Gestão escolar e a participação dos alunos no grêmio estudantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frühauf, Neiva Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151688
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um aprofundamento da análise das ações do Projeto Intervenção, implementado durante o ano de 2014-2015, em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada no Município de Taquari, RS, tendo como foco a participação dos alunos, através do Grêmio Estudantil. Durante a pesquisa-ação recorreu-se à literatura com GANDIN (2000); CORTELA(2005); PARO(2008); SILVA(2010). E, no processo, foi analisada a participação dos alunos desde a eleição do Grêmio Estudantil Núbia Costa Saraiva e a atuação dos mesmos no início da sua gestão (2015). O objetivo desse trabalho é promover uma maior participação dos alunos na escola e desenvolver lideranças para formar sujeitos atuantes na sociedade. Na escola, para acontecer a gestão democrática, todos os envolvidos precisam participar e, nessa interação, o grêmio estudantil é um dos mecanismos de participação dos alunos. Nas ações desenvolvidas e realizadas, os alunos estão interagindo e mostrando-se interessados. No contexto da educação brasileira, pode-se considerar a gestão democrática muito recente, com possíveis alternativas para uma real democratização da escola pública, segundo as normas legais. Em síntese, sabe-se que falar em participação coletiva não é algo fácil, pois requer que as partes integrantes persistam na busca do seu espaço.
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