Etnomatemática e educação: contexto interdisciplinar da dinâmica da fronteira amazônica em uma comunidade do município Benjamin Constant na região do Alto Solimões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Hilton Marcos de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2618180088157333
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6256
Resumo: A escola indígena durante muito tempo desenvolveu uma prática pedagógica que objetivava levar os índios a abandonar sua cultura e sua língua, contribuindo para extinguir a diversidade étnica e cultural do Brasil. Através das lutas os povos indígenas conquistaram o direito de se manter como grupo étnico e cultural diferenciado. O estudo traz uma discussão sobre o processo e o contexto educativo regional desenvolvido na Escola Indígena Tikuna “Lauro Sodré”, situada no município de Benjamin Constant, Alto Solimões – AM. Este trabalho teve como objetivo central compreender a Etnomatemática numa perspectiva interdisciplinar na educação escolar indígena Ticuna na Região do Alto Solimões. Apresentar aspectos do cotidiano indígena que possam ser utilizados de forma interdisciplinar na educação escolar indígena Ticuna na comunidade de Lauro Sodré localizada no município de Benjamin Constant na Região do Alto Solimões. Identificar a Etnomatemática como um mecanismo capaz de habilitar docentes, discentes e comunitários a estreitarem a relação entre a escola e os conhecimentos tradicionais. Propor práticas pedagógicas que tenham em vista a Etnomatemática e a interdisciplinaridade na educação escolar indígena Ticuna. Para chegarmos ao objetivo proposto intencionamos responder a seguinte questão: a Etnomatemática pode ser pensada como uma metodologia numa perspectiva interdisciplinar na educação escolar indígena Ticuna na região do Alto Solimões? Na pesquisa definida como etnográfica, adotamos uma posição fenomenologia e hermenêutico-dialética e os dados levantados através de observações e entrevistas informais receberam uma abordagem qualitativa. Os dados levantados nos permitiram dizer que há significativos avanços no processo ensino/aprendizagem da escola indígena Lauro Sodré, como é o caso da: introdução no currículo das disciplinas: Língua Ticuna e da Arte e Cultura Indígena; formação de professores bilíngue; ensino desenvolvido por professores Ticuna da própria comunidade. Ao lado disso, alguns entraves de ordem interna e externa precisam ser superados para que a educação escolar indígena Ticuna se faça dentro de uma perspectiva interdisciplinar ou transformadora e, mesmo, dentro da perspectiva redentora encontrada nas falas dos sujeitos da pesquisa. Os primeiros passos foram dados, mas a caminhada, a nosso ver, ainda é muito longa. Nesse contexto poderão surgir ideias de propostas metodológicas de ensino de matemática que tenham em vista a Etnomatemática e a interdisciplinaridade no ensino básico a partir de uma visão interdisciplinar e sociocultural da educação escolar indígena que justifica pela relevância social e acadêmica, o projeto aqui apresentado.
id UFAM_a34ef32d96f7765efc3a2165b39e0c45
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6256
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Etnomatemática e educação: contexto interdisciplinar da dinâmica da fronteira amazônica em uma comunidade do município Benjamin Constant na região do Alto SolimõesEtnomatemáticaInterdisciplinaridadeEducação escolar IndígenaAlto SolimõesCIENCIAS HUMANASA escola indígena durante muito tempo desenvolveu uma prática pedagógica que objetivava levar os índios a abandonar sua cultura e sua língua, contribuindo para extinguir a diversidade étnica e cultural do Brasil. Através das lutas os povos indígenas conquistaram o direito de se manter como grupo étnico e cultural diferenciado. O estudo traz uma discussão sobre o processo e o contexto educativo regional desenvolvido na Escola Indígena Tikuna “Lauro Sodré”, situada no município de Benjamin Constant, Alto Solimões – AM. Este trabalho teve como objetivo central compreender a Etnomatemática numa perspectiva interdisciplinar na educação escolar indígena Ticuna na Região do Alto Solimões. Apresentar aspectos do cotidiano indígena que possam ser utilizados de forma interdisciplinar na educação escolar indígena Ticuna na comunidade de Lauro Sodré localizada no município de Benjamin Constant na Região do Alto Solimões. Identificar a Etnomatemática como um mecanismo capaz de habilitar docentes, discentes e comunitários a estreitarem a relação entre a escola e os conhecimentos tradicionais. Propor práticas pedagógicas que tenham em vista a Etnomatemática e a interdisciplinaridade na educação escolar indígena Ticuna. Para chegarmos ao objetivo proposto intencionamos responder a seguinte questão: a Etnomatemática pode ser pensada como uma metodologia numa perspectiva interdisciplinar na educação escolar indígena Ticuna na região do Alto Solimões? Na pesquisa definida como etnográfica, adotamos uma posição fenomenologia e hermenêutico-dialética e os dados levantados