Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ivana do Monte
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3303663079592460
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4785
Resumo: O objetivo principal do trabalho é apresentar aos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental uma abordagem diferenciada sobre o estudo de áreas de figuras planas e apresentar uma nova forma de realizar a medição de áreas: o Teorema de Pick. A partir de um breve histórico sobre o cálculo de áreas, realizamos a demonstração das áreas das principais figuras planas trabalhadas no ensino fundamental utilizando o conceito de equivalência, e estendemos o estudo para áreas limitadas por outras curvas abordando o conceito de integral. Em seguida, expomos o Teorema de Pick e sua demonstração e descrevemos a prática desenvolvida com os alunos. A atividade realizada no 2 ° semestre de 2013 e 1/ semestre de 2014 com os alunos voluntários do Clube de Matemática do Colégio Militar de Manaus visou desenvolver uma importante habilidade prevista no PCN [6] (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Matemática): articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar. Exploramos a dedução das áreas das figuras plenas utilizando o TANGRAM, proporcionando o ensino de forma lúdica, participativa e argumentativa. Apresentamos o Teorema de Pick e o aplicamos na medição aproximada das áreas de estados e regiões do Brasil utilizando mapas e papel quadriculado, trabalhando o conceito das escalas e propiciando uma atividade interdisciplinar.
id UFAM_a72d34305195929a162a542243473184
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4785
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino FundamentalTeorema de PickEnsino de Figuras planasEnsino aprendizagem - MatemáticaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAO objetivo principal do trabalho é apresentar aos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental uma abordagem diferenciada sobre o estudo de áreas de figuras planas e apresentar uma nova forma de realizar a medição de áreas: o Teorema de Pick. A partir de um breve histórico sobre o cálculo de áreas, realizamos a demonstração das áreas das principais figuras planas trabalhadas no ensino fundamental utilizando o conceito de equivalência, e estendemos o estudo para áreas limitadas por outras curvas abordando o conceito de integral. Em seguida, expomos o Teorema de Pick e sua demonstração e descrevemos a prática desenvolvida com os alunos. A atividade realizada no 2 ° semestre de 2013 e 1/ semestre de 2014 com os alunos voluntários do Clube de Matemática do Colégio Militar de Manaus visou desenvolver uma importante habilidade prevista no PCN [6] (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Matemática): articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar. Exploramos a dedução das áreas das figuras plenas utilizando o TANGRAM, proporcionando o ensino de forma lúdica, participativa e argumentativa. Apresentamos o Teorema de Pick e o aplicamos na medição aproximada das áreas de estados e regiões do Brasil utilizando mapas e papel quadriculado, trabalhando o conceito das escalas e propiciando uma atividade interdisciplinar.The main objective of this work is to introduce students to the 6th grade of elementary school a differentiated approach to the study of plane figures areas and present a new way of performing the areas of measurement: the Pick's Theorem. From a brief history of the area calculation, we conducted a demonstration of the main areas of plane figures worked in elementary school using the concept of equivalence, and extend the study to limited areas by other curves approaching the concept of integral. Then we expose the Pick's Theorem and its demonstration and described the practice developed with students. The activity carried out in the 2nd half of 2013 and 1 / half of 2014 with the volunteer students of the College Math Club Militar de Manaus aimed to develop a major planned skill in the NCP [6] (National Curriculum Standards for Teaching Mathematics): joint scientific and technological knowledge in an interdisciplinary perspective. Explore the deduction of the areas of the full figures using the TANGRAM, providing education in a playful, participatory and argumentative. Introducing Pick's Theorem and apply it in the rough measure of the areas of states and regions of Brazil using maps and graph paper, the concept of working ranges and providing an interdisciplinary activity.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaPrata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Cabral, Valtemir Martinshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305Kowada, Luiz Antonio BrasilRodrigues, Ivana do Montehttp://lattes.cnpq.br/33036630795924602016-01-20T17:27:53Z2014-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Ivana do Monte. Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. 2014. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-12-04T14:50:11Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4785Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-12-04T14:50:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
title Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
Rodrigues, Ivana do Monte
Teorema de Pick
Ensino de Figuras planas
Ensino aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
title_short Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
title_full Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
title_sort Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental
author Rodrigues, Ivana do Monte
author_facet Rodrigues, Ivana do Monte
http://lattes.cnpq.br/3303663079592460
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3303663079592460
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prata, Roberto Antonio Cordeiro
http://lattes.cnpq.br/5159150780688575
Cabral, Valtemir Martins
http://lattes.cnpq.br/9865165503190305
Kowada, Luiz Antonio Brasil
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ivana do Monte
http://lattes.cnpq.br/3303663079592460
dc.subject.por.fl_str_mv Teorema de Pick
Ensino de Figuras planas
Ensino aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
topic Teorema de Pick
Ensino de Figuras planas
Ensino aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description O objetivo principal do trabalho é apresentar aos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental uma abordagem diferenciada sobre o estudo de áreas de figuras planas e apresentar uma nova forma de realizar a medição de áreas: o Teorema de Pick. A partir de um breve histórico sobre o cálculo de áreas, realizamos a demonstração das áreas das principais figuras planas trabalhadas no ensino fundamental utilizando o conceito de equivalência, e estendemos o estudo para áreas limitadas por outras curvas abordando o conceito de integral. Em seguida, expomos o Teorema de Pick e sua demonstração e descrevemos a prática desenvolvida com os alunos. A atividade realizada no 2 ° semestre de 2013 e 1/ semestre de 2014 com os alunos voluntários do Clube de Matemática do Colégio Militar de Manaus visou desenvolver uma importante habilidade prevista no PCN [6] (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Matemática): articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar. Exploramos a dedução das áreas das figuras plenas utilizando o TANGRAM, proporcionando o ensino de forma lúdica, participativa e argumentativa. Apresentamos o Teorema de Pick e o aplicamos na medição aproximada das áreas de estados e regiões do Brasil utilizando mapas e papel quadriculado, trabalhando o conceito das escalas e propiciando uma atividade interdisciplinar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-06
2016-01-20T17:27:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Ivana do Monte. Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. 2014. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4785
identifier_str_mv RODRIGUES, Ivana do Monte. Área de figuras planas e Teorema de Pick: uma abordagem diferenciada para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. 2014. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732014738243584