Importância das estratégias didáticas na construção de modelos mentais na aprendizagem de conceitos em eletroquímica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Danielle de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8763771065591083, https://orcid.org/0000-0001-8309-7917
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8449
Resumo: IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS MENTAIS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS EM ELETROQUÍMICA – A presente pesquisa insere-se como um estudo sobre a aprendizagem de conceitos científicos na Físico-Química, particularmente, sobre o conteúdo de Eletroquímica abordado no Ensino Médio. O estudo buscou compreender as representações mentais que os estudantes têm sobre os conceitos científicos, sendo este tipo de estudo uma das tendências das pesquisas no Ensino de Ciências a partir dos anos 90 do século passado. Estudar as representações mentais permite compreender como o sujeito constrói, modifica e aplica esses conceitos, além de possibilitar a análise da proximidade destes com os conceitos científicos. Os Modelos Mentais dos estudantes mostram-se como importantes representações singulares, com significados que preservam uma série de informações relacionadas a episódios que acontecem na sala de aula, dentre estes, a aprendizagem de conceitos, sendo estes associados, diferenciados, construídos e reconstruídos para aprendizagem do conhecimento científico. Com isso, surge a questão “Quais aprendizagens, relativas ao conteúdo de Eletroquímica, são favorecidas quando utilizadas situações didáticas que possibilitam a construção de Modelos Mentais?”. Assim, o objetivo desta pesquisa consistiu na investigação dos Modelos Mentais dos estudantes da 2ª Série do Ensino Médio acerca dos conceitos abordados em Eletroquímica, analisando como estes modelos interferem e/ou contribuem na aprendizagem. Para isso, foram analisados Modelos Didáticos relacionados ao conteúdo de Eletroquímica nos Livros Didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2015 e buscou-se reconhecer na fala dos Professores de Química se o Livro Didático era utilizado por eles e por seus estudantes, tal como identificar os conteúdos de Físico-química de maior dificuldade de aprendizagem dos estudantes. Seguidamente levantou-se os Conhecimentos Prévios e os Modelos Mentais dos estudantes sobre Eletroquímica. Esta é uma Pesquisa Qualitativa e os instrumentos e registros utilizados na coleta de dados foram protocolo de análise do Livro Didático; entrevistas semiestruturadas com os professores; entrevistas semiestruturadas com representantes dos grupos de estudantes e questionários mistos e situações didáticas pautadas na Teoria dos Modelos Mentais, sendo estas registradas por recurso audiovisual e diário de campo. Na organização e análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise Textual Discursiva consistindo na unitarização, categorização e na construção de metatextos, comunicação, auxiliada com gráficos e dados tabelados. Os resultados obtidos a partir dos Livros Didáticos e da entrevista com os professores de Físico-química foram analisados na perspectiva de identificar e compreender os possíveis Modelos Didáticos que norteiam a (re) construção dos Modelos Mentais dos estudantes. Os resultados obtidos a partir da análise dos Livros Didáticos mostram um quantitativo expressivo de Modelos Didáticos, não sendo observada certa correlação entre as três dimensões do conhecimento químico em todas as obras analisadas limitando o aprendizado de conceitos eletroquímicos. Quanto aos Modelos Didáticos dos professores de Química, observou-se dificuldades na elaboração de estratégias didáticas diversificadas e que relacionam dificuldades no aprendizado de química a falta de domínio da língua portuguesa e da matemática. E, a análise dos Modelos Mentais dos estudantes mostrou aproximações aos Modelos Conceituais de Oxirredução favorecidas pelas diversas estratégias didáticas utilizadas ao longo dos encontros.
