Educação Ambiental na Política de Assistência Social: a prática das ONGs no âmbito da proteção social básica em Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Rafaela Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0886768059215074
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5789
Resumo: A crise ambiental evidencia várias consequências sociais e ambientais que se configuram como demandas da questão socioambiental, as quais são vistas como expressões da questão social, já que resultam das contradições do sistema capitalista e seu modo de produção e reprodução. A Educação Ambiental é considerada um importante instrumento no enfrentamento das questões socioambientais e para o alcance da sustentabilidade. O objeto desta pesquisa está inserido na discussão sobre a Gestão Social em rede de políticas sociais na atualidade, qual traz à tona um novo formato de relação entre Estado e sociedade civil na gestão das políticas sociais. A política foco do estudo é a Política de Assistência Social (PNAS), em que se verifica que as ONGs (enquanto parte da sociedade civil) vêm tendo acesso ao fundo público para operacionalizar ações, serviços e/ou projetos no âmbito da proteção básica e especial. Nesse sentido, a pesquisa teve como foco as ações das Organizações Não Governamentais - ONGs na proteção básica voltadas para a prática da Educação Ambiental, tendo como objetivo analisar a prática da Educação Ambiental que vem sendo desenvolvida por ONGs na proteção básica da Assistência Social em Manaus. Em relação aos procedimentos metodológicos, no primeiro momento, foi realizado um levantamento documental a partir do banco de dados da Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS), os quais evidenciaram que em 2014, um total de 26 ONGs acessaram o fundo público para desenvolver ações em Manaus, e por meio dessas informações foi possível identificar dezoito ONGs que prestavam serviços socioassistenciais no âmbito da proteção básica e, dentre estas, três desenvolviam a prática da Educação Ambiental. No segundo momento, foi realizada a pesquisa de campo nas três ONGs, em que foram feitas entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa nas ONGS, que foram os agentes de gestão (coordenadores), agentes técnicos (monitores) e usuários. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, foi evidenciado que no âmbito da proteção social básica, as ONGs pesquisadas desenvolvem a prática da Educação Ambiental de forma transversal. Nessas circunstancias, a inserção da Educação Ambiental nos serviços socioassistenciais acontece, principalmente, mediante a abordagem de temas transversais e estão relacionados diretamente com as atividades socioeducativas. Os aspectos teórico/práticos que permeiam a prática da Educação Ambiental se baseavam na perspectiva conservadora. Contudo, neste estudo se entende que a prática da Educação Ambiental deve ser inserida em todas as atividades desenvolvidas pelas ONGs. Destaca-se que foi verificado que o contexto da proteção social básica se constitui como um espaço propício para a prática da Educação Ambiental, a qual deve ser desenvolvida na perspectiva crítica, emancipatória e transformadora.
id UFAM_e3474ae8309ca4517fc49f5959eec6db
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5789
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Educação Ambiental na Política de Assistência Social: a prática das ONGs no âmbito da proteção social básica em ManausGestão SocialAssistência SocialEducação AmbientalCrise AmbientalCIÊNCIAS HUMANAS: SERVIÇO SOCIALA crise ambiental evidencia várias consequências sociais e ambientais que se configuram como demandas da questão socioambiental, as quais são vistas como expressões da questão social, já que resultam das contradições do sistema capitalista e seu modo de produção e reprodução. A Educação Ambiental é considerada um importante instrumento no enfrentamento das questões socioambientais e para o alcance da sustentabilidade. O objeto desta pesquisa está inserido na discussão sobre a Gestão Social em rede de políticas sociais na atualidade, qual traz à tona um novo formato de relação entre Estado e sociedade civil na gestão das políticas sociais. A política foco do estudo é a Política de Assistência Social (PNAS), em que se verifica que as ONGs (enquanto parte da sociedade civil) vêm tendo acesso ao fundo público para operacionalizar ações, serviços e/ou projetos no âmbito da proteção básica e especial. Nesse sentido, a pesquisa teve como foco as ações das Organizações Não Governamentais - ONGs na proteção básica voltadas para a prática da Educação Ambiental, tendo como objetivo analisar a prática da Educação Ambiental que vem sendo desenvolvida por ONGs na proteção básica da Assistência Social em Manaus. Em relação aos procedimentos metodológicos, no primeiro momento, foi realizado um levantamento documental a partir do banco de dados da Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS), os quais evidenciaram que em 2014, um total de 26 ONGs acessaram o fundo público para desenvolver ações em Manaus, e por meio dessas informações foi possível identificar dezoito ONGs que prestavam serviços socioassistenciais no âmbito da proteção básica e, dentre estas, três desenvolviam a prática da Educação Ambiental. No segundo momento, foi realizada a pesquisa de campo nas três ONGs, em que foram feitas entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa nas ONGS, que foram os agentes de gestão (coordenadores), agentes técnicos (monitores) e usuários. