Sob o signo da performatividade: discurso, ciência e jornalismo
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4723 |
Resumo: | Esta dissertação pretende mostrar como os capitais econômico (performatividade) e simbólico influenciam na migração do Discurso da Ciência (DC) para o Discurso da Divulgação Científica (DDC). Escolheu-se como metodologia a Análise do Discurso, de linha francesa. O corpus foi formado por quatro reportagens da revista comercial Superinteressante, referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e maio de 2009. O período foi determinado aleatoriamente. Utilizamos como hipótese a teoria do Agenda Setting como influenciadora do processo de migração do DC para o DDC. Partimos do pressuposto de que notícia é um fato ou uma ideia que interessa a um amplo número de leitores, bem como a objetividade jornalística no processo de produção da matéria. Isto é, notícia é o que os jornalistas acreditam que interessa ao público. Verificamos que nem tudo que está sendo discutido pela sociedade migrará para o DDC. Constatamos que a performatividade da notícia passa a ser um dos fatores principais desse processo, o qual pode se manifestar por meio de duas formas. A primeira é pelo capital econômico e a segunda pelo capital simbólico. O resultado é a alteração da formulação do Discurso da Divulgação Científica. |
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Sob o signo da performatividade: discurso, ciência e jornalismoDivulgação CientíficaAgenda SettingCapital EconômicoCapital SimbólicoScience CommunicationAgenda-SettingEconomic CapitalSymbolic CapitalCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃOEsta dissertação pretende mostrar como os capitais econômico (performatividade) e simbólico influenciam na migração do Discurso da Ciência (DC) para o Discurso da Divulgação Científica (DDC). Escolheu-se como metodologia a Análise do Discurso, de linha francesa. O corpus foi formado por quatro reportagens da revista comercial Superinteressante, referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e maio de 2009. O período foi determinado aleatoriamente. Utilizamos como hipótese a teoria do Agenda Setting como influenciadora do processo de migração do DC para o DDC. Partimos do pressuposto de que notícia é um fato ou uma ideia que interessa a um amplo número de leitores, bem como a objetividade jornalística no processo de produção da matéria. Isto é, notícia é o que os jornalistas acreditam que interessa ao público. Verificamos que nem tudo que está sendo discutido pela sociedade migrará para o DDC. Constatamos que a performatividade da notícia passa a ser um dos fatores principais desse processo, o qual pode se manifestar por meio de duas formas. A primeira é pelo capital econômico e a segunda pelo capital simbólico. O resultado é a alteração da formulação do Discurso da Divulgação Científica.This thesis aims to show how the economic capital (performativity) influence the migration of Science Discourse (SD) for the Science Communication Discourse (SCD). It was chosen the Discourse Analysis of French line methodology. The corpus was formed by four articles of trade magazine Superinteressante, for the months of January, February, March and May 2009. The period was randomly determined. We use the theory as a hypothesis of Agenda-Setting as influential in the process of migrating the SD for the SCD. We assume that news is a fact or an idea that interests a large number of readers as well as journalistic objectivity in the process of production of matter, that is, news is what journalists believe that interests the public. We verified that not everything that is being discussed by society migrate to SCD. We note that the performativity of news becomes one of main factors in this process, which can manifest through two ways. The first is by economic capital and the second by symbolic capital. The result is a change in formulation of Discourse on Science Communication.Não informadaUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoSouza, Sérgio Augusto Freire dehttp://lattes.cnpq.br/1010905812755398Pereira Filho, Luís Mansuêtohttp://lattes.cnpq.br/11339548388417522015-12-01T20:04:30Z2010-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA FILHO, Luís Mansuêto. Sob o signo da performatividade: discurso, ciência e jornalismo. 2010. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-04T12:32:59Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-04T12:32:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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Esta dissertação pretende mostrar como os capitais econômico (performatividade) e simbólico influenciam na migração do Discurso da Ciência (DC) para o Discurso da Divulgação Científica (DDC). Escolheu-se como metodologia a Análise do Discurso, de linha francesa. O corpus foi formado por quatro reportagens da revista comercial Superinteressante, referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e maio de 2009. O período foi determinado aleatoriamente. Utilizamos como hipótese a teoria do Agenda Setting como influenciadora do processo de migração do DC para o DDC. Partimos do pressuposto de que notícia é um fato ou uma ideia que interessa a um amplo número de leitores, bem como a objetividade jornalística no processo de produção da matéria. Isto é, notícia é o que os jornalistas acreditam que interessa ao público. Verificamos que nem tudo que está sendo discutido pela sociedade migrará para o DDC. Constatamos que a performatividade da notícia passa a ser um dos fatores principais desse processo, o qual pode se manifestar por meio de duas formas. A primeira é pelo capital econômico e a segunda pelo capital simbólico. O resultado é a alteração da formulação do Discurso da Divulgação Científica. |
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