conceptualization process in this discipline.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaFeitosa, Francisco Eteval da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1820343517767978Cabral, Waltemir MartinsSousa, Jeanne Moreira deMoraes, Everton de Araújohttp://lattes.cnpq.br/66834175998525422021-05-19T03:12:21Z2020-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Everton de Araújo. Metodologias Ativas no Ensino de Álgebra Linear - um estado da arte. 2020. 48 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-05-19T05:03:44Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8272Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-05-19T05:03:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
Active Methodologies in Teaching Linear Algebra
title Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
spellingShingle Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
Moraes, Everton de Araújo
Álgebra linear - Pesquisa
Matemática - Metodologia
Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Metodologias ativas
Álgebra linear
Estado da arte
title_short Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
title_full Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
title_fullStr Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
title_full_unstemmed Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
title_sort Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
author Moraes, Everton de Araújo
author_facet Moraes, Everton de Araújo
http://lattes.cnpq.br/6683417599852542
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6683417599852542
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Feitosa, Francisco Eteval da Silva
http://lattes.cnpq.br/1820343517767978
Cabral, Waltemir Martins
Sousa, Jeanne Moreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Everton de Araújo
http://lattes.cnpq.br/6683417599852542
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra linear - Pesquisa
Matemática - Metodologia
Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Metodologias ativas
Álgebra linear
Estado da arte
topic Álgebra linear - Pesquisa
Matemática - Metodologia
Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Metodologias ativas
Álgebra linear
Estado da arte
description O objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste em saber se (e como) as metodologias ativas vêm sendo empregadas no ensino de Álgebra Linear. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento do estado da arte. Foi feita uma busca nos repositórios dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (ou denominação equivalente), no Google Acadêmico e em periódicos nacionais e selecionamos trabalhos dos repositórios da PUC/SP, PUC/RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC, UFPE e das revistas REVEMAT, RBECT, SBEMRS no período de 2000 a 2018. Os resultados apresentados demonstram que as metodologias ativas vem sendo mesmo que timidamente utilizadas no ensino de Álgebra Linear, em particular, percebeu-se que o uso dessas metodologias, contribuem para a aproximação entre os estudantes e o professor durante as aulas, o que facilita a mediação docente durante o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-13
2021-05-19T03:12:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Everton de Araújo. Metodologias Ativas no Ensino de Álgebra Linear - um estado da arte. 2020. 48 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272
identifier_str_mv MORAES, Everton de Araújo. Metodologias Ativas no Ensino de Álgebra Linear - um estado da arte. 2020. 48 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732039679672320