A formação dos educadores das Escolas do Campo no Município de Humaitá-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Rose Belite Cardozo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7074145166526934
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7777
Resumo: No Brasil, a Educação do Campo tem sido um tema bastante abordado no final do século XX, em que retrata as discussões para superação do paradigma rural x urbano. Esse diz respeito há uma visão estereotipada sobre a vida no campo. As pessoas que lá vivem não têm visibilidade quanto a sua trajetória histórica, de pertencer aos espaços rurais e a educação oferecida não é contextualizada com as suas histórias de vida. Quando se pensa e discute a Educação do Campo, fala-se de construção e ressignificação de pensamentos e ações voltadas para os povos do campo. Ela nos mostra como é relevante conhecer a educação voltada para as pessoas que vivem no meio rural, envolvendo a história e a cultura que lhes são próprias, para a efetivação das políticas voltadas para esse contexto. Nesse sentido, destaca-se a pertinência em pesquisar sobre esse assunto, tendo em vista as contribuições oriundas de uma educação que pensa e valoriza as populações do campo, e também a formação dos educadores atuantes nesse contexto. Essa formação específica está atrelada a essa conjuntura de mudanças, colaborando para a formação do profissional em que permite autonomia e criticidade no seu ofício, além de ser um direito do educador de se aperfeiçoar nos processos formativos de maneira contínua. Partindo dessa contextualização, o objetivo deste trabalho foi analisar como a formação dos professores que atuam nas escolas do campo vem sendo efetivada no município de Humaitá-AM, a partir das políticas e programas vigentes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, onde foi realizada análise de documentos sobre as implementações das políticas públicas voltadas para os educadores do campo no município, além da realização de entrevistas semiestruturadas com 25 educadores, a Secretária de Educação do município, o Coordenador da Educação do Campo e o Supervisor das escolas do campo. A análise dos dados, baseou-se na perspectiva crítica de educação, baseada em uma epistemologia que vê a educação como orientação para a emancipação do indivíduo, na qual o conhecimento e prática social não são dissociados. Considerando-se a formação inicial e contínua dos educadores participantes desta pesquisa, foi possível verificar que essas formações vêm acontecendo, através da implementação de políticas voltadas para a formação dos professores que estão atuando nas escolas do campo, a partir dos projetos e programas formulados no âmbito do governo federal, o que revela um avanço no que tange à Educação do Campo. Ao mesmo tempo, constatou-se limitações e desafios que ainda devem ser superados no que concerne aos direitos das populações campesinas.
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Ela nos mostra como é relevante conhecer a educação voltada para as pessoas que vivem no meio rural, envolvendo a história e a cultura que lhes são próprias, para a efetivação das políticas voltadas para esse contexto. Nesse sentido, destaca-se a pertinência em pesquisar sobre esse assunto, tendo em vista as contribuições oriundas de uma educação que pensa e valoriza as populações do campo, e também a formação dos educadores atuantes nesse contexto. Essa formação específica está atrelada a essa conjuntura de mudanças, colaborando para a formação do profissional em que permite autonomia e criticidade no seu ofício, além de ser um direito do educador de se aperfeiçoar nos processos formativos de maneira contínua. Partindo dessa contextualização, o objetivo deste trabalho foi analisar como a formação dos professores que atuam nas escolas do campo vem sendo efetivada no município de Humaitá-AM, a partir das políticas e programas vigentes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, onde foi realizada análise de documentos sobre as implementações das políticas públicas voltadas para os educadores do campo no município, além da realização de entrevistas semiestruturadas com 25 educadores, a Secretária de Educação do município, o Coordenador da Educação do Campo e o Supervisor das escolas do campo. A análise dos dados, baseou-se na perspectiva crítica de educação, baseada em uma epistemologia que vê a educação como orientação para a emancipação do indivíduo, na qual o conhecimento e prática social não são dissociados. Considerando-se a formação inicial e contínua dos educadores participantes desta pesquisa, foi possível verificar que essas formações vêm acontecendo, através da implementação de políticas voltadas para a formação dos professores que estão atuando nas escolas do campo, a partir dos projetos e programas formulados no âmbito do governo federal, o que revela um avanço no que tange à Educação do Campo. Ao mesmo tempo, constatou-se limitações e desafios que ainda devem ser superados no que concerne aos direitos das populações campesinas.In Brazil, Education in the Countryside has been a topic widely addressed in the late twentieth century, in which it portrays the discussions to overcome the rural x urban paradigm. This concerns a stereotyped view of life in the country. The people who live there have no visibility as to their historical trajectory, belonging to rural spaces and the education offered is not contextualized with their life stories. When rural education is thought about and discussed, there is talk of building and reframing thoughts and actions aimed at rural people. It shows us how relevant it is to know education aimed at people living in rural areas, involving their own history and culture, for the effectiveness of policies aimed at this context. In this sense, the relevance of researching on this subject is highlighted, in view of the contributions arising from an education that thinks and values the populations of the countryside, and also the training of educators working in this context. This specific training is linked to this conjuncture of changes, contributing to the training of professionals in which it allows autonomy and criticality in their profession, in addition to being the educator's right to continuously improve in the training processes. Based on this context, the objective of this work was to analyze how the training of teachers who work in rural schools has been carried out in the municipality of Humaitá-AM, based on current policies and programs. This is a qualitative research, where documents were analyzed on the implementation of public policies aimed at rural educators in the municipality, in addition to conducting semi-structured interviews with 25 educators, the Municipal Secretary of Education, the Coordinator of Rural Education and the Supervisor of rural schools. The analysis of the data was based on the critical perspective of education, based on an epistemology that sees education as an orientation for the emancipation of the individual, in which knowledge and social practice are not dissociated. Considering the initial and continuous training of educators participating in this research, it was possible to verify that these formations have been happening, through the implementation of policies aimed at the training of teachers who are working in rural schools, based on the projects and programs formulated in the within the federal government, which reveals an advance regarding Rural Education. At the same time, there were limitations and challenges that still need to be overcome with regard to the rights of peasant populations.Fundação de amparo a pesquisa do estado do Amazonas - FapeamA dificuldade encontrada foi apenas no item de upload de arquivo.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesLeal, Fabiana Soares Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7990271056067788Nogueira, Eulina Maria Leitehttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764Costa, Lucinete Gadelha dahttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935Aguiar, Rose Belite Cardozohttp://lattes.cnpq.br/70741451665269342020-04-27T19:55:54Z2020-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAGUIAR, Rose Belite Cardozo. A formação dos educadores das Escolas do Campo no Município de Humaitá-AM. 2020. 121 f. 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