A Pós-Graduação em Educação na Região Norte e a Capes : avaliação, indução e autoavaliação-planejamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Luciano Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0552452356488656, https://orcid.org/0000-0002-3192-3620
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9440
Resumo: A tese problematiza os processos concernentes à avaliação da pós-graduação stricto sensu a partir da Região Norte e das dificuldades regionais no processo de democratização deste nível de Educação em relação às demais regiões brasileiras. A pesquisa objetiva compreender os processos avaliativos que condicionam a oferta, o financiamento de bolsas e a indução de práticas internas com locus em programas de pós-graduação em Educação (PPGEs) na Região Norte. As questões, os conceitos e os resultados são perspectivados a partir do método hermenêutico-dialético, abordagem qualitativa, delineamentos documental e bibliográfico, informações de plataformas públicas e bibliográficas. O texto se organiza em duas seções, a primeira possui dois capítulos e discute a ação avaliativa; a segunda possui três capítulos e se volta à capacidade de indução da avaliação. No primeiro capítulo utilizamos a regulação, documentos e dados avaliativos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para caracterizar a avaliação dos PPGEs. O aval da agência para a acreditação dos cursos parece-nos menos importante em face da comparação de desempenho e estratificação de PPGs, operada com a participação de membros renomados da comunidade acadêmica em colegialidade, chegando-se a consequências e condições de credenciamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação. No segundo capítulo utilizamos dados avaliativos e a regratura da concessão de 2022 para demonstrar como ocorre a distribuição de bolsas derivada da avaliação dos PPGEs. O modelo vigente desde 2020 concilia consequências avaliativas a um critério social, que pode proporcionar maior subsídio à pós-graduação de regiões menos desenvolvidas. Sob este modelo os PPGEs passam a ter mais bolsas em comparação ao histórico de concessões desde 2009, mas a regratura das concessões é (re)criada anualmente, sem garantias de continuidade. No terceiro capítulo trabalhamos documentos da avaliação para identificar a capacidade indutora de autoavaliação-planejamento. Depreendemos que esta indução é estabelecida pelos critérios avaliativos da ficha de avaliação e que a autoavaliação-planejamento fora priorizada em um crescendo de 2010 a 2020, tanto em peso avaliativo, quanto na ênfase de documentos da área Educação. No quarto capítulo realizamos uma revisão integrativa de literatura sobre autoavaliação-planejamento da/na pós-graduação por meio de descritores e de pesquisa no título, combinando o uso da base Periódicos Capes ao Google Acadêmico. Utilizamos os descritores auto-avaliação (ou) autoavaliação (ou) avaliação interna (e) pós-graduação; self-evaluation (ou) self-assessment (ou) internal evaluation (e) graduate program; plan* (e) pós-graduação; plan* (e) graduate program. Na primeira busca consideramos artigos científicos publicados de 2017 a 2022 e na segunda busca também os demais tipos de publicação de 2011 a 2022. Analisamos 38 textos, do qual a maior parte é produção nacional e muito pautada pela regulação. No quinto e último capítulo, prescrutamos a autoavaliação-planejamento dos/nos PPGEs a partir dos Coletas Capes enviados em 2020. Identificamos uma consolidação da autoavaliação, já o planejamento segue incipiente, com poucas vinculações entre estes instrumentos e os da instituição. Contudo, a indução leva os PPGEs a se pautarem pela avaliação externa em uma concertação local-nacional. Nossa tese é de que a avaliação da pós-graduação opera com a participação da comunidade acadêmica sob um modelo de comparação de desempenho e estratificação dos programas, infligindo-lhes consequências, mas possibilita à Capes impulsionar a pós-graduação no Brasil pela avaliação. Desse modo, os resultados indicam que a avaliação expõe as fragilidades da pós-graduação em Educação na Região Norte em relação ao restante do país, mas aponta a falta de políticas públicas que assegurem investimento no processo de democratização da pós-graduação.
