Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Kellyane Lisboa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nogueira, Eulina Maria Leite, Franco, Zilda Gláucia Elias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4283
Resumo: Este artigo objetiva analisar os desafios vivenciados pelos professores não indígenas que atuam numa escola indígena; enfatizar a trajetória histórica da formação de professores; contextualizar a relação entre a educação escolar indígena e a atuação dos professores não indígenas; refletir sobre a necessidade de haver maiores intervenções e discussões voltadas para questões de diversidade, nos cursos de formação. Diante desta problemática direcionados aos professores não indígenas buscamos responder a seguinte indagação: os professores não indígenas sentem-se preparados para lecionar em ambientes culturalmente diferenciados? Possuem conhecimentos suficientes sobre diversidade cultural que poderiam orientar sua prática? Na busca por respostas foi realizada uma entrevista com três professores não indígenas que lecionam na escola indígena Parintintin, situada na Aldeia Pupunha, em Humaitá-AM. Tratando-se de uma abordagem qualitativa tanto para nortear a pesquisa como para analisar os dados, considera-se através dos resultados que os professores abordados possuem muitos desafios em relação a sua prática neste contexto, o que vem desde da não estruturada adequada da escola, falta de materiais básicos de auxílio ao professor e aluno, currículo que não atende as necessidades da cultura indígena, e uma formação inicial que não “preparou” suficientemente para práxis vinculados a diversidade cultural.
id UNIR-3_26dbaff2cdaf3b9c1c8a0ae49c4dd4c1
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4283
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena ParintintinLos desafíos vivenciados por los profesores no indígenas em la Escuela Indígena ParintintinChallenges experienced by non-indigenous teachers in the Parintintin Indigenous SchoolEducação Escolar Indígena. Formação de Professores. Parintintin.370 - EducaçãoEducación Escolar Indígena. Formación de profesores. Parintintin.Indigenous School Education. Teacher training. Parintintin.Este artigo objetiva analisar os desafios vivenciados pelos professores não indígenas que atuam numa escola indígena; enfatizar a trajetória histórica da formação de professores; contextualizar a relação entre a educação escolar indígena e a atuação dos professores não indígenas; refletir sobre a necessidade de haver maiores intervenções e discussões voltadas para questões de diversidade, nos cursos de formação. Diante desta problemática direcionados aos professores não indígenas buscamos responder a seguinte indagação: os professores não indígenas sentem-se preparados para lecionar em ambientes culturalmente diferenciados? Possuem conhecimentos suficientes sobre diversidade cultural que poderiam orientar sua prática? Na busca por respostas foi realizada uma entrevista com três professores não indígenas que lecionam na escola indígena Parintintin, situada na Aldeia Pupunha, em Humaitá-AM. Tratando-se de uma abordagem qualitativa tanto para nortear a pesquisa como para analisar os dados, considera-se através dos resultados que os professores abordados possuem muitos desafios em relação a sua prática neste contexto, o que vem desde da não estruturada adequada da escola, falta de materiais básicos de auxílio ao professor e aluno, currículo que não atende as necessidades da cultura indígena, e uma formação inicial que não “preparou” suficientemente para práxis vinculados a diversidade cultural.Este artículo pretende analizar los desafíos vivenciados por los profesores no indígenas que actúan en una escuela indígena; enfatizar la trayectoria histórica de la formación de profesores; contextualizar la relación entre la educación escolar indígena y la actuación de los profesores no indígenas; reflexionar sobre la necesidad de mayores intervenciones y discusiones dirigidas a cuestiones de diversidad, en los cursos de formación. Ante esta problemática dirigida a los profesores no indígenas buscamos responder a la siguiente indagación: los profesores no indígenas se sienten preparados para enseñar en ambientes culturalmente diferenciados? ¿Poseen conocimientos suficientes sobre diversidad cultural que podrían orientar su práctica? En la búsqueda de respuestas se realizó una entrevista con 03 profesores no indígenas que enseñan en la escuela indígena Parintintín, situada en la Aldea Pupunha, en Humaitá-AM. Se trata de un enfoque cualitativo tanto para guiar la investigación como para analizar los datos, se considera a través de los resultados que los profesores abordados poseen muchos desafíos en relación a su práctica en este contexto, lo que viene desde la falta de  estructura adecuada de la escuela, la falta de materiales básicos de auxilio al profesor y alumno, el currículo que no atiende las necesidades de la cultura indígena, y de una formación inicial que no "preparó" suficientemente para la praxis vinculada a la diversidad cultural.       