Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Greicy Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1013814351972944
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6985
Resumo: A família com primeiro meio de socialização do indivíduo, imprimi suas marcas nos filhos ao longo do ciclo vital. Desta forma, as práticas que os pais desempenham dentro do contexto familiar geram repercussão nos diversos ambientes frequentados, inclusive na escola. No ambiente escolar, o processo de ensino e aprendizagem sofre inúmeras influências, deste as ligadas a cunho político, didático, pedagógico, estando também relacionado a motivação para aprender dos alunos e as atitudes exercidas pelos pais, mães e responsáveis. Com base nesse pressuposto, surge a presente pesquisa que teve como objetivo analisar possíveis influências das Práticas Parentais e da Motivação Escolar no processo de ensino e aprendizagem. Participaram deste estudo, 51 alunos de duas escolas estaduais, que frequentavam o 9º do Ensino Fundamental II e 5 respectivos professores destas turmas. As coletas de dados ocorreram em duas fases, devido a presente pesquisa fazer uso de uma abordagem metodológica mista. A primeira etapa ocorreu com os alunos, foram utilizados um questionário sócio demográfico a fim de criar um perfil da amostra; para identificar as Práticas Parentais adotas pelos pais na visão dos filhos utilizou-se o Alabama Parenting Questionary (FRICK, 1991); a motivação presente foi analisada através da Escala de Avaliação da Motivação Escolar Infanto-Juvenil - EAME-IJ (MARTINELLI; SISTO, 2011) e o rendimento foi avaliado a partir das médias dos boletins cedidas pela escola com a autorização dos responsáveis. A segunda etapa de coleta de dados realizou-se por meio de uma entrevista semiestruturada com os professores. Os dados apontaram haver relações significativas entre as Práticas Parentais com Motivação, onde identificou-se a presença de práticas parentais positivas e negativas como a monitoria positiva e punição inconsistente extremamente relacionadas com a Motivação Extrínseca. E o uso de práticas positivas (Monitoria Positiva) e negativas (Negligência e Abuso Físico) também relacionadas as médias apresentadas nas disciplinas de Geografia e Inglês. A Motivação Extrínseca apareceu como sendo maioritariamente presente na amostra da pesquisa, e consequentemente estabelecendo relações com as práticas parentais e com a disciplina de Inglês. Diante dos resultados analisados, destacamos o envolvimento dos pais, mães e responsáveis no acompanhamento dos filhos no âmbito escolar, afim de promover o desenvolvimento de uma Motivação Intrínseca para aprender, minimizando consequentemente, o uso das práticas negativas. Afinal, os professores relatam que o uso da Motivação Extrínseca utilizadas pelo pais, principalmente nessa faixa etária, caracterizada por recompensas, retiradas de privilégios e até mesmo punição, está repercutindo em alunos que somente estão preocupados em alcançar uma média, não havendo uma preocupação de fato com a aprendizagem e principalmente com aplicabilidade social dos saberes aprendidos no ambiente escolar. Contudo, pondera-se a articulação de aspectos motivacionais para aprender como deveres tanto da família como da escola, devendo estar os dois ambientes direcionados a promover uma motivação de caráter intrínseco, baseados e objetivados na aquisição de uma aprendizagem significativa.
