Atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência, nas aulas de educação física : comparação em alunos do 2º ciclo e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parada, Isabel das Dores
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30727
Resumo: Dissertação de mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_0a793c9944667e1a9a5b7f97017b92ac
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30727
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência, nas aulas de educação física : comparação em alunos do 2º ciclo e secundárioDeficiênciaInclusãoEducação físicaAlunosDissertação de mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraAs atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física surgem como um estudo importante, trazendo desta forma informações vantajosas para a inclusão e por sua vez para o sucesso educativo. Os objetivos principais deste estudo centram-se em investigar as atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação física, e a influência das variáveis “género “presença de colegas da turma com deficiência nas aulas de educação física”, “ano de escolaridade. A amostra é constituída por 458 alunos do ensino regular, da região centro, a frequentarem o 6º ano e o 12º ano de escolaridade, sendo 227 do sexo feminino e 231 do sexo masculino, com idades compreendidas entre 10 e 19 anos (M=14,03; DP=2,25) O instrumento utilizado na recolha de dados para medir as atitudes dos alunos face à inclusão foi o questionário Children‘s Attitudes Towards Integrated Physical Education- Revised (CAIPE-R), Block, 1995, traduzido e adaptado para a população portuguesa por Campos, Ferreira e Block (2013) composta por duas sub escalas de atitudes gerais face às aulas de educação física e atitudes face à alteração de regras. Do presente estudo podemos aferir que relativamente à variável género, as atitudes globais dos alunos do sexo feminino, nas aulas de EF são mais favoráveis face à inclusão de alunos com deficiência, a presença de colegas com deficiência nas aulas de educação física têm atitudes mais favoráveis face à atitude global e o ano de escolaridade, podemos afirmar que os alunos com nível de escolaridade mais baixo apresentam atitudes menos favoráveis face á atitude global e face á alteração das regras. Os resultados obtidos levaram-nos a concluir que de uma forma geral os alunos têm uma melhor atitude face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF do que relativamente à alteração de regras. The attitudes towards the inclusion of students with disabilities in physical education appear as an important study, bringing useful information for inclusion and by its time for educational success. The main purposes of this study focuses on investigating the attitudes of students towards the inclusion of peers with disabilities in physical education classes, and ascertain the influence of variables such as, "gender", "presence of classmates with disabilities in physical education classes", and "school grade level". Participants were 458 students, 227 females and 231 males from the central region, of Portugal, at the 6th grade and 12th grade levels,their ages varied between 10 and 19 years old (M=14,03;SM=2,25) The instrument used for collecting data to measure student attitudes towards inclusion was the questionnaire, Children's Attitudes Towards Integrated Physical Education - Revised (CAIPE-R), Block, (1995), translated and adapted for the Portuguese population by Campos, Ferreira and Block (2013). From this study we can infer that, regarding the gender variable, the overall attitudes of female students, in physical education classes, are more favorable towards inclusion of students with disabilities, the presence of classmates with disabilities in physical education classes, have more favorable attitudes with regard to overall attitude and grade level. We can affirm that students at lower grade levels have less favorable attitudes regarding overall attitude and changing the rules. Our results led us to conclude that students have a relatively better attitude towards the inclusion of students with disabilities in physical education classes than toward changing the rules.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30727http://hdl.handle.net/10316/30727TID:201342189porParada, Isabel das Doresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:04.821850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência, nas aulas de educação física : comparação em alunos do 2º ciclo e secundário
title Atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência, nas aulas de educação física : comparação em alunos do 2º ciclo e secundário
spellingShingle Atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência, nas aulas de educação física : comparação em alunos do 2º ciclo e secundário
Parada, Isabel das Dores
Deficiência
Inclusão
Educação física
Alunos
title_short Atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência, nas aulas de educação física : comparação em alunos do 2º ciclo e secundário
title_full Atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência, nas aulas de educação física : comparação em alunos do 2º ciclo e secundário
title_fullStr Atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência, nas aulas de educação física : comparação em alunos do 2º ciclo e secundário
title_full_unstemmed Atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência, nas aulas de educação física : comparação em alunos do 2º ciclo e secundário
title_sort Atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência, nas aulas de educação física : comparação em alunos do 2º ciclo e secundário
author Parada, Isabel das Dores
author_facet Parada, Isabel das Dores
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parada, Isabel das Dores
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência
Inclusão
Educação física
Alunos
topic Deficiência
Inclusão
Educação física
Alunos
description Dissertação de mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30727
http://hdl.handle.net/10316/30727
TID:201342189
url http://hdl.handle.net/10316/30727
identifier_str_mv TID:201342189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133662119198720