Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5751 |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade investigar a Feira de Ciências como ferramenta de abordagem metodológica em uma escola de ensino médio-técnico particular em Manaus. Para pesquisar a aprendizagem científica e sua relação com projetos apresentados no evento, identificando as habilidades e competências nos estudantes participantes. A metodologia utilizada foi uma abordagem mista para coleta de dados dentro dessa pesquisa exploratória sequencial. Numa primeira fase foi feita uma análise dos dados qualitativos e na segunda fase análise dos dados quantitativos. Os instrumentos da coleta de dados foram: análise documental, entrevistas semiestruturadas com os professores orientadores e questionário para identificar as habilidades e competências na formação dos estudantes pesquisadores. Como resultados obtidos notou-se que as abordagens utilizadas pelos professores na orientação dos projetos influenciam diretamente, para aprendizagem científica dos estudantes, podendo-se constatar inúmeras qualidades nos estudantes, tais como: espírito de equipe, cooperação, senso crítico e argumentação, sendo todas elas responsáveis pelo desenvolvimento das habilidades e competências, necessários para aprendizagem científica. |
id |
UFAM_94acb437775278c21511896faf682ed5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5751 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médioFeira de ciênciasCompetências e habilidadesAprendizagem científicaEstudantes pesquisadoresCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAEste trabalho tem como finalidade investigar a Feira de Ciências como ferramenta de abordagem metodológica em uma escola de ensino médio-técnico particular em Manaus. Para pesquisar a aprendizagem científica e sua relação com projetos apresentados no evento, identificando as habilidades e competências nos estudantes participantes. A metodologia utilizada foi uma abordagem mista para coleta de dados dentro dessa pesquisa exploratória sequencial. Numa primeira fase foi feita uma análise dos dados qualitativos e na segunda fase análise dos dados quantitativos. Os instrumentos da coleta de dados foram: análise documental, entrevistas semiestruturadas com os professores orientadores e questionário para identificar as habilidades e competências na formação dos estudantes pesquisadores. Como resultados obtidos notou-se que as abordagens utilizadas pelos professores na orientação dos projetos influenciam diretamente, para aprendizagem científica dos estudantes, podendo-se constatar inúmeras qualidades nos estudantes, tais como: espírito de equipe, cooperação, senso crítico e argumentação, sendo todas elas responsáveis pelo desenvolvimento das habilidades e competências, necessários para aprendizagem científica.This work aims to investigate the Science Fair as a methodological approach tool in a high school education in particular Technical Manaus to research scientific learning and its relation to projects presented at the event, identifying the skills and competencies in participating students. The methodology was a mixed approach to data collection in this sequential exploratory research. In the first phase was an analysis of the qualitative data and the second stage analysis of quantitative data. The instruments of data collection were document analysis, semi-structured interviews with counselors and teachers questionnaire to identify the skills and competencies in the training of research students. As expected results: it was noted that the approaches used by teachers in guiding projects directly influence for scientific learning of students can be seen many qualities in students, such as team spirit, cooperation, critical thinking and reasoning, all of which are responsible for development of skills and competencies needed for scientific learning.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaOliveira, Disney Douglas de Limahttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353Izackson, Rafael Rochahttp://lattes.cnpq.br/04281751308046502017-08-01T14:59:10Z2016-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfIZACKSON, Rafael Rocha. Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5751porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-03-14T15:10:14Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5751Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-03-14T15:10:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio |
title |
Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio |
spellingShingle |
Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio Izackson, Rafael Rocha Feira de ciências Competências e habilidades Aprendizagem científica Estudantes pesquisadores CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
title_short |
Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio |
title_full |
Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio |
title_fullStr |
Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio |
title_sort |
Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio |
author |
Izackson, Rafael Rocha |
author_facet |
Izackson, Rafael Rocha http://lattes.cnpq.br/0428175130804650 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/0428175130804650 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Disney Douglas de Lima http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Izackson, Rafael Rocha http://lattes.cnpq.br/0428175130804650 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feira de ciências Competências e habilidades Aprendizagem científica Estudantes pesquisadores CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
topic |
Feira de ciências Competências e habilidades Aprendizagem científica Estudantes pesquisadores CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
description |
Este trabalho tem como finalidade investigar a Feira de Ciências como ferramenta de abordagem metodológica em uma escola de ensino médio-técnico particular em Manaus. Para pesquisar a aprendizagem científica e sua relação com projetos apresentados no evento, identificando as habilidades e competências nos estudantes participantes. A metodologia utilizada foi uma abordagem mista para coleta de dados dentro dessa pesquisa exploratória sequencial. Numa primeira fase foi feita uma análise dos dados qualitativos e na segunda fase análise dos dados quantitativos. Os instrumentos da coleta de dados foram: análise documental, entrevistas semiestruturadas com os professores orientadores e questionário para identificar as habilidades e competências na formação dos estudantes pesquisadores. Como resultados obtidos notou-se que as abordagens utilizadas pelos professores na orientação dos projetos influenciam diretamente, para aprendizagem científica dos estudantes, podendo-se constatar inúmeras qualidades nos estudantes, tais como: espírito de equipe, cooperação, senso crítico e argumentação, sendo todas elas responsáveis pelo desenvolvimento das habilidades e competências, necessários para aprendizagem científica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-21 2017-08-01T14:59:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
IZACKSON, Rafael Rocha. Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5751 |
identifier_str_mv |
IZACKSON, Rafael Rocha. Feira de ciências: Ferramenta para formação da aprendizagem científica de estudantes no ensino médio: Feira de ciências no ensino médio. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732021779431424 |