O estágio em Serviço Social entre ventanias e banzeiros: navegando de Manaus a Porto alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Vivianne Batista Riker de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4156845346199607, https://orcid.org/0000-0002-4161-5955
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8796
Resumo: A presente pesquisa desenvolvida busca a aproximação à realidade do estágio supervisionado conduzido em Manaus e Porto Alegre. O debate acerca desta temática tem a cada dia se apresentado extremamente necessário para a categoria, pois além dos ataques neoliberais, fomos surpreendidos também pela pandemia da Covid-19, metaforicamente sinalizada no estudo, como a grande tempestade. A pandemia trouxe mudanças inesperadas em todas as esferas: social, econômica, política, cultural e biológica, com transformações repentinas nas dinâmicas do trabalho e, consequentemente, na formação profissional, as quais impactaram o estágio supervisionado conduzido pelas IES pelos supervisores acadêmicos e de campo, e vivenciada pelos estagiários e discentes, assim como na concepção de estágio defendido pela categoria. Diante disso, a pesquisa realizada se apresenta como um espaço de reflexão e entendimento da direção do estágio percorrido durante a turbulenta tempestade da pandemia e o estágio defendido pela categoria. Destaca-se que a presente pesquisa é considerada como uma das primeiras produções inter-regionais sobre estágio entre o norte e o sul do nosso país, de acordo com o levantamento do estado da arte feito no banco de dados da CAPES em 2020, além de abordar o objeto de estudo na Covid-19. A pesquisa teve como objetivo central: analisar as confluências e particularidades da condução do estágio supervisionado na formação profissional em Serviço Social em Manaus e Porto Alegre. Foram desenvolvidas pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Utilizamos do enfoque misto, ou seja, foi uma pesquisa qualiquantitativa, com ênfase na qualitativa, de natureza explicativa, sob direcionamento do método crítico-dialético. Os espaços da pesquisa foram a Universidade Federal do Amazonas e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul, ambas as IES mais antigas de Manaus e Porto Alegre, sendo aplicada a entrevista ao coordenador de estágio da UFAM e à responsável técnica do estágio da PUCRS, que exerciam a função no 1º semestre de 2021. Os materiais primordiais à pesquisa documental foram o Projeto Pedagógico do Curso de serviço social e as Políticas de Estágio das IES, entre outros documentos. A entrevista foi realizada de forma on-line, pela plataforma Google Meet, com a adoção de roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados, tanto da pesquisa documental quanto de campo, passaram pela técnica de triangulação de Triviños. Com os dados coletados, foi possível identificar que há uma vinculação efetiva entre as diretrizes curriculares e os projetos pedagógicos dos cursos. Diante dos desafios impostos pela tempestade da Covid-19, as IES tiveram que repensar o estágio em novas modalidades, até então não pensadas: o estágio remoto e, de forma tímida, o modelo híbrido. Tais modalidades trazem fragilidades, mas se apresentaram como os únicos meios para a continuidade do estágio em um momento atípico de pandemia, como reforçado pelos sujeitos. As IES pesquisadas procuraram tomar as suas decisões baseadas nos decretos promulgados, e inovando ao mesmo tempo, com muito diálogo entre os sujeitos da tríade do estágio, construindo assim, essa parte da história do serviço social na pandemia, em uma tentativa de contornar a tempestade. Entretanto, é evidente que as modalidades remota e híbrida impõem dificuldades, mais do que impactos educacionais, mas físicos, mentais e sociais aos sujeitos. Sendo entendidas como estratégias de caráter excepcional emergencial, sendo indispensável, após o fim da pandemia, o retorno ao estágio presencial, apesar de sabermos que os seus impactos serão profundos ao estágio.
