Educação do campo: desafios e possibilidades no Assentamento Realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Marinez dos Santos de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2765297011892968
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8492
Resumo: A Educação do Campo é entendida como uma área de conhecimento específica que compõe perspectivas diferenciadas de educação, pauta-se nos princípios do diálogo e da construção do conhecimento por meio da integração e problematização da realidade de vida e do trabalho que incorporam o cotidiano dos educandos e professores. Destaforma, a pesquisa intitulada “Educação do Campo: desafios e possibilidades da educação no Assentamento Realidade” buscará analisar os desafios e possibilidades da Educação do Campo no município de Humaitá-AM, especificamente, na Escola Municipal Vereador Manuel de Oliveira Santos, localizada no projeto de Assentamento “Realidade”, situada na BR 319, distante 100 km do Município de Humaitá-AM. Portanto, partimos do seguinte problema: como se apresenta o contexto escolar no Assentamento Rural Realidade nos aspectos pedagógicos, administrativos e de infraestrutura, e suas implicações no processo de educativo? Para respondê-lo elencamos algumas questões norteadoras, que são: Quais as políticas públicas destinadas à educação do campo e sua efetivação no município de Humaitá-AM? Como se realiza o processo educativo na escola do Assentamento Rural Realidade? A infraestrutura é adequada para o desenvolvimento das atividades pedagógicas? A gestão escolar possibilita a participação democrática dos membros da escola? A pesquisa tem como objetivo geral analisar o contexto da educação no Assentamento Rural Realidade, enfatizando os aspectos pedagógicos, administrativos e de infraestrutura e implicações no processo educacional. Assim, essa pesquisa possui os seguintes objetivos específicos: 1) Compreender o processo histórico da educação do campo no Brasil, no estado do Amazonas e no município de Humaitá-AM; 2) Analisar as políticas públicas destinadas à educação do campo; 3) Caracterizar o cotidiano pedagógico desenvolvido na Escola do Assentamento Realidade; 4) Registrar as condições de infraestrutura física, administrativa e pedagógica da escola; 5) Identificar a relação da escola com a comunidade envolvente. Estamos nos apoiando nos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados iremos utilizar a entrevista semiestruturada e, posteriormente, na realização das análises dos dados teremos como base o procedimento da Análise Textual Discursiva (ATD). Dessa forma, essa pesquisa será de cunho qualitativo e estará pautada no método do materialismo histórico.
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spelling Educação do campo: desafios e possibilidades no Assentamento RealidadeProfessores - FormaçãoEducação ruralCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOPolíticas PúblicasEducação do campoFormação de ProfessorEnsinoA Educação do Campo é entendida como uma área de conhecimento específica que compõe perspectivas diferenciadas de educação, pauta-se nos princípios do diálogo e da construção do conhecimento por meio da integração e problematização da realidade de vida e do trabalho que incorporam o cotidiano dos educandos e professores. Destaforma, a pesquisa intitulada “Educação do Campo: desafios e possibilidades da educação no Assentamento Realidade” buscará analisar os desafios e possibilidades da Educação do Campo no município de Humaitá-AM, especificamente, na Escola Municipal Vereador Manuel de Oliveira Santos, localizada no projeto de Assentamento “Realidade”, situada na BR 319, distante 100 km do Município de Humaitá-AM. Portanto, partimos do seguinte problema: como se apresenta o contexto escolar no Assentamento Rural Realidade nos aspectos pedagógicos, administrativos e de infraestrutura, e suas implicações no processo de educativo? Para respondê-lo elencamos algumas questões norteadoras, que são: Quais as políticas públicas destinadas à educação do campo e sua efetivação no município de Humaitá-AM? Como se realiza o processo educativo na escola do Assentamento Rural Realidade? A infraestrutura é adequada para o desenvolvimento das atividades pedagógicas? A gestão escolar possibilita a participação democrática dos membros da escola? A pesquisa tem como objetivo geral analisar o contexto da educação no Assentamento Rural Realidade, enfatizando os aspectos pedagógicos, administrativos e de infraestrutura e implicações no processo educacional. Assim, essa pesquisa possui os seguintes objetivos específicos: 1) Compreender o processo histórico da educação do campo no Brasil, no estado do Amazonas e no município de Humaitá-AM; 2) Analisar as políticas públicas destinadas à educação do campo; 3) Caracterizar o cotidiano pedagógico desenvolvido na Escola do Assentamento Realidade; 4) Registrar as condições de infraestrutura física, administrativa e pedagógica da escola; 5) Identificar a relação da escola com a comunidade envolvente. Estamos nos apoiando nos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados iremos utilizar a entrevista semiestruturada e, posteriormente, na realização das análises dos dados teremos como base o procedimento da Análise Textual Discursiva (ATD). Dessa forma, essa pesquisa será de cunho qualitativo e estará pautada no método do materialismo histórico.Rural Education is understood as a specific area of knowledge that makes up different perspectives of education, based on the principles of dialogue and knowledge construction through the integration and problematization of the reality of life and work that incorporate the daily lives of students and teachers. Thus, the research entitled "Farm Education: challenges and possibilities of education in the Reality Settlement" will seek to analyze the challenges and possibilities of Rural Education in the municipality of Humaitá-AM, specifically, in the Municipal School Vereador Manuel de Oliveira Santos, located in “Realidade” Settlement project, located on BR 319, 100 km away from the Municipality of Humaitá-AM. Therefore, we start from the following problem: how does the school context in Realidade Rural Settlement present itself in the pedagogical, administrative and infrastructure aspects, and its implications in the educational process? To answer it, we listed some guiding questions, which are: What are the public policies aimed at rural education and its implementation in the municipality of Humaitá-AM? How is the educational process carried out in the Realidade Rural Settlement School? Is the infrastructure adequate for the development of teaching activities? Does school management enable the democratic participation of school members? The research aims to analyze the context of education in the Realidade Rural Settlement, emphasizing the pedagogical, administrative and infrastructure aspects and implications for the educational process. Thus, this research has the following specific objectives: 1) To understand the historical process of rural education in Brazil, in the state of Amazonas and in the municipality of Humaitá-AM; 2) Analyze public policies aimed at rural education; 3) Characterize the pedagogical routine developed at Escola do Assentamento Realidade; 4) Register the physical, administrative and pedagogical infrastructure conditions of the school; 5) Identify the school's relationship with the surrounding community. We are relying on the methodological procedures of bibliographic, documental and field research. As a data collection instrument, we will use the semi-structured interview and, later, in carrying out the data analysis we will be based on the Discursive Textual Analysis (ATD) procedure. Thus, this research will be qualitative and will be based on the method of historical materialism.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesNogueira, Eulina Maria Leitehttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764Barros, Josemir Almeidahttp://lattes.cnpq.br/3625890466420467Franco, Zilda Gláucia Eliashttp://lattes.cnpq.br/1576292560798601Paula, Marinez dos Santos dehttp://lattes.cnpq.br/27652970118929682021-10-18T14:45:20Z2021-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAULA, Marinez dos Santos de. Educação do campo: desafios e possibilidades no Assentamento Realidade. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8492porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-07-07T05:03:57Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8492Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-07-07T05:03:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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