Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609 |
Resumo: | As Instituições de Ensino superior precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação – MEC, que definem quais são os critérios que devem constar no PDI das IES, que por sua vez, precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo mesmo. Diante disto, o modelo de balanced scorecard – BSC, com os objetivos e metas estabelecidos no PDI podem auxiliar os gestores na gestão estratégica da IES. Desta forma, o objetivo estabelecido para este trabalho foi propor um modelo de BSC com a perspectiva de Regulação para uma instituição de ensino superior privada. A metodologia foi de natureza qualitativa, utilizando o procedimento de pesquisa bibliográfica e estudo de caso de uma IES privada em Porto Velho – RO. Desenvolveu-se após a revisão de literatura o mapeamento estratégico para identificar os resultados com a quinta perspectiva para o BSC, que foi chamada de Perspectiva de Regulação, criando desta forma um modelo de Gestão Estratégica para a Instituição pesquisada, para aprimorar os processos de tomada de decisão. |
id |
UFAM_dfc1014783c1631e9f3054d4d27e8503 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7609 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulaçãoUniversidades e faculdades - Gestão estratégicaBalanced scorecard (Administração)ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOGestão estratégicaBalanced scorecardMECIESAs Instituições de Ensino superior precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação – MEC, que definem quais são os critérios que devem constar no PDI das IES, que por sua vez, precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo mesmo. Diante disto, o modelo de balanced scorecard – BSC, com os objetivos e metas estabelecidos no PDI podem auxiliar os gestores na gestão estratégica da IES. Desta forma, o objetivo estabelecido para este trabalho foi propor um modelo de BSC com a perspectiva de Regulação para uma instituição de ensino superior privada. A metodologia foi de natureza qualitativa, utilizando o procedimento de pesquisa bibliográfica e estudo de caso de uma IES privada em Porto Velho – RO. Desenvolveu-se após a revisão de literatura o mapeamento estratégico para identificar os resultados com a quinta perspectiva para o BSC, que foi chamada de Perspectiva de Regulação, criando desta forma um modelo de Gestão Estratégica para a Instituição pesquisada, para aprimorar os processos de tomada de decisão.Higher Education Institutions need to meet the quality requirements required by the Ministry of Education - MEC, which define the criteria that must be included in the HEI IDP, which in turn need to meet the quality requirements required by it. Given this, the balanced scorecard - BSC model, with the objectives and goals established in the PDI can help managers in the strategic management of HEI. Thus, the objective established for this work was to propose a BSC model with the perspective of Regulation for a private higher education institution. The methodology was qualitative, using the bibliographic research procedure and case study of a private IES in Porto Velho - RO. After the literature review, a strategic mapping was developed to identify the results with the fifth perspective for the BSC, which was called the Regulatory Perspective, thus creating a Strategic Management model for the researched institution, to improve the decision making process decision..Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoOliveira, Marcelo Albuquerque dehttp://lattes.cnpq.br/3181349086683086Miki, André Junhttp://lattes.cnpq.br/4935516264674345Vieira, Raimundo Kennedyhttp://lattes.cnpq.br/2431064425429693Leite, Ana Célia Galdinolattes.cnpq.br/3903810052482643https://orcid.org/0000-0002-7060-77862020-01-15T14:43:01Z2019-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Ana Célia Galdino. Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-01-16T05:04:26Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-01-16T05:04:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação |
title |
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação |
spellingShingle |
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação Leite, Ana Célia Galdino Universidades e faculdades - Gestão estratégica Balanced scorecard (Administração) ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Gestão estratégica Balanced scorecard MEC IES |
title_short |
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação |
title_full |
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação |
title_fullStr |
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação |
title_full_unstemmed |
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação |
title_sort |
Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação |
author |
Leite, Ana Célia Galdino |
author_facet |
Leite, Ana Célia Galdino lattes.cnpq.br/3903810052482643 https://orcid.org/0000-0002-7060-7786 |
author_role |
author |
author2 |
lattes.cnpq.br/3903810052482643 https://orcid.org/0000-0002-7060-7786 |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Marcelo Albuquerque de http://lattes.cnpq.br/3181349086683086 Miki, André Jun http://lattes.cnpq.br/4935516264674345 Vieira, Raimundo Kennedy http://lattes.cnpq.br/2431064425429693 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Ana Célia Galdino lattes.cnpq.br/3903810052482643 https://orcid.org/0000-0002-7060-7786 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidades e faculdades - Gestão estratégica Balanced scorecard (Administração) ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Gestão estratégica Balanced scorecard MEC IES |
topic |
Universidades e faculdades - Gestão estratégica Balanced scorecard (Administração) ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Gestão estratégica Balanced scorecard MEC IES |
description |
As Instituições de Ensino superior precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação – MEC, que definem quais são os critérios que devem constar no PDI das IES, que por sua vez, precisam cumprir os requisitos de qualidade exigidos pelo mesmo. Diante disto, o modelo de balanced scorecard – BSC, com os objetivos e metas estabelecidos no PDI podem auxiliar os gestores na gestão estratégica da IES. Desta forma, o objetivo estabelecido para este trabalho foi propor um modelo de BSC com a perspectiva de Regulação para uma instituição de ensino superior privada. A metodologia foi de natureza qualitativa, utilizando o procedimento de pesquisa bibliográfica e estudo de caso de uma IES privada em Porto Velho – RO. Desenvolveu-se após a revisão de literatura o mapeamento estratégico para identificar os resultados com a quinta perspectiva para o BSC, que foi chamada de Perspectiva de Regulação, criando desta forma um modelo de Gestão Estratégica para a Instituição pesquisada, para aprimorar os processos de tomada de decisão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-21 2020-01-15T14:43:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEITE, Ana Célia Galdino. Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609 |
identifier_str_mv |
LEITE, Ana Célia Galdino. Gestão estratégica de uma IES privada usando o modelo de balanced scorecard com a perspectiva da regulação. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1800234121631367168 |