Participação estudantil na gestão da educação profissional técnica de nível médio: estudo no IFAM - Campus Manaus Zona Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victor, Martha Lima Reis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4588409362193718
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7265
Resumo: A pesquisa analisou os processos de participação dos estudantes no âmbito da educação profissional técnica de nível médio, oferecida na forma integrada, em suas relações com o princípio da gestão democrática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Zona Leste. Identificou os mecanismos e espaços institucionais previstos para a participação dos estudantes de cursos técnicos integrados da EPTNM na gestão, buscou a configuração dos processos de participação estudantil e verificou em que medida esses processos de participação identificados favorecem a democratização da gestão. A pesquisa foi realizada com base nos fundamentos da dialética, com análise de documentos e entrevistas a partir de roteiros semiestruturados. Na fase do levantamento documental se procedeu com a análise da legislação vigente no que tange aos princípios da gestão democrática; a legislação referente à reforma da Educação Profissional e documentos da instituição pesquisada tais como o Estatuto e o Regimento geral; o Estatuto do Código Eleitoral do Conselho Superior; a Organização Didático Acadêmica e o Regulamento do Conselho de Classe do Campus Manaus Zona Leste. Os documentos apontaram uma estrutura organizacional de gestão colegiada, evidenciando em âmbito formal princípios democráticos. A participação estudantil é garantida nesses documentos como um direito do corpo discente que deve ser estimulada pela direção e corpo docente. As entrevistas evidenciaram os processos de participação dos estudantes a partir dos espaços garantidos nos documentos oficiais, contudo também apontaram entraves à gestão democrática, dentre os quais se pode destacar o funcionamento de um único Colegiado com assento garantido especificamente a alunos do ensino técnico integrado. Possibilidades de favorecimento a democratização da gestão na instituição são encontrados nos relatos dos entrevistados que apontam para uma possível modificação na forma de participação dos representantes estudantis, no sentido de poderem participar das reuniões do Conselho e demais fóruns deliberativos de maneira ampla, do início ao fim, com possibilidades de efetiva atuação. Outra perspectiva potencializadora da democratização da gestão que a pesquisa identificou é a proposta de reformulação do critério de idade para assentos da representação estudantil nos colegiados gestores. Quanto às concepções e espaços de participação, para além da abertura dos colegiados já existentes à participação dos estudantes do técnico integrado, há necessidade de que todos os colegiados previstos nos documentos oficiais sejam postos em funcionamento, ampliando assim a participação estudantil nos diversos setores da gestão, conforme apontam os dados coletados. Espera-se que a partir deste estudo o protagonismo juvenil seja alavancado na instituição como o cumprimento do princípio democrático da gestão ora instituída.
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A pesquisa foi realizada com base nos fundamentos da dialética, com análise de documentos e entrevistas a partir de roteiros semiestruturados. Na fase do levantamento documental se procedeu com a análise da legislação vigente no que tange aos princípios da gestão democrática; a legislação referente à reforma da Educação Profissional e documentos da instituição pesquisada tais como o Estatuto e o Regimento geral; o Estatuto do Código Eleitoral do Conselho Superior; a Organização Didático Acadêmica e o Regulamento do Conselho de Classe do Campus Manaus Zona Leste. Os documentos apontaram uma estrutura organizacional de gestão colegiada, evidenciando em âmbito formal princípios democráticos. A participação estudantil é garantida nesses documentos como um direito do corpo discente que deve ser estimulada pela direção e corpo docente. As entrevistas evidenciaram os processos de participação dos estudantes a partir dos espaços garantidos nos documentos oficiais, contudo também apontaram entraves à gestão democrática, dentre os quais se pode destacar o funcionamento de um único Colegiado com assento garantido especificamente a alunos do ensino técnico integrado. Possibilidades de favorecimento a democratização da gestão na instituição são encontrados nos relatos dos entrevistados que apontam para uma possível modificação na forma de participação dos representantes estudantis, no sentido de poderem participar das reuniões do Conselho e demais fóruns deliberativos de maneira ampla, do início ao fim, com possibilidades de efetiva atuação. Outra perspectiva potencializadora da democratização da gestão que a pesquisa identificou é a proposta de reformulação do critério de idade para assentos da representação estudantil nos colegiados gestores. Quanto às concepções e espaços de participação, para além da abertura dos colegiados já existentes à participação dos estudantes do técnico integrado, há necessidade de que todos os colegiados previstos nos documentos oficiais sejam postos em funcionamento, ampliando assim a participação estudantil nos diversos setores da gestão, conforme apontam os dados coletados. Espera-se que a partir deste estudo o protagonismo juvenil seja alavancado na instituição como o cumprimento do princípio democrático da gestão ora instituída.The research analyzed the processes of student participation in the field of technical secondary education, offered in an integrated way, in its relations with the principle of democratic management at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - Campus Manaus Zona Leste. It identified the mechanisms and institutional spaces provided for the participation of students of integrated technical courses of the EPTNM in the management, sought the configuration of student participation processes and verified to what extent these identified participation processes favor the democratization of management. The research was carried out based on the foundations of the dialectic, with analysis of documents and interviews from semistructured scripts. At the stage of the documentary survey, we proceeded to analyze the legislation in force regarding the principles of democratic management, legislation regarding the reform of Vocational Education and documents of the institution investigated such as the IFAM Statute and General Rules, the Statute of the Code Electoral Council of the Superior Council, the Academic Didactic Organization and the Regulation of the Class Council of the Manaus East Zone Campus. The documents pointed to an organizational structure of collegial management, evidencing formal democratic principles. Student participation is guaranteed in these documents as a right of the student body to be stimulated by the direction and faculty. The interviews evidenced the participation processes of the students from the spaces guaranteed in the official documents, but they also pointed out obstacles to democratic management, among which we can highlight the functioning of a single Collegiate with seat specifically guaranteed to students of integrated technical education. Possibilities of favoring the democratization of the management in the institution are found in the reports of the interviewees that point to a possible modification in the form of participation of the student representatives, in the sense of being able to participate in the meetings of the Council and other deliberative forums in a broad way, from beginning to end , with possibilities of effective action. Another potential perspective of the democratization of the management that the research identifies is the proposal of reformulation of the criterion of age for student representation seats in the other collegiate managers. It is hoped that from this study the youth protagonism will be leveraged in the institution as the fulfillment of the democratic principle of the management established here. As for the conceptions and spaces of participation, in addition to the opening of existing colleges to the participation of the students of the integrated technician, it is necessary that all collegiates provided for in the official documents be put into operation, thus increasing student participation in the various management sectors, according to the collected data.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPeríodo de Embargo: 26/02/2019 a 13/04/2020Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoFalcão, Nádia Macielhttp://lattes.cnpq.br/5182856984673000Pereira, Denis da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3847755085995362Oliveira, Selene Baçal dehttp://lattes.cnpq.br/8749288258612277Victor, Martha Lima Reishttp://lattes.cnpq.br/45884093621937182019-07-18T18:50:16Z2019-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVICTOR, Martha Lima Reis. Participação estudantil na gestão da educação profissional técnica de nível médio: estudo no IFAM - Campus Manaus Zona Leste. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7265porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-08-26T18:27:05Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7265Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-08-26T18:27:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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Educação - Participação do estudante na administração
Ensino profissional - Manaus (AM)
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Gestão democrática
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