This article aims to analyze the challenges faced by non - indigenous teachers who work in an indigenous school; emphasize the historical trajectory of teacher education; to contextualize the relationship between indigenous school education and the work of non-indigenous teachers; to reflect on the need for greater interventions and discussions on diversity issues in training courses. Faced with this problem addressed to non-indigenous teachers, we seek to answer the following question: do non-indigenous teachers feel prepared to teach in culturally differentiated environments? Do you have enough knowledge about cultural diversity that could guide your practice? In the search for answers, an interview was conducted with 03 non-indigenous teachers who teach at the Parintintin indigenous school, located in the Pupunha Village in Humaitá-AM. As a qualitative approach both to guide research and to analyze the data, it is considered through the results that the teachers addressed have many challenges in relation to their practice in this context, which comes from the unstructured adequate school, lack of basic materials to assist the teacher and student, a curriculum that does not meet the needs of the indigenous culture, and an initial formation that did not "prepare" enough for praxis linked to cultural diversity.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/428310.26568/2359-2087.2019.4283EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 86-1072359-20872359-208710.26568/educa.v6i16reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4283/3096Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Kellyane LisboaNogueira, Eulina Maria LeiteFranco, Zilda Gláucia Elias2020-06-24T21:20:40Zoai:periodicos.unir.br:article/4283Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T21:20:40Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin
Los desafíos vivenciados por los profesores no indígenas em la Escuela Indígena Parintintin
Challenges experienced by non-indigenous teachers in the Parintintin Indigenous School
title Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin
spellingShingle Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin
Ramos, Kellyane Lisboa
Educação Escolar Indígena. Formação de Professores. Parintintin.
370 - Educação
Educación Escolar Indígena. Formación de profesores. Parintintin.
Indigenous School Education. Teacher training. Parintintin.
title_short Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin
title_full Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin
title_fullStr Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin
title_full_unstemmed Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin
title_sort Os desafios vivenciados pelos professores não indígenas na Escola Indígena Parintintin
author Ramos, Kellyane Lisboa
author_facet Ramos, Kellyane Lisboa
Nogueira, Eulina Maria Leite
Franco, Zilda Gláucia Elias
author_role author
author2 Nogueira, Eulina Maria Leite
Franco, Zilda Gláucia Elias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Kellyane Lisboa
Nogueira, Eulina Maria Leite
Franco, Zilda Gláucia Elias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar Indígena. Formação de Professores. Parintintin.
370 - Educação
Educación Escolar Indígena. Formación de profesores. Parintintin.
Indigenous School Education. Teacher training. Parintintin.
topic Educação Escolar Indígena. Formação de Professores. Parintintin.
370 - Educação
Educación Escolar Indígena. Formación de profesores. Parintintin.
Indigenous School Education. Teacher training. Parintintin.
description Este artigo objetiva analisar os desafios vivenciados pelos professores não indígenas que atuam numa escola indígena; enfatizar a trajetória histórica da formação de professores; contextualizar a relação entre a educação escolar indígena e a atuação dos professores não indígenas; refletir sobre a necessidade de haver maiores intervenções e discussões voltadas para questões de diversidade, nos cursos de formação. Diante desta problemática direcionados aos professores não indígenas buscamos responder a seguinte indagação: os professores não indígenas sentem-se preparados para lecionar em ambientes culturalmente diferenciados? Possuem conhecimentos suficientes sobre diversidade cultural que poderiam orientar sua prática? Na busca por respostas foi realizada uma entrevista com três professores não indígenas que lecionam na escola indígena Parintintin, situada na Aldeia Pupunha, em Humaitá-AM. Tratando-se de uma abordagem qualitativa tanto para nortear a pesquisa como para analisar os dados, considera-se através dos resultados que os professores abordados possuem muitos desafios em relação a sua prática neste contexto, o que vem desde da não estruturada adequada da escola, falta de materiais básicos de auxílio ao professor e aluno, currículo que não atende as necessidades da cultura indígena, e uma formação inicial que não “preparou” suficientemente para práxis vinculados a diversidade cultural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4283
10.26568/2359-2087.2019.4283
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4283
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.4283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4283/3096
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 86-107
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i16
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542803664896