Arte como ato educativo: reflexão sobre o colapso ambiental
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8642 |
Resumo: | A apreensão com o colapso ambiental constitui, na atualidade, uma das principais preocupações da sociedade contemporânea. O atual padrão de crescimento econômico, que funciona numa linha reta e infinita, enquanto o sistema Terra opera em ciclos, o resultado é uma crise civilizatória que empobrece o solo, contamina água, extingue espécies, devasta as florestas e satura a atmosfera de dióxido de carbono. Na tentativa de frear essa insânia, organizações internacionais, governos, ONGs, movimentos sociais e a sociedade civil estabelecem acordos e tratados econômicos, que não estão surtindo os efeitos esperados para resolver a problemática ambiental. Dentre tantas formas de lutar por um planeta mais saudável, a educação é um importante meio para ensinar que precisamos repensar nossa relação com a natureza. A pesquisa buscou analisar a arte como prática pedagógica para a sensibilização sobre o colapso ambiental por meio da música e ilustração como recurso educacional, visando despertar o interesse dos educandos na indivisível relação entre economia, política, sociedade e natureza. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Coari. Localizado nos limites da zona urbana da cidade de Coari -AM. Os participantes foram os estudantes do ensino médio integrado das turmas dos 1o anos dos cursos de: Administração, Agropecuária, Informática para Web e Manutenção e Suporte em Informática, totalizando 187 alunos com idades entre 15 e 17 anos. Norteado pelo uma abordagem quali-quantitativa, no qual o questionário exploratório aplicado para as turmas, não foi ponto central da pesquisa, mas contribuiu estatisticamente para melhor entendimento dos resultados, o método escolhido para análise das ilustrações foi a semiótica, por melhor atender o que se tinha planejado. O estudo finaliza com a certeza de ter contribuído com o compartilhamento de conhecimentos para o ensino das ciências ambientais, reafirma as artes como um importante mecanismo de construção de conhecimento capaz de promover a reflexão dos assuntos referentes ao colapso ambiental. No caso da pesquisa o uso da música e da ilustração contribuíram significativamente para assimilação de conhecimentos por partes dos alunos. |
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Arte como ato educativo: reflexão sobre o colapso ambientalEducação ambientalDegradação ambientalMúsica na educaçãoCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOSabedoriaExistênciaCriatividadeOusadiaA apreensão com o colapso ambiental constitui, na atualidade, uma das principais preocupações da sociedade contemporânea. O atual padrão de crescimento econômico, que funciona numa linha reta e infinita, enquanto o sistema Terra opera em ciclos, o resultado é uma crise civilizatória que empobrece o solo, contamina água, extingue espécies, devasta as florestas e satura a atmosfera de dióxido de carbono. Na tentativa de frear essa insânia, organizações internacionais, governos, ONGs, movimentos sociais e a sociedade civil estabelecem acordos e tratados econômicos, que não estão surtindo os efeitos esperados para resolver a problemática ambiental. Dentre tantas formas de lutar por um planeta mais saudável, a educação é um importante meio para ensinar que precisamos repensar nossa relação com a natureza. A pesquisa buscou analisar a arte como prática pedagógica para a sensibilização sobre o colapso ambiental por meio da música e ilustração como recurso educacional, visando despertar o interesse dos educandos na indivisível relação entre economia, política, sociedade e natureza. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Coari. Localizado nos limites da zona urbana da cidade de Coari -AM. Os participantes foram os estudantes do ensino médio integrado das turmas dos 1o anos dos cursos de: Administração, Agropecuária, Informática para Web e Manutenção e Suporte em Informática, totalizando 187 alunos com idades entre 15 e 17 anos. Norteado pelo uma abordagem quali-quantitativa, no qual o questionário exploratório aplicado para as turmas, não foi ponto central da pesquisa, mas contribuiu estatisticamente para melhor entendimento dos resultados, o método escolhido para análise das ilustrações foi a semiótica, por melhor atender o que se tinha planejado. O estudo finaliza com a certeza de ter contribuído com o compartilhamento de conhecimentos para o ensino das ciências ambientais, reafirma as artes como um importante mecanismo de construção de conhecimento capaz de promover a reflexão dos assuntos referentes ao colapso ambiental. No caso da pesquisa o uso da música e da ilustração contribuíram significativamente para assimilação de conhecimentos por partes dos alunos.The apprehension of environmental collapse is currently one of the main concerns of contemporary society. The current pattern of economic growth, which works in a straight and infinite line while the Earth system operates in cycles, the result is a civilizing crisis that impoverishes the soil, contaminates water, extinguishes species, devastates forests and saturates the atmosphere with carbon dioxide. carbon. In an attempt to curb this insanity, international organizations, governments, NGOs, social movements and civil society establish economic agreements and treaties, which are not having the expected effects to solve the environmental problem. Among so many ways to fight for a healthier planet, education is an important way to teach that we need to rethink our relationship with nature. The research sought to analyze art as a pedagogical practice to raise awareness about environmental collapse through music and illustration as an educational resource, aiming to awaken the interest of students in the indivisible relationship between economy, politics, society and nature. The study was carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas – IFAM, Campus Coari. Located on the outskirts of the urban area of the city of Coari -AM. The participants were integrated high school students from the 1st- year classes of courses: Administration, Agriculture, IT for the Web and Maintenance and Support in IT, totaling 187 students aged between 15 and 17 years. Guided by a quali- quantitative approach, in which the exploratory questionnaire applied to the groups, was not the central point of the research, but it contributed statistically to a better understanding of the results, the method chosen for analyzing the illustrations was semiotics, as it best meets what if he had planned. The study ends with the certainty of having contributed with the sharing of knowledge to the teaching of environmental sciences, reaffirming the arts as an important mechanism for the construction of knowledge capable of promoting reflection on issues related to environmental collapse. In the case of research, the use of music and illustration significantly contributed to the assimilation of knowledge by the students.Universidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMRede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisCavalcante, Katia Vianahttp://lattes.cnpq.br/2715253110435470Ribeiro, EmersonRocha, Helena Midori Kashiwagi daReis, George Pereirahttp://lattes.cnpq.br/44147846315057032022-01-19T18:02:01Z2021-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, George Pereira. Arte como ato educativo: reflexão sobre o colapso ambiental. 2021. 70 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8642porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-01-21T16:54:44Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8642Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-01-21T16:54:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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