Nos caminhos de Branca de Neve: um estudo sobre memória cultural e simbologia nos contos de fadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22350 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo compreender a formação do gênero conto de fadas literário, observando as questões sociais e culturais intrínsecas ao literário. A compreensão do processo de consolidação e institucionalização do gênero é interligada com a análise de contos que apresentam elementos de semelhança com a história “Branca de Neve e os Sete Anões”, publicada em 1812 pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. A partir deste conto é feito um trabalho de ‘rastreamento’, seguindo a pesquisa de Carlo Ginzburg (1989,1993), de demais contos que possuam elementos narrativos e símbolos semelhantes, dentre os quais foram selecionados contos de Giambattista Basile (1634), Laura Gozenbach (1870), Thomas F. Crane (1885) e Joseph Jacobs (1892), para compor o corpus desta dissertação. A partir da análise dos contos, buscou-se uma compreensão de como esse gênero consegue permanecer como um dos mais importantes do mundo, conforme o pensamento de Jack Zipes (2006). A análise também abrange a simbologia de Carl Jung (2013) presente em todos os contos selecionados, baseando-se na ideia de que os símbolos cumprem papéis essenciais na permanência do gênero conto de fadas nas sociedades. A utilização dos contos para fins de legitimação de identidade de um determinado povo também é bastante relevante. Assim, os trabalhos de Benedict Anderson (2006), Michael Pollak (1989, 1992) e Pierre Nora (1993) foram decisivos para o desenvolvimento de nossa análise. Por fim, esta pesquisa instiga um olhar diferente sobre o significado cultura, para que seja possível compreender o lugar dos contos de fadas nas sociedades atuais. |
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A partir deste conto é feito um trabalho de ‘rastreamento’, seguindo a pesquisa de Carlo Ginzburg (1989,1993), de demais contos que possuam elementos narrativos e símbolos semelhantes, dentre os quais foram selecionados contos de Giambattista Basile (1634), Laura Gozenbach (1870), Thomas F. Crane (1885) e Joseph Jacobs (1892), para compor o corpus desta dissertação. A partir da análise dos contos, buscou-se uma compreensão de como esse gênero consegue permanecer como um dos mais importantes do mundo, conforme o pensamento de Jack Zipes (2006). A análise também abrange a simbologia de Carl Jung (2013) presente em todos os contos selecionados, baseando-se na ideia de que os símbolos cumprem papéis essenciais na permanência do gênero conto de fadas nas sociedades. A utilização dos contos para fins de legitimação de identidade de um determinado povo também é bastante relevante. 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A partir deste conto é feito um trabalho de ‘rastreamento’, seguindo a pesquisa de Carlo Ginzburg (1989,1993), de demais contos que possuam elementos narrativos e símbolos semelhantes, dentre os quais foram selecionados contos de Giambattista Basile (1634), Laura Gozenbach (1870), Thomas F. Crane (1885) e Joseph Jacobs (1892), para compor o corpus desta dissertação. A partir da análise dos contos, buscou-se uma compreensão de como esse gênero consegue permanecer como um dos mais importantes do mundo, conforme o pensamento de Jack Zipes (2006). A análise também abrange a simbologia de Carl Jung (2013) presente em todos os contos selecionados, baseando-se na ideia de que os símbolos cumprem papéis essenciais na permanência do gênero conto de fadas nas sociedades. A utilização dos contos para fins de legitimação de identidade de um determinado povo também é bastante relevante. Assim, os trabalhos de Benedict Anderson (2006), Michael Pollak (1989, 1992) e Pierre Nora (1993) foram decisivos para o desenvolvimento de nossa análise. Por fim, esta pesquisa instiga um olhar diferente sobre o significado cultura, para que seja possível compreender o lugar dos contos de fadas nas sociedades atuais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porConto de fadasCulturaOralidadeSimbologia. MemóriaNos caminhos de Branca de Neve: um estudo sobre memória cultural e simbologia nos contos de fadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLarissaKarenRibeiroGomes_DISSERT.pdfLarissaKarenRibeiroGomes_DISSERT.pdfapplication/pdf1175994https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22350/1/LarissaKarenRibeiroGomes_DISSERT.pdf6e69950b0aa807be647ea6023a5a725fMD51TEXTLarissaKarenRibeiroGomes_DISSERT.pdf.txtLarissaKarenRibeiroGomes_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain266976https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22350/4/LarissaKarenRibeiroGomes_DISSERT.pdf.txt58cd55bbb274ccb90c6567ce83074d7fMD54THUMBNAILLarissaKarenRibeiroGomes_DISSERT.pdf.jpgLarissaKarenRibeiroGomes_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1948https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22350/5/LarissaKarenRibeiroGomes_DISSERT.pdf.jpgd448dfca00483d38d2330a13beab747aMD55123456789/223502017-11-02 16:19:08.005oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22350Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T19:19:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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