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, foi evidenciado que no âmbito da proteção social básica, as ONGs pesquisadas desenvolvem a prática da Educação Ambiental de forma transversal. Nessas circunstancias, a inserção da Educação Ambiental nos serviços socioassistenciais acontece, principalmente, mediante a abordagem de temas transversais e estão relacionados diretamente com as atividades socioeducativas. Os aspectos teórico/práticos que permeiam a prática da Educação Ambiental se baseavam na perspectiva conservadora. Contudo, neste estudo se entende que a prática da Educação Ambiental deve ser inserida em todas as atividades desenvolvidas pelas ONGs. Destaca-se que foi verificado que o contexto da proteção social básica se constitui como um espaço propício para a prática da Educação Ambiental, a qual deve ser desenvolvida na perspectiva crítica, emancipatória e transformadora.The environmental crisis shows several social and environmental consequences that are seen as demands of the socio-environmental issue, which are seen as expressions of the social question, since they result from the contradictions of the capitalist system and its mode of production and reproduction. Environmental Education is considered an important instrument in addressing socio-environmental issues and achieving sustainability. The object of this research is inserted in the discussion on Social Management in social network of the present time, which brings up a new format of relationship between State and civil society in the management of social policies. The policy focus of the study is the Social Assistance Policy (PNAS), in which it is verified that NGOs (as part of civil society) have access to the public fund to operationalize actions, services and / or projects in the scope of basic protection and special. In this sense, the research focused on the actions of Non-Governmental Organizations - NGOs of basic protection and practice of Environmental Education, aiming to analyze the practice of Environmental Education that is being developed by NGOs in the basic protection of Social Assistance in Manaus. Regarding methodological procedures, a documentary survey was carried out from the State Department of Social Assistance (SEAS) database, which showed that in 2014, a total of 26 NGOs accessed the public fund to develop Actions in Manaus, and through this information it was possible to identify eighteen NGOs that provided social assistance services in the scope of basic protection, and among these, three developed the practice of Environmental Education. In the second moment, field research was carried out in the three NGOs, where semi-structured interviews were conducted with the research subjects in the NGOs, which were the management agents (coordinators), technical agents (monitors) and users. Regarding the results of the research, it was evidenced that in the scope of basic social protection, the NGOs surveyed develop the practice of Environmental Education in a transversal way. In these circumstances, the insertion of Environmental Education in social-welfare services happens mainly through the approach of cross-cutting themes and is directly related to socio-educational activities. The theoretical / practical aspects that permeate the practice of Environmental Education were based on the conservative perspective. However, in this study it is understood that the practice of Environmental Education should be inserted in all activities developed by NGOs. It should be noted that the context of basic social protection constitutes a space conducive to the practice of Environmental Education, the Which must be developed in a critical, emancipatory and transformative perspective.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Serviço SocialNogueira, Marinez Gilhttp://lattes.cnpq.br/1025592413685937Ferreira, Ana Rafaela Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/08867680592150742017-08-21T15:14:35Z2016-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Ana Rafaela Gonçalves. Educação Ambiental na Política de Assistência Social: a prática das ONGs no âmbito da proteção social básica em Manaus. 2016. 182 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5789porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-08-22T05:04:12Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-08-22T05:04:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental na Política de Assistência Social: a prática das ONGs no âmbito da proteção social básica em Manaus
title Educação Ambiental na Política de Assistência Social: a prática das ONGs no âmbito da proteção social básica em Manaus
