O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4106 |
Resumo: | A presente pesquisa traz algumas reflexões acerca das regularidades do desenvolvimento da linguagem oral da criança de zero a três anos (de acordo com a Teoria Histórico-Cultural), da percepção das professoras da creche quanto à relevância das práticas pedagógicas no desenvolvimento da linguagem oral das crianças e da influência da comunicação estabelecida entre professora e crianças. Reflete especificamente sobre o cenário em uma creche existente no município de Manaus. Tal estudo tem como objetivo geral compreender a relação entre o diálogo estabelecido entre professoras e crianças e o desenvolvimento da linguagem oral na prática pedagógica da creche. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, as observações participantes, as autoscopias e as entrevistas semiestruturadas. Por meio das leituras, dos diálogos, das aulas e das orientações, buscamos também perceber e compreender a creche no interior de um movimento político que toca questões como a formação e a valorização do trabalho do professor, a função da creche e os conceitos de criança e infância que permeiam a prática docente. São resultados da investigação: a necessidade de possibilitar às crianças a fala no contexto escolar, levando em consideração o que dizem e travar desafios dialógicos, dando continuidade ao pensamento apresentado por elas, questionando-as e fazendo-as refletir mais profundamente sobre os temas abordados. Além disso, ressaltamos a necessidade das educadoras de aprofundarem seus conhecimentos quanto à importância de suas ações pedagógicas no desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantil, possibilitando, dessa maneira, um espaço comunicativo ainda mais participativo e relevante. Acreditamos ser necessário consolidar a autonomia e iniciativa das crianças, bem como a sensibilização das professoras quanto à importância dos diálogos (mesmo dos pequenos), da necessidade de aprofundamento dos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil na primeira infância e da ressignificação das práticas por intermédio de uma formação continuada em serviço. |
id |
UFAM_df068a87b2f92816c5e0a703352580e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4106 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança.Primeira InfânciaEducação InfantilTeoria Histórico-CulturalLinguagem OralFirst ChildhoodChildren’s EducationHistoric-Cultural TheoryOral LanguageCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA presente pesquisa traz algumas reflexões acerca das regularidades do desenvolvimento da linguagem oral da criança de zero a três anos (de acordo com a Teoria Histórico-Cultural), da percepção das professoras da creche quanto à relevância das práticas pedagógicas no desenvolvimento da linguagem oral das crianças e da influência da comunicação estabelecida entre professora e crianças. Reflete especificamente sobre o cenário em uma creche existente no município de Manaus. Tal estudo tem como objetivo geral compreender a relação entre o diálogo estabelecido entre professoras e crianças e o desenvolvimento da linguagem oral na prática pedagógica da creche. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, as observações participantes, as autoscopias e as entrevistas semiestruturadas. Por meio das leituras, dos diálogos, das aulas e das orientações, buscamos também perceber e compreender a creche no interior de um movimento político que toca questões como a formação e a valorização do trabalho do professor, a função da creche e os conceitos de criança e infância que permeiam a prática docente. São resultados da investigação: a necessidade de possibilitar às crianças a fala no contexto escolar, levando em consideração o que dizem e travar desafios dialógicos, dando continuidade ao pensamento apresentado por elas, questionando-as e fazendo-as refletir mais profundamente sobre os temas abordados. Além disso, ressaltamos a necessidade das educadoras de aprofundarem seus conhecimentos quanto à importância de suas ações pedagógicas no desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantil, possibilitando, dessa maneira, um espaço comunicativo ainda mais participativo e relevante. Acreditamos ser necessário consolidar a autonomia e iniciativa das crianças, bem como a sensibilização das professoras quanto à importância dos diálogos (mesmo dos pequenos), da necessidade de aprofundamento dos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil na primeira infância e da ressignificação das práticas por intermédio de uma formação continuada em serviço.This research brings some reflections about the regularities of the development of the oral language of the children with zero to three years old (according to the Historic-Cultural Theory), about the perception of the teachers from the kindergarten on the importance of the pedagogical practices in the development of the oral language of the children and the influence of the communication set between the teacher and the children. It makes us think specifically about the scenery in a kindergarten in the city of Manaus. This paper presents as its general objective to understand the relation between the dialogue set among the teachers and the children and the development of the oral language in the pedagogical practice of the crèche. It is a qualitative research where we used as methodological procedures: the bibliographical research, the participant observations, the auto-analysis through short videos and the semi-structured interviews. By the readings, the dialogues, the classes and the orientations, we also try to notice and understand the crèche inside of a political movement that brings issues as the formation and the valorization of the teacher’s work, the role of the crèche and its concepts of children and childhood that