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A pandemia trouxe mudanças inesperadas em todas as esferas: social, econômica, política, cultural e biológica, com transformações repentinas nas dinâmicas do trabalho e, consequentemente, na formação profissional, as quais impactaram o estágio supervisionado conduzido pelas IES pelos supervisores acadêmicos e de campo, e vivenciada pelos estagiários e discentes, assim como na concepção de estágio defendido pela categoria. Diante disso, a pesquisa realizada se apresenta como um espaço de reflexão e entendimento da direção do estágio percorrido durante a turbulenta tempestade da pandemia e o estágio defendido pela categoria. Destaca-se que a presente pesquisa é considerada como uma das primeiras produções inter-regionais sobre estágio entre o norte e o sul do nosso país, de acordo com o levantamento do estado da arte feito no banco de dados da CAPES em 2020, além de abordar o objeto de estudo na Covid-19. A pesquisa teve como objetivo central: analisar as confluências e particularidades da condução do estágio supervisionado na formação profissional em Serviço Social em Manaus e Porto Alegre. Foram desenvolvidas pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Utilizamos do enfoque misto, ou seja, foi uma pesquisa qualiquantitativa, com ênfase na qualitativa, de natureza explicativa, sob direcionamento do método crítico-dialético. Os espaços da pesquisa foram a Universidade Federal do Amazonas e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul, ambas as IES mais antigas de Manaus e Porto Alegre, sendo aplicada a entrevista ao coordenador de estágio da UFAM e à responsável técnica do estágio da PUCRS, que exerciam a função no 1º semestre de 2021. Os materiais primordiais à pesquisa documental foram o Projeto Pedagógico do Curso de serviço social e as Políticas de Estágio das IES, entre outros documentos. A entrevista foi realizada de forma on-line, pela plataforma Google Meet, com a adoção de roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados, tanto da pesquisa documental quanto de campo, passaram pela técnica de triangulação de Triviños. Com os dados coletados, foi possível identificar que há uma vinculação efetiva entre as diretrizes curriculares e os projetos pedagógicos dos cursos. Diante dos desafios impostos pela tempestade da Covid-19, as IES tiveram que repensar o estágio em novas modalidades, até então não pensadas: o estágio remoto e, de forma tímida, o modelo híbrido. Tais modalidades trazem fragilidades, mas se apresentaram como os únicos meios para a continuidade do estágio em um momento atípico de pandemia, como reforçado pelos sujeitos. As IES pesquisadas procuraram tomar as suas decisões baseadas nos decretos promulgados, e inovando ao mesmo tempo, com muito diálogo entre os sujeitos da tríade do estágio, construindo assim, essa parte da história do serviço social na pandemia, em uma tentativa de contornar a tempestade. Entretanto, é evidente que as modalidades remota e híbrida impõem dificuldades, mais do que impactos educacionais, mas físicos, mentais e sociais aos sujeitos. Sendo entendidas como estratégias de caráter excepcional emergencial, sendo indispensável, após o fim da pandemia, o retorno ao estágio presencial, apesar de sabermos que os seus impactos serão profundos ao estágio.The present research developed seeks to approach the reality of the supervised internship conducted in Manaus and Porto Alegre. The debate on this topic has become extremely necessary for the category every day, because in addition to the neoliberal attacks, we were also surprised by the Covid-19 pandemic, metaphorically signaled in the study, as the great storm. The pandemic brought unexpected changes in all spheres: social, economic, political, cultural and biological, with sudden changes in the dynamics of work and, consequently, in professional training, which impacted the supervised internship conducted by the HEIs by academic and field supervisors. , and experienced by interns and students, as well as in the concept of internship defended by the category. In view of this, the research carried out presents itself as a space for reflection and understanding of the direction of the stage traveled during the turbulent storm of the pandemic and the stage defended by the category. It is noteworthy that the present research is considered as one of the first interregional productions on internship between the north and south of our country, according to the state of the art survey carried out in the CAPES database in 2020, in addition to approach the object of study in Covid-19. The research had as main objective: to analyze the confluences and particularities of the conduction of the supervised internship in the professional formation in Social Work in Manaus and Porto Alegre. Bibliographic, documentary and field research were carried out. We used a mixed approach, that is, it was a qualitative-quantitative research, with an emphasis on qualitative, of an explanatory nature, guided by the critical-dialectical method. The research spaces were the Federal University of Amazonas and the Pontifical Catholic University of Rio Grande Sul, both the oldest HEIs in Manaus and Porto Alegre, and the interview was applied to the UFAM internship coordinator and the technician responsible for the PUCRS internship, who exercised the function in the 1st semester of 2021. The primary materials for the documentary research were the Pedagogical Project of the Social Service Course and the Internship Policies of the IES, among other documents. The interview was conducted online, using the Google Meet platform, with the adoption of a semi-structured interview script. The data, both from documental and field research, passed through the Triviños triangulation technique. With the data collected, it was possible to identify that there is an effective link between the curricular guidelines and the pedagogical projects of the courses. Faced with the challenges imposed by the Covid-19 storm, the HEIs had to rethink the internship in new modalities, until then not thought of: the remote internship and, timidly, the hybrid model. Such modalities bring weaknesses, but they presented themselves as the only means for the continuity of the internship in an atypical moment of a pandemic, as reinforced by the subjects. The researched HEIs sought to make their decisions based on the decrees enacted, and at the same time innovating, with a lot of dialogue between the subjects of the internship triad, thus building this part of the history of social work in the pandemic, in an attempt to circumvent the storm . However, it is evident that the remote and hybrid modalities impose difficulties, more than educational, but physical, mental and social impacts on the subjects. Being understood as strategies of an exceptional emergency character, it is essential, after the end of the pandemic, to return to the in-person internship, although we know that its impacts will be profound to the internship.