Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izackson, Rafael Rocha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0428175130804650
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5751
Resumo: Este trabalho tem como finalidade investigar a Feira de Ciências como ferramenta de abordagem metodológica em uma escola de ensino médio-técnico particular em Manaus. Para pesquisar a aprendizagem científica e sua relação com projetos apresentados no evento, identificando as habilidades e competências nos estudantes participantes. A metodologia utilizada foi uma abordagem mista para coleta de dados dentro dessa pesquisa exploratória sequencial. Numa primeira fase foi feita uma análise dos dados qualitativos e na segunda fase análise dos dados quantitativos. Os instrumentos da coleta de dados foram: análise documental, entrevistas semiestruturadas com os professores orientadores e questionário para identificar as habilidades e competências na formação dos estudantes pesquisadores. Como resultados obtidos notou-se que as abordagens utilizadas pelos professores na orientação dos projetos influenciam diretamente, para aprendizagem científica dos estudantes, podendo-se constatar inúmeras qualidades nos estudantes, tais como: espírito de equipe, cooperação, senso crítico e argumentação, sendo todas elas responsáveis pelo desenvolvimento das habilidades e competências, necessários para aprendizagem científica.
id UFAM_94acb437775278c21511896faf682ed5
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5751
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médioFeira de ciênciasCompetências e habilidadesAprendizagem científicaEstudantes pesquisadoresCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAEste trabalho tem como finalidade investigar a Feira de Ciências como ferramenta de abordagem metodológica em uma escola de ensino médio-técnico particular em Manaus. Para pesquisar a aprendizagem científica e sua relação com projetos apresentados no evento, identificando as habilidades e competências nos estudantes participantes. A metodologia utilizada foi uma abordagem mista para coleta de dados dentro dessa pesquisa exploratória sequencial. Numa primeira fase foi feita uma análise dos dados qualitativos e na segunda fase análise dos dados quantitativos. Os instrumentos da coleta de dados foram: análise documental, entrevistas semiestruturadas com os professores orientadores e questionário para identificar as habilidades e competências na formação dos estudantes pesquisadores. Como resultados obtidos notou-se que as abordagens utilizadas pelos professores na orientação dos projetos influenciam diretamente, para aprendizagem científica dos estudantes, podendo-se constatar inúmeras qualidades nos estudantes, tais como: espírito de equipe, cooperação, senso crítico e argumentação, sendo todas elas responsáveis pelo desenvolvimento das habilidades e competências, necessários para aprendizagem científica.This work aims to investigate the Science Fair as a methodological approach tool in a high school education in particular Technical Manaus to research scientific learning and its relation to projects presented at the event, identifying the skills and competencies in participating students. The methodology was a mixed approach to data collection in this sequential exploratory research. In the first phase was an analysis of the qualitative data and the second stage analysis of quantitative data. The instruments of data collection were document analysis, semi-structured interviews with counselors and teachers questionnaire to identify the skills and competencies in the training of research students. As expected results: it was noted that the approaches used by teachers in guiding projects directly influence for scientific learning of students can be seen many qualities in students, such as team spirit, cooperation, critical thinking and reasoning, all of which are responsible for development of skills and competencies needed for scientific learning.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaOliveira, Disney Douglas de Limahttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353Izackson, Rafael Rochahttp://lattes.cnpq.br/04281751308046502017-08-01T14:59:10Z2016-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfIZACKSON, Rafael Rocha. Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5751porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-03-14T15:10:14Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5751Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-03-14T15:10:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio
title Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio
spellingShingle Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio
Izackson, Rafael Rocha
Feira de ciências
Competências e habilidades
Aprendizagem científica
Estudantes pesquisadores
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
title_short Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio
title_full Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio
title_fullStr Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio
title_full_unstemmed Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio
title_sort Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio
author Izackson, Rafael Rocha
author_facet Izackson, Rafael Rocha
http://lattes.cnpq.br/0428175130804650
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0428175130804650
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Disney Douglas de Lima
http://lattes.cnpq.br/0809035825922353
dc.contributor.author.fl_str_mv Izackson, Rafael Rocha
http://lattes.cnpq.br/0428175130804650
dc.subject.por.fl_str_mv Feira de ciências
Competências e habilidades
Aprendizagem científica
Estudantes pesquisadores
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
topic Feira de ciências
Competências e habilidades
Aprendizagem científica
Estudantes pesquisadores
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Este trabalho tem como finalidade investigar a Feira de Ciências como ferramenta de abordagem metodológica em uma escola de ensino médio-técnico particular em Manaus. Para pesquisar a aprendizagem científica e sua relação com projetos apresentados no evento, identificando as habilidades e competências nos estudantes participantes. A metodologia utilizada foi uma abordagem mista para coleta de dados dentro dessa pesquisa exploratória sequencial. Numa primeira fase foi feita uma análise dos dados qualitativos e na segunda fase análise dos dados quantitativos. Os instrumentos da coleta de dados foram: análise documental, entrevistas semiestruturadas com os professores orientadores e questionário para identificar as habilidades e competências na formação dos estudantes pesquisadores. Como resultados obtidos notou-se que as abordagens utilizadas pelos professores na orientação dos projetos influenciam diretamente, para aprendizagem científica dos estudantes, podendo-se constatar inúmeras qualidades nos estudantes, tais como: espírito de equipe, cooperação, senso crítico e argumentação, sendo todas elas responsáveis pelo desenvolvimento das habilidades e competências, necessários para aprendizagem científica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-21
2017-08-01T14:59:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IZACKSON, Rafael Rocha. Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5751
identifier_str_mv IZACKSON, Rafael Rocha. Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732021779431424