Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ana Célia Galdino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: lattes.cnpq.br/3903810052482643, https://orcid.org/0000-0002-7060-7786
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609
Resumo: As Instituições de Ensino superior precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação – MEC, que definem quais são os critérios que devem constar no PDI das IES, que por sua vez, precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo mesmo. Diante disto, o modelo de balanced scorecard – BSC, com os objetivos e metas estabelecidos no PDI podem auxiliar os gestores na gestão estratégica da IES. Desta forma, o objetivo estabelecido para este trabalho foi propor um modelo de BSC com a perspectiva de Regulação para uma instituição de ensino superior privada. A metodologia foi de natureza qualitativa, utilizando o procedimento de pesquisa bibliográfica e estudo de caso de uma IES privada em Porto Velho – RO. Desenvolveu-se após a revisão de literatura o mapeamento estratégico para identificar os resultados com a quinta perspectiva para o BSC, que foi chamada de Perspectiva de Regulação, criando desta forma um modelo de Gestão Estratégica para a Instituição pesquisada, para aprimorar os processos de tomada de decisão.
id UFAM_dfc1014783c1631e9f3054d4d27e8503
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7609
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulaçãoUniversidades e faculdades - Gestão estratégicaBalanced scorecard (Administração)ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOGestão estratégicaBalanced scorecardMECIESAs Instituições de Ensino superior precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação – MEC, que definem quais são os critérios que devem constar no PDI das IES, que por sua vez, precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo mesmo. Diante disto, o modelo de balanced scorecard – BSC, com os objetivos e metas estabelecidos no PDI podem auxiliar os gestores na gestão estratégica da IES. Desta forma, o objetivo estabelecido para este trabalho foi propor um modelo de BSC com a perspectiva de Regulação para uma instituição de ensino superior privada. A metodologia foi de natureza qualitativa, utilizando o procedimento de pesquisa bibliográfica e estudo de caso de uma IES privada em Porto Velho – RO. Desenvolveu-se após a revisão de literatura o mapeamento estratégico para identificar os resultados com a quinta perspectiva para o BSC, que foi chamada de Perspectiva de Regulação, criando desta forma um modelo de Gestão Estratégica para a Instituição pesquisada, para aprimorar os processos de tomada de decisão.Higher Education Institutions need to meet the quality requirements required by the Ministry of Education - MEC, which define the criteria that must be included in the HEI IDP, which in turn need to meet the quality requirements required by it. Given this, the balanced scorecard - BSC model, with the objectives and goals established in the PDI can help managers in the strategic management of HEI. Thus, the objective established for this work was to propose a BSC model with the perspective of Regulation for a private higher education institution. The methodology was qualitative, using the bibliographic research procedure and case study of a private IES in Porto Velho - RO. After the literature review, a strategic mapping was developed to identify the results with the fifth perspective for the BSC, which was called the Regulatory Perspective, thus creating a Strategic Management model for the researched institution, to improve the decision making process decision..Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoOliveira, Marcelo Albuquerque dehttp://lattes.cnpq.br/3181349086683086Miki, André Junhttp://lattes.cnpq.br/4935516264674345Vieira, Raimundo Kennedyhttp://lattes.cnpq.br/2431064425429693Leite, Ana Célia Galdinolattes.cnpq.br/3903810052482643https://orcid.org/0000-0002-7060-77862020-01-15T14:43:01Z2019-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Ana Célia Galdino. Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-01-16T05:04:26Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-01-16T05:04:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
title Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
spellingShingle Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
Leite, Ana Célia Galdino
Universidades e faculdades - Gestão estratégica
Balanced scorecard (Administração)
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gestão estratégica
Balanced scorecard
MEC
IES
title_short Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
title_full Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
title_fullStr Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
title_full_unstemmed Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
title_sort Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
author Leite, Ana Célia Galdino
author_facet Leite, Ana Célia Galdino
lattes.cnpq.br/3903810052482643
https://orcid.org/0000-0002-7060-7786
author_role author
author2 lattes.cnpq.br/3903810052482643
https://orcid.org/0000-0002-7060-7786
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Marcelo Albuquerque de
http://lattes.cnpq.br/3181349086683086
Miki, André Jun
http://lattes.cnpq.br/4935516264674345
Vieira, Raimundo Kennedy
http://lattes.cnpq.br/2431064425429693
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Ana Célia Galdino
lattes.cnpq.br/3903810052482643
https://orcid.org/0000-0002-7060-7786
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades - Gestão estratégica
Balanced scorecard (Administração)
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gestão estratégica
Balanced scorecard
MEC
IES
topic Universidades e faculdades - Gestão estratégica
Balanced scorecard (Administração)
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gestão estratégica
Balanced scorecard
MEC
IES
description As Instituições de Ensino superior precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação – MEC, que definem quais são os critérios que devem constar no PDI das IES, que por sua vez, precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo mesmo. Diante disto, o modelo de balanced scorecard – BSC, com os objetivos e metas estabelecidos no PDI podem auxiliar os gestores na gestão estratégica da IES. Desta forma, o objetivo estabelecido para este trabalho foi propor um modelo de BSC com a perspectiva de Regulação para uma instituição de ensino superior privada. A metodologia foi de natureza qualitativa, utilizando o procedimento de pesquisa bibliográfica e estudo de caso de uma IES privada em Porto Velho – RO. Desenvolveu-se após a revisão de literatura o mapeamento estratégico para identificar os resultados com a quinta perspectiva para o BSC, que foi chamada de Perspectiva de Regulação, criando desta forma um modelo de Gestão Estratégica para a Instituição pesquisada, para aprimorar os processos de tomada de decisão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-21
2020-01-15T14:43:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Ana Célia Galdino. Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609
identifier_str_mv LEITE, Ana Célia Galdino. Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234121631367168