através de observações e entrevistas informais receberam uma abordagem qualitativa. Os dados levantados nos permitiram dizer que há significativos avanços no processo ensino/aprendizagem da escola indígena Lauro Sodré, como é o caso da: introdução no currículo das disciplinas: Língua Ticuna e da Arte e Cultura Indígena; formação de professores bilíngue; ensino desenvolvido por professores Ticuna da própria comunidade. Ao lado disso, alguns entraves de ordem interna e externa precisam ser superados para que a educação escolar indígena Ticuna se faça dentro de uma perspectiva interdisciplinar ou transformadora e, mesmo, dentro da perspectiva redentora encontrada nas falas dos sujeitos da pesquisa. Os primeiros passos foram dados, mas a caminhada, a nosso ver, ainda é muito longa. Nesse contexto poderão surgir ideias de propostas metodológicas de ensino de matemática que tenham em vista a Etnomatemática e a interdisciplinaridade no ensino básico a partir de uma visão interdisciplinar e sociocultural da educação escolar indígena que justifica pela relevância social e acadêmica, o projeto aqui apresentado.The indigenous school for a long time developed a pedagogical practice that aimed to lead the Indians to abandon their culture and their language, contributing to extinguish the ethnic and cultural diversity of Brazil. Through the struggles indigenous peoples have won the right to remain as a distinct ethnic and cultural group. The study presents a discussion about the process and the regional educational context developed in the Tikuna Indigenous School "Lauro Sodré", located in the municipality of Benjamin Constant, Alto Solimões - AM. This work aimed to understand ethnomathematics in an interdisciplinary perspective in the Ticuna indigenous school education in the Alto Solimões Region. To present aspects of indigenous daily life that can be used interdisciplinarily in Ticuna indigenous school education in the community of Lauro Sodré located in the municipality of Benjamin Constant in the Alto Solimões Region. Identify Ethnomathematics as a mechanism capable of enabling teachers, students and community to narrow the relationship between school and traditional knowledge. To propose pedagogical practices that have in view Ethnomathematics and interdisciplinarity in indigenous school education Ticuna. In order to reach the proposed goal, we intend to answer the following question: can ethnomathematics be thought of as an interdisciplinary methodology in Ticuna indigenous school education in the Alto Solimões region? In research defined as ethnographic, we adopted a phenomenological and hermeneutic-dialectical position and the data collected through informal observations and interviews received a qualitative approach. The data presented allowed us to say that there are significant advances in the teaching / learning process of the Lauro Sodré indigenous school, as in the case of: introduction in the curriculum of the subjects: Ticuna Language and Indigenous Art and Culture; bilingual teacher training; teaching developed by Ticuna teachers of the community itself. Alongside this, some internal and external obstacles need to be overcome in order for Ticuna indigenous school education to be done within an interdisciplinary or transformative perspective, and even within the redemptive perspective found in the research subjects' speeches. The first steps were taken, but the walk, in our view, is still very long. In this context ideas of methodological proposals of mathematics teaching that have in view Ethnomathematics and the interdisciplinarity in the basic education from an interdisciplinary and sociocultural vision of the indigenous school education that justifies by the social and academic relevance, the project presented here, may arise.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaRamos, Evandro de Moraishttp://lattes.cnpq.br/0764449120814936Oliveira, Nilomar Vieira deRibeiro, Odenei de SouzaAraújo, Hilton Marcos dehttp://lattes.cnpq.br/26181800881573332018-03-20T14:58:05Z2999-12-312018-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Hilton Marcos de. Etnomatemática e educação: contexto interdisciplinar da dinâmica da fronteira amazônica em uma comunidade do município Benjamin Constant na região do Alto Solimões. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6256porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-09-06T05:03:51Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-09-06T05:03:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnomatemática e educação: contexto interdisciplinar da dinâmica da fronteira amazônica em uma comunidade do município Benjamin Constant na região do Alto Solimões
title Etnomatemática e educação: contexto interdisciplinar da dinâmica da fronteira amazônica em uma comunidade do município Benjamin Constant na região do Alto Solimões
spellingShingle Etnomatemática e educação: contexto interdisciplinar da dinâmica da fronteira amazônica em uma comunidade do município Benjamin Constant na região do Alto Solimões
