Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6985 |
Resumo: | A família com primeiro meio de socialização do indivíduo, imprimi suas marcas nos filhos ao longo do ciclo vital. Desta forma, as práticas que os pais desempenham dentro do contexto familiar geram repercussão nos diversos ambientes frequentados, inclusive na escola. No ambiente escolar, o processo de ensino e aprendizagem sofre inúmeras influências, deste as ligadas a cunho político, didático, pedagógico, estando também relacionado a motivação para aprender dos alunos e as atitudes exercidas pelos pais, mães e responsáveis. Com base nesse pressuposto, surge a presente pesquisa que teve como objetivo analisar possíveis influências das Práticas Parentais e da Motivação Escolar no processo de ensino e aprendizagem. Participaram deste estudo, 51 alunos de duas escolas estaduais, que frequentavam o 9º do Ensino Fundamental II e 5 respectivos professores destas turmas. As coletas de dados ocorreram em duas fases, devido a presente pesquisa fazer uso de uma abordagem metodológica mista. A primeira etapa ocorreu com os alunos, foram utilizados um questionário sócio demográfico a fim de criar um perfil da amostra; para identificar as Práticas Parentais adotas pelos pais na visão dos filhos utilizou-se o Alabama Parenting Questionary (FRICK, 1991); a motivação presente foi analisada através da Escala de Avaliação da Motivação Escolar Infanto-Juvenil - EAME-IJ (MARTINELLI; SISTO, 2011) e o rendimento foi avaliado a partir das médias dos boletins cedidas pela escola com a autorização dos responsáveis. A segunda etapa de coleta de dados realizou-se por meio de uma entrevista semiestruturada com os professores. Os dados apontaram haver relações significativas entre as Práticas Parentais com Motivação, onde identificou-se a presença de práticas parentais positivas e negativas como a monitoria positiva e punição inconsistente extremamente relacionadas com a Motivação Extrínseca. E o uso de práticas positivas (Monitoria Positiva) e negativas (Negligência e Abuso Físico) também relacionadas as médias apresentadas nas disciplinas de Geografia e Inglês. A Motivação Extrínseca apareceu como sendo maioritariamente presente na amostra da pesquisa, e consequentemente estabelecendo relações com as práticas parentais e com a disciplina de Inglês. Diante dos resultados analisados, destacamos o envolvimento dos pais, mães e responsáveis no acompanhamento dos filhos no âmbito escolar, afim de promover o desenvolvimento de uma Motivação Intrínseca para aprender, minimizando consequentemente, o uso das práticas negativas. Afinal, os professores relatam que o uso da Motivação Extrínseca utilizadas pelo pais, principalmente nessa faixa etária, caracterizada por recompensas, retiradas de privilégios e até mesmo punição, está repercutindo em alunos que somente estão preocupados em alcançar uma média, não havendo uma preocupação de fato com a aprendizagem e principalmente com aplicabilidade social dos saberes aprendidos no ambiente escolar. Contudo, pondera-se a articulação de aspectos motivacionais para aprender como deveres tanto da família como da escola, devendo estar os dois ambientes direcionados a promover uma motivação de caráter intrínseco, baseados e objetivados na aquisição de uma aprendizagem significativa. |
id |
UFAM_c0147d8cb314e7fbde3121853ae87951 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6985 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagemPráticas parentaisMotivaçãoEnvolvimento parentalRelação família e escolaCIÊNCIAS HUMANASA família com primeiro meio de socialização do indivíduo, imprimi suas marcas nos filhos ao longo do ciclo vital. Desta forma, as práticas que os pais desempenham dentro do contexto familiar geram repercussão nos diversos ambientes frequentados, inclusive na escola. No ambiente escolar, o processo de ensino e aprendizagem sofre inúmeras influências, deste as ligadas a cunho político, didático, pedagógico, estando também relacionado a motivação para aprender dos alunos e as atitudes exercidas pelos pais, mães e responsáveis. Com base nesse pressuposto, surge a presente pesquisa que teve como objetivo analisar possíveis influências das Práticas Parentais e da Motivação Escolar no processo de ensino e aprendizagem. Participaram deste estudo, 51 alunos de duas escolas estaduais, que frequentavam o 9º do Ensino Fundamental II e 5 respectivos professores destas turmas. As coletas de dados ocorreram em duas fases, devido a presente pesquisa fazer uso de uma abordagem metodológica mista. A primeira etapa ocorreu com os alunos, foram utilizados um questionário sócio demográfico a fim de criar um perfil da amostra; para identificar as Práticas Parentais adotas pelos pais na visão dos filhos utilizou-se o Alabama Parenting Questionary (FRICK, 1991); a motivação presente foi analisada através da Escala de Avaliação da Motivação Escolar Infanto-Juvenil - EAME-IJ (MARTINELLI; SISTO, 2011) e o rendimento foi avaliado a partir das médias dos boletins cedidas pela escola com a autorização dos responsáveis. A segunda etapa de coleta de dados realizou-se por meio de uma