Educação do campo e os saberes da Geografia: paisagem e território
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8780 |
Resumo: | O tema proposto desta pesquisa refere-se aos saberes da geografia no processo de ensino aprendizagem na modalidade da Educação do Campo, por meio de um estudo de caso e uma abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender como é desenvolvido o ensino da geografia e seus saberes mediante as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo para a Educação Básica na escola do campo, onde nosso objeto de estudo foi a Escola Estadual Samsung do Amazonas, na Comunidade Três Unidos/ Manaus/ Amazonas. Para as respostas aos objetivos específicos foram evidenciadas as políticas públicas educacionais em nível federal, estadual e municipal que regem a Educação do Campo no Brasil, especificando as que sempre com um olhar sobre o trabalho pedagógico na Escola Estadual Samsung Amazonas, na Comunidade Três Unidos/AM. Identificamos as diferentes identidades dos sujeitos que se visibilizam na paisagem da comunidade e se encontram na escola, assim como, descrevemos as práticas pedagógicas para o ensino da geografia trabalhadas pelos professores da comunidade verificando se estas refletiam com os saberes locais e os saberes espaciais apreendidos pelos educandos e educandas no seu cotidiano, e por fim, descrevemos o estado de arte da geografia na educação do campo e sua importância. Descrever a importância da Escola do Campo diferenciando a Educação Rural da Educação do Campo é ter um olhar para os movimentos sociais presentes na construção desses espaços ao longo do processo histórico e social, e identificar os sujeitos envolvidos num movimento por uma educação do/no campo de acordo com as leis e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação e torná-los visíveis às implantações de políticas públicas que visibilizem suas necessidades diante da realidade e peculiaridades que vivenciam. Infelizmente os princípios pedagógicos da Educação do Campo não estão presentes na Escola Estadual Samsung do Amazonas, nem na prática pedagógica de seus professores, sendo necessária a construção de um projeto político pedagógico que traga a identidade de sua comunidade escolar e que as áreas dos conhecimentos possam realizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar em um espaço geográfico ainda em (re) construção. Os saberes (cotidiano/cultural) da geografia não se articulam com o ensino da geografia, como também não atende as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Ao compreender a proposta pedagógica da educação do campo através do processo histórico de sua construção, de suas bases conceituais, políticas, assim como as relações sociais entre seus sujeitos e a sociedade tecemos um diálogo com a abordagem geográfica humanística, analisando a possibilidade do fazer pedagógico do professor de geografia no fazer/aprender geografia, e concluímos que é possível, por meio de uma geografia humanística inserir práticas pedagógicas do ensino da geografia, dando ênfase nos saberes locais e contextualizar com espaço vivido dos sujeitos, como preconiza esta modalidade da Educação do Campo. A Escola Estadual Samsung do Amazonas, é uma escola ribeirinha, localizada na comunidade Três Unidos, no Rio Cuieira/Manaus/AM, área de proteção ambiental do Rio Negro, e disponibiliza o ensino fundamental e médio por meio do ensino tecnológico. O ensino da geografia na proposta da educação do campo pode contribuir, de acordo com Teixeira e Castrogiovanni (2015), por meio de suas categorias de análise, e ao se constituírem instrumentos acessíveis para estes sujeitos, e “que a partir delas, e reflexões advindas do processo pedagógico, possam constituir um arsenal teórico na vida destes”, assim como a leitura do espaço geográfico é fundamental neste contexto para compreender as relações que se constroem entre o espaço e diferentes sujeitos deste campo da educação do campo. |
id |
UFAM_ad3c0243e2f01d547612d84785770a91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8780 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Educação do campo e os saberes da Geografia: paisagem e territórioGeografia - Estudo e ensinoGeografia - PesquisaCIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANAEducação do campoEnsino e saberes da GeografiaPaisagemTerritórioO tema proposto desta pesquisa refere-se aos saberes da geografia no processo de ensino aprendizagem na modalidade da Educação do Campo, por meio de um estudo de caso e uma abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender como é desenvolvido o ensino da geografia e seus saberes mediante as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo para a Educação Básica na escola do campo, onde nosso objeto de