Clínica Psicodinâmica do Trabalho em atendimentos Individuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6802 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar a aplicabilidade da teoria psicodinâmica do trabalho ao atendimento clínico individual a trabalhadores em sofrimento no trabalho. O estudo se baseou na teoria da Psicodinâmica do Trabalho proposta por Dejours, caracterizando-se como pesquisa qualitativa. O método utilizado foi a clínica do trabalho adaptada para atendimentos individuais, que propicia um espaço da fala e da escuta das vivências de prazer e sofrimento no trabalho, realizando uma interface com os dispositivos técnicos da psicoterapia breve psicodinâmica. Foram realizados quatro estudos de caso, sendo o material coletado por meio de análise documental e atendimento clínico, sendo submetido à análise psicodinâmica do trabalho. Os resultados foram divididos em duas partes, sendo a primeira relativa à clínica do trabalho em atendimento individual e a última destinada à discussão da técnica do atendimento individual ao sofrimento no trabalho. Na primeira parte, os resultados da clínica do trabalho em atendimento individual para os casos estudados apontaram para a organização do trabalho como essencial no processo de adoecimento dos trabalhadores. O assédio moral, a violência em diversas formas, a ausência de cooperação e reconhecimento, a presença de competição, a degradação da solidariedade e, sobretudo, a humilhação, são os elementos mais presentes que levaram os trabalhadores ao sofrimento patógeno. O assédio moral no trabalho surgiu no estudo em meio aos relatos dos participantes, apresentando-se de várias maneiras: horizontal, vertical descendente e ascendente. Ainda relativo aos resultados, na segunda parte, explorou-se uma trilha para que o sujeito encontrasse recursos para subverter o sofrimento no trabalho e possa transformar ações em prol da saúde. O objetivo do atendimento foi dado através da clínica psicodinâmica do trabalho, tendo em vista o eixo central da reestruturação da saúde do sujeito. Para isso, as técnicas psicoterápicas da psicoterapia breve dinâmica foram auxiliares nesse trabalho, porém as bases fundamentais tendo sido provenientes da psicodinâmica do trabalho. A importância do estudo não se restringe ao novo modelo de atendimento ao sofrimento no trabalho proposto, mas principalmente no que se refere a escuta clínica do sofrimento no trabalho. Independente de abordagem psicológica, de instituição pública ou privada, a escuta clínica do sofrimento no trabalho é essencial para o papel do psicólogo como agente de saúde. Nesse sentido que a presente pesquisa se revela importante, a fim de subsidiar um método de atendimento psicológico ao sofrimento no trabalho que sirva não somente aos CERESTs, como para qualquer instituição pública ou privada. |
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Clínica Psicodinâmica do Trabalho em atendimentos IndividuaisPsychodynamic Work Clinic in individual carePsicodinâmica do TrabalhoClínica do TrabalhoAtendimento IndividualSofrimento no TrabalhoPsychodynamic of WorkWork ClinicIndividual CareSuffering at WorkCIÊNCIAS HUMANASCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIAO objetivo desta pesquisa foi analisar a aplicabilidade da teoria psicodinâmica do trabalho ao atendimento clínico individual a trabalhadores em sofrimento no trabalho. O estudo se baseou na teoria da Psicodinâmica do Trabalho proposta por Dejours, caracterizando-se como pesquisa qualitativa. O método utilizado foi a clínica do trabalho adaptada para atendimentos individuais, que propicia um espaço da fala e da escuta das vivências de prazer e sofrimento no trabalho, realizando uma interface com os dispositivos técnicos da psicoterapia breve psicodinâmica. Foram realizados quatro estudos de caso, sendo o material coletado por meio de análise documental e atendimento clínico, sendo submetido à análise psicodinâmica do trabalho. Os resultados foram divididos em duas partes, sendo a primeira relativa à clínica do trabalho em atendimento individual e a última destinada à discussão da técnica do atendimento individual ao sofrimento no trabalho. Na primeira parte, os resultados da clínica do trabalho em atendimento individual para os casos estudados apontaram para a organização do trabalho como essencial no processo de adoecimento dos trabalhadores. O assédio moral, a violência em diversas formas, a ausência de cooperação e reconhecimento, a presença de competição, a degradação da solidariedade e, sobretudo, a humilhação, são os elementos