Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geane das Chagas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1696684796673433, https://orcid.org/0000-0002-1454-9964
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8562
Resumo: Ao refletirmos sobre o direito de todos à educação, notamos muitos fatores positivos e negativos quanto ao seu cumprimento, principalmente no contexto escolar quanto à inclusão do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação. Nosso objetivo foi conhecer a perspectiva docente quanto à inclusão, considerando os aspectos pedagógicos e arquitetônicos no contexto escolar. A pesquisa caracterizou-se como de natureza descritiva com uma abordagem qualitativa na coleta dos dados e foi realizada em quatro escolas do município de Manacapuru/AM. Participaram 12 docentes do Ensino Fundamental (EF) anos finais, das seguintes disciplinas: Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física e Ciências. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista narrativa, contando com a Análise Textual Discursiva (ATD) na análise dos dados, emergindo quatro categorias: I) aspectos pedagógicos, distribuída em quatro subcategorias – 1) adaptações curriculares, 2) salas de recursos multifuncionais (SRM), 3) recursos pedagógicos e 4) quantidade de alunos por turma; II) formação docente; III) garantia de direitos; e IV) aspectos arquitetônicos escolares. Concluímos que a escola precisa se reestruturar para atender as determinações legais quanto à inclusão, mesmo que os docentes procurem alternativas que venham favorecer o processo pedagógico, ainda são necessários ajustes com relação a disponibilização de formação, de recursos pedagógicos, a readequação numérica dos alunos, a garantia de acessibilidade e a implantação dos serviços do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em mais instituições. Diante disso, é necessário um olhar atento à organização interna escolar, para que possa assegurar a aprendizagem nos princípios da inclusão considerando as diferenças.
id UFAM_cfc944ccacae6132ffd7ee27bd43dcaa
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8562
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questãoEducação inclusiva - Manacapuru (AM)Educação especial - Manacapuru (AM)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPerspectiva docenteEducação especialEducação inclusivaAmazôniaAo refletirmos sobre o direito de todos à educação, notamos muitos fatores positivos e negativos quanto ao seu cumprimento, principalmente no contexto escolar quanto à inclusão do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação. Nosso objetivo foi conhecer a perspectiva docente quanto à inclusão, considerando os aspectos pedagógicos e arquitetônicos no contexto escolar. A pesquisa caracterizou-se como de natureza descritiva com uma abordagem qualitativa na coleta dos dados e foi realizada em quatro escolas do município de Manacapuru/AM. Participaram 12 docentes do Ensino Fundamental (EF) anos finais, das seguintes disciplinas: Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física e Ciências. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista narrativa, contando com a Análise Textual Discursiva (ATD) na análise dos dados, emergindo quatro categorias: I) aspectos pedagógicos, distribuída em quatro subcategorias – 1) adaptações curriculares, 2) salas de recursos multifuncionais (SRM), 3) recursos pedagógicos e 4) quantidade de alunos por turma; II) formação docente; III) garantia de direitos; e IV) aspectos arquitetônicos escolares. Concluímos que a escola precisa se reestruturar para atender as determinações legais quanto à inclusão, mesmo que os docentes procurem alternativas que venham favorecer o processo pedagógico, ainda são necessários ajustes com relação a disponibilização de formação, de recursos pedagógicos, a readequação numérica dos alunos, a garantia de acessibilidade e a implantação dos serviços do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em mais instituições. Diante disso, é necessário um olhar atento à organização interna escolar, para que possa assegurar a aprendizagem nos princípios da inclusão considerando as diferenças.When reflecting on everyone´s right to education, we notice many positive and negative factors regarding its fulfillment, especially in the school context regarding the inclusion of students with disabilities, pervasive developmental disorders (PDD) and high abilities or giftedness. Or objective was to understand the teaching perspective regarding inclusion, considering the pedagogical and architectural aspects in the school context. The research was characterized as descriptive in nature with a qualitative approach in data collection and was carried out in four schools in the city of Manacapuru/Am. Twelve teachers from the final Years of Elementary School (EF) participated in the following subjects: Mathematics, Portuguese Language, Physical Educantion and Science. As a data collection instrument, we used the narrative interview, relying on the Discursive Textual Analysis (ATD) in the data analysis, emerging four categories: i) pedagogical aspects, distributed into four subcategories – 1) curricular adaptations, 2) resource rooms multifunctional (SRM), 3) pedagogical resources and 4) number of students per class; ii) teacher training; iii) guarantee of rights; and iv) school architectural aspects. We concluded that the school needs to restructure to meet the legal requirements regarding inclusion, even if teachers look for alternatives that will favor the pedagogical process, adjustments are still needed regarding the provision of training, pedagogical resources, the numerical readjusment of students, the guarantee of accessibility and the implementation of Specialized Educational Services (AEE) in more institutions. Therefore, it is necessary to look carefully at the internal school organization, so that it can ensure learning in the principles of inclusion considering the differences.