estudo foi a Escola Estadual Samsung do Amazonas, na Comunidade Três Unidos/ Manaus/ Amazonas. Para as respostas aos objetivos específicos foram evidenciadas as políticas públicas educacionais em nível federal, estadual e municipal que regem a Educação do Campo no Brasil, especificando as que sempre com um olhar sobre o trabalho pedagógico na Escola Estadual Samsung Amazonas, na Comunidade Três Unidos/AM. Identificamos as diferentes identidades dos sujeitos que se visibilizam na paisagem da comunidade e se encontram na escola, assim como, descrevemos as práticas pedagógicas para o ensino da geografia trabalhadas pelos professores da comunidade verificando se estas refletiam com os saberes locais e os saberes espaciais apreendidos pelos educandos e educandas no seu cotidiano, e por fim, descrevemos o estado de arte da geografia na educação do campo e sua importância. Descrever a importância da Escola do Campo diferenciando a Educação Rural da Educação do Campo é ter um olhar para os movimentos sociais presentes na construção desses espaços ao longo do processo histórico e social, e identificar os sujeitos envolvidos num movimento por uma educação do/no campo de acordo com as leis e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação e torná-los visíveis às implantações de políticas públicas que visibilizem suas necessidades diante da realidade e peculiaridades que vivenciam. Infelizmente os princípios pedagógicos da Educação do Campo não estão presentes na Escola Estadual Samsung do Amazonas, nem na prática pedagógica de seus professores, sendo necessária a construção de um projeto político pedagógico que traga a identidade de sua comunidade escolar e que as áreas dos conhecimentos possam realizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar em um espaço geográfico ainda em (re) construção. Os saberes (cotidiano/cultural) da geografia não se articulam com o ensino da geografia, como também não atende as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Ao compreender a proposta pedagógica da educação do campo através do processo histórico de sua construção, de suas bases conceituais, políticas, assim como as relações sociais entre seus sujeitos e a sociedade tecemos um diálogo com a abordagem geográfica humanística, analisando a possibilidade do fazer pedagógico do professor de geografia no fazer/aprender geografia, e concluímos que é possível, por meio de uma geografia humanística inserir práticas pedagógicas do ensino da geografia, dando ênfase nos saberes locais e contextualizar com espaço vivido dos sujeitos, como preconiza esta modalidade da Educação do Campo. A Escola Estadual Samsung do Amazonas, é uma escola ribeirinha, localizada na comunidade Três Unidos, no Rio Cuieira/Manaus/AM, área de proteção ambiental do Rio Negro, e disponibiliza o ensino fundamental e médio por meio do ensino tecnológico. O ensino da geografia na proposta da educação do campo pode contribuir, de acordo com Teixeira e Castrogiovanni (2015), por meio de suas categorias de análise, e ao se constituírem instrumentos acessíveis para estes sujeitos, e “que a partir delas, e reflexões advindas do processo pedagógico, possam constituir um arsenal teórico na vida destes”, assim como a leitura do espaço geográfico é fundamental neste contexto para compreender as relações que se constroem entre o espaço e diferentes sujeitos deste campo da educação do campo.El tema propuesto de esta investigación se refiere al conocimiento de la geografía en el proceso de la enseñanza y del aprendizaje en la modalidad de Educación del Campo, a través de un estudio de caso y un enfoque cualitativo, con el objetivo de comprender cómo se desarrolla la enseñanza de la geografía y su conocimiento a través de las Directrices Operativas de Educación del Campo para la Educación Básica en la escuela del campo, donde nuestro objeto de estudio fue la Escuela Estatal Samsung de Amazonas, en la Comunidad Tres Unidas / Manaos / Amazonas. Para las respuestas a los objetivos específicos, se evidenciaron las políticas educativas públicas a nivel federal, estatal y municipal que rigen la Educación del Campo en Brasil, especificando aquellas que siempre miran el trabajo pedagógico en la Escuela Estatal Samsung Amazonas, en la Comunidad Tres Unidas/AM. Identificamos las diferentes identidades de los sujetos que son visibles en el paisaje comunitario y se encuentran en la escuela, así como, describimos las prácticas pedagógicas para la enseñanza de la geografía trabajadas por los maestros de la comunidad verificando si se reflejaban con el conocimiento local y el conocimiento espacial incautado por los estudiantes y estudiantes en su vida cotidiana, y finalmente, describimos el estado del arte de la geografía en la educación del campo y su