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Estudar as representações mentais permite compreender como o sujeito constrói, modifica e aplica esses conceitos, além de possibilitar a análise da proximidade destes com os conceitos científicos. Os Modelos Mentais dos estudantes mostram-se como importantes representações singulares, com significados que preservam uma série de informações relacionadas a episódios que acontecem na sala de aula, dentre estes, a aprendizagem de conceitos, sendo estes associados, diferenciados, construídos e reconstruídos para aprendizagem do conhecimento científico. Com isso, surge a questão “Quais aprendizagens, relativas ao conteúdo de Eletroquímica, são favorecidas quando utilizadas situações didáticas que possibilitam a construção de Modelos Mentais?”. Assim, o objetivo desta pesquisa consistiu na investigação dos Modelos Mentais dos estudantes da 2ª Série do Ensino Médio acerca dos conceitos abordados em Eletroquímica, analisando como estes modelos interferem e/ou contribuem na aprendizagem. Para isso, foram analisados Modelos Didáticos relacionados ao conteúdo de Eletroquímica nos Livros Didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2015 e buscou-se reconhecer na fala dos Professores de Química se o Livro Didático era utilizado por eles e por seus estudantes, tal como identificar os conteúdos de Físico-química de maior dificuldade de aprendizagem dos estudantes. Seguidamente levantou-se os Conhecimentos Prévios e os Modelos Mentais dos estudantes sobre Eletroquímica. Esta é uma Pesquisa Qualitativa e os instrumentos e registros utilizados na coleta de dados foram protocolo de análise do Livro Didático; entrevistas semiestruturadas com os professores; entrevistas semiestruturadas com representantes dos grupos de estudantes e questionários mistos e situações didáticas pautadas na Teoria dos Modelos Mentais, sendo estas registradas por recurso audiovisual e diário de campo. Na organização e análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise Textual Discursiva consistindo na unitarização, categorização e na construção de metatextos, comunicação, auxiliada com gráficos e dados tabelados. Os resultados obtidos a partir dos Livros Didáticos e da entrevista com os professores de Físico-química foram analisados na perspectiva de identificar e compreender os possíveis Modelos Didáticos que norteiam a (re) construção dos Modelos Mentais dos estudantes. Os resultados obtidos a partir da análise dos Livros Didáticos mostram um quantitativo expressivo de Modelos Didáticos, não sendo observada certa correlação entre as três dimensões do conhecimento químico em todas as obras analisadas limitando o aprendizado de conceitos eletroquímicos. Quanto aos Modelos Didáticos dos professores de Química, observou-se dificuldades na elaboração de estratégias didáticas diversificadas e que relacionam dificuldades no aprendizado de química a falta de domínio da língua portuguesa e da matemática. E, a análise dos Modelos Mentais dos estudantes mostrou aproximações aos Modelos Conceituais de Oxirredução favorecidas pelas diversas estratégias didáticas utilizadas ao longo dos encontros.IMPORTANCE OF TEACHING STRATEGIES IN THE CONSTRUCTION OF MENTAL MODELS IN LEARNING CONCEPTS IN ELECTROCHEMISTRY - This research is part of a study on the learning of scientific concepts in Physics-Chemistry, particularly on the content of Electrochemistry addressed in High School. The study sought to understand the mental representations that students have about scientific concepts, this type of study being one of the research trends in Science Education from the nineties of the last century. Studying mental representations allows us to understand how the subject constructs, modifies and applies these concepts, in addition to enabling the analysis of their proximity to scientific concepts. The Mental Models of the students show themselves as important singular representations, with meanings that preserve a series of information related to episodes that happen in the classroom, among them, the learning of concepts, which are associated, differentiated, constructed and reconstructed for abstraction. scientific knowledge. With this, the question arises “What learning, regarding the content of Electrochemistry, are favored when using didactic situations that enable the construction of Mental Models?”. Thus, the objective of this research consisted of investigating the Mental Models of and Grade High School students about the concepts covered in Electrochemistry, analyzing how these models interfere and / or contribute to learning. For that, Didactic Models were analyzed related to the content of Electrochemistry in Chemistry Textbooks approved by the National Textbook Program 2015 and sought to recognize in the speech of Chemistry Teachers if the Textbook was used by them and their students, as how to identify the Physicochemical contents of students' most difficult learning. Then, the students' Previous Knowledge and Mental Models about Electrochemistry were raised. This is a Qualitative Research and the instruments and records used in the data collection were the textbook analysis protocol; semi-structured interviews with teachers; semi structured interviews with representatives of student groups and also mixed questionnaires and didactic situations based on the Theory of Mental Models, these being recorded by audiovisual resource and field diary. In the organization and analysis of the data, the Discursive Textual Analysis technique was used, consisting of the unitarization, categorization and construction of metatexts, communication, aided by graphs and tabulated data. The results obtained from the Didactic Books and the interview with the teachers of Physical Chemistry were analyzed in the perspective of identifying and understanding the possible Didactic Models that guide the (re) construction of the Mental Models of the students. The results obtained from the analysis of the Didactic Books show an expressive amount of Didactic Models, not being observed a certain correlation between the three dimensions of chemical knowledge in all the analyzed works, limiting the learning of electrochemical concepts. In relation to the Didactic Models expressed by the Chemistry teachers, the presence of the Traditional Model was strongly observed, although some participants of the research emphasize the valuation of methodological elements of teaching and learning as contextualization and interdisciplinarity. And, the analysis of the Mental Models of the students showed similarities to the Conceptual Models of Oxirreduction favored by the several didactic strategies used throughout the meetings.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em QuímicaFarias, Sidilene Aquino dehttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984Francisco Junior, Wilmo Ernestohttp://lattes.cnpq.br/7813504265082078Azevedo, Rosa Oliveira Marinshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861Ferreira, Luiz Henriquehttp://lattes.cnpq.br/4819009378941531Vieira, Danielle de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8763771065591083https://orcid.org/0000-0001-8309-79172021-09-16T16:25:30Z2020-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVIEIRA, Danielle de Oliveira. 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