Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8661 |
Resumo: | A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral é uma das disciplinas com uma das mais elevadas taxas de não aprovação, devido a esta elevada taxa, tem-se buscado novas metodologias e teorias para que se possa ter uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa se propões a investigar a intervenção metodológica em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para tal, foi usado a aprendizagem colaborativa pelo seu potencial de promover uma aprendizagem mais ativa por meio do estímulo. Utilizamos como referência a teoria histórico-cultural de Vygotsky na perspectiva de fundamentar o processo de interação feita pelo grupo, monitor e professor em relação ao processo de aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, o método que foi usado é o estudo de caso. Para a análise de dados usamos as técnicas de a análise de conteúdo de Bardin, análise de conteúdo é uma técnica de análise das comunicações, que irá analisar o que foi dito nas entrevistas, nos questionários ou observado pelo pesquisador. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Amazonas, no curso de Engenharia da Computação, no primeiro período de 2020, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Da mesma forma, foi feita no curso de Engenharia de Software, no segundo período de 2020, também na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Nos resultados foi possível concluir que a abordagem colaborativa, possibilitou uma redução nos números de não aprovados, além disso, constatamos que nossa abordagem contribui para a aprendizagem dos conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. |
id |
UFAM_96d2bec398b1baa2edf5582c9234025e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8661 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integralA collaborative approach to differential calculus teaching and integralCálculo diferencial - Ensino - MetodologiaCIENCIAS EXATAS E DA TERRACálculo diferencial e integralNão aprovaçãoAprendizagem colaborativaIntervenção metodológicaA disciplina de Cálculo Diferencial e Integral é uma das disciplinas com uma das mais elevadas taxas de não aprovação, devido a esta elevada taxa, tem-se buscado novas metodologias e teorias para que se possa ter uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa se propões a investigar a intervenção metodológica em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para tal, foi usado a aprendizagem colaborativa pelo seu potencial de promover uma aprendizagem mais ativa por meio do estímulo. Utilizamos como referência a teoria histórico-cultural de Vygotsky na perspectiva de fundamentar o processo de interação feita pelo grupo, monitor e professor em relação ao processo de aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, o método que foi usado é o estudo de caso. Para a análise de dados usamos as técnicas de a análise de conteúdo de Bardin, análise de conteúdo é uma técnica de análise das comunicações, que irá analisar o que foi dito nas entrevistas, nos questionários ou observado pelo pesquisador. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Amazonas, no curso de Engenharia da Computação, no primeiro período de 2020, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Da mesma forma, foi feita no curso de Engenharia de Software, no segundo período de 2020, também na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Nos resultados foi possível concluir que a abordagem colaborativa, possibilitou uma redução nos números de não aprovados, além disso, constatamos que nossa abordagem contribui para a aprendizagem dos conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral.The Differential and Integral Calculus subject is one of the subjects with one of the highest non-approval rates, due to this high rate, new methodologies and theories have been sought in order to improve the teaching and learning process. Thus, this research proposes to investigate the methodological intervention in a discipline of Differential and Integral Calculus. To this end, collaborative learning was used for its potential to promote more active learning through stimulation. We used Vygotsky’s cultural-historical theory as a reference in the perspective of supporting the process of interaction made by the group, monitor and teacher in relation to the learning process. The research has a qualitative and quantitative approach, the method that was used is the case study. For data analysis we used Bardin’s content analysis techniques, content analysis is a communication analysis technique, which will analyze what was said in interviews, in questionnaires or observed by the researcher. The research was carried out at the Federal University of Amazonas, in the Computer Engineering course, in the first period of 2020, in the Differential and Integral Calculus I discipline. Likewise, it was carried out in the Software Engineering course, in the second period of 2020 , also in the Differential and Integral Calculus I course. In the results it was possible to conclude that the collaborative approach allowed a reduction in the numbers of non-approved, in addition, we found that our approach contributes to the learning of the contents of Differential and Integral Calculus.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaOliveira, Disney Douglas de Limahttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353Feitosa, Francisco Eteval da SilvaSilva, Roberto Cristóvão MesquitaSantos, Jhonata Moraes doshttp://lattes.cnpq.br/85195022053276342022-01-31T20:54:14Z2021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Jhonata Moraes dos. Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral, 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8661porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-02-01T05:03:36Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8661Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-02-01T05:03:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral A collaborative approach to differential calculus teaching and integral |
title |
Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral |
spellingShingle |
Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral Santos, Jhonata Moraes dos Cálculo diferencial - Ensino - Metodologia CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Cálculo diferencial e integral Não aprovação Aprendizagem colaborativa Intervenção metodológica |
title_short |
Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral |
title_full |
Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral |
title_fullStr |
Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral |
title_sort |
Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral |
author |
Santos, Jhonata Moraes dos |
author_facet |
Santos, Jhonata Moraes dos http://lattes.cnpq.br/8519502205327634 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/8519502205327634 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Disney Douglas de Lima http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 Feitosa, Francisco Eteval da Silva Silva, Roberto Cristóvão Mesquita |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jhonata Moraes dos http://lattes.cnpq.br/8519502205327634 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cálculo diferencial - Ensino - Metodologia CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Cálculo diferencial e integral Não aprovação Aprendizagem colaborativa Intervenção metodológica |
topic |
Cálculo diferencial - Ensino - Metodologia CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Cálculo diferencial e integral Não aprovação Aprendizagem colaborativa Intervenção metodológica |
description |
A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral é uma das disciplinas com uma das mais elevadas taxas de não aprovação, devido a esta elevada taxa, tem-se buscado novas metodologias e teorias para que se possa ter uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa se propões a investigar a intervenção metodológica em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para tal, foi usado a aprendizagem colaborativa pelo seu potencial de promover uma aprendizagem mais ativa por meio do estímulo. Utilizamos como referência a teoria histórico-cultural de Vygotsky na perspectiva de fundamentar o processo de interação feita pelo grupo, monitor e professor em relação ao processo de aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, o método que foi usado é o estudo de caso. Para a análise de dados usamos as técnicas de a análise de conteúdo de Bardin, análise de conteúdo é uma técnica de análise das comunicações, que irá analisar o que foi dito nas entrevistas, nos questionários ou observado pelo pesquisador. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Amazonas, no curso de Engenharia da Computação, no primeiro período de 2020, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Da mesma forma, foi feita no curso de Engenharia de Software, no segundo período de 2020, também na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Nos resultados foi possível concluir que a abordagem colaborativa, possibilitou uma redução nos números de não aprovados, além disso, constatamos que nossa abordagem contribui para a aprendizagem dos conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 2022-01-31T20:54:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Jhonata Moraes dos. Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral, 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8661 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Jhonata Moraes dos. Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral, 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732047813476352 |