A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6577 |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade apresentar a importância da História da Matemática e dos exercícios problemas no ensino das Equações algébricas, em especial, sendo utilizados como ferramenta de ensino para as equações do 1o e 2o graus que são ensinadas no terceiro e quarto ciclos, respectivamente, além de também trazer uma proposta de ensino para os Números Complexos, sendo ensinados através da sua história e das equações do 3o grau, no terceiro ano do ensino médio. Para tal, apresentamos um apanhado da história das equações algébricas do 1o até o 4o grau para que possamos usar como base para o nosso roteiro de aula, e também como fonte de consulta. Assim, sugerimos um roteiro para o ensino das equações do 1o e 2o graus e também para o ensino dos Números complexos, utilizando como ferramenta, no primeiro caso, a História da matemática e os exercícios problemas e, no segundo, a História da Matemática e as equações do 3o grau. Os principais objetivos desses roteiros e o porquê de se ensinar os referidos assuntos dessa forma são detalhados neste trabalho. |
id |
UFAM_a9af18d3a3a87e24e7bda33c56c2879e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6577 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º grausHistória da MatemáticaEquaçõesComplexosRaízesHistory of MathematicsEquationsCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAEste trabalho tem por finalidade apresentar a importância da História da Matemática e dos exercícios problemas no ensino das Equações algébricas, em especial, sendo utilizados como ferramenta de ensino para as equações do 1o e 2o graus que são ensinadas no terceiro e quarto ciclos, respectivamente, além de também trazer uma proposta de ensino para os Números Complexos, sendo ensinados através da sua história e das equações do 3o grau, no terceiro ano do ensino médio. Para tal, apresentamos um apanhado da história das equações algébricas do 1o até o 4o grau para que possamos usar como base para o nosso roteiro de aula, e também como fonte de consulta. Assim, sugerimos um roteiro para o ensino das equações do 1o e 2o graus e também para o ensino dos Números complexos, utilizando como ferramenta, no primeiro caso, a História da matemática e os exercícios problemas e, no segundo, a História da Matemática e as equações do 3o grau. Os principais objetivos desses roteiros e o porquê de se ensinar os referidos assuntos dessa forma são detalhados neste trabalho.The purpose of this paper is to present the importance of the History of Mathematics and of the exercises in the teaching of algebraic equations in particular, being used as a teaching tool for the 1st and 2nd degree equations that are taught in the third and fourth cycles respectively, In addition to bringing a proposal of teaching to the Complex Numbers, being taught through its history and the equations of the third degree, in the third year of high school. To do this, we present a history of the algebraic equations from 1st to 4th grade so that we can use as a basis for our lesson script, and also as a source of inquiry. Thus, we suggest a script for the teaching of the 1st and 2nd grade equations and also for the teaching of complex numbers, using as a tool, in the first case, the History of Mathematics and the Problem Exercises, and in the second, the History of Mathematics and The equations of the third degree. The main objectives of these scripts and why they teach those subjects in this way are detailed in this work.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaCabral, Valtemir Martinshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305Prata, Roberto Antônio CordeiroAlmeida, Kelly Alves MarãesTeixeira, André Lopeshttp://lattes.cnpq.br/10770435428801112018-09-11T12:57:13Z2017-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTEIXEIRA, André Lopes. A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6577porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-01-13T14:06:42Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6577Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-01-13T14:06:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus |
title |
A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus |
spellingShingle |
A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus Teixeira, André Lopes História da Matemática Equações Complexos Raízes History of Mathematics Equations CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
title_short |
A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus |
title_full |
A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus |
title_fullStr |
A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus |
title_full_unstemmed |
A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus |
title_sort |
A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus |
author |
Teixeira, André Lopes |
author_facet |
Teixeira, André Lopes http://lattes.cnpq.br/1077043542880111 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1077043542880111 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabral, Valtemir Martins http://lattes.cnpq.br/9865165503190305 Prata, Roberto Antônio Cordeiro Almeida, Kelly Alves Marães |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, André Lopes http://lattes.cnpq.br/1077043542880111 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática Equações Complexos Raízes History of Mathematics Equations CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
topic |
História da Matemática Equações Complexos Raízes History of Mathematics Equations CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
description |
Este trabalho tem por finalidade apresentar a importância da História da Matemática e dos exercícios problemas no ensino das Equações algébricas, em especial, sendo utilizados como ferramenta de ensino para as equações do 1o e 2o graus que são ensinadas no terceiro e quarto ciclos, respectivamente, além de também trazer uma proposta de ensino para os Números Complexos, sendo ensinados através da sua história e das equações do 3o grau, no terceiro ano do ensino médio. Para tal, apresentamos um apanhado da história das equações algébricas do 1o até o 4o grau para que possamos usar como base para o nosso roteiro de aula, e também como fonte de consulta. Assim, sugerimos um roteiro para o ensino das equações do 1o e 2o graus e também para o ensino dos Números complexos, utilizando como ferramenta, no primeiro caso, a História da matemática e os exercícios problemas e, no segundo, a História da Matemática e as equações do 3o grau. Os principais objetivos desses roteiros e o porquê de se ensinar os referidos assuntos dessa forma são detalhados neste trabalho. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-29 2018-09-11T12:57:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TEIXEIRA, André Lopes. A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6577 |
identifier_str_mv |
TEIXEIRA, André Lopes. A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732028362391552 |