A evasão numa Licenciatura em Ciências Naturais sob efeito da forma de ingresso e de uma mudança curricular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6827 |
Resumo: | A taxa de evasão nos cursos de licenciatura em Ciências Naturais é um fator importante que agrava o problema da baixa oferta e crescente demanda de professores no ensino básico nesta área. As licenciaturas no Brasil enfrentam dificuldades como desvalorização da profissão, baixo status e condições ruins de trabalho, o que torna a concorrência baixa e aumenta a chance de ingresso de estudantes sem real interesse, o que tende a aumentar a evasão. Com a adesão das universidades federais ao Sistema de Seleção Unificado (SISU), muitos estudantes adotam a estratégia de escolha pelo curso de menor nota, e não pelo de real interesse, o que também pode contribuir para aumentar a evasão. O curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é um curso singular por seu currículo generalista e pelo ensino integrado das Ciências Naturais para o ensino fundamental e não está alheio a este cenário. Além da baixa concorrência para ingresso, o currículo generalista é atraente para aqueles que acreditam ser fácil migrar para outros cursos. Em 2010, além da adesão da UFAM ao SISU, houve uma reestruturação curricular no curso, que implantou o curso noturno, buscou fortalecer a identidade docente aumentando a carga horária de disciplinas pedagógicas e reforçou o caráter generalista com um melhor balanço nas cargas horárias de disciplinas de Biologia, Química e Física. O objetivo deste trabalho foi avaliar os fatores que influenciaram na evasão do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UFAM, com ênfase no efeito da forma de ingresso e da mudança do currículo ocorrida no ano de 2010. A base teórica utilizada foi o modelo de Robbins et al. (2004) pelo aspecto integrador, o que não exclui outros modelos, já que no estudo da evasão os modelos teóricos somam-se para entendimento do fenômeno. Como método, foi realizada uma análise quantitativa da variação temporal no ingresso e de fatores relacionados com a evasão a partir de dados coletados junto à Pró Reitoria de Ensino de Graduação. Posteriormente, foram sorteados entre estudantes que ingressaram no curso entre 2007 a 2012 possíveis participantes até se atingir o número de 32 voluntários e realizadas entrevistas semiestruturadas sobre a vivência acadêmica e motivos para permanecer ou evadir. As falas obtidas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultados, verificou-se que a mudança na forma de ingresso contribuiu significativamente para o aumento da evasão, diferente da mudança no currículo que não aparentou influenciar neste sentido. Cerca de 78% dos estudantes ingressaram no curso em função da nota insuficiente para o curso pretendido. Outros fatores relacionados com evasão foram sexo, idade, decepção com o curso, inadaptação, excesso de atividades, incompatibilidade com o trabalho, desmotivação, gravidez, perda familiar, greve e falta de professores. Para permanecer no curso, os motivos principais foram o envolvimento com o curso e a participação em programas institucionais. O trabalho finaliza com sugestões de combate à evasão no curso, como uma maior atenção ao apoio psicológico institucional e o fortalecimento dos programas institucionais. |
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A evasão numa Licenciatura em Ciências Naturais sob efeito da forma de ingresso e de uma mudança curricularCiências Naturais - LicenciaturaCurso superior - IngressoCurso superior - EvasãoDegree in Natural SciencesCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAA taxa de evasão nos cursos de licenciatura em Ciências Naturais é um fator importante que agrava o problema da baixa oferta e crescente demanda de professores no ensino básico nesta área. As licenciaturas no Brasil enfrentam dificuldades como desvalorização da profissão, baixo status e condições ruins de trabalho, o que torna a concorrência baixa e aumenta a chance de ingresso de estudantes sem real interesse, o que tende a aumentar a evasão. Com a adesão das universidades federais ao Sistema de Seleção Unificado (SISU), muitos estudantes adotam a estratégia de escolha pelo curso de menor nota, e não pelo de real interesse, o que também pode contribuir para aumentar a evasão. O curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é um curso singular por seu currículo generalista e pelo ensino integrado das Ciências Naturais para o ensino fundamental e não está alheio a este cenário. Além da baixa concorrência para ingresso, o currículo generalista é atraente para aqueles que acreditam ser fácil migrar para outros cursos. Em 2010, além da adesão da UFAM ao