Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alair Pereira da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5776314710751932
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8605
Resumo: O objetivo da dissertação é tecer as reflexões entre literatura e cinema. A pesquisa tem como corpus o conto Branca de Neve dos Irmãos Grimm, a animação fílmica Branca de Neve e os Sete Anões produzida pelos Studios Walt Disney e a releitura cinematográfica Branca de Neve e o Caçador do diretor Rupert Sanders. O capítulo I aborda os procedimentos para os estudos comparativos, literatura e cinema e suas relações, o processo das interartes no uso da intertextualidade, o processo criativo da adaptação e releitura de uma obra e o projeto literário dos Irmãos Grimm. O capítulo II aborda a ótica de teóricos acerca dos contos de fadas e a análise dos símbolos, como também significações desses elementos simbólicos presentes nas obras escolhidas para o estudo que foram transportadas de um gênero narrativo escrito para um gênero narrativo imagético. O capítulo III aborda o papel feminino na evolução dos contos de fadas, a amostragem dos mitos e arquétipos do conto da Branca de Neve, as narrativas que antecederam e sucederam a versão dos Irmãos Grimm e o processo de reificação da mulher nos contos que serão apresentados no decorrer do capítulo. O processo de adaptação cinematográfica de uma obra literária tem a perspectiva de trazer ao público o esclarecimento de que uma adaptação produzida a partir de uma narrativa escrita resulta na criação de nova obra. Essas versões adaptadas e releituras têm a intenção de levar ao público que aprecia cinema, a oportunidade de saber que toda criação é individual. Palavras-chave: Literatura. Cinema. Adaptação. Contos de fadas.
id UFAM_995038752f74cb1d2e2d2db64d45a69b
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8605
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficasContos de fadas - AnáliseLINGUISTICA, LETRAS E ARTESLiteraturaCinemaAdaptaçãoContos de fadasO objetivo da dissertação é tecer as reflexões entre literatura e cinema. A pesquisa tem como corpus o conto Branca de Neve dos Irmãos Grimm, a animação fílmica Branca de Neve e os Sete Anões produzida pelos Studios Walt Disney e a releitura cinematográfica Branca de Neve e o Caçador do diretor Rupert Sanders. O capítulo I aborda os procedimentos para os estudos comparativos, literatura e cinema e suas relações, o processo das interartes no uso da intertextualidade, o processo criativo da adaptação e releitura de uma obra e o projeto literário dos Irmãos Grimm. O capítulo II aborda a ótica de teóricos acerca dos contos de fadas e a análise dos símbolos, como também significações desses elementos simbólicos presentes nas obras escolhidas para o estudo que foram transportadas de um gênero narrativo escrito para um gênero narrativo imagético. O capítulo III aborda o papel feminino na evolução dos contos de fadas, a amostragem dos mitos e arquétipos do conto da Branca de Neve, as narrativas que antecederam e sucederam a versão dos Irmãos Grimm e o processo de reificação da mulher nos contos que serão apresentados no decorrer do capítulo. O processo de adaptação cinematográfica de uma obra literária tem a perspectiva de trazer ao público o esclarecimento de que uma adaptação produzida a partir de uma narrativa escrita resulta na criação de nova obra. Essas versões adaptadas e releituras têm a intenção de levar ao público que aprecia cinema, a oportunidade de saber que toda criação é individual. Palavras-chave: Literatura. Cinema. Adaptação. Contos de fadas.The objective of the dissertation is to weave reflections between literature and cinema. The research has as corpus the short story Snow White by the Brothers Grimm, the filmic animation Snow White and the Seven Dwarfs produced by Studios Walt Disney and the cinematographic retelling of Snow White and the Huntsman by director Rupert Sanders. Chapter I addresses the procedures for comparative studies, literature and cinema and their relationships, the process of the interarts in the use of intertextuality, the creative process of adapting and rereading a work and the literary project of the Brothers Grimm. Chapter II addresses the perspective of theorists about fairy tales and the analysis of symbols, as well as the meanings of these symbolic elements present in the works chosen for the study, which were transported from a written narrative genre to an imagetic narrative genre. Chapter III deals with the female role in the evolution of fairy tales, the sampling of the myths and archetypes of the Snow White tale, the narratives that preceded and followed the Brothers Grimm version and the process of reification of women in the tales that will be presented throughout the chapter. The process of film adaptation of a literary work has the perspective of bringing to the public the clarification that an adaptation produced from a written narrative results in the creation of a new work. These adapted and rereading versions are intended to give audiences who appreciate cinema the opportunity to know that every creation is individual. Keywords: Literature. Cinema. Adaptation. Fairy tales.