Mediação tecnológica: repercussões na constituição da inteligência coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mônica Cristina Barbosa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4438027676126398
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5088
Resumo: Esta dissertação aborda a mediação tecnológica e suas repercussões na constituição da inteligência coletiva na formação continuada realizada em ambiente virtual de aprendizagem gerido e desenvolvido pelo Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (CEFORT), abrigado na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O interesse pela temática encontra sua justificativa na experiência vivenciada, como tutora a distância, em atividades de mediação em cursos de especialização para profissionais do magistério da Rede Pública de Ensino de Manaus, Amazonas. Com isso, o presente estudo traz como objeto-problema de investigação a gestão e o desenvolvimento de formações continuadas para profissionais do magistério, numa perspectiva de se investigar se as atividades disponibilizadas pelas ferramentas tecnológicas estão potencializando, em regime de colaboração entre todos os sujeitos envolvidos nesses cursos, a problematização do objeto de estudo e sua posterior ressignificação. Nesse sentido, investiga a sistemática metodológica de gestão e desenvolvimento da formação continuada, destacando o papel da mediação tecnológica na constituição de uma inteligência coletiva no curso. A metodologia da pesquisa é qualitativa, tendo como métodos de investigação e de análise e interpretação dos dados o estudo de caso e a análise de conteúdo, respectivamente. Como procedimentos metodológicos realizou-se a revisão bibliográfica, de onde foram retirados os conceitos de mediação, construção coletiva do conhecimento e inteligência coletiva, tendo como suporte principal as obras do sociólogo e filósofo Pierre Lévy, cuja teoria trata das relações estabelecidas entre sujeitos, sociedade, cultura e técnicas na contemporaneidade. Dialogam com Lévy: o Construtivismo (na abordagem de Jean Piaget), visando traçar uma linha conceitual sobre os processos que envolvem a construção do conhecimento até os dias de hoje; e a teoria das mediações, representada pela pesquisadora brasileira Isabel Orofino, Jesús Martín-Barbero e Roger Silverstone, cuja abordagem de mediação se situa nas relações estabelecidas entre sujeitos, mídias digitais, novas tecnologias, sociedade e cultura. A análise documental englobou o projeto político pedagógico; plano de ensino, cronograma de atividades, guia de orientação, programação do encontro presencial e de oficina temática, referentes à atividade 1 – fórum virtual e da disciplina “Políticas Públicas em Educação Infantil”, recorte da realidade deste estudo. Os capítulos estão divididos em três momentos: 1. Apresentação do desenvolvimento metodológico do ambiente virtual de aprendizagem da formação continuada; 2. Apresentação do referencial teórico-metodológico que norteia esta dissertação; 3. Análise dos registros (conteúdos) postados no fórum virtual. A pesquisa não traz uma conclusão fechada em si, mas, abre margem para sua continuidade a partir da exploração de outros aspectos concernentes à mediação tecnológica e suas repercussões na constituição da inteligência coletiva em formação continuadas.
id UFAM_96ac4f2ce1f99d51a413cec3f4cefebc
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5088
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Mediação tecnológica: repercussões na constituição da inteligência coletivaMediação tecnológicaFormação continuadaAprendizagem colaborativaInteligência coletivaCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEsta dissertação aborda a mediação tecnológica e suas repercussões na constituição da inteligência coletiva na formação continuada realizada em ambiente virtual de aprendizagem gerido e desenvolvido pelo Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (CEFORT), abrigado na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O interesse pela temática encontra sua justificativa na experiência vivenciada, como tutora a distância, em atividades de mediação em cursos de especialização para profissionais do magistério da Rede Pública de Ensino de Manaus, Amazonas. Com isso, o presente estudo traz como objeto-problema de investigação a gestão e o desenvolvimento de formações continuadas para profissionais do magistério, numa perspectiva de se investigar se as atividades disponibilizadas pelas ferramentas tecnológicas estão potencializando, em regime de colaboração entre todos os sujeitos envolvidos nesses cursos, a problematização do objeto de estudo e sua posterior ressignificação. Nesse sentido, investiga a sistemática metodológica de gestão e desenvolvimento da formação continuada, destacando o papel da mediação tecnológica na constituição de uma inteligência coletiva no curso. A metodologia da pesquisa é qualitativa, tendo como métodos de investigação e de análise e interpretação dos dados o estudo de caso e a análise de conteúdo, respectivamente. Como procedimentos metodológicos realizou-se a revisão bibliográfica, de onde foram retirados os