Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Joseldo Alasson Moreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3002894700581278
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6181
Resumo: Este trabalho tem por objetivo um estudo sucinto, porém, mais aprofundado dos conteúdos relativos a sequências e séries do que aqueles geralmente abordados no ensino médio. Fizemos uma revisão bibliográfica com os fundamentos básicos teóricos dos assuntos estudados nos três primeiros capítulos, esses por sua vez, reforçados da teoria encontrada nos apêndices A e B. No capítulo 4, apresentamos vários exemplos resolvidos que podem servir de suporte para os interessados em aprofundar o estudo dos conteúdos, sejam estes professores ou alunos. Neste trabalho, apresentamos também, através de uma linguagem clara e concisa, algumas aplicações das sequências reais que não precisam de estudos avançados na área para serem compreendidas, por exemplo, a demonstração geométrica da convergência de uma série geométrica. São também apresentados alguns teoremas sobre a teoria de limites, sequências, séries e critérios de convergência. Com isso, acreditamos está contribuindo para a melhoria do ensino básico em matemática.
id UFAM_dfe7a4fb3511e1f540650a08c0f2e408
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6181
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino MédioProgressões aritméticaProgressões geométricaMatemática - Ensino AprendizagemCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAEste trabalho tem por objetivo um estudo sucinto, porém, mais aprofundado dos conteúdos relativos a sequências e séries do que aqueles geralmente abordados no ensino médio. Fizemos uma revisão bibliográfica com os fundamentos básicos teóricos dos assuntos estudados nos três primeiros capítulos, esses por sua vez, reforçados da teoria encontrada nos apêndices A e B. No capítulo 4, apresentamos vários exemplos resolvidos que podem servir de suporte para os interessados em aprofundar o estudo dos conteúdos, sejam estes professores ou alunos. Neste trabalho, apresentamos também, através de uma linguagem clara e concisa, algumas aplicações das sequências reais que não precisam de estudos avançados na área para serem compreendidas, por exemplo, a demonstração geométrica da convergência de uma série geométrica. São também apresentados alguns teoremas sobre a teoria de limites, sequências, séries e critérios de convergência. Com isso, acreditamos está contribuindo para a melhoria do ensino básico em matemática.The objective of this work is to present a succinct but more detailed study of sequence and series contents than those generally covered in high school. We have done a bibliographical review with the basic theoretical foundations of the subjects studied in the first three chapters, these in turn, reinforced by the theory found in appendices A and B. In chapter 4, we present several solved examples that can serve as support for those interested in deepening the study of the contents, be these teachers or students. In this work, we also present, through a clear and concise language, some applications of the real sequences that do not need advanced studies in the area to be understood, for example, the geometric demonstration of the convergence of a geometric series. Also presented are some theorems about the theory of limits, sequences, series and convergence criteria. With this, we believe it is contributing to the improvement of basic education in mathematics.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaOliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Araújo, Joseldo Alasson Moreirahttp://lattes.cnpq.br/30028947005812782018-02-23T16:08:54Z2017-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Joseldo Alasson Moreira. Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6181porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-09-06T05:03:54Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6181Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-09-06T05:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio
title Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio
spellingShingle Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio
Araújo, Joseldo Alasson Moreira
Progressões aritmética
Progressões geométrica
Matemática - Ensino Aprendizagem
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
title_short Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio
title_full Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio
title_fullStr Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio
title_sort Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio
author Araújo, Joseldo Alasson Moreira
author_facet Araújo, Joseldo Alasson Moreira
http://lattes.cnpq.br/3002894700581278
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3002894700581278
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Nilomar Vieira de
http://lattes.cnpq.br/4870990824639847
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Joseldo Alasson Moreira
http://lattes.cnpq.br/3002894700581278
dc.subject.por.fl_str_mv Progressões aritmética
Progressões geométrica
Matemática - Ensino Aprendizagem
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
topic Progressões aritmética
Progressões geométrica
Matemática - Ensino Aprendizagem
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Este trabalho tem por objetivo um estudo sucinto, porém, mais aprofundado dos conteúdos relativos a sequências e séries do que aqueles geralmente abordados no ensino médio. Fizemos uma revisão bibliográfica com os fundamentos básicos teóricos dos assuntos estudados nos três primeiros capítulos, esses por sua vez, reforçados da teoria encontrada nos apêndices A e B. No capítulo 4, apresentamos vários exemplos resolvidos que podem servir de suporte para os interessados em aprofundar o estudo dos conteúdos, sejam estes professores ou alunos. Neste trabalho, apresentamos também, através de uma linguagem clara e concisa, algumas aplicações das sequências reais que não precisam de estudos avançados na área para serem compreendidas, por exemplo, a demonstração geométrica da convergência de uma série geométrica. São também apresentados alguns teoremas sobre a teoria de limites, sequências, séries e critérios de convergência. Com isso, acreditamos está contribuindo para a melhoria do ensino básico em matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-27
2018-02-23T16:08:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Joseldo Alasson Moreira. Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6181
identifier_str_mv ARAÚJO, Joseldo Alasson Moreira. Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732025322569728