id UFAM_c0147d8cb314e7fbde3121853ae87951
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6985
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagemPráticas parentaisMotivaçãoEnvolvimento parentalRelação família e escolaCIÊNCIAS HUMANASA família com primeiro meio de socialização do indivíduo, imprimi suas marcas nos filhos ao longo do ciclo vital. Desta forma, as práticas que os pais desempenham dentro do contexto familiar geram repercussão nos diversos ambientes frequentados, inclusive na escola. No ambiente escolar, o processo de ensino e aprendizagem sofre inúmeras influências, deste as ligadas a cunho político, didático, pedagógico, estando também relacionado a motivação para aprender dos alunos e as atitudes exercidas pelos pais, mães e responsáveis. Com base nesse pressuposto, surge a presente pesquisa que teve como objetivo analisar possíveis influências das Práticas Parentais e da Motivação Escolar no processo de ensino e aprendizagem. Participaram deste estudo, 51 alunos de duas escolas estaduais, que frequentavam o 9º do Ensino Fundamental II e 5 respectivos professores destas turmas. As coletas de dados ocorreram em duas fases, devido a presente pesquisa fazer uso de uma abordagem metodológica mista. A primeira etapa ocorreu com os alunos, foram utilizados um questionário sócio demográfico a fim de criar um perfil da amostra; para identificar as Práticas Parentais adotas pelos pais na visão dos filhos utilizou-se o Alabama Parenting Questionary (FRICK, 1991); a motivação presente foi analisada através da Escala de Avaliação da Motivação Escolar Infanto-Juvenil - EAME-IJ (MARTINELLI; SISTO, 2011) e o rendimento foi avaliado a partir das médias dos boletins cedidas pela escola com a autorização dos responsáveis. A segunda etapa de coleta de dados realizou-se por meio de uma entrevista semiestruturada com os professores. Os dados apontaram haver relações significativas entre as Práticas Parentais com Motivação, onde identificou-se a presença de práticas parentais positivas e negativas como a monitoria positiva e punição inconsistente extremamente relacionadas com a Motivação Extrínseca. E o uso de práticas positivas (Monitoria Positiva) e negativas (Negligência e Abuso Físico) também relacionadas as médias apresentadas nas disciplinas de Geografia e Inglês. A Motivação Extrínseca apareceu como sendo maioritariamente presente na amostra da pesquisa, e consequentemente estabelecendo relações com as práticas parentais e com a disciplina de Inglês. Diante dos resultados analisados, destacamos o envolvimento dos pais, mães e responsáveis no acompanhamento dos filhos no âmbito escolar, afim de promover o desenvolvimento de uma Motivação Intrínseca para aprender, minimizando consequentemente, o uso das práticas negativas. Afinal, os professores relatam que o uso da Motivação Extrínseca utilizadas pelo pais, principalmente nessa faixa etária, caracterizada por recompensas, retiradas de privilégios e até mesmo punição, está repercutindo em alunos que somente estão preocupados em alcançar uma média, não havendo uma preocupação de fato com a aprendizagem e principalmente com aplicabilidade social dos saberes aprendidos no ambiente escolar. Contudo, pondera-se a articulação de aspectos motivacionais para aprender como deveres tanto da família como da escola, devendo estar os dois ambientes direcionados a promover uma motivação de caráter intrínseco, baseados e objetivados na aquisição de uma aprendizagem significativa.The family with the first means of socializing the individual, imprinted their marks on the children throughout the life cycle. Thus, the practices that parents perform within the family context generate repercussion in the different environments frequented, including in the school. In the school environment, the teaching and learning process is influenced by political, didactic and pedagogical factors, as well as the motivation to learn from the students and the attitudes of parents, mothers and caregivers. Based on this assumption, the present research aims to analyze possible influences of Parenting Practices and School Motivation in the teaching and learning process. Participating in this study were 51 students from two state schools, who attended the 9th grade and 5 teachers from these classes. Data collection occurred in two phases, due to the present research make use of a mixed methodological approach. The first stage occurred with the students, a socio-demographic questionnaire was used in order to create a sample profile; to identify Parental Practices adopted by parents in the eyes of the children we use the Alabama Parenting Questionary (FRICK, 1991); the present motivation was analyzed through the School-Based Child Motivation Assessment Scale - EAME-IJ (MARTINELLI; SISTO, 2011) and with the income was evaluated from the averages of the bulletins assigned by the school with the authorization of those responsible. The second stage of data collection was carried out through a semi-structured interview with the teachers. The data indicated that there are significant relationships between Motivated Parenting Practices, where we identified the presence of positive and negative parenting practices, such as positive monitoring and inconsistent punishment, extremely related to Extrinsic Motivation. And the use of positive practices (Positive Monitoring) and negative (Negligence and Physical Abuse) also related to the averages presented in the subjects of Geography and English. Extrinsic Motivation appeared to be mostly present in the research sample, and consequently establishing relationships with the parental practices and with the discipline of English. Considering the results analyzed, we highlight the involvement of parents, mothers and guardians in the school environment, in order to promote the development of an Intrinsic Motivation to learn, thus minimizing the use of negative practices. After all, teachers report that the use of Extrinsic Motivation used by the parents, especially in this age group, characterized by rewards, withdrawals of privileges and even punishment, is affecting students who are only concerned about achieving an average, fact with learning and mainly with social applicability of the knowledge learned in the school environment. However, we consider the articulation of motivational aspects to learn as the duties of both the family and the school, and the two environments should be aimed at promoting an intrinsic motivation, based and objectified in the acquisition of meaningful learning.