Inclusão escolar: o olhar dos alunos com deficiência sobre as aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francianne Farias dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7628860808088698, https://orcid.org/0000-0003-0215-9157
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7228
Resumo: Ao refletirmos sobre o passado da Educação Física, observamos o quanto esta disciplina foi usada com objetivos de exclusão, treinamento, alienação, com concepções e tendências que se desenrolaram e firmaram-se a partir do contexto político e econômico que o país perpassava, e o quanto ainda se faz necessário o rompimento desses paradigmas. Nesta ótica, hoje, a Educação Escolar Pública é um direito conquistado e garantido a todos, onde nenhuma pessoa poderá ser excluída do ambiente escolar, nem tão pouco dos elementos que a cercam. Nesta perspectiva, a Educação Física Escolar como disciplina curricular obrigatória não pode se manter distante das discussões sobre a Inclusão. Diante disso, trouxemos como objetivo da pesquisa: Investigar se a garantia do direito a inclusão de alunos com deficiência está sendo efetivado nas aulas de Educação Física do Ensino Regular. Para isso, a investigação deu-se a partir do olhar dos próprios alunos, pois entendemos que este como ator principal do processo, poderia delinear as suas próprias experiências e vivências na escola. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa e foi realizada em 3 escolas municipais da cidade de Manaus. Participaram da pesquisa 14 alunos com deficiência inseridos nas séries do Ensino Fundamental I. Para a coleta de dados, utilizamos um roteiro de entrevista semiestruturada adaptado. Para a análise dos dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo do tipo categorial. Nossos resultados percorreram por duas categorias de análise: participação e percepção. De acordo com os nossos resultados, entendemos que a inclusão nas aulas da referida disciplina não está ocorrendo de forma efetiva, nas três instituições de ensino investigadas. Pois, ao considerarmos as nossas duas categorias de análise, visualizamos nas falas dos sujeitos investigados, que alguns alunos ainda são excluídos das aulas de EF ou de determinadas atividades, por inúmeros fatores. Diante dos resultados e do objetivo principal do trabalho, ressalta-se a importância da postura e das atitudes do professor frente ao processo, caracterizando-se como elementos fundamentais para concretização da inclusão. Destacamos também, a extrema necessidade de que outras pesquisas sejam desenvolvidas no Contexto Amazônico, relacionando a Inclusão Escolar, Educação Física e seus desdobramentos.
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Diante disso, trouxemos como objetivo da pesquisa: Investigar se a garantia do direito a inclusão de alunos com deficiência está sendo efetivado nas aulas de Educação Física do Ensino Regular. Para isso, a investigação deu-se a partir do olhar dos próprios alunos, pois entendemos que este como ator principal do processo, poderia delinear as suas próprias experiências e vivências na escola. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa e foi realizada em 3 escolas municipais da cidade de Manaus. Participaram da pesquisa 14 alunos com deficiência inseridos nas séries do Ensino Fundamental I. Para a coleta de dados, utilizamos um roteiro de entrevista semiestruturada adaptado. Para a análise dos dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo do tipo categorial. Nossos resultados percorreram por duas categorias de análise: participação e percepção. De acordo com os nossos resultados, entendemos que a inclusão nas aulas da referida disciplina não está ocorrendo de forma efetiva, nas três instituições de ensino investigadas. Pois, ao considerarmos as nossas duas categorias de análise, visualizamos nas falas dos sujeitos investigados, que alguns alunos ainda são excluídos das aulas de EF ou de determinadas atividades, por inúmeros fatores. Diante dos resultados e do objetivo principal do trabalho, ressalta-se a importância da postura e das atitudes do professor frente ao processo, caracterizando-se como elementos fundamentais para concretização da inclusão. Destacamos também, a extrema necessidade de que outras pesquisas sejam desenvolvidas no Contexto Amazônico, relacionando a Inclusão Escolar, Educação Física e seus desdobramentos.When we reflect about the past of Physical Education, we observe how excluding, exclusion, training, alienating this discipline was, with conceptions and tendencies that unfolded and established themselves from the political and economic context that the country was going through, and the as still necessary to break these paradigms. Currently, Public School Education is a right won and guaranteed to all, where no person can be excluded from the school environment, nor even the elements that surround it. In this perspective, the School Physical Education as a compulsory curricular discipline can not stay away from the discussions about Inclusion. In view of this, we brought as a research objective: To investigate whether the guarantee of the right to inclusion of students with disabilities is being carried out in the Physical Education classes of Regular Education. For this, the investigation was based on the perspective of the students themselves, as we understand the main actor of the process, could outline their own experiences and experiences in school. The research is characterized as descriptive with a qualitative approach, and was carried out in 3 municipal schools in Manaus City. The study included 14 students with disabilities enrolled in the Elementary School I. For the data collection, we used an adapted semi-structured interview script. For the analysis of the data was used the technique of content analysis of the categorial type. Our results covered two categories of analysis: participation and perception. According to our results, we understand that the inclusion in class of the aforementioned subject is not occurring effectively in the three educational institutions investigated. For we consider our two categories of analysis, we visualize in the lines of the investigated subjects that some students are still excluded from EF classes or certain activities, for a number of factors. In view of the results and the main objective of the work, the importance of the posture and the teacher's attitude towards the process is emphasized, characterizing themselves as fundamental elements for the concretization of inclusion. We also emphasize the extreme need for other research to be developed in the Amazonian Context, relating to School Inclusion, Physical Education and its unfolding.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasPeríodo de embargo: 15/01/2020 a 15/01/2021Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSantos, João Otacílio Libardoni doshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973Duarte, Edisonhttp://lattes.cnpq.br/9024804718504149Matos, Maria Almerinda de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5590755531194676Santos, Francianne Farias doshttp://lattes.cnpq.br/7628860808088698https://orcid.org/0000-0003-0215-91572019-06-27T13:03:55Z2019-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Francianne Farias dos. Inclusão escolar: o olhar dos alunos com deficiência sobre as aulas de educação física. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-03-02T01:57:32Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-03-02T01:57:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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