Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272 |
Resumo: | O objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste em saber se (e como) as metodologias ativas vêm sendo empregadas no ensino de Álgebra Linear. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento do estado da arte. Foi feita uma busca nos repositórios dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (ou denominação equivalente), no Google Acadêmico e em periódicos nacionais e selecionamos trabalhos dos repositórios da PUC/SP, PUC/RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC, UFPE e das revistas REVEMAT, RBECT, SBEMRS no período de 2000 a 2018. Os resultados apresentados demonstram que as metodologias ativas vem sendo mesmo que timidamente utilizadas no ensino de Álgebra Linear, em particular, percebeu-se que o uso dessas metodologias, contribuem para a aproximação entre os estudantes e o professor durante as aulas, o que facilita a mediação docente durante o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina. |
id |
UFAM_8dfab282dbef4d16e05357f4c104ec70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8272 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arteActive Methodologies in Teaching Linear AlgebraÁlgebra linear - PesquisaMatemática - MetodologiaMatemática - Estudo e ensino - PesquisaCIENCIAS EXATAS E DA TERRAMetodologias ativasÁlgebra linearEstado da arteO objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste em saber se (e como) as metodologias ativas vêm sendo empregadas no ensino de Álgebra Linear. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento do estado da arte. Foi feita uma busca nos repositórios dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (ou denominação equivalente), no Google Acadêmico e em periódicos nacionais e selecionamos trabalhos dos repositórios da PUC/SP, PUC/RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC, UFPE e das revistas REVEMAT, RBECT, SBEMRS no período de 2000 a 2018. Os resultados apresentados demonstram que as metodologias ativas vem sendo mesmo que timidamente utilizadas no ensino de Álgebra Linear, em particular, percebeu-se que o uso dessas metodologias, contribuem para a aproximação entre os estudantes e o professor durante as aulas, o que facilita a mediação docente durante o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina.The object of study of this research work is to know if (and how) the active methodologies have been used in the teaching of Linear Algebra. Therefore, it is a bibliographic research with an outline of the state of the art. A search was made in the repositories of the Graduate Programs in Mathematics Education (or equivalent name), in Google Scholar and in national journals and we selected works from the repositories of PUC / SP, PUC / RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC and REVEMAT, RBECT, SBEMRS magazines. The results presented demonstrate how students use digital resources to study Linear Algebra, and this result is directly related to the teaching methodology adopted by the teacher. In particular, it was noticed that the use of active methodologies contributes to the rapprochement between students and teacher during classes, which facilitates teaching mediation during the conceptualization process in this discipline.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaFeitosa, Francisco Eteval da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1820343517767978Cabral, Waltemir MartinsSousa, Jeanne Moreira deMoraes, Everton de Araújohttp://lattes.cnpq.br/66834175998525422021-05-19T03:12:21Z2020-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Everton de Araújo. Metodologias Ativas no Ensino de Álgebra Linear - um estado da arte. 2020. 48 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-05-19T05:03:44Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8272Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-05-19T05:03:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte Active Methodologies in Teaching Linear Algebra |
title |
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte |
spellingShingle |
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte Moraes, Everton de Araújo Álgebra linear - Pesquisa Matemática - Metodologia Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Metodologias ativas Álgebra linear Estado da arte |
title_short |
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte |
title_full |
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte |
title_fullStr |
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte |
title_sort |
Metodologias ativas no ensino de Álgebra Linear - um estado da arte |
author |
Moraes, Everton de Araújo |
author_facet |
Moraes, Everton de Araújo http://lattes.cnpq.br/6683417599852542 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6683417599852542 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Feitosa, Francisco Eteval da Silva http://lattes.cnpq.br/1820343517767978 Cabral, Waltemir Martins Sousa, Jeanne Moreira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Everton de Araújo http://lattes.cnpq.br/6683417599852542 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Álgebra linear - Pesquisa Matemática - Metodologia Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Metodologias ativas Álgebra linear Estado da arte |
topic |
Álgebra linear - Pesquisa Matemática - Metodologia Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Metodologias ativas Álgebra linear Estado da arte |
description |
O objeto de estudo deste trabalho de investigação consiste em saber se (e como) as metodologias ativas vêm sendo empregadas no ensino de Álgebra Linear. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica com delineamento do estado da arte. Foi feita uma busca nos repositórios dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (ou denominação equivalente), no Google Acadêmico e em periódicos nacionais e selecionamos trabalhos dos repositórios da PUC/SP, PUC/RS, UNB, UTFPR, UNICAMP, UFG, UFC, UFPE e das revistas REVEMAT, RBECT, SBEMRS no período de 2000 a 2018. Os resultados apresentados demonstram que as metodologias ativas vem sendo mesmo que timidamente utilizadas no ensino de Álgebra Linear, em particular, percebeu-se que o uso dessas metodologias, contribuem para a aproximação entre os estudantes e o professor durante as aulas, o que facilita a mediação docente durante o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-13 2021-05-19T03:12:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAES, Everton de Araújo. Metodologias Ativas no Ensino de Álgebra Linear - um estado da arte. 2020. 48 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272 |
identifier_str_mv |
MORAES, Everton de Araújo. Metodologias Ativas no Ensino de Álgebra Linear - um estado da arte. 2020. 48 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732039679672320 |