entrevista semiestruturada com os professores. Os dados apontaram haver relações significativas entre as Práticas Parentais com Motivação, onde identificou-se a presença de práticas parentais positivas e negativas como a monitoria positiva e punição inconsistente extremamente relacionadas com a Motivação Extrínseca. E o uso de práticas positivas (Monitoria Positiva) e negativas (Negligência e Abuso Físico) também relacionadas as médias apresentadas nas disciplinas de Geografia e Inglês. A Motivação Extrínseca apareceu como sendo maioritariamente presente na amostra da pesquisa, e consequentemente estabelecendo relações com as práticas parentais e com a disciplina de Inglês. Diante dos resultados analisados, destacamos o envolvimento dos pais, mães e responsáveis no acompanhamento dos filhos no âmbito escolar, afim de promover o desenvolvimento de uma Motivação Intrínseca para aprender, minimizando consequentemente, o uso das práticas negativas. Afinal, os professores relatam que o uso da Motivação Extrínseca utilizadas pelo pais, principalmente nessa faixa etária, caracterizada por recompensas, retiradas de privilégios e até mesmo punição, está repercutindo em alunos que somente estão preocupados em alcançar uma média, não havendo uma preocupação de fato com a aprendizagem e principalmente com aplicabilidade social dos saberes aprendidos no ambiente escolar. Contudo, pondera-se a articulação de aspectos motivacionais para aprender como deveres tanto da família como da escola, devendo estar os dois ambientes direcionados a promover uma motivação de caráter intrínseco, baseados e objetivados na aquisição de uma aprendizagem significativa.The family with the first means of socializing the individual, imprinted their marks on the children throughout the life cycle. Thus, the practices that parents perform within the family context generate repercussion in the different environments frequented, including in the school. In the school environment, the teaching and learning process is influenced by political, didactic and pedagogical factors, as well as the motivation to learn from the students and the attitudes of parents, mothers and caregivers. Based on this assumption, the present research aims to analyze possible influences of Parenting Practices and School Motivation in the teaching and learning process. Participating in this study were 51 students from two state schools, who attended the 9th grade and 5 teachers from these classes. Data collection occurred in two phases, due to the present research make use of a mixed methodological approach. The first stage occurred with the students, a socio-demographic questionnaire was used in order to create a sample profile; to identify Parental Practices adopted by parents in the eyes of the children we use the Alabama Parenting Questionary (FRICK, 1991); the present motivation was analyzed through the School-Based Child Motivation Assessment Scale - EAME-IJ (MARTINELLI; SISTO, 2011) and with the income was evaluated from the averages of the bulletins assigned by the school with the authorization of those responsible. The second stage of data collection was carried out through a semi-structured interview with the teachers. The data indicated that there are significant relationships between Motivated Parenting Practices, where we identified the presence of positive and negative parenting practices, such as positive monitoring and inconsistent punishment, extremely related to Extrinsic Motivation. And the use of positive practices (Positive Monitoring) and negative (Negligence and Physical Abuse) also related to the averages presented in the subjects of Geography and English. Extrinsic Motivation appeared to be mostly present in the research sample, and consequently establishing relationships with the parental practices and with the discipline of English. Considering the results analyzed, we highlight the involvement of parents, mothers and guardians in the school environment, in order to promote the development of an Intrinsic Motivation to learn, thus minimizing the use of negative practices. After all, teachers report that the use of Extrinsic Motivation used by the parents, especially in this age group, characterized by rewards, withdrawals of privileges and even punishment, is affecting students who are only concerned about achieving an average, fact with learning and mainly with social applicability of the knowledge learned in the school environment. However, we consider the articulation of motivational aspects to learn as the duties of both the family and the school, and the two environments should be aimed at promoting an intrinsic motivation, based and objectified in the acquisition of meaningful learning.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesLeal, Fabiana Soares Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7990271056067788Tamboril, Maria Ivonete Barbosahttp://lattes.cnpq.br/7875784452864551Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753Franco, Zilda Gláucia Eliashttp://lattes.cnpq.br/1576292560798601Nascimento, Greicy Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/10138143519729442019-02-26T19:28:10Z2019-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Greicy Oliveira. Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6985porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-12-06T14:05:23Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-12-06T14:05:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem |