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEstá dissertação é fruto da primeira mobilidade acadêmica proporcionada pelo PPGSS UFAM, sendo a autora a primeira mestranda do PPGSS a participar, fruto do primeiro Procad-Amazônia que o Mestrado de Serviço Social participou. Além disso, esta pesquisa aborda também o estágio supervisionado diante da realidade da Corona Virus Disease – 2019 (Covid-19), o que demonstra ser uma pesquisa inovadora e necessária à profissão. As produções sobre a temática encontradas nas respectivas regiões selecionadas foram: 1 (um) na região Norte e 3 (três) na região Sul. Porém, destaca-se que não foram encontradas produções acerca do estágio relacionando as duas regiões norte e sul, como realizado por esta dissertação, levando em conta o recorte temporal e o repositório utilizado que tem somente produções subsidiadas pela CAPES.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Serviço SocialAndrade, Roberta Ferreira Coelho dehttp://lattes.cnpq.br/6518749034599659Pinheiro, Hamida Assunçãohttp://lattes.cnpq.br/6392995719018586Maciel, Ana Lúcia Suárezhttp://lattes.cnpq.br/9819360443875331Sousa, Vivianne Batista Riker dehttp://lattes.cnpq.br/4156845346199607https://orcid.org/0000-0002-4161-59552022-04-07T14:47:57Z2021-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Vivianne Batista Riker de. O estágio em Serviço Social entre ventanias e Banzeiros: navegando de Manaus a Porto Alegre. 2022.185 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8796porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-04-08T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8796Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-04-08T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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description A presente pesquisa desenvolvida busca a aproximação à realidade do estágio supervisionado conduzido em Manaus e Porto Alegre. O debate acerca desta temática tem a cada dia se apresentado extremamente necessário para a categoria, pois além dos ataques neoliberais, fomos surpreendidos também pela pandemia da Covid-19, metaforicamente sinalizada no estudo, como a grande tempestade. A pandemia trouxe mudanças inesperadas em todas as esferas: social, econômica, política, cultural e biológica, com transformações repentinas nas dinâmicas do trabalho e, consequentemente, na formação profissional, as quais impactaram o estágio supervisionado conduzido pelas IES pelos supervisores acadêmicos e de campo, e vivenciada pelos estagiários e discentes, assim como na concepção de estágio defendido pela categoria. Diante disso, a pesquisa realizada se apresenta como um espaço de reflexão e entendimento da direção do estágio percorrido durante a turbulenta tempestade da pandemia e o estágio defendido pela categoria. Destaca-se que a presente pesquisa é considerada como uma das primeiras produções inter-regionais sobre estágio entre o norte e o sul do nosso país, de acordo com o levantamento do estado da arte feito no banco de dados da CAPES em 2020, além de abordar o objeto de estudo na Covid-19. A pesquisa teve como objetivo central: analisar as confluências e particularidades da condução do estágio supervisionado na formação profissional em Serviço Social em Manaus e Porto Alegre. Foram desenvolvidas pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Utilizamos do enfoque misto, ou seja, foi uma pesquisa qualiquantitativa, com ênfase na qualitativa, de natureza explicativa, sob direcionamento do método crítico-dialético. Os espaços da pesquisa foram a Universidade Federal do Amazonas e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul, ambas as IES mais antigas de Manaus e Porto Alegre, sendo aplicada a entrevista ao coordenador de estágio da UFAM e à responsável técnica do estágio da PUCRS, que exerciam a função no 1º semestre de 2021. Os materiais primordiais à pesquisa documental foram o Projeto Pedagógico do Curso de serviço social e as Políticas de Estágio das IES, entre outros documentos. A entrevista foi realizada de forma on-line, pela plataforma Google Meet, com a adoção de roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados, tanto da pesquisa documental quanto de campo, passaram pela técnica de triangulação de Triviños. Com os dados coletados, foi possível identificar que há uma vinculação efetiva entre as diretrizes curriculares e os projetos pedagógicos dos cursos. Diante dos desafios impostos pela tempestade da Covid-19, as IES tiveram que repensar o estágio em novas modalidades, até então não pensadas: o estágio remoto e, de forma tímida, o modelo híbrido. Tais modalidades trazem fragilidades, mas se apresentaram como os únicos meios para a continuidade do estágio em um momento atípico de pandemia, como reforçado pelos sujeitos. As IES pesquisadas procuraram tomar as suas decisões baseadas nos decretos promulgados, e inovando ao mesmo tempo, com muito diálogo entre os sujeitos da tríade do estágio, construindo assim, essa parte da história do serviço social na pandemia, em uma tentativa de contornar a tempestade. Entretanto, é evidente que as modalidades remota e híbrida impõem dificuldades, mais do que impactos educacionais, mas físicos, mentais e sociais aos sujeitos. Sendo entendidas como estratégias de caráter excepcional emergencial, sendo indispensável, após o fim da pandemia, o retorno ao estágio presencial, apesar de sabermos que os seus impactos serão profundos ao estágio.
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