Os significados construídos pelas crianças da educação infantil ribeirinha de Manaus.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Paula Lima Carvalho de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9179096720942593
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6515
Resumo: Esta pesquisa intitulada Os significados construídos pelas crianças da educação infantil ribeirinha de Manaus teve por objetivo principal compreender os significados construídos pelas crianças pequenas nos processos educativos que caracterizam suas experiências na educação infantil de uma escola pública municipal ribeirinha de Manaus. Para o alcance desse objetivo foi necessário conhecer o contexto sociocultural da comunidade onde as crianças pequenas vivem, identificar as experiências escolares oportunizadas a elas na escola ribeirinha, e investigar os instrumentos que permeiam o universo das crianças em relação as suas experiências escolares. A metodologia, de abordagem qualitativa, se constituiu em análise documental, observação participante e entrevista semiestruturada com as crianças pequenas da educação infantil. A escola onde a pesquisa foi realizada é localizada na Comunidade Nova Esperança, Igarapé do Tiú, Rio Tarumã Açú, na zona rural ribeirinha de Manaus, e é o local onde a vida coletiva favorece as interações das crianças em grupo e em atividade sob a orientação do professor, sendo um ambiente que recebe influências das condições socioculturais constantemente. Uma vez compreendido que essas situações contribuem para o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, é possível atribuir significados no seu espaço na escola e ressignificações da interação no processo educativo. A Teoria Histórico-Cultural, fundamentação teórica desta pesquisa, nos traz a compreensão do processo de desenvolvimento humano sob as condições de vida e educação do indivíduo, e não como resultado apenas dos fatores biológicos. Com essa visão, essa teoria busca a emancipação do sujeito, por meio da educação desenvolvente, onda cada indivíduo é protagonista do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Para Vigotski, o conhecimento se dá numa relação dialética entre o sujeito mediada por signos e instrumentos. Os signos são construídos socialmente pela cultura e orientados internamente. Já os instrumentos servem como via condutora da influência humana sobre o objeto da atividade. Ao apropriar-se dos signos, a criança expressa sua linguagem e organiza seus pensamentos. Sendo assim, de acordo com os resultados desta pesquisa, para a educação infantil ribeirinha, considerar que cada criança tem um contexto na zona rural ribeirinha, é compreender que as infâncias são compostas por experiências diferentes e demandam outras experiências geradas a partir das dinâmicas culturais específicas. Dentro da Teoria Histórico-Cultural isso quer dizer que é impossível pensar numa descrição generalizada nas formas de educar. O universo infantil na escola e as relações sociais que envolvem as crianças pequenas na área ribeirinha – região amazônica – podem ser considerados um demonstrativo para se constituir em tema para novas investigações científicas.
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A metodologia, de abordagem qualitativa, se constituiu em análise documental, observação participante e entrevista semiestruturada com as crianças pequenas da educação infantil. A escola onde a pesquisa foi realizada é localizada na Comunidade Nova Esperança, Igarapé do Tiú, Rio Tarumã Açú, na zona rural ribeirinha de Manaus, e é o local onde a vida coletiva favorece as interações das crianças em grupo e em atividade sob a orientação do professor, sendo um ambiente que recebe influências das condições socioculturais constantemente. Uma vez compreendido que essas situações contribuem para o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, é possível atribuir significados no seu espaço na escola e ressignificações da interação no processo educativo. A Teoria Histórico-Cultural, fundamentação teórica desta pesquisa, nos traz a compreensão do processo de desenvolvimento humano sob as condições de vida e educação do indivíduo, e não como resultado apenas dos fatores biológicos. Com essa visão, essa teoria busca a emancipação do sujeito, por meio da educação desenvolvente, onda cada indivíduo é protagonista do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Para Vigotski, o conhecimento se dá numa relação dialética entre o sujeito mediada por signos e instrumentos. Os signos são construídos socialmente pela cultura e orientados internamente. Já os instrumentos servem como via condutora da influência humana sobre o objeto da atividade. Ao apropriar-se dos signos, a criança expressa sua linguagem e organiza seus pensamentos. Sendo assim, de acordo com os resultados desta pesquisa, para a educação infantil ribeirinha, considerar que cada criança tem um contexto na zona rural ribeirinha, é compreender que as infâncias são compostas por experiências diferentes e demandam outras experiências geradas a partir das dinâmicas culturais específicas. Dentro da Teoria Histórico-Cultural isso quer dizer que é impossível pensar numa descrição generalizada nas formas de educar. O universo infantil na escola e as relações sociais que envolvem as crianças pequenas na área ribeirinha – região amazônica – podem ser considerados um demonstrativo para se constituir em tema para novas investigações científicas.This research entitled The meanings constructed by the children of the riverside children's education in Manaus had as main objective to understand the meanings constructed by the small children in the educational processes that characterize their experiences in the infantile education of a municipal public school riverside of Manaus. In order to reach this goal, it was necessary to know the socio-cultural context of the community where young children live, to identify the school experiences offered to them in the riverside school, and to investigate the instruments that permeate the universe of children in relation to their school experiences. The methodology, with a qualitative approach, consisted of documental analysis, participant observation and semi-structured interview with the small children of the children's education. The school where the research was carried out is located in the Nova Esperança Community, Igarapé do Tiú, Tarumã Açú River, in the ribeirinha area of Manaus, and is the place where collective life favors the interactions of the children in group and activity under the guidance of the teacher, being an environment that receives influences from sociocultural conditions constantly. Once understood that these situations contribute to their learning and development process, it is possible to attribute meanings in their space in the school and re-significances of the interaction in the educational process. The historicalcultural theory, the theoretical foundation of this research, brings us the understanding of the process of human development under the conditions of life and education of the individual, and not as a result only of biological factors. With this vision, this theory seeks the emancipation of the subject, through developmental education, wave each individual is protagonist of his learning and development process. For Vygotsky, knowledge occurs in a dialectical relationship between the subject mediated by signs and instruments. Signs are socially constructed by culture and internally oriented. The instruments serve as the guiding way of human influence on the object of the activity. By appropriating signs, the child expresses his language and organizes his thoughts. Therefore, according to the results of this research, for children in riverside education, considering that each child has a context in the rural riverside area, is to understand that children are composed of different experiences and demand other experiences generated from the specific cultural dynamics . Within historical-cultural theory this means that it is impossible to think of a generalized description of the ways of educating. The children's universe at school and the social relations involving small children in the riverside area - the Amazon region - can be considered as a demonstration to become a subject for new scientific investigations.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSilva, Iolete Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335Silva, Iolete Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335Martins, Ana Cristina FernandesLummertz, Jussará GonçalvesOliveira, Ana Paula Lima Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/91790967209425932018-07-31T15:00:29Z2018-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Paula Lima Carvalho de. Os significados construídos pelas crianças da educação infantil ribeirinha de Manaus. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6515porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-01T05:03:45Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6515Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-01T05:03:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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