Povo Parintintin e seus saberes sobre o céu: as perspectivas dos conhecedores tradicionais e dos educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Márdila Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8170886372410890
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7859
Resumo: Trata-se de uma dissertação de mestrado produzida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) entre 2018 e 2020, que buscou investigar o povo Parintintin e seus saberes sobre o céu. O elo céu-terra vai muito além da atividade acadêmica. A própria concepção de universo é relativa. Povos tradicionais, por exemplo, mantêm relações próprias com a natureza e consequentemente possuem modos próprios de interpretar e explicar o mundo. A astronomia cultural é uma área de estudo relativamente recente que tenta compreender relações céu-terra por meio de um olhar antropológico em diversas culturas. Neste contexto, a partir de uma pesquisa de campo, este trabalho teve como objetivo compreender o espaço ocupado pelos saberes sobre os céus no cotidiano do povo Parintintin e na escola estadual inserida na aldeia Traíra. Para fundamentação teórica, realizamos reflexões sobre culturas, currículo e astronomia cultural. Além disso, mapeamos a astronomia cultural em pesquisas em educação, por meio de uma revisão de literatura em meios de divulgação de educação em astronomia. Dentre 793 publicações investigadas, 14 abordam de algum modo os céus de grupos indígenas e, dentre essas, somente 4 têm os céus indígenas como tema central. Além disso, nenhum deles investiga especificamente currículos escolares indígenas. Afim de uma maior aproximação com o currículo da Escola Estadual Indígena Kwatijariga, também realizamos uma pesquisa documental em materiais (livros didáticos, referenciais curriculares e legislação educacional) que poderiam constar conteúdos de astronomia cultural. Embora os documentos analisados não explicitem o termo astronomia cultural ou sinônimos, a análise mostra que conteúdos referentes a essa temática estão presentes nos currículos oficiais, exceto a proposta curricular de ciências do estado do Amazonas, que não apresentou o tema. A pesquisa de campo ocorreu por meio de uma aproximação com a etnografia, realizamos entrevistas com os conhecedores tradicionais e com os educadores dos componentes curriculares de geografia e ciências. Os resultados mostraram, na observação participante e nas entrevistas com os conhecedores tradicionais, que os conhecimentos sobre o céu Parintintin estão presentes em suas práticas cotidianas. Nas entrevistas os professores afirmaram não terem ainda tratado dos conhecimentos sobre o céu Parintintin na sala de aula. As falas dos professores marcaram a hierarquia entre os componentes curriculares, evidente nos documentos oficiais, como, por exemplo a BNCC, no qual a matemática e a língua portuguesa apresentaram maior status. A subversão ao currículo oficial também esteve presente na fala dos professores. Eles afirmaram não usar o livro didático e demostraram utilizar um currículo próprio.
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Neste contexto, a partir de uma pesquisa de campo, este trabalho teve como objetivo compreender o espaço ocupado pelos saberes sobre os céus no cotidiano do povo Parintintin e na escola estadual inserida na aldeia Traíra. Para fundamentação teórica, realizamos reflexões sobre culturas, currículo e astronomia cultural. Além disso, mapeamos a astronomia cultural em pesquisas em educação, por meio de uma revisão de literatura em meios de divulgação de educação em astronomia. Dentre 793 publicações investigadas, 14 abordam de algum modo os céus de grupos indígenas e, dentre essas, somente 4 têm os céus indígenas como tema central. Além disso, nenhum deles investiga especificamente currículos escolares indígenas. Afim de uma maior aproximação com o currículo da Escola Estadual Indígena Kwatijariga, também realizamos uma pesquisa documental em materiais (livros didáticos, referenciais curriculares e legislação educacional) que poderiam constar conteúdos de astronomia cultural. Embora os documentos analisados não explicitem o termo astronomia cultural ou sinônimos, a análise mostra que conteúdos referentes a essa temática estão presentes nos currículos oficiais, exceto a proposta curricular de ciências do estado do Amazonas, que não apresentou o tema. A pesquisa de campo ocorreu por meio de uma aproximação com a etnografia, realizamos entrevistas com os conhecedores tradicionais e com os educadores dos componentes curriculares de geografia e ciências. Os resultados mostraram, na observação participante e nas entrevistas com os conhecedores tradicionais, que os conhecimentos sobre o céu Parintintin estão presentes em suas práticas cotidianas. Nas entrevistas os professores afirmaram não terem ainda tratado dos conhecimentos sobre o céu Parintintin na sala de aula. As falas dos professores marcaram a hierarquia entre os componentes curriculares, evidente nos documentos oficiais, como, por exemplo a BNCC, no qual a matemática e a língua portuguesa apresentaram maior status. A subversão ao currículo oficial também esteve presente na fala dos professores. Eles afirmaram não usar o livro didático e demostraram utilizar um currículo próprio.This research is a master's dissertation produced under the Postgraduate Program in Teaching of Sciences and Humanities - PPGECH between 2018 and 2020 that sought to investigate the Parintintin people and their knowledge about the sky. The heaven-earth link goes far beyond academic activity. The conception of the universe itself is relative. Traditional peoples, for example, maintain their relations with nature and consequently have their ways of interpreting and explaining the world. Cultural astronomy is a relatively recent area of study that attempts to understand sky-earth relationships through an anthropological look at different cultures. In this context, from a field research, this research aimed to understand the space occupied by knowledge about the skies in the daily lives of the Parintintin people and the state school inserted in the village Traíra. For theoretical foundation we carry out reflections on cultures, curriculum and cultural astronomy. Also, we mapped cultural astronomy in educational research, through a literature review on means of disseminating education in astronomy. Among 793 investigated publications, 14 somehow address the skies of indigenous groups and among these, only 4 have indigenous skies as their central theme. Also, none of them specifically investigates indigenous school curriculum. In addition to a closer relationship with the curriculum of the Kwatijariga Indigenous School, we also conducted a documentary research on materials (textbooks, curriculum references and educational legislation) that reproduce constant content of cultural astronomy. Although the documents analyzed do not make explicit the term cultural astronomy or synonyms, the analysis shows that contents related to this theme are present in the official curricula, except for the science curriculum proposal for the state of Amazonas, which did not present the theme. The results showed, in the participant observation and the interviews with the traditional connoisseurs, that the knowledge about the Parintintin sky is present in their daily practices. In the interviews, the teachers stated that they had not yet dealt with the knowledge about the Parintintin sky in the classroom. The speeches of the teachers marked the hierarchy among the curricular components, evident in official documents such as, for example, the BNCC, where mathematics and the Portuguese language had a higher status. Subversion to the official curriculum was also present in the speech of teachers. They stated that they did not use the textbook and demonstrated that they used their curriculum.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesOliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/0252784934597973Cardoso, Walmir Thomazihttp://lattes.cnpq.br/0442313268709878Sousa, Ariel Adorno dehttp://lattes.cnpq.br/7724470450241261Alves, Maria Isabel Alonsohttp://lattes.cnpq.br/1157608326062043Bueno, Márdila Alveshttp://lattes.cnpq.br/81708863724108902020-07-29T16:14:54Z2999-12-312020-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBUENO, Márdila Alves. Povo Parintintin e seus saberes sobre o céu: as perspectivas dos conhecedores tradicionais e dos educadores. 2020. 137 f. 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