are present in the teacher’s practice. The results of the investigation are: the necessity of making possible to the children the speech in the school context, taking into consideration what they say and face the dialogical challenges, giving continuity to the thought presented by them, questioning them and making them think deeply the themes approached. Furthermore, we highlight the necessity of the educators to deepen their knowledge on the importance of their pedagogical actions in the development of the children’s language and thought, making possible to create a space for communication and a more participant and relevant one. We believe to be necessary to consolidate the children’s autonomy and initiative, as well as the teachers’ sensibility about the importance of the dialogues (even the small ones), about the necessity of deepening the knowledge on children’s development in the first childhood and find other significances of the practicing by a continuing formation in service.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBissoli, Michelle de Freitashttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328Lima, Antonia Silva deCorrêa, Carlos Humberto AlvesPinho, Evellyze Martins Reinaldohttp://lattes.cnpq.br/19934425905957532015-06-17T13:57:59Z2013-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHO, Evellyze Martins Reinaldo. O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança. 2013. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-06T18:54:41Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-06T18:54:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança. |
title |
O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança. |
spellingShingle |
O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança. Pinho, Evellyze Martins Reinaldo Primeira Infância Educação Infantil Teoria Histórico-Cultural Linguagem Oral First Childhood Children’s Education Historic-Cultural Theory Oral Language CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança. |
title_full |
O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança. |
title_fullStr |
O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança. |
title_full_unstemmed |
O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança. |
title_sort |
O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança. |
author |
Pinho, Evellyze Martins Reinaldo |
author_facet |
Pinho, Evellyze Martins Reinaldo http://lattes.cnpq.br/1993442590595753 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1993442590595753 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bissoli, Michelle de Freitas http://lattes.cnpq.br/8731672923902328 Lima, Antonia Silva de Corrêa, Carlos Humberto Alves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Evellyze Martins Reinaldo http://lattes.cnpq.br/1993442590595753 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primeira Infância Educação Infantil Teoria Histórico-Cultural Linguagem Oral First Childhood Children’s Education Historic-Cultural Theory Oral Language CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Primeira Infância Educação Infantil Teoria Histórico-Cultural Linguagem Oral First Childhood Children’s Education Historic-Cultural Theory Oral Language CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A presente pesquisa traz algumas reflexões acerca das regularidades do desenvolvimento da linguagem oral da criança de zero a três anos (de acordo com a Teoria Histórico-Cultural), da percepção das professoras da creche quanto à relevância das práticas pedagógicas no desenvolvimento da linguagem oral das crianças e da influência da comunicação estabelecida entre professora e crianças. Reflete especificamente sobre o cenário em uma creche existente no município de Manaus. Tal estudo tem como objetivo geral compreender a relação entre o diálogo estabelecido entre professoras e crianças e o desenvolvimento da linguagem oral na prática pedagógica da creche. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, as observações participantes, as autoscopias e as entrevistas semiestruturadas. Por meio das leituras, dos diálogos, das aulas e das orientações, buscamos também perceber e compreender a creche no interior de um movimento político que toca questões como a formação e a valorização do trabalho do professor, a função da creche e os conceitos de criança e infância que permeiam a prática docente. São resultados da investigação: a necessidade de possibilitar às crianças a fala no contexto escolar, levando em consideração o que dizem e travar desafios dialógicos, dando continuidade ao pensamento apresentado por elas, questionando-as e fazendo-as refletir mais profundamente sobre os temas abordados. Além disso, ressaltamos a necessidade das educadoras de aprofundarem seus conhecimentos quanto à importância de suas ações pedagógicas no desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantil, possibilitando, dessa maneira, um espaço comunicativo ainda mais participativo e relevante. Acreditamos ser necessário consolidar a autonomia e iniciativa das crianças, bem como a sensibilização das professoras quanto à importância dos diálogos (mesmo dos pequenos), da necessidade de aprofundamento dos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil na primeira infância e da ressignificação das práticas por intermédio de uma formação continuada em serviço. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-13 2015-06-17T13:57:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHO, Evellyze Martins Reinaldo. O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança. 2013. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4106 |
identifier_str_mv |
PINHO, Evellyze Martins Reinaldo. O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança. 2013. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732010467393536 |