Abordagem visual para aprendizagem colaborativa de programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Nilmara da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3243668806749444
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4145
Resumo: As estruturas básicas de algoritmos são fundamentais para o desenvolvimento de sistemas e entendê-las é um passo essencial no processo de aprendizagem, pois para se tornar um bom programador é necessário um conjunto de conhecimentos que vai além de conhecer a sintaxe e a semântica de uma linguagem de programação. Há vários métodos de aprendizagem de programação, como por exemplo, experimentos realizados em laboratórios e programação em pares. Porém, é necessário considerar formas de integração desses métodos que potencializem o aprendizado. Este trabalho apresenta uma abordagem diferenciada para a aprendizagem colaborativa de programação visual e sua conexão a um ambiente imersivo 3D onde os objetos, atores e comportamentos são resultantes dos programas desenvolvidos pelos estudantes organizados em times. É relatado um estudo piloto desenvolvido em uma disciplina de introdução à programação ofertada em uma Instituição Federal de Ensino Superior, utilizando-se como estratégia central de colaboração as etapas iniciais de um esquema progressivo para aprendizagem de programação em grupo. Os resultados sugerem um impacto positivo especialmente no que diz respeito à motivação, visualização das produções e da interação entre os estudantes.
id UFAM_cf88803e14053c9484039b7f85ff8019
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4145
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Abordagem visual para aprendizagem colaborativa de programaçãoAprendizagem de programaçãoCenários de colaboraçãoLinguagem de programaçãoMundos virtuaisLearning programmingCollaborative scenariosVirtual worldsCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOAs estruturas básicas de algoritmos são fundamentais para o desenvolvimento de sistemas e entendê-las é um passo essencial no processo de aprendizagem, pois para se tornar um bom programador é necessário um conjunto de conhecimentos que vai além de conhecer a sintaxe e a semântica de uma linguagem de programação. Há vários métodos de aprendizagem de programação, como por exemplo, experimentos realizados em laboratórios e programação em pares. Porém, é necessário considerar formas de integração desses métodos que potencializem o aprendizado. Este trabalho apresenta uma abordagem diferenciada para a aprendizagem colaborativa de programação visual e sua conexão a um ambiente imersivo 3D onde os objetos, atores e comportamentos são resultantes dos programas desenvolvidos pelos estudantes organizados em times. É relatado um estudo piloto desenvolvido em uma disciplina de introdução à programação ofertada em uma Instituição Federal de Ensino Superior, utilizando-se como estratégia central de colaboração as etapas iniciais de um esquema progressivo para aprendizagem de programação em grupo. Os resultados sugerem um impacto positivo especialmente no que diz respeito à motivação, visualização das produções e da interação entre os estudantes.The basic structures of algorithms are fundamental for the development of systems and understand them is an essential step in the learning process, because to become a good programmer you need a body of knowledge that goes beyond the syntax and semantics of a language programming. There are several methods of learning programming, such as the experiments performed in laboratories and pair programming. However, it is necessary to consider how to integrate these methods that enhance the learning. This paper presents an unconventional approach to collaborative learning of visual programming and its connection to a 3D immersive environment where objects, actors and behaviors are the result of programs developed by team-organized students. We report a pilot study in an introductory programming course offered in a Federal Institution of Higher Education, using as a central strategy for collaboration the initial stages of a progressive scheme for group programming learning. Results suggest a positive impact especially with regard to motivation, visualization of production and interaction among students.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaCastro, Thaís Helena Chaves dehttp://lattes.cnpq.br/9337143918677200Salgado, Nilmara da Silvahttp://lattes.cnpq.br/32436688067494442015-06-19T21:01:02Z2014-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSALGADO, Nilmara da Silva. Abordagem visual para aprendizagem colaborativa de programação. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-11T14:35:35Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4145Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-11T14:35:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem visual para aprendizagem colaborativa de programação
title Abordagem visual para aprendizagem colaborativa de programação
spellingShingle Abordagem visual para aprendizagem colaborativa de programação
Salgado, Nilmara da Silva
Aprendizagem de programação
Cenários de colaboração
Linguagem de programação
Mundos virtuais
Learning programming
Collaborative scenarios
Virtual worlds
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
title_short Abordagem visual para aprendizagem colaborativa de programação
title_full Abordagem visual para aprendizagem colaborativa de programação
title_fullStr Abordagem visual para aprendizagem colaborativa de programação
title_full_unstemmed Abordagem visual para aprendizagem colaborativa de programação
title_sort Abordagem visual para aprendizagem colaborativa de programação
author Salgado, Nilmara da Silva
author_facet Salgado, Nilmara da Silva
http://lattes.cnpq.br/3243668806749444
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3243668806749444
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Thaís Helena Chaves de
http://lattes.cnpq.br/9337143918677200
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Nilmara da Silva
http://lattes.cnpq.br/3243668806749444
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem de programação
Cenários de colaboração
Linguagem de programação
Mundos virtuais
Learning programming
Collaborative scenarios
Virtual worlds
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
topic Aprendizagem de programação
Cenários de colaboração
Linguagem de programação
Mundos virtuais
Learning programming
Collaborative scenarios
Virtual worlds
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
description As estruturas básicas de algoritmos são fundamentais para o desenvolvimento de sistemas e entendê-las é um passo essencial no processo de aprendizagem, pois para se tornar um bom programador é necessário um conjunto de conhecimentos que vai além de conhecer a sintaxe e a semântica de uma linguagem de programação. Há vários métodos de aprendizagem de programação, como por exemplo, experimentos realizados em laboratórios e programação em pares. Porém, é necessário considerar formas de integração desses métodos que potencializem o aprendizado. Este trabalho apresenta uma abordagem diferenciada para a aprendizagem colaborativa de programação visual e sua conexão a um ambiente imersivo 3D onde os objetos, atores e comportamentos são resultantes dos programas desenvolvidos pelos estudantes organizados em times. É relatado um estudo piloto desenvolvido em uma disciplina de introdução à programação ofertada em uma Instituição Federal de Ensino Superior, utilizando-se como estratégia central de colaboração as etapas iniciais de um esquema progressivo para aprendizagem de programação em grupo. Os resultados sugerem um impacto positivo especialmente no que diz respeito à motivação, visualização das produções e da interação entre os estudantes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-04
2015-06-19T21:01:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALGADO, Nilmara da Silva. Abordagem visual para aprendizagem colaborativa de programação. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4145
identifier_str_mv SALGADO, Nilmara da Silva. Abordagem visual para aprendizagem colaborativa de programação. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732010560716800