Araújo, Hilton Marcos de
Etnomatemática
Interdisciplinaridade
Educação escolar Indígena
Alto Solimões
CIENCIAS HUMANAS
title_short Etnomatemática e educação: contexto interdisciplinar da dinâmica da fronteira amazônica em uma comunidade do município Benjamin Constant na região do Alto Solimões
title_full Etnomatemática e educação: contexto interdisciplinar da dinâmica da fronteira amazônica em uma comunidade do município Benjamin Constant na região do Alto Solimões
title_fullStr Etnomatemática e educação: contexto interdisciplinar da dinâmica da fronteira amazônica em uma comunidade do município Benjamin Constant na região do Alto Solimões
title_full_unstemmed Etnomatemática e educação: contexto interdisciplinar da dinâmica da fronteira amazônica em uma comunidade do município Benjamin Constant na região do Alto Solimões
title_sort Etnomatemática e educação: contexto interdisciplinar da dinâmica da fronteira amazônica em uma comunidade do município Benjamin Constant na região do Alto Solimões
author Araújo, Hilton Marcos de
author_facet Araújo, Hilton Marcos de
http://lattes.cnpq.br/2618180088157333
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2618180088157333
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Evandro de Morais
http://lattes.cnpq.br/0764449120814936
Oliveira, Nilomar Vieira de
Ribeiro, Odenei de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Hilton Marcos de
http://lattes.cnpq.br/2618180088157333
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Interdisciplinaridade
Educação escolar Indígena
Alto Solimões
CIENCIAS HUMANAS
topic Etnomatemática
Interdisciplinaridade
Educação escolar Indígena
Alto Solimões
CIENCIAS HUMANAS
description A escola indígena durante muito tempo desenvolveu uma prática pedagógica que objetivava levar os índios a abandonar sua cultura e sua língua, contribuindo para extinguir a diversidade étnica e cultural do Brasil. Através das lutas os povos indígenas conquistaram o direito de se manter como grupo étnico e cultural diferenciado. O estudo traz uma discussão sobre o processo e o contexto educativo regional desenvolvido na Escola Indígena Tikuna “Lauro Sodré”, situada no município de Benjamin Constant, Alto Solimões – AM. Este trabalho teve como objetivo central compreender a Etnomatemática numa perspectiva interdisciplinar na educação escolar indígena Ticuna na Região do Alto Solimões. Apresentar aspectos do cotidiano indígena que possam ser utilizados de forma interdisciplinar na educação escolar indígena Ticuna na comunidade de Lauro Sodré localizada no município de Benjamin Constant na Região do Alto Solimões. Identificar a Etnomatemática como um mecanismo capaz de habilitar docentes, discentes e comunitários a estreitarem a relação entre a escola e os conhecimentos tradicionais. Propor práticas pedagógicas que tenham em vista a Etnomatemática e a interdisciplinaridade na educação escolar indígena Ticuna. Para chegarmos ao objetivo proposto intencionamos responder a seguinte questão: a Etnomatemática pode ser pensada como uma metodologia numa perspectiva interdisciplinar na educação escolar indígena Ticuna na região do Alto Solimões? Na pesquisa definida como etnográfica, adotamos uma posição fenomenologia e hermenêutico-dialética e os dados levantados através de observações e entrevistas informais receberam uma abordagem qualitativa. Os dados levantados nos permitiram dizer que há significativos avanços no processo ensino/aprendizagem da escola indígena Lauro Sodré, como é o caso da: introdução no currículo das disciplinas: Língua Ticuna e da Arte e Cultura Indígena; formação de professores bilíngue; ensino desenvolvido por professores Ticuna da própria comunidade. Ao lado disso, alguns entraves de ordem interna e externa precisam ser superados para que a educação escolar indígena Ticuna se faça dentro de uma perspectiva interdisciplinar ou transformadora e, mesmo, dentro da perspectiva redentora encontrada nas falas dos sujeitos da pesquisa. Os primeiros passos foram dados, mas a caminhada, a nosso ver, ainda é muito longa. Nesse contexto poderão surgir ideias de propostas metodológicas de ensino de matemática que tenham em vista a Etnomatemática e a interdisciplinaridade no ensino básico a partir de uma visão interdisciplinar e sociocultural da educação escolar indígena que justifica pela relevância social e acadêmica, o projeto aqui apresentado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-20T14:58:05Z
2018-02-02
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Hilton Marcos de. Etnomatemática e educação: contexto interdisciplinar da dinâmica da fronteira amazônica em uma comunidade do município Benjamin Constant na região do Alto Solimões. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6256
identifier_str_mv ARAÚJO, Hilton Marcos de. Etnomatemática e educação: contexto interdisciplinar da dinâmica da fronteira amazônica em uma comunidade do município Benjamin Constant na região do Alto Solimões. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040388347789312