Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Angela Cecília Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/873
Resumo: Relatamos uma investigação direcionada aos discursos ocorridos com os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no bairro de Santo Amaro/Recife-PE, apresentando como objetivo analisar o tema biossensor como proposta didática complementar ao ensino de eletroquímica. Para tanto, foi elaborada uma sequência de atividades envolvendo diagnose, aula expositiva, e dialogada, experimentação, contextualização e problematização. Resultados mostraram que é possível trabalhar com o tema biossensor no ensino médio para estimular os alunos e alunas a usarem o conhecimento científico. Os alunos(as) que apresentaram dificuldades em compreender os conceitos químicos de oxidação/redução e pilha após as estratégias didáticas utilizadas é um resultado que é aceitável, pois os conteúdos que envolvem os princípios da eletroquímica têm sido frequentemente apontado por professores e estudantes do ensino médio como um dos assuntos que representa grandes dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Devido ao bom desempenho dos alunos que se dispuseram a participar desta pesquisa, podemos considerar que a proposta mostrou ser uma estratégia útil para a produção de respostas e explicações sobre o conhecimento dos princípios da eletroquímica. Mesmo para os alunos que não alcançaram a compreensão deste conteúdo, os resultados sinalizaram que ações como esta podem constituir uma ferramenta que auxilia aos alunos e alunas na tomada da consciência sobre o modo como compreendem as dificuldades que envolvem os conceitos da eletroquímica ao não saber solucionar as questões propostas.
id UFRPE_845b6b3c8a3431be300fdf05a4cbabb3
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/873
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimicaEletroquímica - Estudo e ensinoDidáticaQuímica (Ensino médio)Relatamos uma investigação direcionada aos discursos ocorridos com os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no bairro de Santo Amaro/Recife-PE, apresentando como objetivo analisar o tema biossensor como proposta didática complementar ao ensino de eletroquímica. Para tanto, foi elaborada uma sequência de atividades envolvendo diagnose, aula expositiva, e dialogada, experimentação, contextualização e problematização. Resultados mostraram que é possível trabalhar com o tema biossensor no ensino médio para estimular os alunos e alunas a usarem o conhecimento científico. Os alunos(as) que apresentaram dificuldades em compreender os conceitos químicos de oxidação/redução e pilha após as estratégias didáticas utilizadas é um resultado que é aceitável, pois os conteúdos que envolvem os princípios da eletroquímica têm sido frequentemente apontado por professores e estudantes do ensino médio como um dos assuntos que representa grandes dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Devido ao bom desempenho dos alunos que se dispuseram a participar desta pesquisa, podemos considerar que a proposta mostrou ser uma estratégia útil para a produção de respostas e explicações sobre o conhecimento dos princípios da eletroquímica. Mesmo para os alunos que não alcançaram a compreensão deste conteúdo, os resultados sinalizaram que ações como esta podem constituir uma ferramenta que auxilia aos alunos e alunas na tomada da consciência sobre o modo como compreendem as dificuldades que envolvem os conceitos da eletroquímica ao não saber solucionar as questões propostas.We report an investigation directed to the speeches that occurred as the students of the 3rd year of high school in a public school located in the neighborhood of Santo Amaro / Recife-PE, aiming to analyze the biosensor theme as a didactic proposal complementary to the teaching of electrochemistry. For that, a sequence of activities involving diagnosis, expository class, and dialogue, experimentation, contextualization and problematization were elaborated. Results showed that it is possible to work with the biosensor theme in high school to encourage students to use scientific knowledge. The students who presented difficulties in understanding the chemical concepts of oxidation / reduction and pile after didactic strategies used is a result that is acceptable because the contents involve the principles of electrochemistry have often been pointed out by teachers and high school students as one of the issues that represents great difficulties in the teaching-learning process. Due to the good performance of the students who were willing to participate in this research we can consider that the proposal proved to be a useful strategy for the production of answers and explanations about the knowledge of the principles of electrochemistry. Even for the students who did not reach the understanding of this content, the results indicated that actions like this can be a tool that helps the students to become aware of how they understand the difficulties involved in the concepts of electrochemistry issues.BrasilSouza, Sandra Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/4678692939311710Freitas, Kátia Cristina Silva dehttp://lattes.cnpq.br/5859266863241551Guerra, Angela Cecília Soares2019-04-08T20:37:28Z2019-04-08T20:37:28Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfGUERRA, Angela Cecília Soares. Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/873porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-05-30T14:19:11Zoai:dspace:123456789/873Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122019-05-30T14:19:11Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica
title Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica
spellingShingle Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica
Guerra, Angela Cecília Soares
Eletroquímica - Estudo e ensino
Didática
Química (Ensino médio)
title_short Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica
title_full Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica
title_fullStr Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica
title_full_unstemmed Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica
title_sort Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica
author Guerra, Angela Cecília Soares
author_facet Guerra, Angela Cecília Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Sandra Rodrigues de
http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
Freitas, Kátia Cristina Silva de
http://lattes.cnpq.br/5859266863241551
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Angela Cecília Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Eletroquímica - Estudo e ensino
Didática
Química (Ensino médio)
topic Eletroquímica - Estudo e ensino
Didática
Química (Ensino médio)
description Relatamos uma investigação direcionada aos discursos ocorridos com os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no bairro de Santo Amaro/Recife-PE, apresentando como objetivo analisar o tema biossensor como proposta didática complementar ao ensino de eletroquímica. Para tanto, foi elaborada uma sequência de atividades envolvendo diagnose, aula expositiva, e dialogada, experimentação, contextualização e problematização. Resultados mostraram que é possível trabalhar com o tema biossensor no ensino médio para estimular os alunos e alunas a usarem o conhecimento científico. Os alunos(as) que apresentaram dificuldades em compreender os conceitos químicos de oxidação/redução e pilha após as estratégias didáticas utilizadas é um resultado que é aceitável, pois os conteúdos que envolvem os princípios da eletroquímica têm sido frequentemente apontado por professores e estudantes do ensino médio como um dos assuntos que representa grandes dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Devido ao bom desempenho dos alunos que se dispuseram a participar desta pesquisa, podemos considerar que a proposta mostrou ser uma estratégia útil para a produção de respostas e explicações sobre o conhecimento dos princípios da eletroquímica. Mesmo para os alunos que não alcançaram a compreensão deste conteúdo, os resultados sinalizaram que ações como esta podem constituir uma ferramenta que auxilia aos alunos e alunas na tomada da consciência sobre o modo como compreendem as dificuldades que envolvem os conceitos da eletroquímica ao não saber solucionar as questões propostas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-08T20:37:28Z
2019-04-08T20:37:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUERRA, Angela Cecília Soares. Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/873
identifier_str_mv GUERRA, Angela Cecília Soares. Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277151662309376