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As questões, os conceitos e os resultados são perspectivados a partir do método hermenêutico-dialético, abordagem qualitativa, delineamentos documental e bibliográfico, informações de plataformas públicas e bibliográficas. O texto se organiza em duas seções, a primeira possui dois capítulos e discute a ação avaliativa; a segunda possui três capítulos e se volta à capacidade de indução da avaliação. No primeiro capítulo utilizamos a regulação, documentos e dados avaliativos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para caracterizar a avaliação dos PPGEs. O aval da agência para a acreditação dos cursos parece-nos menos importante em face da comparação de desempenho e estratificação de PPGs, operada com a participação de membros renomados da comunidade acadêmica em colegialidade, chegando-se a consequências e condições de credenciamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação. No segundo capítulo utilizamos dados avaliativos e a regratura da concessão de 2022 para demonstrar como ocorre a distribuição de bolsas derivada da avaliação dos PPGEs. O modelo vigente desde 2020 concilia consequências avaliativas a um critério social, que pode proporcionar maior subsídio à pós-graduação de regiões menos desenvolvidas. Sob este modelo os PPGEs passam a ter mais bolsas em comparação ao histórico de concessões desde 2009, mas a regratura das concessões é (re)criada anualmente, sem garantias de continuidade. No terceiro capítulo trabalhamos documentos da avaliação para identificar a capacidade indutora de autoavaliação-planejamento. Depreendemos que esta indução é estabelecida pelos critérios avaliativos da ficha de avaliação e que a autoavaliação-planejamento fora priorizada em um crescendo de 2010 a 2020, tanto em peso avaliativo, quanto na ênfase de documentos da área Educação. No quarto capítulo realizamos uma revisão integrativa de literatura sobre autoavaliação-planejamento da/na pós-graduação por meio de descritores e de pesquisa no título, combinando o uso da base Periódicos Capes ao Google Acadêmico. Utilizamos os descritores auto-avaliação (ou) autoavaliação (ou) avaliação interna (e) pós-graduação; self-evaluation (ou) self-assessment (ou) internal evaluation (e) graduate program; plan* (e) pós-graduação; plan* (e) graduate program. Na primeira busca consideramos artigos científicos publicados de 2017 a 2022 e na segunda busca também os demais tipos de publicação de 2011 a 2022. Analisamos 38 textos, do qual a maior parte é produção nacional e muito pautada pela regulação. No quinto e último capítulo, prescrutamos a autoavaliação-planejamento dos/nos PPGEs a partir dos Coletas Capes enviados em 2020. Identificamos uma consolidação da autoavaliação, já o planejamento segue incipiente, com poucas vinculações entre estes instrumentos e os da instituição. Contudo, a indução leva os PPGEs a se pautarem pela avaliação externa em uma concertação local-nacional. Nossa tese é de que a avaliação da pós-graduação opera com a participação da comunidade acadêmica sob um modelo de comparação de desempenho e estratificação dos programas, infligindo-lhes consequências, mas possibilita à Capes impulsionar a pós-graduação no Brasil pela avaliação. Desse modo, os resultados indicam que a avaliação expõe as fragilidades da pós-graduação em Educação na Região Norte em relação ao restante do país, mas aponta a falta de políticas públicas que assegurem investimento no processo de democratização da pós-graduação.The thesis discusses the processes concerning the evaluation of the stricto sensu graduate courses from the North Region and its difficulties in the democratization process of this educational level in comparison to other Brazilian regions. The research aims to understand the evaluation processes that condition the offer, the funding of scholarships and the induction of internal practices with locus in graduate programs in Education (PPGEs) in the North Region. The questions, concepts and results are put into perspective from the hermeneutics-dialectics method, qualitative approach, documental and bibliographic outlines, information from public and bibliographic platforms. The text is organized into two sections, the first has two chapters and discusses the evaluative action; the second has three chapters and is focused on the induction capacity of the evaluation. In the first chapter, we use the regulation, documents and evaluative data from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) to characterize the evaluation of PPGEs. The agency's endorsement for the accreditation of courses seems secondary in comparison to the performance and stratification of graduate programs, performed with the participation of distinguished members of the academic community in collegiality, arriving at consequences and conditions for accreditation in the National System of Graduate Studies. In the second chapter, we used evaluative data and the 2022 grants rules to demonstrate how the distribution of scholarships derived from the evaluation of PPGEs occurs. The model used since 2020 conciliates evaluative consequences with social criteria, which can provide a greater subsidy to graduate studies in less developed regions. Under this model, the PPGEs get more scholarships compared to the history of grants since 2009, but the grant's rules are (re)created annually, with no guarantees of continuity. In the third chapter, we used evaluation documents to identify the induction capacity of self-evaluation planning. We deduce that this induction is established by the evaluative criteria of the evaluation form and that self-evaluation-planning had been prioritized in growth from 2010 to 2020, both in evaluative weight and emphasis in documents of the Education area. In the fourth chapter, we conducted an integrative literature review on self-assessment-planning of/in the graduate programs using descriptors and title searches, combining the use of the Periodicos Capes Database with Google Scholar. We used the descriptors auto-avaliação (or) autoavaliação (or) avaliação interna (and) pós-graduação; self-evaluation (or) self-assessment (or) internal evaluation (e) graduate program; plan* (and) pós-graduação; plan* (and) graduate program. In the first search, we considered scientific articles published from 2017 to 2022 and in the second search also the other types of publications from 2011 to 2022. We analyzed 38 texts, of which most are national productions and highly guided by the regulation. In the fifth and last chapter, we prescribe the self-assessment-planning of the PPGEs based on the Coleta Capes sent in 2020. We identified a consolidation of self-assessment, while planning is still incipient, with few links between these instruments and those of the institution. However, the induction leads the PPGEs to be guided by external evaluation in local-national concertation. Our thesis is that the graduate program evaluation operates with the participation of the academic community under a model of the programs' performance comparison and stratification, causing them consequences, but it enables Capes to boost graduate courses in Brazil through evaluation. Thus, the results indicate that the evaluation exposes the weaknesses of graduate courses in Education in the North Region concerning other parts of the country but points out the lack of public policies that ensure investment in the process of graduate studies democratization.FAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoGarcia, Fabiane Maiahttp://lattes.cnpq.br/0062882509525303Silva, Camila Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/3520518346076110Souza, Ângelo Ricardo dehttp://lattes.cnpq.br/2592903523310055Nunes, Claudio Pintohttp://lattes.cnpq.br/6979931694367304Magalhães, Luciano Santoshttp://lattes.cnpq.br/0552452356488656https://orcid.org/0000-0002-3192-36202023-06-29T17:32:02Z2023-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMAGALHÃES, Luciano Santos. A pós-graduação em educação na Região Norte e a Capes : avaliação, indução e autoavaliação-planejamento. 2023. 276 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9440porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-06-30T05:04:04Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9440Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-06-30T05:04:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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