Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jhonata Moraes dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8519502205327634
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8661
Resumo: A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral é uma das disciplinas com uma das mais elevadas taxas de não aprovação, devido a esta elevada taxa, tem-se buscado novas metodologias e teorias para que se possa ter uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa se propões a investigar a intervenção metodológica em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para tal, foi usado a aprendizagem colaborativa pelo seu potencial de promover uma aprendizagem mais ativa por meio do estímulo. Utilizamos como referência a teoria histórico-cultural de Vygotsky na perspectiva de fundamentar o processo de interação feita pelo grupo, monitor e professor em relação ao processo de aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, o método que foi usado é o estudo de caso. Para a análise de dados usamos as técnicas de a análise de conteúdo de Bardin, análise de conteúdo é uma técnica de análise das comunicações, que irá analisar o que foi dito nas entrevistas, nos questionários ou observado pelo pesquisador. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Amazonas, no curso de Engenharia da Computação, no primeiro período de 2020, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Da mesma forma, foi feita no curso de Engenharia de Software, no segundo período de 2020, também na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Nos resultados foi possível concluir que a abordagem colaborativa, possibilitou uma redução nos números de não aprovados, além disso, constatamos que nossa abordagem contribui para a aprendizagem dos conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral.
id UFAM_96d2bec398b1baa2edf5582c9234025e
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8661
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integralA collaborative approach to differential calculus teaching and integralCálculo diferencial - Ensino - MetodologiaCIENCIAS EXATAS E DA TERRACálculo diferencial e integralNão aprovaçãoAprendizagem colaborativaIntervenção metodológicaA disciplina de Cálculo Diferencial e Integral é uma das disciplinas com uma das mais elevadas taxas de não aprovação, devido a esta elevada taxa, tem-se buscado novas metodologias e teorias para que se possa ter uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa se propões a investigar a intervenção metodológica em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para tal, foi usado a aprendizagem colaborativa pelo seu potencial de promover uma aprendizagem mais ativa por meio do estímulo. Utilizamos como referência a teoria histórico-cultural de Vygotsky na perspectiva de fundamentar o processo de interação feita pelo grupo, monitor e professor em relação ao processo de aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, o método que foi usado é o estudo de caso. Para a análise de dados usamos as técnicas de a análise de conteúdo de Bardin, análise de conteúdo é uma técnica de análise das comunicações, que irá analisar o que foi dito nas entrevistas, nos questionários ou observado pelo pesquisador. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Amazonas, no curso de Engenharia da Computação, no primeiro período de 2020, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Da mesma forma, foi feita no curso de Engenharia de Software, no segundo período de 2020, também na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Nos resultados foi possível concluir que a abordagem colaborativa, possibilitou uma redução nos números de não aprovados, além disso, constatamos que nossa abordagem contribui para a aprendizagem dos conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral.The Differential and Integral Calculus subject is one of the subjects with one of the highest non-approval rates, due to this high rate, new methodologies and theories have been sought in order to improve the teaching and learning process. Thus, this research proposes to investigate the methodological intervention in a discipline of Differential and Integral Calculus. To this end, collaborative learning was used for its potential to promote more active learning through stimulation. We used Vygotsky’s cultural-historical theory as a reference in the perspective of supporting the process of interaction made by the group, monitor and teacher in relation to the learning process. The research has a qualitative and quantitative approach, the method that was used is the case study. For data analysis we used Bardin’s content analysis techniques, content analysis is a communication analysis technique, which will analyze what was said in interviews, in questionnaires or observed by the researcher. The research was carried out at the Federal University of Amazonas, in the Computer Engineering course, in the first period of 2020, in the Differential and Integral Calculus I discipline. Likewise, it was carried out in the Software Engineering course, in the second period of 2020 , also in the Differential and Integral Calculus I course. In the results it was possible to conclude that the collaborative approach allowed a reduction in the numbers of non-approved, in addition, we found that our approach contributes to the learning of the contents of Differential and Integral Calculus.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaOliveira, Disney Douglas de Limahttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353Feitosa, Francisco Eteval da SilvaSilva, Roberto Cristóvão MesquitaSantos, Jhonata Moraes doshttp://lattes.cnpq.br/85195022053276342022-01-31T20:54:14Z2021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Jhonata Moraes dos. Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral, 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8661porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-02-01T05:03:36Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8661Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-02-01T05:03:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral
A collaborative approach to differential calculus teaching and integral
title Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral
spellingShingle Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral
Santos, Jhonata Moraes dos
Cálculo diferencial - Ensino - Metodologia
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Cálculo diferencial e integral
Não aprovação
Aprendizagem colaborativa
Intervenção metodológica
title_short Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral
title_full Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral
title_fullStr Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral
title_full_unstemmed Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral
title_sort Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral
author Santos, Jhonata Moraes dos
author_facet Santos, Jhonata Moraes dos
http://lattes.cnpq.br/8519502205327634
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8519502205327634
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Disney Douglas de Lima
http://lattes.cnpq.br/0809035825922353
Feitosa, Francisco Eteval da Silva
Silva, Roberto Cristóvão Mesquita
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jhonata Moraes dos
http://lattes.cnpq.br/8519502205327634
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo diferencial - Ensino - Metodologia
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Cálculo diferencial e integral
Não aprovação
Aprendizagem colaborativa
Intervenção metodológica
topic Cálculo diferencial - Ensino - Metodologia
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Cálculo diferencial e integral
Não aprovação
Aprendizagem colaborativa
Intervenção metodológica
description A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral é uma das disciplinas com uma das mais elevadas taxas de não aprovação, devido a esta elevada taxa, tem-se buscado novas metodologias e teorias para que se possa ter uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa se propões a investigar a intervenção metodológica em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para tal, foi usado a aprendizagem colaborativa pelo seu potencial de promover uma aprendizagem mais ativa por meio do estímulo. Utilizamos como referência a teoria histórico-cultural de Vygotsky na perspectiva de fundamentar o processo de interação feita pelo grupo, monitor e professor em relação ao processo de aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, o método que foi usado é o estudo de caso. Para a análise de dados usamos as técnicas de a análise de conteúdo de Bardin, análise de conteúdo é uma técnica de análise das comunicações, que irá analisar o que foi dito nas entrevistas, nos questionários ou observado pelo pesquisador. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Amazonas, no curso de Engenharia da Computação, no primeiro período de 2020, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Da mesma forma, foi feita no curso de Engenharia de Software, no segundo período de 2020, também na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Nos resultados foi possível concluir que a abordagem colaborativa, possibilitou uma redução nos números de não aprovados, além disso, constatamos que nossa abordagem contribui para a aprendizagem dos conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
2022-01-31T20:54:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Jhonata Moraes dos. Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral, 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8661
identifier_str_mv SANTOS, Jhonata Moraes dos. Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral, 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732047813476352