SISU, houve uma reestruturação curricular no curso, que implantou o curso noturno, buscou fortalecer a identidade docente aumentando a carga horária de disciplinas pedagógicas e reforçou o caráter generalista com um melhor balanço nas cargas horárias de disciplinas de Biologia, Química e Física. O objetivo deste trabalho foi avaliar os fatores que influenciaram na evasão do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UFAM, com ênfase no efeito da forma de ingresso e da mudança do currículo ocorrida no ano de 2010. A base teórica utilizada foi o modelo de Robbins et al. (2004) pelo aspecto integrador, o que não exclui outros modelos, já que no estudo da evasão os modelos teóricos somam-se para entendimento do fenômeno. Como método, foi realizada uma análise quantitativa da variação temporal no ingresso e de fatores relacionados com a evasão a partir de dados coletados junto à Pró Reitoria de Ensino de Graduação. Posteriormente, foram sorteados entre estudantes que ingressaram no curso entre 2007 a 2012 possíveis participantes até se atingir o número de 32 voluntários e realizadas entrevistas semiestruturadas sobre a vivência acadêmica e motivos para permanecer ou evadir. As falas obtidas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultados, verificou-se que a mudança na forma de ingresso contribuiu significativamente para o aumento da evasão, diferente da mudança no currículo que não aparentou influenciar neste sentido. Cerca de 78% dos estudantes ingressaram no curso em função da nota insuficiente para o curso pretendido. Outros fatores relacionados com evasão foram sexo, idade, decepção com o curso, inadaptação, excesso de atividades, incompatibilidade com o trabalho, desmotivação, gravidez, perda familiar, greve e falta de professores. Para permanecer no curso, os motivos principais foram o envolvimento com o curso e a participação em programas institucionais. O trabalho finaliza com sugestões de combate à evasão no curso, como uma maior atenção ao apoio psicológico institucional e o fortalecimento dos programas institucionais.Drop-out rate in high school courses in Natural Sciences aggravates the problem of the low availability of teachers in contrast with an increasing demand in basic education in the area mentioned earlier. Graduates in Brazil face difficulties such as devaluation of the profession. Leading to low status and poor working conditions making concurrence low and increasing the chance of students assign without real interest also tends to increase students drop-out. With the adhesion of federal universities to the Sistema de Seleção Unificado-SISU (Unified Selection System) many students adopt the strategy of choosing the lowest graded course, not the one of real interest, which can also contribute to increase avoidance. The course of Natural Sciences in the Universidade Federal do Amazonas-UFAM (Federal University of Amazonas) is a unique for its general curriculum and integrates the teaching of Natural Sciences for elementary education and it is not out the depreciation courses scenario. In addition to the low concurrence for admission, the general curriculum is appealing to those who believe it is easy to migrate to other courses. In 2010 in addition to UFAM´s adherence to SISU there was a restructure in the curriculum of the course that implemented the course at night. The goal was to strengthen the teaching identity by increasing the teaching time and reinforcing the generalist character with a better balance in the disciplinary loads of Biology, Chemistry and Physics. The objective of this study was to evaluate the factors that influenced the graduation of undergraduate courses in Natural Sciences from UFAM, with emphasis on the effect of the form of admission and the change of curriculum occurred in the year 2010. The theoretical basis used was the Robbins model et al. (2004) for the integrative aspect, which does not exclude other models since in the study of drop-out the theoretical models were added to understand the phenomenon. As a method quantitative analysis of the temporal variation in admission and factors related to students drop-out was performed, based on data collected from the Pro Rectory of Undergraduate Teaching. Subsequently among students were drawn who entered the course between 2007 to 2012 possible participants until reaching the number of 32 volunteers and conducted semi-structured interviews on the academic experience and reasons to stay or evade. The statements obtained were analyzed in light of the Bardin Content Analysis (2016). It was verified that the change in the form of entrance contributed significantly to the increase of the drop-out, different from the change in the curriculum that does not seem to have influence in this sense. About 78% of the students entered the course due to insufficient grade for the intended course. Other factors related to avoidance were sex, age, and disappointment with the course, maladaptation, and excess of activities, incompatibility with work, demotivation, pregnancy, family loss, strike and lack of teachers. The main reasons for the permanence of the students were involvement with the course and participation in institutional programs. The work ends with suggestions to combat drop-out in the course, such as greater attention to institutional psychological support and strengthening of institutional programs.