O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Evellyze Martins Reinaldo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1993442590595753
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4106
Resumo: A presente pesquisa traz algumas reflexões acerca das regularidades do desenvolvimento da linguagem oral da criança de zero a três anos (de acordo com a Teoria Histórico-Cultural), da percepção das professoras da creche quanto à relevância das práticas pedagógicas no desenvolvimento da linguagem oral das crianças e da influência da comunicação estabelecida entre professora e crianças. Reflete especificamente sobre o cenário em uma creche existente no município de Manaus. Tal estudo tem como objetivo geral compreender a relação entre o diálogo estabelecido entre professoras e crianças e o desenvolvimento da linguagem oral na prática pedagógica da creche. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, as observações participantes, as autoscopias e as entrevistas semiestruturadas. Por meio das leituras, dos diálogos, das aulas e das orientações, buscamos também perceber e compreender a creche no interior de um movimento político que toca questões como a formação e a valorização do trabalho do professor, a função da creche e os conceitos de criança e infância que permeiam a prática docente. São resultados da investigação: a necessidade de possibilitar às crianças a fala no contexto escolar, levando em consideração o que dizem e travar desafios dialógicos, dando continuidade ao pensamento apresentado por elas, questionando-as e fazendo-as refletir mais profundamente sobre os temas abordados. Além disso, ressaltamos a necessidade das educadoras de aprofundarem seus conhecimentos quanto à importância de suas ações pedagógicas no desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantil, possibilitando, dessa maneira, um espaço comunicativo ainda mais participativo e relevante. Acreditamos ser necessário consolidar a autonomia e iniciativa das crianças, bem como a sensibilização das professoras quanto à importância dos diálogos (mesmo dos pequenos), da necessidade de aprofundamento dos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil na primeira infância e da ressignificação das práticas por intermédio de uma formação continuada em serviço.
id UFAM_df068a87b2f92816c5e0a703352580e7
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4106
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança.Primeira InfânciaEducação InfantilTeoria Histórico-CulturalLinguagem OralFirst ChildhoodChildren’s EducationHistoric-Cultural TheoryOral LanguageCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA presente pesquisa traz algumas reflexões acerca das regularidades do desenvolvimento da linguagem oral da criança de zero a três anos (de acordo com a Teoria Histórico-Cultural), da percepção das professoras da creche quanto à relevância das práticas pedagógicas no desenvolvimento da linguagem oral das crianças e da influência da comunicação estabelecida entre professora e crianças. Reflete especificamente sobre o cenário em uma creche existente no município de Manaus. Tal estudo tem como objetivo geral compreender a relação entre o diálogo estabelecido entre professoras e crianças e o desenvolvimento da linguagem oral na prática pedagógica da creche. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, as observações participantes, as autoscopias e as entrevistas semiestruturadas. Por meio das leituras, dos diálogos, das aulas e das orientações, buscamos também perceber e compreender a creche no interior de um movimento político que toca questões como a formação e a valorização do trabalho do professor, a função da creche e os conceitos de criança e infância que permeiam a prática docente. São resultados da investigação: a necessidade de possibilitar às crianças a fala no contexto escolar, levando em consideração o que dizem e travar desafios dialógicos, dando continuidade ao pensamento apresentado por elas, questionando-as e fazendo-as refletir mais profundamente sobre os temas abordados. Além disso, ressaltamos a necessidade das educadoras de aprofundarem seus conhecimentos quanto à importância de suas ações pedagógicas no desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantil, possibilitando, dessa maneira, um espaço comunicativo ainda mais participativo e relevante. Acreditamos ser necessário consolidar a autonomia e iniciativa das crianças, bem como a sensibilização das professoras quanto à importância dos diálogos (mesmo dos pequenos), da necessidade de aprofundamento dos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil na primeira infância e da ressignificação das práticas por intermédio de uma formação continuada em serviço.This research brings some reflections about the regularities of the development of the oral language of the children with zero to three years old (according to the Historic-Cultural Theory), about the perception of the teachers from the kindergarten on the importance of the pedagogical practices in the development of the oral language of the children and the influence of the communication set between the teacher and the children. It makes us think specifically about the scenery in a kindergarten in the city of Manaus. This paper presents as its general objective to understand the relation between the dialogue set among the teachers and the children and the development of the oral language in the pedagogical practice of the crèche. It is a qualitative research where we used as methodological procedures: the bibliographical research, the participant observations, the auto-analysis through short videos and the semi-structured interviews. By the readings, the dialogues, the classes and the orientations, we also try to notice and understand the crèche inside of a political movement that brings issues as the formation and the valorization of the teacher’s work, the role of the crèche and its concepts of children and childhood that are present in the teacher’s practice. The results of the investigation are: the necessity of making possible to the children the speech in the school context, taking into consideration what they say and face the dialogical challenges, giving continuity to the thought presented by them, questioning them and making them think deeply the themes approached. Furthermore, we highlight the necessity of the educators to deepen their knowledge on the importance of their pedagogical actions in the development of the children’s language and thought, making possible to create a space for communication and a more participant and relevant one. We believe to be necessary to consolidate the children’s autonomy and initiative, as well as the teachers’ sensibility about the importance of the dialogues (even the small ones), about the necessity of deepening the knowledge on children’s development in the first childhood and find other significances of the practicing by a continuing formation in service.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBissoli, Michelle de Freitashttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328Lima, Antonia Silva deCorrêa, Carlos Humberto AlvesPinho, Evellyze Martins Reinaldohttp://lattes.cnpq.br/19934425905957532015-06-17T13:57:59Z2013-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHO, Evellyze Martins Reinaldo. O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança. 2013. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-06T18:54:41Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-06T18:54:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança.