importancia. Describir la importancia de que la Escuela del Campo diferencie la educación rural de la educación del campo es echar un vistazo a los movimientos sociales presentes en la construcción de estos espacios a lo largo del proceso histórico y social, e identificar los sujetos involucrados en un movimiento por una educación del campo de acuerdo con las leyes y directrices establecidas por el Consejo Nacional de Educación y visibilizarlos ante las implementaciones de políticas públicas que visualicen sus necesidades frente a la realidad y peculiaridades que experimentan. Lamentablemente, los principios pedagógicos de la Educación del Campo no están presentes en la Escuela Estatal Samsung de Amazonas, ni en la práctica pedagógica de sus docentes, y es necesario construir un proyecto político pedagógico que traiga la identidad de su comunidad escolar y que las áreas de conocimiento puedan realizar trabajo interdisciplinario y transdisciplinario en un espacio geográfico aún en (re)construcción. El conocimiento (cotidiano/cultural) de la geografía no se articula con la enseñanza de la geografía, ni cumple con las Directrices Curriculares de la Educación del Campo. Al comprender la propuesta pedagógica de la educación del campo a través del proceso histórico de su construcción, sus bases conceptuales y políticas, así como las relaciones sociales entre sus sujetos y la sociedad, tejemos un diálogo con el enfoque geográfico humanista, analizando la posibilidad de la realización pedagógica del profesor de geografía en la elaboración/aprendizaje de la geografía, y concluimos que es posible, a través de una geografía humanística insertar prácticas pedagógicas de la enseñanza de la geografía, enfatizando el conocimiento local y contextualizando con el espacio vivido de los sujetos, como lo recomienda esta modalidad de Educación del Campo. La Escuela Estatal Samsung de Amazonas, es una escuela ribereña, ubicada en la Comunidad Tres Unidos, en el río Cuieira / Manaos / AM, área de protección ambiental de río Negro, y brinda educación primaria y secundaria a través de la educación tecnológica. La enseñanza de la geografía en la propuesta de educación del campo puede contribuir, según Teixeira y Castrogiovanni (2015), a través de sus categorías de análisis, y al constituir instrumentos accesibles a estos sujetos, y "que a partir de ellos, y reflexiones que parten del proceso pedagógico, puedan constituir un arsenal teórico en sus vidas", así como la lectura del espacio geográfico es fundamental en este contexto comprender las relaciones que se construyen entre el espacio y los diferentes sujetos de este campo de la educación del campo.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaNogueira, Amélia Regina Batistahttp://lattes.cnpq.br/8136324837437755Jesus, Edilza Laray dehttp://lattes.cnpq.br/3416993677349221Fortes, Mircia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4896746518476681Gomes, Audres Marta Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/51549197519349822022-03-31T18:01:25Z2022-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Audres Marta Carvalho. Educação do campo e os saberes da Geografia: paisagem e território. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-04-01T05:03:23Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8780Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-04-01T05:03:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do campo e os saberes da Geografia: paisagem e território |
title |
Educação do campo e os saberes da Geografia: paisagem e território |
spellingShingle |
Educação do campo e os saberes da Geografia: paisagem e território Gomes, Audres Marta Carvalho Geografia - Estudo e ensino Geografia - Pesquisa CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA Educação do campo Ensino e saberes da Geografia Paisagem Território |
title_short |
Educação do campo e os saberes da Geografia: paisagem e território |
title_full |
Educação do campo e os saberes da Geografia: paisagem e território |
title_fullStr |
Educação do campo e os saberes da Geografia: paisagem e território |
title_full_unstemmed |
Educação do campo e os saberes da Geografia: paisagem e território |
title_sort |
Educação do campo e os saberes da Geografia: paisagem e território |
author |
Gomes, Audres Marta Carvalho |
author_facet |
Gomes, Audres Marta Carvalho http://lattes.cnpq.br/5154919751934982 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5154919751934982 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Amélia Regina Batista http://lattes.cnpq.br/8136324837437755 Jesus, Edilza Laray de http://lattes.cnpq.br/3416993677349221 Fortes, Mircia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/4896746518476681 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Audres Marta Carvalho http://lattes.cnpq.br/5154919751934982 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Estudo e ensino Geografia - Pesquisa CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA Educação do campo Ensino e saberes da Geografia Paisagem Território |
