Corporação em rede: um estudo sobre a moto Honda da Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Elias de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6537675998655498
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2806
Resumo: A grande corporação constitui-se em um dos mais importantes agentes da reorganização espacial capitalista. Sua ação, após a Segunda Guerra Mundial, produziu uma Nova Divisão Internacional do Trabalho, caracterizada pela formação de numerosas e complexas redes que no plano geográfico conecta a sede de uma grande corporação com diversas empresas subsidiárias em diferentes regiões e países. Assim sendo, é a partir desse ponto que se coloca a finalidade desta pesquisa: compreender a organização espacial da empresa Moto Honda da Amazônia para efetivar a produção e distribuição de motocicletas em todo território nacional. Trata-se de um estudo de caso, e como fundamentação teórica, foi feito um levantamento bibliográfico sobre grandes corporações e a formação de redes de localizações geográficas, além de pesquisas de campo na sede da própria empresa. Inaugurada em 1976 no Pólo Industrial de Manaus, a Moto Honda da Amazônia é uma das indústrias mais importantes do país, dado o volume de sua produção que representou, em 2011, 79% do mercado nacional de motos. Para isso, organiza uma densa e ramificada rede de localizações geográficas, envolvendo um grande número de empresas subsidiárias, depósitos, centros de distribuição, bancos, serviços financeiros além de centenas de concessionárias que efetivamente articulam as atividades da empresa, consolidando um espaço integrado no país e além de suas fronteiras, considerando a soma das exportações de motos que envolve todos os países do continente americano e alguns países da Europa, África e Ásia. A Moto Honda da Amazônia constitui, na realidade, uma ramificação da Honda Motor Company, um poderoso conglomerado com sede em Tóquio que é líder mundial na produção de motocicletas e um dos maiores produtores de automóveis e produtos de força. Trata-se, portanto, de um grande conglomerado industrial que, dotado de recursos financeiros injetados do exterior, encontrou no Brasil um mercado incrivelmente promissor e estabeleceu progressivamente um espaço de atuação em nível nacional
id UFAM_ae84e77b9f5bcd5008e9ce9e9320b199
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2806
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Corporação em rede: um estudo sobre a moto Honda da AmazôniaHondaCorporação e RedeHondaIndustry and NetworkCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAA grande corporação constitui-se em um dos mais importantes agentes da reorganização espacial capitalista. Sua ação, após a Segunda Guerra Mundial, produziu uma Nova Divisão Internacional do Trabalho, caracterizada pela formação de numerosas e complexas redes que no plano geográfico conecta a sede de uma grande corporação com diversas empresas subsidiárias em diferentes regiões e países. Assim sendo, é a partir desse ponto que se coloca a finalidade desta pesquisa: compreender a organização espacial da empresa Moto Honda da Amazônia para efetivar a produção e distribuição de motocicletas em todo território nacional. Trata-se de um estudo de caso, e como fundamentação teórica, foi feito um levantamento bibliográfico sobre grandes corporações e a formação de redes de localizações geográficas, além de pesquisas de campo na sede da própria empresa. Inaugurada em 1976 no Pólo Industrial de Manaus, a Moto Honda da Amazônia é uma das indústrias mais importantes do país, dado o volume de sua produção que representou, em 2011, 79% do mercado nacional de motos. Para isso, organiza uma densa e ramificada rede de localizações geográficas, envolvendo um grande número de empresas subsidiárias, depósitos, centros de distribuição, bancos, serviços financeiros além de centenas de concessionárias que efetivamente articulam as atividades da empresa, consolidando um espaço integrado no país e além de suas fronteiras, considerando a soma das exportações de motos que envolve todos os países do continente americano e alguns países da Europa, África e Ásia. A Moto Honda da Amazônia constitui, na realidade, uma ramificação da Honda Motor Company, um poderoso conglomerado com sede em Tóquio que é líder mundial na produção de motocicletas e um dos maiores produtores de automóveis e produtos de força. Trata-se, portanto, de um grande conglomerado industrial que, dotado de recursos financeiros injetados do exterior, encontrou no Brasil um mercado incrivelmente promissor e estabeleceu progressivamente um espaço de atuação em nível nacionalThe large Corporation constitutes one of the most important agent spatial reorganization of capitalism. His action, after world war ll world, has produced a new international division of labor, characterized the formation of numerous and complex networks that connects in a geographical home to a large corporation with several subsidiaries in different regions and countries. Therefore, it is from this point that puts the purpose of this research: to understand the spatial organization of Moto Honda Amazonia company to effect the production and distribution of motorcycles nationwide. This is a case study, and as a theoretical foundation, a literature review was done on large corporations and the formation of networks of geographic locations, and field research at the headquarters of the company. Inaugurated in 1976 at the Pole Manaus Industrial, Moto Honda da Amazonian