As inter-relações socioculturais na vida musical em Manaus na década de 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Lucyanne de Melo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6629182660970020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2267
Resumo: A presente dissertação faz a descrição e a análise da vida musical na cidade de Manaus na década de 1960. Foi uma década de mudanças políticas, econômicas e sociais no Brasil e no mundo, e a cidade de Manaus recebeu também, estas mudanças de acordo com seu espaço e sua história. O Jornal, o cinema e o rádio contribuíram para a definição dos espaços musicais, definindo os gostos e os comportamentos. As relações entre eles possibilitaram que a vida musical em Manaus tivesse um desenvolvimento significativo na formação artística e técnica do artista. O rádio e o cinema foram veículos preponderantes para a formação artística nesta época. As inter-relações existentes entre esses veículos motivaram muitos jovens a realizar dublagens nos clubes da cidade, o que levou a organização do Festival de Dublagem nos anos de 1965 e 1966. Evento que agitou a cidade de Manaus. Mobilizou os clubes e artistas e, teve como patrocinadores o comércio, as gravadoras e a Loja de Disco Novidades. As análises desta pesquisa tiveram como referencial teórico a tríade crítica de Theodor Adorno, quanto à indústria cultural: a escolha, a divulgação e o efeito. Esta tríade será visualizada e analisada criticamente, através do cotidiano da vida social e musical da cidade de Manaus dos anos de 1960. O Festival de Dublagem foi um evento articulado pelas gravadoras e a Loja de Discos que atuaram neste Festival com objetivos lucrativos. Entretanto, os artistas tinham conhecimento dos objetivos da indústria cultural em função do festival, mas também almejavam a sua fama e o seu reconhecimento. Consequentemente, o Festival de Dublagem foi uma alternativa econômica utilizada para divulgar as gravadoras e o comércio de discos, preconizou o gosto musical e a difusão da americanização cultural nos anos de 1960, em Manaus
id UFAM_9a8b838fb0289143546bf5ded8079286
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2267
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling As inter-relações socioculturais na vida musical em Manaus na década de 1960Música - ManausManaus na Década de 1960Música - História e críticaOUTROSA presente dissertação faz a descrição e a análise da vida musical na cidade de Manaus na década de 1960. Foi uma década de mudanças políticas, econômicas e sociais no Brasil e no mundo, e a cidade de Manaus recebeu também, estas mudanças de acordo com seu espaço e sua história. O Jornal, o cinema e o rádio contribuíram para a definição dos espaços musicais, definindo os gostos e os comportamentos. As relações entre eles possibilitaram que a vida musical em Manaus tivesse um desenvolvimento significativo na formação artística e técnica do artista. O rádio e o cinema foram veículos preponderantes para a formação artística nesta época. As inter-relações existentes entre esses veículos motivaram muitos jovens a realizar dublagens nos clubes da cidade, o que levou a organização do Festival de Dublagem nos anos de 1965 e 1966. Evento que agitou a cidade de Manaus. Mobilizou os clubes e artistas e, teve como patrocinadores o comércio, as gravadoras e a Loja de Disco Novidades. As análises desta pesquisa tiveram como referencial teórico a tríade crítica de Theodor Adorno, quanto à indústria cultural: a escolha, a divulgação e o efeito. Esta tríade será visualizada e analisada criticamente, através do cotidiano da vida social e musical da cidade de Manaus dos anos de 1960. O Festival de Dublagem foi um evento articulado pelas gravadoras e a Loja de Discos que atuaram neste Festival com objetivos lucrativos. Entretanto, os artistas tinham conhecimento dos objetivos da indústria cultural em função do festival, mas também almejavam a sua fama e o seu reconhecimento. Consequentemente, o Festival de Dublagem foi uma alternativa econômica utilizada para divulgar as gravadoras e o comércio de discos, preconizou o gosto musical e a difusão da americanização cultural nos anos de 1960, em ManausThis dissertation makes the description and analysis of musical life in the city of Manaus in the 1960s. It was a decade of political, economic and social developments in Brazil and worldwide, and the city of Manaus also received these changes according to your space and your story. Newspaper, radio and cinema helped define the musical spaces, defining tastes and behaviors. The relations between them allowed the musical life in Manaus had a significant development in artistic training and technical artist. The radio and cinema were predominant vehicles for artistic training at this time. The interrelationships between these vehicles have motivated many young people to perform voiceovers in the clubs of the city, which led to the organization of Dub Festival in 1965 and 1966. Event that shook the city of Manaus. Mobilized clubs and artists and sponsors was to trade, and the record store Hard News. The analysis of this research had the