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaGasnier, Thierry Ray Jehlenhttp://lattes.cnpq.br/4516956326681680Ferreira, Rosilene Gomes da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3376667127204752Oliveira, Irlane Maia dehttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707Belchó, Ralkma Santoshttp://lattes.cnpq.br/41584698955313292018-12-21T13:43:03Z2018-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Ralkma Belchó. A evasão numa Licenciatura em Ciências Naturais sob efeito da forma de ingresso e de uma mudança curricular. 2018. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) -Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-12-22T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-12-22T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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A taxa de evasão nos cursos de licenciatura em Ciências Naturais é um fator importante que agrava o problema da baixa oferta e crescente demanda de professores no ensino básico nesta área. As licenciaturas no Brasil enfrentam dificuldades como desvalorização da profissão, baixo status e condições ruins de trabalho, o que torna a concorrência baixa e aumenta a chance de ingresso de estudantes sem real interesse, o que tende a aumentar a evasão. Com a adesão das universidades federais ao Sistema de Seleção Unificado (SISU), muitos estudantes adotam a estratégia de escolha pelo curso de menor nota, e não pelo de real interesse, o que também pode contribuir para aumentar a evasão. O curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é um curso singular por seu currículo generalista e pelo ensino integrado das Ciências Naturais para o ensino fundamental e não está alheio a este cenário. Além da baixa concorrência para ingresso, o currículo generalista é atraente para aqueles que acreditam ser fácil migrar para outros cursos. Em 2010, além da adesão da UFAM ao SISU, houve uma reestruturação curricular no curso, que implantou o curso noturno, buscou fortalecer a identidade docente aumentando a carga horária de disciplinas pedagógicas e reforçou o caráter generalista com um melhor balanço nas cargas horárias de disciplinas de Biologia, Química e Física. O objetivo deste trabalho foi avaliar os fatores que influenciaram na evasão do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UFAM, com ênfase no efeito da forma de ingresso e da mudança do currículo ocorrida no ano de 2010. A base teórica utilizada foi o modelo de Robbins et al. (2004) pelo aspecto integrador, o que não exclui outros modelos, já que no estudo da evasão os modelos teóricos somam-se para entendimento do fenômeno. Como método, foi realizada uma análise quantitativa da variação temporal no ingresso e de fatores relacionados com a evasão a partir de dados coletados junto à Pró Reitoria de Ensino de Graduação. Posteriormente, foram sorteados entre estudantes que ingressaram no curso entre 2007 a 2012 possíveis participantes até se atingir o número de 32 voluntários e realizadas entrevistas semiestruturadas sobre a vivência acadêmica e motivos para permanecer ou evadir. As falas obtidas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultados, verificou-se que a mudança na forma de ingresso contribuiu significativamente para o aumento da evasão, diferente da mudança no currículo que não aparentou influenciar neste sentido. Cerca de 78% dos estudantes ingressaram no curso em função da nota insuficiente para o curso pretendido. Outros fatores relacionados com evasão foram sexo, idade, decepção com o curso, inadaptação, excesso de atividades, incompatibilidade com o trabalho, desmotivação, gravidez, perda familiar, greve e falta de professores. Para permanecer no curso, os motivos principais foram o envolvimento com o curso e a participação em programas institucionais. O trabalho finaliza com sugestões de combate à evasão no curso, como uma maior atenção ao apoio psicológico institucional e o fortalecimento dos programas institucionais. |
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