Os custos de transação no Polo Industrial de Manaus e as organizações de suporte aduaneiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2469 |
Resumo: | Um dos grandes desafios do Amazonas é tentar reduzir os custos de transação incorridos pelas empresas quando estas vão ao mercado demandar serviços aduaneiros, isso porque este tipo de atividade produz impacto significativo na competitividade dos produtos do PIM. Assim, este estudo visa identificar e compreender as razões institucionais que não promovem celeridade no atendimento das demandas por serviços aduaneiros e fiscais no âmbito da economia de Manaus. A hipótese básica estabelece que o fator relacionado à burocracia sobrepõe-se ao infraestrutural. Especificamente, pretende-se: a) Identificar os principais fatores que influenciam o tempo de desembaraço de mercadorias no sistema aeroportuário; b) Identificar os principais fatores que influenciam o tempo de desembaraço de mercadorias no sistema portuário. O marco conceitual deste estudo assenta-se nos conceitos de Custos de Transação, Instituições e Crescimento Econômico, enfatizando que existem custos, além dos envolvidos diretamente com a produção, que influenciam na formação do custo total dos produtos, como excessiva carga tributária, processos burocráticos, corrupção, lacunas de infraestrutura, dentre outros ESPINO (1999). O método denominado Análise de Fatorial foi utilizado para sumarizar as variáveis tomadas para explicar o tempo necessário para desembaraço de mercadorias, agrupando-as em fatores. Conclui-se que no sistema aeroportuário os fatores que mais influenciam este tempo são o atendimento prestado pelos servidores e a burocracia dos órgãos intervenientes. Por outro lado, no sistema portuário, refutando a hipótese deste trabalho, a infraestrutura colocou-se como fator mais influenciador do tempo necessário à execução dos serviços aduaneiros. |
id |
UFAM_9b2c653bba859d81099c99d3afea51ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2469 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Os custos de transação no Polo Industrial de Manaus e as organizações de suporte aduaneiroPolítica aduaneiraPortos - InfraestruturaCrescimento Econômico - ManausSistemas aeroportuário - ManausTransaction CostsEconomic GrowthPorts and AirportsCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASUm dos grandes desafios do Amazonas é tentar reduzir os custos de transação incorridos pelas empresas quando estas vão ao mercado demandar serviços aduaneiros, isso porque este tipo de atividade produz impacto significativo na competitividade dos produtos do PIM. Assim, este estudo visa identificar e compreender as razões institucionais que não promovem celeridade no atendimento das demandas por serviços aduaneiros e fiscais no âmbito da economia de Manaus. A hipótese básica estabelece que o fator relacionado à burocracia sobrepõe-se ao infraestrutural. Especificamente, pretende-se: a) Identificar os principais fatores que influenciam o tempo de desembaraço de mercadorias no sistema aeroportuário; b) Identificar os principais fatores que influenciam o tempo de desembaraço de mercadorias no sistema portuário. O marco conceitual deste estudo assenta-se nos conceitos de Custos de Transação, Instituições e Crescimento Econômico, enfatizando que existem custos, além dos envolvidos diretamente com a produção, que influenciam na formação do custo total dos produtos, como excessiva carga tributária, processos burocráticos, corrupção, lacunas de infraestrutura, dentre outros ESPINO (1999). O método denominado Análise de Fatorial foi utilizado para sumarizar as variáveis tomadas para explicar o tempo necessário para desembaraço de mercadorias, agrupando-as em fatores. Conclui-se que no sistema aeroportuário os fatores que mais influenciam este tempo são o atendimento prestado pelos servidores e a burocracia dos órgãos intervenientes. Por outro lado, no sistema portuário, refutando a hipótese deste trabalho, a infraestrutura colocou-se como fator mais influenciador do tempo necessário à execução dos serviços aduaneiros.One of the great challenges of the Amazon is trying to reduce the transaction costs incurred by companies when they go to market demand customs services, that because this type of activity produces significant impact on the competitiveness of the products of PIM. Thus, this study aims to identify and understand the institutional reasons that do not promote celerity in attendance the demands for customs services and tax services within the economy of Manaus. The basic hypothesis states that the factor related to bureaucracy overlaps the infrastructural. Specifically, we intend to: a) Identify the main factors that influence the time of clearance of goods at the airport system; b) Identify the main factors that influence the time of clearance of goods at the port system. The conceptual framework of this study is based on the concepts of Transaction Costs, Institutions and Economic Growth, emphasizing that "there are costs in addition to the directly involved with the production, which influence the formation of the total cost of the product, such as excessive tax burden, processes bureaucratic corruption, gaps in infrastructure, among others "ESPINO (1999). The method known as Factorial Analysis was used to summarize the variable taken to account for the time required for clearance of goods, grouping them into factors. We conclude that the factors that influence this time in the airport system are the care provided by servers and bureaucracy of the intervening agencies. On the other hand, at the port system, refuting the hypothesis of this work, the infrastructure put up more as a factor influencing the time needed for implementation of customs services.