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesLeal, Fabiana Soares Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7990271056067788Tamboril, Maria Ivonete Barbosahttp://lattes.cnpq.br/7875784452864551Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753Franco, Zilda Gláucia Eliashttp://lattes.cnpq.br/1576292560798601Nascimento, Greicy Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/10138143519729442019-02-26T19:28:10Z2019-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Greicy Oliveira. Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6985porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-12-06T14:05:23Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-12-06T14:05:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem
title Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem
Nascimento, Greicy Oliveira
Práticas parentais
Motivação
Envolvimento parental
Relação família e escola
CIÊNCIAS HUMANAS
title_short Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem
title_full Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem
title_sort Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem
author Nascimento, Greicy Oliveira
author_facet Nascimento, Greicy Oliveira
http://lattes.cnpq.br/1013814351972944
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1013814351972944
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Fabiana Soares Fernandes
http://lattes.cnpq.br/7990271056067788
Tamboril, Maria Ivonete Barbosa
http://lattes.cnpq.br/7875784452864551
Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
http://lattes.cnpq.br/9048283421149753
Franco, Zilda Gláucia Elias
http://lattes.cnpq.br/1576292560798601
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Greicy Oliveira
http://lattes.cnpq.br/1013814351972944
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas parentais
Motivação
Envolvimento parental
Relação família e escola
CIÊNCIAS HUMANAS
topic Práticas parentais
Motivação
Envolvimento parental
Relação família e escola
CIÊNCIAS HUMANAS
description A família com primeiro meio de socialização do indivíduo, imprimi suas marcas nos filhos ao longo do ciclo vital. Desta forma, as práticas que os pais desempenham dentro do contexto familiar geram repercussão nos diversos ambientes frequentados, inclusive na escola. No ambiente escolar, o processo de ensino e aprendizagem sofre inúmeras influências, deste as ligadas a cunho político, didático, pedagógico, estando também relacionado a motivação para aprender dos alunos e as atitudes exercidas pelos pais, mães e responsáveis. Com base nesse pressuposto, surge a presente pesquisa que teve como objetivo analisar possíveis influências das Práticas Parentais e da Motivação Escolar no processo de ensino e aprendizagem. Participaram deste estudo, 51 alunos de duas escolas estaduais, que frequentavam o 9º do Ensino Fundamental II e 5 respectivos professores destas turmas. As coletas de dados ocorreram em duas fases, devido a presente pesquisa fazer uso de uma abordagem metodológica mista. A primeira etapa ocorreu com os alunos, foram utilizados um questionário sócio demográfico a fim de criar um perfil da amostra; para identificar as Práticas Parentais adotas pelos pais na visão dos filhos utilizou-se o Alabama Parenting Questionary (FRICK, 1991); a motivação presente foi analisada através da Escala de Avaliação da Motivação Escolar Infanto-Juvenil - EAME-IJ (MARTINELLI; SISTO, 2011) e o rendimento foi avaliado a partir das médias dos boletins cedidas pela escola com a autorização dos responsáveis. A segunda etapa de coleta de dados realizou-se por meio de uma entrevista semiestruturada com os professores. Os dados apontaram haver relações significativas entre as Práticas Parentais com Motivação, onde identificou-se a presença de práticas parentais positivas e negativas como a monitoria positiva e punição inconsistente extremamente relacionadas com a Motivação Extrínseca. E o uso de práticas positivas (Monitoria Positiva) e negativas (Negligência e Abuso Físico) também relacionadas as médias apresentadas nas disciplinas de Geografia e Inglês. A Motivação Extrínseca apareceu como sendo maioritariamente presente na amostra da pesquisa, e consequentemente estabelecendo relações com as práticas parentais e com a disciplina de Inglês. Diante dos resultados analisados, destacamos o envolvimento dos pais, mães e responsáveis no acompanhamento dos filhos no âmbito escolar, afim de promover o desenvolvimento de uma Motivação Intrínseca para aprender, minimizando consequentemente, o uso das práticas negativas. Afinal, os professores relatam que o uso da Motivação Extrínseca utilizadas pelo pais, principalmente nessa faixa etária, caracterizada por recompensas, retiradas de privilégios e até mesmo punição, está repercutindo em alunos que somente estão preocupados em alcançar uma média, não havendo uma preocupação de fato com a aprendizagem e principalmente com aplicabilidade social dos saberes aprendidos no ambiente escolar. Contudo, pondera-se a articulação de aspectos motivacionais para aprender como deveres tanto da família como da escola, devendo estar os dois ambientes direcionados a promover uma motivação de caráter intrínseco, baseados e objetivados na aquisição de uma aprendizagem significativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-26T19:28:10Z
2019-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Greicy Oliveira. Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6985
identifier_str_mv NASCIMENTO, Greicy Oliveira. Interferências das práticas parentais na motivação escolar e no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732032549355520