mais presentes que levaram os trabalhadores ao sofrimento patógeno. O assédio moral no trabalho surgiu no estudo em meio aos relatos dos participantes, apresentando-se de várias maneiras: horizontal, vertical descendente e ascendente. Ainda relativo aos resultados, na segunda parte, explorou-se uma trilha para que o sujeito encontrasse recursos para subverter o sofrimento no trabalho e possa transformar ações em prol da saúde. O objetivo do atendimento foi dado através da clínica psicodinâmica do trabalho, tendo em vista o eixo central da reestruturação da saúde do sujeito. Para isso, as técnicas psicoterápicas da psicoterapia breve dinâmica foram auxiliares nesse trabalho, porém as bases fundamentais tendo sido provenientes da psicodinâmica do trabalho. A importância do estudo não se restringe ao novo modelo de atendimento ao sofrimento no trabalho proposto, mas principalmente no que se refere a escuta clínica do sofrimento no trabalho. Independente de abordagem psicológica, de instituição pública ou privada, a escuta clínica do sofrimento no trabalho é essencial para o papel do psicólogo como agente de saúde. Nesse sentido que a presente pesquisa se revela importante, a fim de subsidiar um método de atendimento psicológico ao sofrimento no trabalho que sirva não somente aos CERESTs, como para qualquer instituição pública ou privada.The objective was to analyze the application of the psychodynamic of work’s theory to medical care. The study was based on the theory of the Psychodynamics of Work by Dejours, characterizing itself as qualitative research. The method used was the clinic of work adapted for individual care, which provides a space for listening and experiences of pleasure and work, making an interface with the services of brief psychodynamic psychotherapy. Four case studies were performed, the material being collected through documentary analysis and clinical care, being submitted to the psychodynamic analysis of the work. The results were divided into two parts, a first time being a work clinic in individual care, and one last time a discussion about the technique of individual work attendance. In the first part, the results of the individual care clinic for the cases studied pointed to an organization of work as essential in the process of sickness of the workers. Moral harassment, violence in various forms, lack of cooperation and recognition, presence of competition, degradation of solidarity and, above all, humiliation are the elements that most contribute to the exercise of the pathogen. Moral harassment is not carried out without all the knowledge about the participants, presenting itself in several ways: horizontal, vertical descending and ascending. Still in its results, in the second part, a trail was explored so that the subject found resources to subvert the work and free of actions for health. The objective of the care was given through the psychodynamic work clinic, considering the central axis of the restructuring of the subject’s health. For this, the psychotherapeutic technique of the brief dynamic psychotherapy were auxiliary in this work, however the fundamental bases having been derived from the psychodynamic of work. However, the psychotherapeutic techniques of the psychological emergency were used as working techniques. The importance of teaching is not restricted to the new model of task attendance without work, but mainly regarding the patient's clinical listening at work. Regardless of psychological hierarchy, whether public or private, a patient's clinical listening is not essential to the role of the psychologist as a health agent. In this sense, the present research proves to be important, in order to subsidize a method of psychological care for suffering at work that serves not only for CERESTs, but also any public or private institution.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaMoraes, Rosângela Dutra dehttp://lattes.cnpq.br/2531084466034389Castro, Ewerton Helder Bentes deSampaio, Cláudia Regina BrandãoNina, Socorro de Fátima MoraesSilva, Fernando Henrique Melohttp://lattes.cnpq.br/01916589200534702018-12-11T13:48:41Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Fernando Henrique Melo. Clínica Psicodinâmica do Trabalho em atendimentos Individuais. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6802porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-12-12T05:03:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-12-12T05:03:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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