O processo de produção do conhecimento nos PPGs de teologia: da institucionalização à inserção no sistema Capes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guindani, Evandro Ricardo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95654
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_4b25e9beba2ed5a8da681b58ed814391
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95654
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O processo de produção do conhecimento nos PPGs de teologia: da institucionalização à inserção no sistema CapesEducaçãoPós-graduaçãoBrasilUniversidades e faculdadesTeologiaPós-graduaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Nesta tese, o objetivo foi investigar as induções geradas pelo sistema de avaliação e fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos processos de produção de conhecimento dos Programas de Pós-graduação em Teologia (PPGTs). Problematizou-se a influência dos critérios de avaliação da Capes nos processos de produção do conhecimento no campo epistemológico da Teologia, tendo como aporte teórico o conceito de #campo# de Bourdieu. Para análise, foi realizado estudo de caso múltiplo em três Programas de Pós-graduação em Teologia com conceitos iguais ou superiores a cinco e que ofereciam cursos de mestrado e doutorado reconhecidos pelas suas igrejas # católica ou protestante #, em período anterior à inserção no sistema Capes. A metodologia envolveu entrevistas e coleta de dados em documentos disponibilizados pela Capes e pelos PPGTs. As entrevistas foram realizadas com dois grupos: dez pesquisadores da área da Teologia não vinculados aos PPGT em análise, com o objetivo de obter umolhar privilegiado sobre o campo de conhecimento teológico, e um segundo, composto por doze professores, quatro de cada PPGT em análise, sendo o critério de escolha: o tempo de vinculação ao PPGT; ter atuação antes e depois da inserção na Capes. A coleta de dados teve como base os documentos: fichas de avaliação dos PPGTs emitidas pela Capes; proposta dos PPGT em análise; produção docente e discente veiculada nos currículos lattes; análise das publicações nas revistas científicas dos PPGT pesquisados. Os resultados da pesquisa apontam que a inserção no Sistema de avaliação e fomento exigiu dos PPGTs mudanças, estruturais e epistemológicas, tais como: alterações nas linhas de pesquisa, nas teses e dissertações, bem como transformações nos tempos e meios de veiculação da produção docente. Foi constatado como um paradigma avaliativo pode afetar um determinado campo de conhecimento, causando uma inflexão epistemológica, principalmente quando os PPGTs buscam alcançar o topo do ranking do Sistema Capes. Há uma zona de tensão entre a produção do conhecimento religioso e as determinações indutoras do organismo de avaliação, regulação e financiamento da pós-graduação no Brasil. Há evidências de uma reconstrução e reconfiguração do campo de produção do conhecimento teológico nos Programas de Pósgraduação em Teologia analisados na busca de adaptação aos critérios de avaliação da Capes. Os entrevistados apontaram e analisaram os ganhos, perdas e embates decorrentes desse processoThe purpose of this thesis was to investigate the changes generated by the evaluation and finance system of the Coordination for Personnel Improvement in Higher Education (CAPES) in the processes of production of knowledge of graduate theology programs (PPGTs). It analyzed the influence of CAPES# evaluation criteria on the processes of knowledge production in the epistemological field of Theology. The theoretical support for the study was Bourdieu#s concept of #field.# A multiple case study was conducted at three graduate theology programs that received grades equal or higher than 5 and that offered masters and doctoral courses recognized by their churches # Catholic or Protestant # in a period previous to their insertion in the CAPES system. The methodology involved interviews and data collection from documents provided by Capes and by the graduate programs. The interviews were conducted with two groups. The first included 10 researchers from the field of Theology not linked to the graduate programs being studied, to obtain a good look at the theological field of knowledge. The second group was composed of 12 professors, four from each graduate program being analyzed. The criteria used to select the professors was the time of their relationship with the program and whether they had worked before and after the program#s insertion in the Capes system. The data collection was based on documents, including evaluation records of the graduate programs issued by Capes; the course proposal of the program being studied; the production of students and professors as indicated in the CAPES on-line data base (lattes); and an analysis of publications in scientific journals by the graduate programs being studied. The results of the research indicate that the insertion in the evaluation and financial support system required that the graduate programs make both structural and epistemological changes. These changes included: alterations in the research lines, in the theses and the dissertations, as well as transformations in the frequency and means of presentation of the work of the professors. It was found how an evaluative paradigm could affect a given field of knowledge, causing an epistemological inflection, mainly, when the graduate programs sought to reach the top of the Capes System ranking. There is a zone of tension between the production of religious knowledge and the inductive determinations of the agency responsible for evaluation, regulation and finance of graduate programs in Brazil. There is evidence of a reconstruction and reconfiguration of the field of production of theological knowledge in the graduate theology programs analyzed, as they sought to adapt to Capes# evaluation criteria. The people interviewed indicated and analyzed the gains, losses and conflicts related to this processFlorianópolis, SCBianchetti, LucídioQuartiero, Elisa MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaGuindani, Evandro Ricardo2012-10-26T04:30:46Z2012-10-26T04:30:46Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis273 p.| grafs.application/pdf299681http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95654porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T19:07:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95654Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T19:07:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de produção do conhecimento nos PPGs de teologia: da institucionalização à inserção no sistema Capes
title O processo de produção do conhecimento nos PPGs de teologia: da institucionalização à inserção no sistema Capes
spellingShingle O processo de produção do conhecimento nos PPGs de teologia: da institucionalização à inserção no sistema Capes
Guindani, Evandro Ricardo
Educação
Pós-graduação
Brasil
Universidades e faculdades
Teologia
Pós-graduação
title_short O processo de produção do conhecimento nos PPGs de teologia: da institucionalização à inserção no sistema Capes
title_full O processo de produção do conhecimento nos PPGs de teologia: da institucionalização à inserção no sistema Capes
title_fullStr O processo de produção do conhecimento nos PPGs de teologia: da institucionalização à inserção no sistema Capes
title_full_unstemmed O processo de produção do conhecimento nos PPGs de teologia: da institucionalização à inserção no sistema Capes
title_sort O processo de produção do conhecimento nos PPGs de teologia: da institucionalização à inserção no sistema Capes
author Guindani, Evandro Ricardo
author_facet Guindani, Evandro Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bianchetti, Lucídio
Quartiero, Elisa Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Guindani, Evandro Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pós-graduação
Brasil
Universidades e faculdades
Teologia
Pós-graduação
topic Educação
Pós-graduação
Brasil
Universidades e faculdades
Teologia
Pós-graduação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T04:30:46Z
2012-10-26T04:30:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 299681
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95654
identifier_str_mv 299681
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 273 p.| grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652267747803136