is one of the industry s most in the country, given its volume of production represented in 2011 79% of the domestic motorcycle. I organized a dense and branched network of geographic locations, involving a large number of companies subsidiaries, warehouses, distribution centers, banks, services financial as well as hundreds of dealerships that effectively articulate the activities of the company, consolidating an integrated area in the country and beyond its borders, considering the sum of exports involving motorcycles all countries in the Americas and some countries in Europe, Africa and Asia. Moto Honda Amazonia is actually a branch of Honda Motor Company, a powerful conglomerate based in Tokyo that is a leader production of motorcycles in the world and a major producer of cars and power products. It is, therefore, a large industrial conglomerate that, with financial resources injected from outside, found in Brazil an incredibly promising market and established a progressively performance space at the national levelCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBRUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaNogueira, Ricardo José BatistaMoraes, Elias de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/65376759986554982015-04-11T13:57:36Z2015-04-092011-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Elias de Oliveira. Corporação em rede: um estudo sobre a moto Honda da Amazônia. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2806porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-24T14:32:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-24T14:32:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Corporação em rede: um estudo sobre a moto Honda da Amazônia
title Corporação em rede: um estudo sobre a moto Honda da Amazônia
spellingShingle Corporação em rede: um estudo sobre a moto Honda da Amazônia
Moraes, Elias de Oliveira
Honda
Corporação e Rede
Honda
Industry and Network
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
title_short Corporação em rede: um estudo sobre a moto Honda da Amazônia
title_full Corporação em rede: um estudo sobre a moto Honda da Amazônia
title_fullStr Corporação em rede: um estudo sobre a moto Honda da Amazônia
title_full_unstemmed Corporação em rede: um estudo sobre a moto Honda da Amazônia
title_sort Corporação em rede: um estudo sobre a moto Honda da Amazônia
author Moraes, Elias de Oliveira
author_facet Moraes, Elias de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/6537675998655498
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6537675998655498
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Ricardo José Batista
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Elias de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/6537675998655498
dc.subject.por.fl_str_mv Honda
Corporação e Rede
Honda
Industry and Network
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
topic Honda
Corporação e Rede
Honda
Industry and Network
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
description A grande corporação constitui-se em um dos mais importantes agentes da reorganização espacial capitalista. Sua ação, após a Segunda Guerra Mundial, produziu uma Nova Divisão Internacional do Trabalho, caracterizada pela formação de numerosas e complexas redes que no plano geográfico conecta a sede de uma grande corporação com diversas empresas subsidiárias em diferentes regiões e países. Assim sendo, é a partir desse ponto que se coloca a finalidade desta pesquisa: compreender a organização espacial da empresa Moto Honda da Amazônia para efetivar a produção e distribuição de motocicletas em todo território nacional. Trata-se de um estudo de caso, e como fundamentação teórica, foi feito um levantamento bibliográfico sobre grandes corporações e a formação de redes de localizações geográficas, além de pesquisas de campo na sede da própria empresa. Inaugurada em 1976 no Pólo Industrial de Manaus, a Moto Honda da Amazônia é uma das indústrias mais importantes do país, dado o volume de sua produção que representou, em 2011, 79% do mercado nacional de motos. Para isso, organiza uma densa e ramificada rede de localizações geográficas, envolvendo um grande número de empresas subsidiárias, depósitos, centros de distribuição, bancos, serviços financeiros além de centenas de concessionárias que efetivamente articulam as atividades da empresa, consolidando um espaço integrado no país e além de suas fronteiras, considerando a soma das exportações de motos que envolve todos os países do continente americano e alguns países da Europa, África e Ásia. A Moto Honda da Amazônia constitui, na realidade, uma ramificação da Honda Motor Company, um poderoso conglomerado com sede em Tóquio que é líder mundial na produção de motocicletas e um dos maiores produtores de automóveis e produtos de força. Trata-se, portanto, de um grande conglomerado industrial que, dotado de recursos financeiros injetados do exterior, encontrou no Brasil um mercado incrivelmente promissor e estabeleceu progressivamente um espaço de atuação em nível nacional
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-19
2015-04-11T13:57:36Z
2015-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Elias de Oliveira. Corporação em rede: um estudo sobre a moto Honda da Amazônia. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2806
identifier_str_mv MORAES, Elias de Oliveira. Corporação em rede: um estudo sobre a moto Honda da Amazônia. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732003295133696