Gestão escolar e a participação dos alunos no grêmio estudantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151688 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um aprofundamento da análise das ações do Projeto Intervenção, implementado durante o ano de 2014-2015, em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada no Município de Taquari, RS, tendo como foco a participação dos alunos, através do Grêmio Estudantil. Durante a pesquisa-ação recorreu-se à literatura com GANDIN (2000); CORTELA(2005); PARO(2008); SILVA(2010). E, no processo, foi analisada a participação dos alunos desde a eleição do Grêmio Estudantil Núbia Costa Saraiva e a atuação dos mesmos no início da sua gestão (2015). O objetivo desse trabalho é promover uma maior participação dos alunos na escola e desenvolver lideranças para formar sujeitos atuantes na sociedade. Na escola, para acontecer a gestão democrática, todos os envolvidos precisam participar e, nessa interação, o grêmio estudantil é um dos mecanismos de participação dos alunos. Nas ações desenvolvidas e realizadas, os alunos estão interagindo e mostrando-se interessados. No contexto da educação brasileira, pode-se considerar a gestão democrática muito recente, com possíveis alternativas para uma real democratização da escola pública, segundo as normas legais. Em síntese, sabe-se que falar em participação coletiva não é algo fácil, pois requer que as partes integrantes persistam na busca do seu espaço. |
id |
UFRGS-2_02e4b12134095e9033a23f07f0216b17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151688 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Frühauf, Neiva OliveiraCaetano, Maria Raquel2017-02-14T02:23:49Z2015http://hdl.handle.net/10183/151688001003871O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um aprofundamento da análise das ações do Projeto Intervenção, implementado durante o ano de 2014-2015, em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada no Município de Taquari, RS, tendo como foco a participação dos alunos, através do Grêmio Estudantil. Durante a pesquisa-ação recorreu-se à literatura com GANDIN (2000); CORTELA(2005); PARO(2008); SILVA(2010). E, no processo, foi analisada a participação dos alunos desde a eleição do Grêmio Estudantil Núbia Costa Saraiva e a atuação dos mesmos no início da sua gestão (2015). O objetivo desse trabalho é promover uma maior participação dos alunos na escola e desenvolver lideranças para formar sujeitos atuantes na sociedade. Na escola, para acontecer a gestão democrática, todos os envolvidos precisam participar e, nessa interação, o grêmio estudantil é um dos mecanismos de participação dos alunos. Nas ações desenvolvidas e realizadas, os alunos estão interagindo e mostrando-se interessados. No contexto da educação brasileira, pode-se considerar a gestão democrática muito recente, com possíveis alternativas para uma real democratização da escola pública, segundo as normas legais. Em síntese, sabe-se que falar em participação coletiva não é algo fácil, pois requer que as partes integrantes persistam na busca do seu espaço.application/pdfporGrêmio estudantilGestão democráticaAlunoEscolaParticipaçãoGestão escolar e a participação dos alunos no grêmio estudantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003871.pdf001003871.pdfTexto completoapplication/pdf387443http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151688/1/001003871.pdfb48bd99533361bf0b10b24644d3a166dMD51TEXT001003871.pdf.txt001003871.pdf.txtExtracted Texttext/plain33046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151688/2/001003871.pdf.txtc1b1840ca3053b47ce04f87071f9d1d8MD5210183/1516882017-02-15 02:28:03.67086oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151688Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:28:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão escolar e a participação dos alunos no grêmio estudantil |
title |
Gestão escolar e a participação dos alunos no grêmio estudantil |
spellingShingle |
Gestão escolar e a participação dos alunos no grêmio estudantil Frühauf, Neiva Oliveira Grêmio estudantil Gestão democrática Aluno Escola Participação |
title_short |
Gestão escolar e a participação dos alunos no grêmio estudantil |
title_full |
Gestão escolar e a participação dos alunos no grêmio estudantil |
title_fullStr |
Gestão escolar e a participação dos alunos no grêmio estudantil |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar e a participação dos alunos no grêmio estudantil |
title_sort |
Gestão escolar e a participação dos alunos no grêmio estudantil |
author |
Frühauf, Neiva Oliveira |
author_facet |
Frühauf, Neiva Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frühauf, Neiva Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caetano, Maria Raquel |
contributor_str_mv |
Caetano, Maria Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grêmio estudantil Gestão democrática Aluno Escola Participação |
topic |
Grêmio estudantil Gestão democrática Aluno Escola Participação |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um aprofundamento da análise das ações do Projeto Intervenção, implementado durante o ano de 2014-2015, em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada no Município de Taquari, RS, tendo como foco a participação dos alunos, através do Grêmio Estudantil. Durante a pesquisa-ação recorreu-se à literatura com GANDIN (2000); CORTELA(2005); PARO(2008); SILVA(2010). E, no processo, foi analisada a participação dos alunos desde a eleição do Grêmio Estudantil Núbia Costa Saraiva e a atuação dos mesmos no início da sua gestão (2015). O objetivo desse trabalho é promover uma maior participação dos alunos na escola e desenvolver lideranças para formar sujeitos atuantes na sociedade. Na escola, para acontecer a gestão democrática, todos os envolvidos precisam participar e, nessa interação, o grêmio estudantil é um dos mecanismos de participação dos alunos. Nas ações desenvolvidas e realizadas, os alunos estão interagindo e mostrando-se interessados. No contexto da educação brasileira, pode-se considerar a gestão democrática muito recente, com possíveis alternativas para uma real democratização da escola pública, segundo as normas legais. Em síntese, sabe-se que falar em participação coletiva não é algo fácil, pois requer que as partes integrantes persistam na busca do seu espaço. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151688 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001003871 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151688 |
identifier_str_mv |
001003871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151688/1/001003871.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151688/2/001003871.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b48bd99533361bf0b10b24644d3a166d c1b1840ca3053b47ce04f87071f9d1d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447188083310592 |