spellingShingle Educação Ambiental na Política de Assistência Social: a prática das ONGs no âmbito da proteção social básica em Manaus
Ferreira, Ana Rafaela Gonçalves
Gestão Social
Assistência Social
Educação Ambiental
Crise Ambiental
CIÊNCIAS HUMANAS: SERVIÇO SOCIAL
title_short Educação Ambiental na Política de Assistência Social: a prática das ONGs no âmbito da proteção social básica em Manaus
title_full Educação Ambiental na Política de Assistência Social: a prática das ONGs no âmbito da proteção social básica em Manaus
title_fullStr Educação Ambiental na Política de Assistência Social: a prática das ONGs no âmbito da proteção social básica em Manaus
title_full_unstemmed Educação Ambiental na Política de Assistência Social: a prática das ONGs no âmbito da proteção social básica em Manaus
title_sort Educação Ambiental na Política de Assistência Social: a prática das ONGs no âmbito da proteção social básica em Manaus
author Ferreira, Ana Rafaela Gonçalves
author_facet Ferreira, Ana Rafaela Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/0886768059215074
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0886768059215074
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Marinez Gil
http://lattes.cnpq.br/1025592413685937
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Rafaela Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/0886768059215074
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Social
Assistência Social
Educação Ambiental
Crise Ambiental
CIÊNCIAS HUMANAS: SERVIÇO SOCIAL
topic Gestão Social
Assistência Social
Educação Ambiental
Crise Ambiental
CIÊNCIAS HUMANAS: SERVIÇO SOCIAL
description A crise ambiental evidencia várias consequências sociais e ambientais que se configuram como demandas da questão socioambiental, as quais são vistas como expressões da questão social, já que resultam das contradições do sistema capitalista e seu modo de produção e reprodução. A Educação Ambiental é considerada um importante instrumento no enfrentamento das questões socioambientais e para o alcance da sustentabilidade. O objeto desta pesquisa está inserido na discussão sobre a Gestão Social em rede de políticas sociais na atualidade, qual traz à tona um novo formato de relação entre Estado e sociedade civil na gestão das políticas sociais. A política foco do estudo é a Política de Assistência Social (PNAS), em que se verifica que as ONGs (enquanto parte da sociedade civil) vêm tendo acesso ao fundo público para operacionalizar ações, serviços e/ou projetos no âmbito da proteção básica e especial. Nesse sentido, a pesquisa teve como foco as ações das Organizações Não Governamentais - ONGs na proteção básica voltadas para a prática da Educação Ambiental, tendo como objetivo analisar a prática da Educação Ambiental que vem sendo desenvolvida por ONGs na proteção básica da Assistência Social em Manaus. Em relação aos procedimentos metodológicos, no primeiro momento, foi realizado um levantamento documental a partir do banco de dados da Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS), os quais evidenciaram que em 2014, um total de 26 ONGs acessaram o fundo público para desenvolver ações em Manaus, e por meio dessas informações foi possível identificar dezoito ONGs que prestavam serviços socioassistenciais no âmbito da proteção básica e, dentre estas, três desenvolviam a prática da Educação Ambiental. No segundo momento, foi realizada a pesquisa de campo nas três ONGs, em que foram feitas entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa nas ONGS, que foram os agentes de gestão (coordenadores), agentes técnicos (monitores) e usuários. No que diz respeito aos resultados da pesquisa, foi evidenciado que no âmbito da proteção social básica, as ONGs pesquisadas desenvolvem a prática da Educação Ambiental de forma transversal. Nessas circunstancias, a inserção da Educação Ambiental nos serviços socioassistenciais acontece, principalmente, mediante a abordagem de temas transversais e estão relacionados diretamente com as atividades socioeducativas. Os aspectos teórico/práticos que permeiam a prática da Educação Ambiental se baseavam na perspectiva conservadora. Contudo, neste estudo se entende que a prática da Educação Ambiental deve ser inserida em todas as atividades desenvolvidas pelas ONGs. Destaca-se que foi verificado que o contexto da proteção social básica se constitui como um espaço propício para a prática da Educação Ambiental, a qual deve ser desenvolvida na perspectiva crítica, emancipatória e transformadora.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-26
2017-08-21T15:14:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Ana Rafaela Gonçalves. Educação Ambiental na Política de Assistência Social: a prática das ONGs no âmbito da proteção social básica em Manaus. 2016. 182 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5789
identifier_str_mv FERREIRA, Ana Rafaela Gonçalves. Educação Ambiental na Política de Assistência Social: a prática das ONGs no âmbito da proteção social básica em Manaus. 2016. 182 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Serviço Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732021885337600