conceitos de mediação, construção coletiva do conhecimento e inteligência coletiva, tendo como suporte principal as obras do sociólogo e filósofo Pierre Lévy, cuja teoria trata das relações estabelecidas entre sujeitos, sociedade, cultura e técnicas na contemporaneidade. Dialogam com Lévy: o Construtivismo (na abordagem de Jean Piaget), visando traçar uma linha conceitual sobre os processos que envolvem a construção do conhecimento até os dias de hoje; e a teoria das mediações, representada pela pesquisadora brasileira Isabel Orofino, Jesús Martín-Barbero e Roger Silverstone, cuja abordagem de mediação se situa nas relações estabelecidas entre sujeitos, mídias digitais, novas tecnologias, sociedade e cultura. A análise documental englobou o projeto político pedagógico; plano de ensino, cronograma de atividades, guia de orientação, programação do encontro presencial e de oficina temática, referentes à atividade 1 – fórum virtual e da disciplina “Políticas Públicas em Educação Infantil”, recorte da realidade deste estudo. Os capítulos estão divididos em três momentos: 1. Apresentação do desenvolvimento metodológico do ambiente virtual de aprendizagem da formação continuada; 2. Apresentação do referencial teórico-metodológico que norteia esta dissertação; 3. Análise dos registros (conteúdos) postados no fórum virtual. A pesquisa não traz uma conclusão fechada em si, mas, abre margem para sua continuidade a partir da exploração de outros aspectos concernentes à mediação tecnológica e suas repercussões na constituição da inteligência coletiva em formação continuadas.This dissertation addresses the technological mediation and its effects on the creation of collective intelligence in the continuing education held in virtual learning environment managed and developed by the Continuing Education Center, Technology Development and Services to the Public Education Network (CEFORT), housed the Faculty of Education (FACED) of the Federal University of Amazonas (UFAM). The interest in the area finds its justification in the lived experience as tutor the distance, in mediation activities in specialized courses for professional teaching Public Education Network Manaus, Amazonas. Thus, this study brings as a research object, problem management and the development of continuing education for teaching professionals, with a view to investigate whether the activities made available by technological tools are empowering, in collaboration between all those involved these courses, the questioning of the subject matter and its subsequent reinterpretation. In this sense, investigates the methodological systematic management and development of continuing education, highlighting the role of technological mediation in the constitution of a collective intelligence in the course. The research methodology is qualitative, with the research and analysis methods and interpretation of the case study and the analysis of content, respectively. As methodological procedures held a literature review, where the concepts of mediation were removed, collective construction of knowledge and collective intelligence, the main support the work of the sociologist and philosopher Pierre Lévy, whose theory deals with the relations between individuals, society , culture and techniques in contemporary times. Dialogue with Lévy: Constructivism (in Jean Piaget approach), to draw a conceptual line of the processes that involve the construction of knowledge to the present day; and the theory of mediations, represented by the Brazilian researcher Isabel Orofino, Martin-Barbero and Roger Silverstone, whose mediation approach lies in the relationships between subjects, digital media, new technologies, society and culture. The document analysis included the political pedagogical project; teaching plan, schedule of activities, orientation guide, schedule face meeting and thematic workshop, concerning the activity 1 - virtual forum and discipline "Public Policy in Early Childhood Education," clipping of the reality of this study. The chapters are divided into three stages: 1. Presentation of the methodological development of the virtual learning environment of continuing education; 2. Presentation of the theoretical framework that guides this dissertation; 3. Analysis of records (content) posted on the virtual forum. The research does not provide a closed conclusion itself, but makes room for its continuity from the exploitation of other aspects concerning the technological mediation and its effects on the creation of collective intelligence in continuing training.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBrito, Luiz Carlos Cerquinho dehttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257Pereira, Mônica Cristina Barbosahttp://lattes.cnpq.br/44380276761263982016-07-14T12:18:17Z2015-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Mônica Cristina Barbosa. Mediação tecnológica: repercussões na constituição da inteligência coletiva. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-15T05:03:59Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5088Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-15T05:03:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação tecnológica: repercussões na constituição da inteligência coletiva
