TX-A: uma abordagem para melhora a experiência do testador em projetos de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ekwoge, Oswald Mesumbe
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6063244753058968
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6357
Resumo: Teste é uma atividade essencial para o desenvolvimento de software. É o ato de executar um produto de software para validar se o mesmo se comporta como previsto e identificar possíveis falhas. Estudos demonstraram que os testes compõem mais de 50% do custo de desenvolvimento. Além disso, muito esforço e ênfase têm sido dedicados em tarefas relacionadas à automação com o objetivo de reduzir custos e a participação do elemento humano em atividades de teste de software. No entanto, teste é também uma atividade humana. Assim, formas eficientes de testar produtos de software para garantia de qualidade exigem uma compreensão melhor e mais abrangente dos sentimentos, percepções e motivações dos testadores, conhecido como Tester Experience (TX). Dessa forma, quanto melhor o TX dos desenvolvedores durante o teste, ou qualquer um que assumir o papel de testador, melhor será o resultado. O TX pode ser definido como um meio de capturar como os testadores pensam e sentem sobre suas atividades dentro do ambiente de teste de software, com o pressuposto de que a melhoria da experiência do testador tenha um impacto positivo na garantia de qualidade. Esta dissertação demonstra a importância do TX, propõe conceitos, definições e fatores que afetam o TX. Ela também propõe uma abordagem, denominada, Tester Experience-Based Approach (TX-A), composta por diretrizes e atividades que os desenvolvedores (ou testadores) devem seguir para melhorar seu TX, além dos fatores que afetam o TX. Além disso, este trabalho apresenta os resultados de um survey realizado com profissionais de desenvolvimento de software para avaliar a TX-A. O estudo avaliou a importância dos fatores e a relevância das diretrizes na melhoria do TX. Os resultados obtidos mostram que mais de 95% dos participantes concordam que os fatores são importantes e as diretrizes são relevantes para melhorar o TX.
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spelling TX-A: uma abordagem para melhora a experiência do testador em projetos de softwareTeste de softwareTestadores de softwareDesenvolvedores de softwareQualidade de softwareTester Experience-Based ApproachCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO: ENGENHARIA DE SOFTWARETeste é uma atividade essencial para o desenvolvimento de software. É o ato de executar um produto de software para validar se o mesmo se comporta como previsto e identificar possíveis falhas. Estudos demonstraram que os testes compõem mais de 50% do custo de desenvolvimento. Além disso, muito esforço e ênfase têm sido dedicados em tarefas relacionadas à automação com o objetivo de reduzir custos e a participação do elemento humano em atividades de teste de software. No entanto, teste é também uma atividade humana. Assim, formas eficientes de testar produtos de software para garantia de qualidade exigem uma compreensão melhor e mais abrangente dos sentimentos, percepções e motivações dos testadores, conhecido como Tester Experience (TX). Dessa forma, quanto melhor o TX dos desenvolvedores durante o teste, ou qualquer um que assumir o papel de testador, melhor será o resultado. O TX pode ser definido como um meio de capturar como os testadores pensam e sentem sobre suas atividades dentro do ambiente de teste de software, com o pressuposto de que a melhoria da experiência do testador tenha um impacto positivo na garantia de qualidade. Esta dissertação demonstra a importância do TX, propõe conceitos, definições e fatores que afetam o TX. Ela também propõe uma abordagem, denominada, Tester Experience-Based Approach (TX-A), composta por diretrizes e atividades que os desenvolvedores (ou testadores) devem seguir para melhorar seu TX, além dos fatores que afetam o TX. Além disso, este trabalho apresenta os resultados de um survey realizado com profissionais de desenvolvimento de software para avaliar a TX-A. O estudo avaliou a importância dos fatores e a relevância das diretrizes na melhoria do TX. Os resultados obtidos mostram que mais de 95% dos participantes concordam que os fatores são importantes e as diretrizes são relevantes para melhorar o TX.Testing is a very essential activity for software development. It is the act of executing a software product in order to validate whether it behaves as intended and identify possible malfunctions. Studies have shown that testing makes up more than 50% of the development cost. Besides, much effort and emphasis have now been placed on tasks related to automation with the purpose of reducing cost and the participation of the human element in software activities. Testing is a human-based activity. Therefore, efficient ways of testing software products for quality assurance will require a better and more comprehensive understanding of testers’ feelings, perceptions, and motivations, referred to as Tester Experience (TX). Thus, the better the TX of developers during testing, or anyone who takes up the role of a tester, the better the result. TX can be defined as a means of capturing how testers think and feel about their activities within the software testing environment, with the assumption that an improvement of the tester’s experience has a positive impact on quality assurance. This thesis motivates the importance of TX, proposes concepts, issues, definition and factors affecting TX. It also proposes an approach, namely, the Tester ExperienceBased Approach (TX-A), composed of guidelines and activities that developers (or testers) can follow in order to improve their TX in addition to the factors affecting TX. Moreover, this work presents the results of a survey carried out with software development practitioners in order to evaluate TX-A which evaluates the importance of the factors and the relevance of the guidelines in improving TX. The results obtained show that more than 95% of participants agree that the factors are important and the guidelines relevant for improving TX.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaDias Neto, Arilo Cláudiohttp://lattes.cnpq.br/9112415346373126Carvalho, José Reginaldo HughesFreitas, Eduardo Noronha de AndradesEkwoge, Oswald Mesumbehttp://lattes.cnpq.br/60632447530589682018-05-08T14:54:21Z2018-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfEKWOGE, Oswaldo Mesumbe. TX-A: uma abordagem para melhora a experiência do testador em projetos de software. 2018. 73 f. 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