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSEDUC - Secretaria de Estado da Educação e DesportoFoi bem tranquilo, o único problema foi que msg automática foi para spam.NãoUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoFerreira, Lúcio Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773Sardagna, Helena Veniteshttp://lattes.cnpq.br/9511673574557184Cavalcante, Eleny Brandãohttp://lattes.cnpq.br/1141653940885751Silva, Geane das Chagashttp://lattes.cnpq.br/1696684796673433https://orcid.org/0000-0002-1454-99642021-11-30T17:45:07Z2021-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Geane das Chagas. Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8562porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-01T05:03:28Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8562Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-12-01T05:03:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão
title Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão
spellingShingle Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão
Silva, Geane das Chagas
Educação inclusiva - Manacapuru (AM)
Educação especial - Manacapuru (AM)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Perspectiva docente
Educação especial
Educação inclusiva
Amazônia
title_short Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão
title_full Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão
title_fullStr Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão
title_full_unstemmed Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão
title_sort Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão
author Silva, Geane das Chagas
author_facet Silva, Geane das Chagas
http://lattes.cnpq.br/1696684796673433
https://orcid.org/0000-0002-1454-9964
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1696684796673433
https://orcid.org/0000-0002-1454-9964
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Lúcio Fernandes
http://lattes.cnpq.br/7202287374544773
Sardagna, Helena Venites
http://lattes.cnpq.br/9511673574557184
Cavalcante, Eleny Brandão
http://lattes.cnpq.br/1141653940885751
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Geane das Chagas
http://lattes.cnpq.br/1696684796673433
https://orcid.org/0000-0002-1454-9964
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva - Manacapuru (AM)
Educação especial - Manacapuru (AM)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Perspectiva docente
Educação especial
Educação inclusiva
Amazônia
topic Educação inclusiva - Manacapuru (AM)
Educação especial - Manacapuru (AM)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Perspectiva docente
Educação especial
Educação inclusiva
Amazônia
description Ao refletirmos sobre o direito de todos à educação, notamos muitos fatores positivos e negativos quanto ao seu cumprimento, principalmente no contexto escolar quanto à inclusão do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação. Nosso objetivo foi conhecer a perspectiva docente quanto à inclusão, considerando os aspectos pedagógicos e arquitetônicos no contexto escolar. A pesquisa caracterizou-se como de natureza descritiva com uma abordagem qualitativa na coleta dos dados e foi realizada em quatro escolas do município de Manacapuru/AM. Participaram 12 docentes do Ensino Fundamental (EF) anos finais, das seguintes disciplinas: Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física e Ciências. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista narrativa, contando com a Análise Textual Discursiva (ATD) na análise dos dados, emergindo quatro categorias: I) aspectos pedagógicos, distribuída em quatro subcategorias – 1) adaptações curriculares, 2) salas de recursos multifuncionais (SRM), 3) recursos pedagógicos e 4) quantidade de alunos por turma; II) formação docente; III) garantia de direitos; e IV) aspectos arquitetônicos escolares. Concluímos que a escola precisa se reestruturar para atender as determinações legais quanto à inclusão, mesmo que os docentes procurem alternativas que venham favorecer o processo pedagógico, ainda são necessários ajustes com relação a disponibilização de formação, de recursos pedagógicos, a readequação numérica dos alunos, a garantia de acessibilidade e a implantação dos serviços do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em mais instituições. Diante disso, é necessário um olhar atento à organização interna escolar, para que possa assegurar a aprendizagem nos princípios da inclusão considerando as diferenças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30T17:45:07Z
2021-09-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Geane das Chagas. Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8562
identifier_str_mv SILVA, Geane das Chagas. Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732046308769792