title Mediação tecnológica: repercussões na constituição da inteligência coletiva
spellingShingle Mediação tecnológica: repercussões na constituição da inteligência coletiva
Pereira, Mônica Cristina Barbosa
Mediação tecnológica
Formação continuada
Aprendizagem colaborativa
Inteligência coletiva
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Mediação tecnológica: repercussões na constituição da inteligência coletiva
title_full Mediação tecnológica: repercussões na constituição da inteligência coletiva
title_fullStr Mediação tecnológica: repercussões na constituição da inteligência coletiva
title_full_unstemmed Mediação tecnológica: repercussões na constituição da inteligência coletiva
title_sort Mediação tecnológica: repercussões na constituição da inteligência coletiva
author Pereira, Mônica Cristina Barbosa
author_facet Pereira, Mônica Cristina Barbosa
http://lattes.cnpq.br/4438027676126398
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/4438027676126398
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
http://lattes.cnpq.br/7868389442607257
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mônica Cristina Barbosa
http://lattes.cnpq.br/4438027676126398
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação tecnológica
Formação continuada
Aprendizagem colaborativa
Inteligência coletiva
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Mediação tecnológica
Formação continuada
Aprendizagem colaborativa
Inteligência coletiva
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Esta dissertação aborda a mediação tecnológica e suas repercussões na constituição da inteligência coletiva na formação continuada realizada em ambiente virtual de aprendizagem gerido e desenvolvido pelo Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (CEFORT), abrigado na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O interesse pela temática encontra sua justificativa na experiência vivenciada, como tutora a distância, em atividades de mediação em cursos de especialização para profissionais do magistério da Rede Pública de Ensino de Manaus, Amazonas. Com isso, o presente estudo traz como objeto-problema de investigação a gestão e o desenvolvimento de formações continuadas para profissionais do magistério, numa perspectiva de se investigar se as atividades disponibilizadas pelas ferramentas tecnológicas estão potencializando, em regime de colaboração entre todos os sujeitos envolvidos nesses cursos, a problematização do objeto de estudo e sua posterior ressignificação. Nesse sentido, investiga a sistemática metodológica de gestão e desenvolvimento da formação continuada, destacando o papel da mediação tecnológica na constituição de uma inteligência coletiva no curso. A metodologia da pesquisa é qualitativa, tendo como métodos de investigação e de análise e interpretação dos dados o estudo de caso e a análise de conteúdo, respectivamente. Como procedimentos metodológicos realizou-se a revisão bibliográfica, de onde foram retirados os conceitos de mediação, construção coletiva do conhecimento e inteligência coletiva, tendo como suporte principal as obras do sociólogo e filósofo Pierre Lévy, cuja teoria trata das relações estabelecidas entre sujeitos, sociedade, cultura e técnicas na contemporaneidade. Dialogam com Lévy: o Construtivismo (na abordagem de Jean Piaget), visando traçar uma linha conceitual sobre os processos que envolvem a construção do conhecimento até os dias de hoje; e a teoria das mediações, representada pela pesquisadora brasileira Isabel Orofino, Jesús Martín-Barbero e Roger Silverstone, cuja abordagem de mediação se situa nas relações estabelecidas entre sujeitos, mídias digitais, novas tecnologias, sociedade e cultura. A análise documental englobou o projeto político pedagógico; plano de ensino, cronograma de atividades, guia de orientação, programação do encontro presencial e de oficina temática, referentes à atividade 1 – fórum virtual e da disciplina “Políticas Públicas em Educação Infantil”, recorte da realidade deste estudo. Os capítulos estão divididos em três momentos: 1. Apresentação do desenvolvimento metodológico do ambiente virtual de aprendizagem da formação continuada; 2. Apresentação do referencial teórico-metodológico que norteia esta dissertação; 3. Análise dos registros (conteúdos) postados no fórum virtual. A pesquisa não traz uma conclusão fechada em si, mas, abre margem para sua continuidade a partir da exploração de outros aspectos concernentes à mediação tecnológica e suas repercussões na constituição da inteligência coletiva em formação continuadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-13
2016-07-14T12:18:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Mônica Cristina Barbosa. Mediação tecnológica: repercussões na constituição da inteligência coletiva. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5088
identifier_str_mv PEREIRA, Mônica Cristina Barbosa. Mediação tecnológica: repercussões na constituição da inteligência coletiva. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732016970661888