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de Estudos SociaisBRUFAMPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento RegionalNascimento, Luiz Roberto Coelhohttp://lattes.cnpq.br/5393962026502758Silva, Caroline Regina Soares dahttp://lattes.cnpq.br/47064340324151082015-04-11T13:52:37Z2015-04-082012-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Caroline Regina Soares da. Os custos de transação no Polo Industrial de Manaus e as organizações de suporte aduaneiro. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-21T13:45:25Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-21T13:45:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os custos de transação no Polo Industrial de Manaus e as organizações de suporte aduaneiro |
title |
Os custos de transação no Polo Industrial de Manaus e as organizações de suporte aduaneiro |
spellingShingle |
Os custos de transação no Polo Industrial de Manaus e as organizações de suporte aduaneiro Silva, Caroline Regina Soares da Política aduaneira Portos - Infraestrutura Crescimento Econômico - Manaus Sistemas aeroportuário - Manaus Transaction Costs Economic Growth Ports and Airports CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Os custos de transação no Polo Industrial de Manaus e as organizações de suporte aduaneiro |
title_full |
Os custos de transação no Polo Industrial de Manaus e as organizações de suporte aduaneiro |
title_fullStr |
Os custos de transação no Polo Industrial de Manaus e as organizações de suporte aduaneiro |
title_full_unstemmed |
Os custos de transação no Polo Industrial de Manaus e as organizações de suporte aduaneiro |
title_sort |
Os custos de transação no Polo Industrial de Manaus e as organizações de suporte aduaneiro |
author |
Silva, Caroline Regina Soares da |
author_facet |
Silva, Caroline Regina Soares da http://lattes.cnpq.br/4706434032415108 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4706434032415108 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Luiz Roberto Coelho http://lattes.cnpq.br/5393962026502758 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Caroline Regina Soares da http://lattes.cnpq.br/4706434032415108 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política aduaneira Portos - Infraestrutura Crescimento Econômico - Manaus Sistemas aeroportuário - Manaus Transaction Costs Economic Growth Ports and Airports CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
Política aduaneira Portos - Infraestrutura Crescimento Econômico - Manaus Sistemas aeroportuário - Manaus Transaction Costs Economic Growth Ports and Airports CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Um dos grandes desafios do Amazonas é tentar reduzir os custos de transação incorridos pelas empresas quando estas vão ao mercado demandar serviços aduaneiros, isso porque este tipo de atividade produz impacto significativo na competitividade dos produtos do PIM. Assim, este estudo visa identificar e compreender as razões institucionais que não promovem celeridade no atendimento das demandas por serviços aduaneiros e fiscais no âmbito da economia de Manaus. A hipótese básica estabelece que o fator relacionado à burocracia sobrepõe-se ao infraestrutural. Especificamente, pretende-se: a) Identificar os principais fatores que influenciam o tempo de desembaraço de mercadorias no sistema aeroportuário; b) Identificar os principais fatores que influenciam o tempo de desembaraço de mercadorias no sistema portuário. O marco conceitual deste estudo assenta-se nos conceitos de Custos de Transação, Instituições e Crescimento Econômico, enfatizando que existem custos, além dos envolvidos diretamente com a produção, que influenciam na formação do custo total dos produtos, como excessiva carga tributária, processos burocráticos, corrupção, lacunas de infraestrutura, dentre outros ESPINO (1999). O método denominado Análise de Fatorial foi utilizado para sumarizar as variáveis tomadas para explicar o tempo necessário para desembaraço de mercadorias, agrupando-as em fatores. Conclui-se que no sistema aeroportuário os fatores que mais influenciam este tempo são o atendimento prestado pelos servidores e a burocracia dos órgãos intervenientes. Por outro lado, no sistema portuário, refutando a hipótese deste trabalho, a infraestrutura colocou-se como fator mais influenciador do tempo necessário à execução dos serviços aduaneiros. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-23 2015-04-11T13:52:37Z 2015-04-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Caroline Regina Soares da. Os custos de transação no Polo Industrial de Manaus e as organizações de suporte aduaneiro. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2469 |
identifier_str_mv |
SILVA, Caroline Regina Soares da. Os custos de transação no Polo Industrial de Manaus e as organizações de suporte aduaneiro. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais BR UFAM Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais BR UFAM Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732001188544512 |