title O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança.
spellingShingle O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança.
Pinho, Evellyze Martins Reinaldo
Primeira Infância
Educação Infantil
Teoria Histórico-Cultural
Linguagem Oral
First Childhood
Children’s Education
Historic-Cultural Theory
Oral Language
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança.
title_full O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança.
title_fullStr O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança.
title_full_unstemmed O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança.
title_sort O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança.
author Pinho, Evellyze Martins Reinaldo
author_facet Pinho, Evellyze Martins Reinaldo
http://lattes.cnpq.br/1993442590595753
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1993442590595753
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bissoli, Michelle de Freitas
http://lattes.cnpq.br/8731672923902328
Lima, Antonia Silva de
Corrêa, Carlos Humberto Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Evellyze Martins Reinaldo
http://lattes.cnpq.br/1993442590595753
dc.subject.por.fl_str_mv Primeira Infância
Educação Infantil
Teoria Histórico-Cultural
Linguagem Oral
First Childhood
Children’s Education
Historic-Cultural Theory
Oral Language
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Primeira Infância
Educação Infantil
Teoria Histórico-Cultural
Linguagem Oral
First Childhood
Children’s Education
Historic-Cultural Theory
Oral Language
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A presente pesquisa traz algumas reflexões acerca das regularidades do desenvolvimento da linguagem oral da criança de zero a três anos (de acordo com a Teoria Histórico-Cultural), da percepção das professoras da creche quanto à relevância das práticas pedagógicas no desenvolvimento da linguagem oral das crianças e da influência da comunicação estabelecida entre professora e crianças. Reflete especificamente sobre o cenário em uma creche existente no município de Manaus. Tal estudo tem como objetivo geral compreender a relação entre o diálogo estabelecido entre professoras e crianças e o desenvolvimento da linguagem oral na prática pedagógica da creche. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, as observações participantes, as autoscopias e as entrevistas semiestruturadas. Por meio das leituras, dos diálogos, das aulas e das orientações, buscamos também perceber e compreender a creche no interior de um movimento político que toca questões como a formação e a valorização do trabalho do professor, a função da creche e os conceitos de criança e infância que permeiam a prática docente. São resultados da investigação: a necessidade de possibilitar às crianças a fala no contexto escolar, levando em consideração o que dizem e travar desafios dialógicos, dando continuidade ao pensamento apresentado por elas, questionando-as e fazendo-as refletir mais profundamente sobre os temas abordados. Além disso, ressaltamos a necessidade das educadoras de aprofundarem seus conhecimentos quanto à importância de suas ações pedagógicas no desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantil, possibilitando, dessa maneira, um espaço comunicativo ainda mais participativo e relevante. Acreditamos ser necessário consolidar a autonomia e iniciativa das crianças, bem como a sensibilização das professoras quanto à importância dos diálogos (mesmo dos pequenos), da necessidade de aprofundamento dos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil na primeira infância e da ressignificação das práticas por intermédio de uma formação continuada em serviço.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13
2015-06-17T13:57:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHO, Evellyze Martins Reinaldo. O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança. 2013. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4106
identifier_str_mv PINHO, Evellyze Martins Reinaldo. O que você fala, professor, tem importância?: o trabalho pedagógico na creche e o desenvolvimento da linguagem oral da criança. 2013. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732010467393536