title |
Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem Nascimento, Greicy Oliveira Práticas parentais Motivação Envolvimento parental Relação família e escola CIÊNCIAS HUMANAS |
title_short |
Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem |
author |
Nascimento, Greicy Oliveira |
author_facet |
Nascimento, Greicy Oliveira http://lattes.cnpq.br/1013814351972944 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1013814351972944 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leal, Fabiana Soares Fernandes http://lattes.cnpq.br/7990271056067788 Tamboril, Maria Ivonete Barbosa http://lattes.cnpq.br/7875784452864551 Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento http://lattes.cnpq.br/9048283421149753 Franco, Zilda Gláucia Elias http://lattes.cnpq.br/1576292560798601 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Greicy Oliveira http://lattes.cnpq.br/1013814351972944 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas parentais Motivação Envolvimento parental Relação família e escola CIÊNCIAS HUMANAS |
topic |
Práticas parentais Motivação Envolvimento parental Relação família e escola CIÊNCIAS HUMANAS |
description |
A família com primeiro meio de socialização do indivíduo, imprimi suas marcas nos filhos ao longo do ciclo vital. Desta forma, as práticas que os pais desempenham dentro do contexto familiar geram repercussão nos diversos ambientes frequentados, inclusive na escola. No ambiente escolar, o processo de ensino e aprendizagem sofre inúmeras influências, deste as ligadas a cunho político, didático, pedagógico, estando também relacionado a motivação para aprender dos alunos e as atitudes exercidas pelos pais, mães e responsáveis. Com base nesse pressuposto, surge a presente pesquisa que teve como objetivo analisar possíveis influências das Práticas Parentais e da Motivação Escolar no processo de ensino e aprendizagem. Participaram deste estudo, 51 alunos de duas escolas estaduais, que frequentavam o 9º do Ensino Fundamental II e 5 respectivos professores destas turmas. As coletas de dados ocorreram em duas fases, devido a presente pesquisa fazer uso de uma abordagem metodológica mista. A primeira etapa ocorreu com os alunos, foram utilizados um questionário sócio demográfico a fim de criar um perfil da amostra; para identificar as Práticas Parentais adotas pelos pais na visão dos filhos utilizou-se o Alabama Parenting Questionary (FRICK, 1991); a motivação presente foi analisada através da Escala de Avaliação da Motivação Escolar Infanto-Juvenil - EAME-IJ (MARTINELLI; SISTO, 2011) e o rendimento foi avaliado a partir das médias dos boletins cedidas pela escola com a autorização dos responsáveis. A segunda etapa de coleta de dados realizou-se por meio de uma entrevista semiestruturada com os professores. Os dados apontaram haver relações significativas entre as Práticas Parentais com Motivação, onde identificou-se a presença de práticas parentais positivas e negativas como a monitoria positiva e punição inconsistente extremamente relacionadas com a Motivação Extrínseca. E o uso de práticas positivas (Monitoria Positiva) e negativas (Negligência e Abuso Físico) também relacionadas as médias apresentadas nas disciplinas de Geografia e Inglês. A Motivação Extrínseca apareceu como sendo maioritariamente presente na amostra da pesquisa, e consequentemente estabelecendo relações com as práticas parentais e com a disciplina de Inglês. Diante dos resultados analisados, destacamos o envolvimento dos pais, mães e responsáveis no acompanhamento dos filhos no âmbito escolar, afim de promover o desenvolvimento de uma Motivação Intrínseca para aprender, minimizando consequentemente, o uso das práticas negativas. Afinal, os professores relatam que o uso da Motivação Extrínseca utilizadas pelo pais, principalmente nessa faixa etária, caracterizada por recompensas, retiradas de privilégios e até mesmo punição, está repercutindo em alunos que somente estão preocupados em alcançar uma média, não havendo uma preocupação de fato com a aprendizagem e principalmente com aplicabilidade social dos saberes aprendidos no ambiente escolar. Contudo, pondera-se a articulação de aspectos motivacionais para aprender como deveres tanto da família como da escola, devendo estar os dois ambientes direcionados a promover uma motivação de caráter intrínseco, baseados e objetivados na aquisição de uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-26T19:28:10Z 2019-02-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Greicy Oliveira. Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6985 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Greicy Oliveira. Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2019. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732032549355520 |