triad as a theoretical critique of Theodor Adorno, the culture industry as: choice, disclosure and effect. This triad will be displayed and analyzed critically, through everyday social life and musical city of Manaus-1960s. The Festival was an event Dubbing articulated by record labels and store discs that acted in this Festival with profit goals. However, the artists were aware of the objectives of the cultural industry due to the festival, but also aspired to fame and recognition. Consequently, the Festival was an economical alternative Dubbing used to publicize the record labels and trade, called the musical taste and dissemination of cultural Americanization in 1960 in ManausUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBRUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaBarros, Rosemara Staub dehttp://lattes.cnpq.br/2680914238480876Afonso, Lucyanne de Melohttp://lattes.cnpq.br/66291826609700202015-04-11T13:40:47Z2015-04-092012-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAFONSO, Lucyanne de Melo. As inter-relações socioculturais na vida musical em Manaus na década de 1960. 2012. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2267porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-13T05:03:26Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2267Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-13T05:03:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv As inter-relações socioculturais na vida musical em Manaus na década de 1960
title As inter-relações socioculturais na vida musical em Manaus na década de 1960
spellingShingle As inter-relações socioculturais na vida musical em Manaus na década de 1960
Afonso, Lucyanne de Melo
Música - Manaus
Manaus na Década de 1960
Música - História e crítica
OUTROS
title_short As inter-relações socioculturais na vida musical em Manaus na década de 1960
title_full As inter-relações socioculturais na vida musical em Manaus na década de 1960
title_fullStr As inter-relações socioculturais na vida musical em Manaus na década de 1960
title_full_unstemmed As inter-relações socioculturais na vida musical em Manaus na década de 1960
title_sort As inter-relações socioculturais na vida musical em Manaus na década de 1960
author Afonso, Lucyanne de Melo
author_facet Afonso, Lucyanne de Melo
http://lattes.cnpq.br/6629182660970020
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6629182660970020
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Rosemara Staub de
http://lattes.cnpq.br/2680914238480876
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Lucyanne de Melo
http://lattes.cnpq.br/6629182660970020
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Manaus
Manaus na Década de 1960
Música - História e crítica
OUTROS
topic Música - Manaus
Manaus na Década de 1960
Música - História e crítica
OUTROS
description A presente dissertação faz a descrição e a análise da vida musical na cidade de Manaus na década de 1960. Foi uma década de mudanças políticas, econômicas e sociais no Brasil e no mundo, e a cidade de Manaus recebeu também, estas mudanças de acordo com seu espaço e sua história. O Jornal, o cinema e o rádio contribuíram para a definição dos espaços musicais, definindo os gostos e os comportamentos. As relações entre eles possibilitaram que a vida musical em Manaus tivesse um desenvolvimento significativo na formação artística e técnica do artista. O rádio e o cinema foram veículos preponderantes para a formação artística nesta época. As inter-relações existentes entre esses veículos motivaram muitos jovens a realizar dublagens nos clubes da cidade, o que levou a organização do Festival de Dublagem nos anos de 1965 e 1966. Evento que agitou a cidade de Manaus. Mobilizou os clubes e artistas e, teve como patrocinadores o comércio, as gravadoras e a Loja de Disco Novidades. As análises desta pesquisa tiveram como referencial teórico a tríade crítica de Theodor Adorno, quanto à indústria cultural: a escolha, a divulgação e o efeito. Esta tríade será visualizada e analisada criticamente, através do cotidiano da vida social e musical da cidade de Manaus dos anos de 1960. O Festival de Dublagem foi um evento articulado pelas gravadoras e a Loja de Discos que atuaram neste Festival com objetivos lucrativos. Entretanto, os artistas tinham conhecimento dos objetivos da indústria cultural em função do festival, mas também almejavam a sua fama e o seu reconhecimento. Consequentemente, o Festival de Dublagem foi uma alternativa econômica utilizada para divulgar as gravadoras e o comércio de discos, preconizou o gosto musical e a difusão da americanização cultural nos anos de 1960, em Manaus
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-29
2015-04-11T13:40:47Z
2015-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AFONSO, Lucyanne de Melo. As inter-relações socioculturais na vida musical em Manaus na década de 1960. 2012. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2267
identifier_str_mv AFONSO, Lucyanne de Melo. As inter-relações socioculturais na vida musical em Manaus na década de 1960. 2012. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809731998935154688