topic |
Geografia - Estudo e ensino Geografia - Pesquisa CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA Educação do campo Ensino e saberes da Geografia Paisagem Território |
description |
O tema proposto desta pesquisa refere-se aos saberes da geografia no processo de ensino aprendizagem na modalidade da Educação do Campo, por meio de um estudo de caso e uma abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender como é desenvolvido o ensino da geografia e seus saberes mediante as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo para a Educação Básica na escola do campo, onde nosso objeto de estudo foi a Escola Estadual Samsung do Amazonas, na Comunidade Três Unidos/ Manaus/ Amazonas. Para as respostas aos objetivos específicos foram evidenciadas as políticas públicas educacionais em nível federal, estadual e municipal que regem a Educação do Campo no Brasil, especificando as que sempre com um olhar sobre o trabalho pedagógico na Escola Estadual Samsung Amazonas, na Comunidade Três Unidos/AM. Identificamos as diferentes identidades dos sujeitos que se visibilizam na paisagem da comunidade e se encontram na escola, assim como, descrevemos as práticas pedagógicas para o ensino da geografia trabalhadas pelos professores da comunidade verificando se estas refletiam com os saberes locais e os saberes espaciais apreendidos pelos educandos e educandas no seu cotidiano, e por fim, descrevemos o estado de arte da geografia na educação do campo e sua importância. Descrever a importância da Escola do Campo diferenciando a Educação Rural da Educação do Campo é ter um olhar para os movimentos sociais presentes na construção desses espaços ao longo do processo histórico e social, e identificar os sujeitos envolvidos num movimento por uma educação do/no campo de acordo com as leis e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação e torná-los visíveis às implantações de políticas públicas que visibilizem suas necessidades diante da realidade e peculiaridades que vivenciam. Infelizmente os princípios pedagógicos da Educação do Campo não estão presentes na Escola Estadual Samsung do Amazonas, nem na prática pedagógica de seus professores, sendo necessária a construção de um projeto político pedagógico que traga a identidade de sua comunidade escolar e que as áreas dos conhecimentos possam realizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar em um espaço geográfico ainda em (re) construção. Os saberes (cotidiano/cultural) da geografia não se articulam com o ensino da geografia, como também não atende as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Ao compreender a proposta pedagógica da educação do campo através do processo histórico de sua construção, de suas bases conceituais, políticas, assim como as relações sociais entre seus sujeitos e a sociedade tecemos um diálogo com a abordagem geográfica humanística, analisando a possibilidade do fazer pedagógico do professor de geografia no fazer/aprender geografia, e concluímos que é possível, por meio de uma geografia humanística inserir práticas pedagógicas do ensino da geografia, dando ênfase nos saberes locais e contextualizar com espaço vivido dos sujeitos, como preconiza esta modalidade da Educação do Campo. A Escola Estadual Samsung do Amazonas, é uma escola ribeirinha, localizada na comunidade Três Unidos, no Rio Cuieira/Manaus/AM, área de proteção ambiental do Rio Negro, e disponibiliza o ensino fundamental e médio por meio do ensino tecnológico. O ensino da geografia na proposta da educação do campo pode contribuir, de acordo com Teixeira e Castrogiovanni (2015), por meio de suas categorias de análise, e ao se constituírem instrumentos acessíveis para estes sujeitos, e “que a partir delas, e reflexões advindas do processo pedagógico, possam constituir um arsenal teórico na vida destes”, assim como a leitura do espaço geográfico é fundamental neste contexto para compreender as relações que se constroem entre o espaço e diferentes sujeitos deste campo da educação do campo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-31T18:01:25Z 2022-03-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Audres Marta Carvalho. Educação do campo e os saberes da Geografia: paisagem e território. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8780 |
identifier_str_mv |
GOMES, Audres Marta Carvalho. Educação do campo e os saberes da Geografia: paisagem e território. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732048070377472 |