Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6181 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo um estudo sucinto, porém, mais aprofundado dos conteúdos relativos a sequências e séries do que aqueles geralmente abordados no ensino médio. Fizemos uma revisão bibliográfica com os fundamentos básicos teóricos dos assuntos estudados nos três primeiros capítulos, esses por sua vez, reforçados da teoria encontrada nos apêndices A e B. No capítulo 4, apresentamos vários exemplos resolvidos que podem servir de suporte para os interessados em aprofundar o estudo dos conteúdos, sejam estes professores ou alunos. Neste trabalho, apresentamos também, através de uma linguagem clara e concisa, algumas aplicações das sequências reais que não precisam de estudos avançados na área para serem compreendidas, por exemplo, a demonstração geométrica da convergência de uma série geométrica. São também apresentados alguns teoremas sobre a teoria de limites, sequências, séries e critérios de convergência. Com isso, acreditamos está contribuindo para a melhoria do ensino básico em matemática. |
id |
UFAM_dfe7a4fb3511e1f540650a08c0f2e408 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6181 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino MédioProgressões aritméticaProgressões geométricaMatemática - Ensino AprendizagemCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAEste trabalho tem por objetivo um estudo sucinto, porém, mais aprofundado dos conteúdos relativos a sequências e séries do que aqueles geralmente abordados no ensino médio. Fizemos uma revisão bibliográfica com os fundamentos básicos teóricos dos assuntos estudados nos três primeiros capítulos, esses por sua vez, reforçados da teoria encontrada nos apêndices A e B. No capítulo 4, apresentamos vários exemplos resolvidos que podem servir de suporte para os interessados em aprofundar o estudo dos conteúdos, sejam estes professores ou alunos. Neste trabalho, apresentamos também, através de uma linguagem clara e concisa, algumas aplicações das sequências reais que não precisam de estudos avançados na área para serem compreendidas, por exemplo, a demonstração geométrica da convergência de uma série geométrica. São também apresentados alguns teoremas sobre a teoria de limites, sequências, séries e critérios de convergência. Com isso, acreditamos está contribuindo para a melhoria do ensino básico em matemática.The objective of this work is to present a succinct but more detailed study of sequence and series contents than those generally covered in high school. We have done a bibliographical review with the basic theoretical foundations of the subjects studied in the first three chapters, these in turn, reinforced by the theory found in appendices A and B. In chapter 4, we present several solved examples that can serve as support for those interested in deepening the study of the contents, be these teachers or students. In this work, we also present, through a clear and concise language, some applications of the real sequences that do not need advanced studies in the area to be understood, for example, the geometric demonstration of the convergence of a geometric series. Also presented are some theorems about the theory of limits, sequences, series and convergence criteria. With this, we believe it is contributing to the improvement of basic education in mathematics.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaOliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Araújo, Joseldo Alasson Moreirahttp://lattes.cnpq.br/30028947005812782018-02-23T16:08:54Z2017-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Joseldo Alasson Moreira. Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6181porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-09-06T05:03:54Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6181Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-09-06T05:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio |
title |
Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio |
spellingShingle |
Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio Araújo, Joseldo Alasson Moreira Progressões aritmética Progressões geométrica Matemática - Ensino Aprendizagem CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
title_short |
Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio |
title_full |
Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio |
title_fullStr |
Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio |
title_sort |
Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio |
author |
Araújo, Joseldo Alasson Moreira |
author_facet |
Araújo, Joseldo Alasson Moreira http://lattes.cnpq.br/3002894700581278 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/3002894700581278 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Joseldo Alasson Moreira http://lattes.cnpq.br/3002894700581278 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Progressões aritmética Progressões geométrica Matemática - Ensino Aprendizagem CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
topic |
Progressões aritmética Progressões geométrica Matemática - Ensino Aprendizagem CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
description |
Este trabalho tem por objetivo um estudo sucinto, porém, mais aprofundado dos conteúdos relativos a sequências e séries do que aqueles geralmente abordados no ensino médio. Fizemos uma revisão bibliográfica com os fundamentos básicos teóricos dos assuntos estudados nos três primeiros capítulos, esses por sua vez, reforçados da teoria encontrada nos apêndices A e B. No capítulo 4, apresentamos vários exemplos resolvidos que podem servir de suporte para os interessados em aprofundar o estudo dos conteúdos, sejam estes professores ou alunos. Neste trabalho, apresentamos também, através de uma linguagem clara e concisa, algumas aplicações das sequências reais que não precisam de estudos avançados na área para serem compreendidas, por exemplo, a demonstração geométrica da convergência de uma série geométrica. São também apresentados alguns teoremas sobre a teoria de limites, sequências, séries e critérios de convergência. Com isso, acreditamos está contribuindo para a melhoria do ensino básico em matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-27 2018-02-23T16:08:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Joseldo Alasson Moreira. Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6181 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Joseldo Alasson Moreira. Sequências e séries: uma abordagem mais aprofundada para o Ensino Médio. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732025322569728 |