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasSilva, Lajosyhttp://lattes.cnpq.br/4220995373459046Zucolo, Nícia Petrecelihttp://lattes.cnpq.br/4572857563677466Mabelini, Ecila Lira de Limahttp://lattes.cnpq.br/9322250665614094Silva, Alair Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/57763147107519322021-12-23T20:19:14Z2021-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegapplication/pdfSILVA, Alair Pereira da. Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos Irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas. 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas - Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-24T05:03:29Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-12-24T05:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas
title Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas
spellingShingle Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas
Silva, Alair Pereira da
Contos de fadas - Análise
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Literatura
Cinema
Adaptação
Contos de fadas
title_short Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas
title_full Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas
title_fullStr Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas
title_full_unstemmed Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas
title_sort Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas
author Silva, Alair Pereira da
author_facet Silva, Alair Pereira da
http://lattes.cnpq.br/5776314710751932
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5776314710751932
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Lajosy
http://lattes.cnpq.br/4220995373459046
Zucolo, Nícia Petreceli
http://lattes.cnpq.br/4572857563677466
Mabelini, Ecila Lira de Lima
http://lattes.cnpq.br/9322250665614094
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alair Pereira da
http://lattes.cnpq.br/5776314710751932
dc.subject.por.fl_str_mv Contos de fadas - Análise
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Literatura
Cinema
Adaptação
Contos de fadas
topic Contos de fadas - Análise
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Literatura
Cinema
Adaptação
Contos de fadas
description O objetivo da dissertação é tecer as reflexões entre literatura e cinema. A pesquisa tem como corpus o conto Branca de Neve dos Irmãos Grimm, a animação fílmica Branca de Neve e os Sete Anões produzida pelos Studios Walt Disney e a releitura cinematográfica Branca de Neve e o Caçador do diretor Rupert Sanders. O capítulo I aborda os procedimentos para os estudos comparativos, literatura e cinema e suas relações, o processo das interartes no uso da intertextualidade, o processo criativo da adaptação e releitura de uma obra e o projeto literário dos Irmãos Grimm. O capítulo II aborda a ótica de teóricos acerca dos contos de fadas e a análise dos símbolos, como também significações desses elementos simbólicos presentes nas obras escolhidas para o estudo que foram transportadas de um gênero narrativo escrito para um gênero narrativo imagético. O capítulo III aborda o papel feminino na evolução dos contos de fadas, a amostragem dos mitos e arquétipos do conto da Branca de Neve, as narrativas que antecederam e sucederam a versão dos Irmãos Grimm e o processo de reificação da mulher nos contos que serão apresentados no decorrer do capítulo. O processo de adaptação cinematográfica de uma obra literária tem a perspectiva de trazer ao público o esclarecimento de que uma adaptação produzida a partir de uma narrativa escrita resulta na criação de nova obra. Essas versões adaptadas e releituras têm a intenção de levar ao público que aprecia cinema, a oportunidade de saber que toda criação é individual. Palavras-chave: Literatura. Cinema. Adaptação. Contos de fadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-23T20:19:14Z
2021-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Alair Pereira da. Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos Irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas. 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas - Manaus (AM), 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8605
identifier_str_mv SILVA, Alair Pereira da. Literatura e cinema: a simbologia e a representatividade das personagens do conto de fadas Branca de Neve dos Irmãos Grimm e suas adaptações cinematográficas. 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas - Manaus (AM), 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732047092056064